SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

quarta-feira, 15 de junho de 2022

JOÃO PEDRO E PABLO - 2ªM01 - JUROS COMPOSTOS E PA

 DIA - 26/04/22 - Aprender em todos os instantes da vida, esse é destino do Homem. Para sobreviver criou, ao longo de milhares de anos, todas as ciências desde aquela que estuda os fenômenos, fatos até aquelas que estudam a alma. Cada desafio desperta em seu eu a necessidade de buscar respostas, assim os números surgiram. Dessa maneira, ele encontrou uma maneira para calcular, medir, aferir valores monetários, comprimentos, altura, massa, o tempo e o espaço utilizando-se desses números. A partir daí, o ato de viver passou a ser totalmente controlado por gramas, quilograma, segundos, meses, anos e séculos, metros e centímetros, que são utilizados para pesar a massa de um alimento, a quilometragem de um automóvel, a idade de uma pessoa, as distâncias entre dois pontos distintos e, assim por diante. Disciplina: Matemática. Objetivos: Calcular juros compostos. Calcular a Progressão Aritmética. Que não percamos a ternura! Que não percamos o foco, nobres alunos! 





Em meio aos espinhos afiados
A beleza do fruto, se faz presente
Em suas cores de esperança
Um alimento vivo e adocicado.
MSc. Maria Nazaré Ribon Silva

JOÃO PEDRO E PABLO - 2ªM01 - ATIVIDADES DE FÍSICA

DIA - 20/04/2022. Revisar, revisar e revisar essa pode ser uma estratégia para que as dúvidas sejam sanadas e a aprendizagem aconteça. A paciência e a dedicação fazem a diferença quando o objetivo é aprender. A retomada do conteúdo sob outra perspectiva gera uma modo diferente de enxergar o conhecimento e gera aprendizagem e, isso é fundamental para a melhoria da autoestima do  aluno. Descobrir-se capaz de aprender faz a diferença entre o fracasso escolar e o seguir em frente. Vislumbrar o futuro é a razão pela qual todos traçam objetivos e lutam para manter o foco. Grandiosa é a capacidade do ser humano de buscar saída para os problemas que surgem em seu dia a dia, assim, ele segue em frente e desbrava novos horizontes. Disciplina: Física. Objetivos: Compreender os estados físicos da matéria. Compreender diferentes conceitos como calor, temperatura, ponto de ebulição dentre outras. Que não percamos o foco! Que não percamos a ternura, nobres alunos!   











Debaixo do pé de melão
Tinha uma morada de anão,
Aventuras de infância.
MSc. Maria Nazaré Ribon Silva

JOÃO PEDRO E PABLO - 2ªV01 - ATIVIDADES DIVERSAS

 DIA - 06/04/22 - Um dos quatro pilares da Educação é "Aprender a fazer." Se o objetivo do ensino é fazer com que o aluno aprenda a fazer, nada mais coerente do que ajudá-lo a fazer. Isso pode ser desde a elaboração de um texto até usar a tecnologia de comunicação para publicar e dar visibilidade ao texto que foi elaborado. Nesse caso, aprender a usar a câmera fotográfica digital, blog, celular poderá melhorar a aprendizagem do aluno, uma vez que o mantém concentrado e interessado naquilo que está fazendo. Disciplina: Língua Portuguesa com Transversalidade em Ciências e Tecnologia. Objetivos: Compreender instruções dadas pelo professor. Aplicar os conhecimentos recebidos sobre o blog. Digitar o texto elaborado. Que não percamos a ternura! Que não percamos o foco, nobres alunos!     

PABLO: Inserir fotos  e ampliá-las dentro do blog.



Uso da Câmera Fotográfica - Passar fotos para o computador

POEMA DE NUNCA ACABAR

Quando o dia amanhece

O sol aparece.

Quando o sol aparece

Eu começo a rir

Solto o meu cachorro

Quando solto meu cachorro

Minha tia fica brava.

Quando minha tia brava

As serventes limpam   a escada

Quando as serventes limpam a escada

O pássaro canta no quintal.

Quando o pássaro canta no quintal

 O vento faz as árvores bailarem

Quando vento faz as árvores bailarem

As floretas crescem.

Quando as floretas crescem

O rio corre tranquilo.

Quando rio corre tranquilo

O galo canta na casa do vizinho.

Quando o galo canta na casa do vizinho

As bananas crescem.

Os urubus voam no céu.

Quando os urubus voam no céu

As nuvens ficam brancas.

Quando as nuvens ficam brancas

 O bem-te-vi come mamão.

Quando o bem-te-vi come mamão

 A minhoca cava na terra.

Quando a minhoca cava a terra

O professor ensina o aluno.

 Quando o professor ensina o aluno

O ventilador faz barulho.

Quando o ventilador faz barulho

O motoqueiro passa na rua.

Quando motoqueiro passa na rua

As pessoas andam de ônibus.

 Quando as pessoas andam de ônibus

O pardal pia.

Quando pardal pia

As merendeiras fazem a comida

Quando as merendeiras fazem a comida

O professor passa dever no quadro.

Quando o professor passa dever no quadro

Os alunos esperam o recreio.

Quando os alunos esperam pelo recreio...


JOÃO PEDRO - DIGITAÇÃO DO TEXTO NARRATIVO

A natureza desperta fascínio
Para olhares observadores
Cheia de encanto e poesias
Com suas belas formas e cores.
MSc. Maria Nazaré Ribon Silva

JOÃO PEDRO E PABLO - 2ªM01 - ATIVIDADES DIVERSAS

DIA - 30/03/22 - "Como se fosse a primeira vez" Um filme que conta a história de Lucy Whitmore, que sofre de falta de memória de curto prazo e, por isso, ela se esquece de tudo o que ela aprendeu e fatos que acabaram de acontecer de modo muito rápido. Isso não é só história de filmes, isso é realidade, pois ao lidarmos, no dia a dia, com os alunos com deficiência intelectual, pode-se perceber que o mesmo pode acontecer com eles. Em um momento do processo, conhecem todas as sílabas, as juntam e leem as palavras, de repente, já não sabem mais ler e se esquecem de todas as sílabas que antes conheciam. Num momento os números lhe parecem familiar, aquela conta de adição é resolvida num instante, de repente o processo usado para a solução do problema cai no esquecimento. Assim, com Henry, que se apaixonou por Lucy,  o professor é obrigado a retomar o assunto todos os dias, para conquistar o confiança de seu aluno e o seu aluno conquistar a sua autoestima. Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Arte. Objetivos: Concluir a elaboração dos textos e digitá-los. Praticar a arte da fotografia. Aplicar os princípios da subtração e da multiplicação. Que não percamos a ternura. Que não percamos o foco, nobres alunos. 

ENSAIO FOTOGRÁFICO - PABLO

Atividades de Matemática - Multiplicação



CONCLUSÃO DA DIGITAÇÃO DO POEMA DE NUNCA ACABAR - PABLO 


CONTINUAÇÃO DA ELABORAÇÃO DO TEXTO - JOÃO PEDRO

Filhote belo e exuberante
Perpetua a vida em gerações
Doce poesia, leve e elegante
Que aquece e alegra corações. 
MSc. Maria Nazaré Ribon Silva