SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

EDUARDA - ANÁLISE DO FILME - A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE

No dia 22/10/2019, Maria Eduarda teve contato com um dos recursos tecnológicos que são usados para estabelecer comunicação real, com pessoas reais. Os objetivos da aula foram incentivar a reescrita do texto produzido; ampliar a capacidade de comunicação por meio da linguagem escrita; utilizar os recursos tecnológicos para comunicar suas opiniões. Após inserir o texto no blog, foram feitas as devidas correções e foram dadas as explicações no que diz respeito emprego dos conhecimentos gramaticais: ortografia, concordância nominal e verbal, uso da pontuação, parágrafos dentre outros.  Parabéns à aluna pela realização da tarefa proposta com solucitude e interesse!

Título da Obra: A Fantástica Fábrica de Chocolate.
Autor da Obra: Road Dahe.
Veículo de comunicação: Internet.
Gênero Literário: Filme.
Personagens Principais: Willy Wonka, Violet Beauregarde, Veruca Salt, Charlie, Augustus e Mike.

A personagem que mais o marcou foi Charlie porque ele era um menino muito simples.

A ação do filme acontece na Fábrica de Chocolate e  na casa do Charlie.

Ele pode ser resumido da seguinte forma: Willy Wonka lançou um concurso para as crianças que gostassem  de chocolate pudesse visitar a sua Fábrica de Chocolate. Dentre meninos que participaram foram sorteados estão Violet, Veruca, Charlie, Augustus e Mike.

Durante a visita Augustus que era guloso e desobediente caiu dentro do rio de chocolate. Violet  era teimosa e desobediente que acabou mastigando o chiclete, que ainda não tinha sido testado, ela inchou ficou parecendo uma fruta azul gigante. Depois de exprimida ela ficou pequena e elástica .

Veruca era consumista e queria que o pai comprasse um esquilo que descascava as nozes na fábrica. Como ela era desobediente, ela desceu até os esquilos para pegá-los Eles a capturaram, fizeram um teste e viram que a cabeça dela era oca, então a jogaram no triturador de lixo. 

Mike era metido a saber de tudo, corrigia os adultos com falta de respeito, desobediente e, com isto, ele foi teletransportado pra dentro de uma televisão, ficou pequeno e teve que ser esticado na máquina de caramelo.

Charlie era um menino educado que não queria comprar tudo que via, respeitador, gentil e sabia conversar, sem gritar e teimar. Com isto, ele se tornou herdeiro da Fábrica. 

Willy, o dono da fábrica, além do  herdeiro ganhou uma família, pois, além de voltar a conversar com pai, a família do Charlie o adotou. Assim, todos ficaram felizes, morando dentro da casa pobre do Charlie, que foi transportada pra dentro da fábrica de chocolate.

Valeu a pena assistir ao filme porque ele nos ensina que precisamos dar valor a nossa família, ser obedientes, ter respeito, ser gentil com nossos pais e demais pessoas. 

Autora: Maria Eduarda Duarte Gotadi Pessoa.






Manifestar-se por meio da escrita
Sentir o mundo através das lentes
Poetizar-se no mergulho nas palavras
Embriagar-se nas vivas cores quentes
Embrenhar-se, pelas veredas da poesia. 
Foto: Maria Eduarda Duarte Gotardi Pessoa
Texto: Prof.ª Mestra Maria Nazaré Ribon Silva

EDUARDA - APRECIAÇÃO DO FILME " A FANTÁSTICA FÁBRICA DE CHOCOLATE

No dia 21/10/2019, foi desenvolvida mais uma das atividades da 1ª Oficina. Os objetivos da aula foram terminar de pintar os desenhos do cacau, apreciar e fazer uma análise do Filme "A Fantástica Fábrica de Chocolate", buscar o livro na biblioteca. Houve bastante interesse por parte da aluna para rever o filme. Após apreciá-lo, a aluna foi convidada a fazer uma ficha literária sobre ele. Com a orientação adequada, uma busca básica na Internet, sobre o autor e os personagens e com as perguntas pertinentes sobre as características, a aluna conseguiu realizar com louvor a tarefa proposta. A visita à biblioteca, a busca pelo livro, que deu origem ao filme, não obteve sucesso, mas um romance tomou seu lugar, Eva Luna, da autora Izabel Allande. Parabéns à aluna pela realização da atividade com tanta presteza e assiduidade.












Ser semente,  ser luz, ser vida
Pelas terras férteis e inférteis
Voar leve a merce dos ventos
Enveredar pelos doces sonhos
Alimentar os vazios pensamentos.

sábado, 19 de outubro de 2019

PABLO - ATIVIDADE DA 1ª OFICINA

No dia 08/10/2019, o aluno Pablo Chaves Gonçalves deu continuidade na realização das tarefas propostas na 1ª Oficina. Os objetivos da aula foram: copiar o texto sem saltar versos e palavras, respeitar a estrutura em estrofes da música "É de chocolate" do Trem da Alegria, assim como, apreciar a música cantada. Durante a realização da atividade, pode-se perceber o interesse do aluno, a atenção, a preocupação com o traçado harmonioso das letras, o acompanhamento ocasional com as pontas dos dedos, na tela, para conferir se letras, palavras e versos ficavam sem copiar e, sobretudo, o cuidado de perguntar se estava fazendo corretamente a cópia. O mais importante foi constatar que a cópia não era mecânica. Ele fazia a leitura enquanto copiava e demonstrava entendimento sobre o tema da música. Parabéns ao aluno pela atenção e dedicação, com que executou a tarefa proposta.


   
O sereno leve e delicado serenou
Sobre as pétalas roseadas ficou,
Na terra dura, sedenta e seca caiu
Em gotas doces, leves e suaves
A planta, em flores vivas, se abriu.    
Prof.ª Mestra Maria Nazaré Ribon Silva

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

JUSCEMAR - UMA AULA DIFERENTE

Colaborar, contribuir, acrescentar, ajudar são verbos fundamentais no contexto escolar. Vamos pesquisar sobre os artistas afro-descendentes do nosso país e organizar um cartaz? Proposta feita pela professora de Língua Portuguesa, no dia 09/10/2019, proposta aceita. Vamos ouvir algumas músicas interpretadas por Gilberto Gil, Djavan, Milton Nascimento e escolher as que vão fazer parte do cartaz. Vamos fazer cópias da letra "Coração de Estudante" para mostrar a professora de Língua Portuguesa o capricho e o cuidado na realização das tarefas. Foram apreciados os vídeos das músicas: Cio da Terra, Coração de Estudante, Canção da América; Lilás, Pétala, Meu bem querer; Não chore mais, Andar com fé e Eu só quero um xodó. Agora é só terminar a pesquisa sobre a biografia deles, imprimir e organizar o cartaz.

Ouvindo a música - Coração de estudante



Ouvir a música das leves cores
Entoada pelo soprar dos suaves ventos
Em notas encantadas,  multicoloridas
Como sonhos, como poesia, como vida,
Como risos, como magia e encantos...
Prof ª. Mestre Maria Nazaré Ribon Silva

MARIA EDUARDA - AULA DE RELAXAÇÃO

Provas, apresentação de trabalhos, deveres de casa, um monte de disciplinas, com um monte de matéria, tudo ao mesmo, deixa qualquer um preocupado... Mas se existe uma solução, vamos fazer o uso dela. Fechar os olhos, ouvir música, respirar, relaxar e, se for o caso, bailar. No dia 08/10/2019, a Maria Eduarda conheceu as músicas dos artistas Richard Clayderman e Kenny G.  Foi solicitado a ela, que deixasse a música tomar conta dela, para aliviar as tensões de tantas tarefas. Ao final da aula, a tranquilidade, o brilho nos olhos e o sorriso se manifestaram no rosto dela. Parabéns a aluna por realizar a proposta com determinação e carinho.





Uma flor muito caprichosa
Com pétalas brancas, delicadas
Bailando, ao vento, a rosa
Suave, leve e perfumada
Numa áurea doce e encantada.
Prof.ª Mestra Maria Nazaré Ribon Silva

SEMANA DAS CRIANÇAS - SÓ ALEGRIA

A escola entrou em festa, Dia das Crianças. Brincadeiras foram organizadas dentro de uma gincana competitiva e divertida. Dança das cadeiras, torta na cara, grito de guerra... "Tem direito a bolo?" "Tem sim senhor." Os gritos e a alegria invadiram a escola, nos relembrando que o caminho para os corações das crianças e adolescentes ainda é o lúdico. O brincar para alimentar a alma de sonhos. O brincar para alimentar a vida de sorrisos. O brincar para alimentar o corpo com adrenalina. O brincar para alimentar a criança, que sempre deverá existir na existência humana. Brincar para sustentar a alegria por estar vivos. Parabéns a equipe escolar por estes momentos mais que especiais.


Os preparativos para a gincana na sala de aula.




A hora das competições da gincana, dança das cadeiras...






Torta na cara





A equipe vermelha fez pontos, vamos festejar...

Parte da equipe...





Linda, dourada, charmosa
Em halo verde esperança
Bailarina leve, perfumosa
Alegrando a vida das crianças
A delicada e misteriosa rosa.
Prof.ª Mestra Maria Nazaré Ribon Silva

ESCOLA E FAMÍLIA

Sentir-se protagonista naquilo que se está fazendo, agindo e interagindo com os que estão ao seu redor, revelando coragem e talento. Uma festa para promover o encontro entre a escola e a família também é uma oportunidade ímpar de se revelar e de se descobrir como protagonista de sua própria história. No dia 04/10/2019, a equipe escolar realizou a "1ª Festa da Família na Escola" e, junto com ela, vieram as apresentações dos alunos para os seus pais. Neste evento, Maria Eduarda declamou uma poesia em homenagem para todas as famílias. Acompanhada pela sua avó-mãe, Izilda Gotardi, ela demonstrou coragem e determinação em cumprir com a tarefa que lhe fora proposta. Parabéns à escola pela realização do evento, aos alunos pelas apresentações e as famílias por responderem com precisão a este chamado.

Diretor Arthur Astolfi Tótola dando início à festa.

 




Metamorfosear-se, criar asas, crescer
Voar para onde estão os sonhos,
Voar para onde estão as flores,
Voar, enfim, para onde está o viver...
Prof.ª Mestra Maria Nazaré Ribon Silva 

1ª OFICINA - JUSCEMAR JÚNIOR CARDOSO BATISTA

Juscemar Júnior Cardoso Batista, aluno do 8ºAno do Ensino Fundamental,do turno vespertino. No dia 03/10/2019, foi trabalhada a Técnica da Caixa Misteriosa (recheada com bombons), o objetivo da aula foi  estimular o aluno nas áreas motora, visual, auditiva, e gustativa, assim, como cognitiva. As atividades desenvolvidas foram: recriar um conto de fada substituindo um dos personagens pelo possível objeto que poderia está dentro da caixa, como por exemplo, a Chapeuzinho Vermelho encontrou a caixa e ficou curiosa, degustação de bombons, apreciação do vídeo da música Chocolate de Tim Maia, apreciação de vídeo (Como é feito o chocolate?), interpretação oral dos vídeos, cópia da letra da música "É de chocolate" - Trem da Alegria, pintura de desenhos de cacau, cacaueiro, bombons, bolo, emissão de opinião oral sobre a própria aula. Parabéns ao aluno pela realização das tarefas, com assiduidade e presteza.



Um girassol muito encantado, 
se espalha para todos os lados
em pétalas amarelas centelhas
alimento leve e adocicado
para as espertas abelhas...


sexta-feira, 11 de outubro de 2019

1ª OFICINA - JACKSON AZEVEDO RODRIGUES

Jackson Azevedo Rodrigues, aluno do 6ºAno do Ensino Fundamental, do turno matutino. No dia 02/10/2019, foi trabalhada a Técnica da Caixa Misteriosa (recheada com bombons), o objetivo da aula foi  estimular os alunos nas áreas motora, visual, auditiva, e gustativa, assim, como cognitiva. As atividades desenvolvidas foram: dizer sim ou não, da maneira dele, para a citação, feita pela professora, dos nomes dos possíveis objetos que poderiam estar dentro da caixa, sentir a textura da caixa grande, de folhas de papel, tentar abrir a tampa da caixa, sentir a textura da caixa de bombons, assim como do plástico que a envolve, degustação de bombons, apreciação do vídeo da música "Chocolate", de Tim Maia, apreciação de vídeo (Como é feito o chocolate?), pintura de desenhos de cacau, revisão da aula de Ciências: as camadas da atmosfera, por meio de vídeo aula. Parabéns ao aluno pela participação ativa nas tarefas, com assiduidade e presteza.



Gira o Sol, gira a flor girassol,
Em suas pétalas suaves, douradas
Como versos doces, leves, rimados
E luzes vivas, brandas, delicadas
Girassol a flor, gira o astro Sol.
Prof.ª Mestra Maria Nazaré Ribon Silva