Dia 19/10/22. Formação: Diálogos com os professores do AEE e NEAPIES - ASEE/SEDU, Giovanne e Luiza Elena, na SRE - Nova Venécia. A assessora Giovanne trouxe questões para serem discutidas e ao mesmo tempo sugestões e tomadas de decisões em relação ao Atendimento Educacional Especializado, para o ano letivo de 2023. Num primeiro momento ela nos lembrou que a inclusão já passou e que agora é a implantação para que haja aprendizagem. Dentre os pontos que foram elencados por ela: Nós fazemos capacitações? Ainda encontramos resistência nas escolas? Somos capazes de superar por meio do planejamento e adaptação das tarefas junto com os professores da sala comum? Conseguimos ser vistos na escola? Essas questões foram respondidas pelos professores das 34 escolas presentes. E, em algumas o professor especialista consegue planejar como os professores da sala comum. Em outras ainda há resistência e, por isso, se faz necessário um trabalho de conscientização constante por parte do professor do AEE. Depois foi apresentado a Meta 4 do Plano Estadual da Educação. Alunos do AEE no tempo integral. Avaliação diagnóstica. PAEE - A partir da avaliação diagnóstica. Planejamento complementar, suplementar. Estudo de caso. Trabalhar com a leitura. Conhecer o plano de ação da escola. Colocar os problemas de resistência dentro do plano de ação da escola. O itinerário que a escola vai adotar na 1ª Série do Novo Ensino Médio. Vê os recursos materiais top para a sala do AEE (televisão, notebook, softwares específicos. Orientação aos professores sobre o aluno com TEA quando agride colegas, chuta as carteiras ou precisa de alimentação específica. Qualquer dúvida, procurar orientação na SEDU. Gratidão à equipe da SEDU e da SRE de Nova Venécia.
“Cabe ao educador, por meio da intervenção pedagógica, promover a realização da aprendizagem com o maior grau de significado possível, uma vez que esta nunca é absoluta – sempre é possível estabelecer relação entre o que se aprende e a realidade, conhecer as possibilidades de observação, reflexão e informação.” Por isto, as aulas devem envolver todos os sentidos com sabores, cheiros, cores, sons, movimentos, formas, texturas e, sobretudo, amor, para que haja incentivo cognitivo e afetividade.
terça-feira, 22 de novembro de 2022
segunda-feira, 14 de novembro de 2022
WERVETON - 3V01 - ATIVIDADES DIVERSAS
NO DIA 31/08/22 - Sêneca já dizia "A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida." Cuidar um verbo forte que sugere proteção, dedicação, resiliência, paciência, perseverança, amparo, empatia, cumplicidade, sintonia, acolhimento, carinho, dedicação, aconchego, desprendimento, harmonia, calor, encontro, amor dentre tantos outros sentimentos e ações. Educar, portanto, com cuidado para que os bons ensinamentos permaneçam e não se percam com o tempo. Educar, cuidar para que o outro que esteja sob sua tutela tenha a oportunidade de se descobrir gente, pessoa humana capaz. Capaz de criar, recriar, inventar, pesquisar, buscar, perguntar, sorrir, chorar, cantar, poetizar, curar, alegrar, ajudar, sonhar, ir à luta e saber-se capaz, de sobretudo, ter sentimentos e amar. Ser Humano capaz de iluminar a ignorância com suas palavras, de apaziguar os corações frustrados com o riso da esperança, capaz de colocar-se no lugar do outro, enfim ser humano, HUMANO. Disciplina: Língua Portuguesa. Objetivos: Ampliar o vocabulário escrito. Dominar a língua escrita. Que sejamos luzes. Que não percamos o foco!
terça-feira, 18 de outubro de 2022
JOÃO PEDRO E PABLO - 2ªM01 - TAREFAS DIVERSAS
DIA: 30/08/2022. O Ser Humano é consciente de ele é um ser inacabado, ou seja, ele não nasceu sabendo tudo e, viverá uma vida toda sem conseguir aprender esse tudo sobre todos os fenômenos. Isso acontece porque o aprendizado vai acontecendo à medida que ele vive. Primeiro se aprende com os membros da família a andar, falar, alimentar-se e, sobretudo a auto cuidar-se. O convívio com diferentes grupos sociais ajuda a ampliar conhecimentos e habilidades distintas, mas é na escola, que o aluno vai com o objetivo de aprender a ler, escrever e calcular. Quando aprende a ler, o Ser Humano tem a oportunidade de desbravar mundos imaginários, adquirir uma gama significativa de conhecimentos linguísticos, conhecer as mais recentes descobertas científicas da História, Geografia, Biologia, Física e, assim por diante. Quando ele aprende a escrever ele poderá mandar o seu recado por meio de um bilhete, um e-mail, um artigo científico, uma história de amor, um poema, um conto... Quando ele aprende a calcular, ele domina o uso da moeda corrente de seu país, a calcular a velocidade dos ventos, da luz, do som, as distâncias, massa dos corpos dentre outros. No entanto, se ele for mal alfabetizado e ele não aprender sobre a importância da leitura e da escrita, ele poderá vir a ser um cidadão analfabeto funcional, que não conhece seus direitos e deveres, dentro de seu próprio país. Portanto, é preciso que a Educação ajude a formar pessoas autônomas que sintam a necessidade da autoaprendizagem e autoeducação contínuas. Disciplinas: Matemática e Educação Física. Objetivos: Ampliar os conhecimentos sobre as quatro operações. Praticar exercícios físicos para coordenação motora fina, atenção e equilíbrio. Parabéns, João e Pablo pela dedicação de vocês! Que não percamos o foco!
terça-feira, 30 de agosto de 2022
II FEIRA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA
DIA - 26/08/2022 - HORÁRIO DAS 9H ÀS 15H. Na EEEFM Padre Manoel da Nóbrega, professores das áreas Ciências da Natureza e Matemática, juntamente com os alunos dos turnos matutino e vespertino, realizaram a II Feira de Ciências e Matemática - "Reformulando saberes e desenvolvendo ideias." Foram dias de muitas descobertas e de muito aprendizado, uma vez que, os alunos participaram de todo o processo, no desenvolvimento de pequenos experimentos, maquetes, jogos dentre várias curiosidades. Para a equipe organizadora, a feira de ciências é uma oportunidade para os alunos divulgarem o conhecimento adquirido em sala de aula, além de desenvolver nos estudantes uma capacidade multidisciplinar, já que o evento costuma abordar diversos temas, se tornando um trabalho multidisciplinar. Disciplinas: Ciências, Biologia, Química, Física e Matemática. Objetivos: Mobilizar os alunos a fim de valorizar o conhecimento científico; Desenvolver a investigação e a criatividade através da prática. Desenvolver a criticidade. Integrar os componentes curriculares. Promover o estudo lúdico e a troca de conhecimento. Desenvolver o senso crítico, a integração, a cooperação e a divisão das tarefas. Parabéns aos alunos e professores por realizarem mais uma vez esse evento tão importante para estabelecer a interação entre escola, família e a comunidade. Que não percamos o foco!