Dia 19/10/22. Formação: Diálogos com os professores do AEE e NEAPIES - ASEE/SEDU, Giovanne e Luiza Elena, na SRE - Nova Venécia. A assessora Giovanne trouxe questões para serem discutidas e ao mesmo tempo sugestões e tomadas de decisões em relação ao Atendimento Educacional Especializado, para o ano letivo de 2023. Num primeiro momento ela nos lembrou que a inclusão já passou e que agora é a implantação para que haja aprendizagem. Dentre os pontos que foram elencados por ela: Nós fazemos capacitações? Ainda encontramos resistência nas escolas? Somos capazes de superar por meio do planejamento e adaptação das tarefas junto com os professores da sala comum? Conseguimos ser vistos na escola? Essas questões foram respondidas pelos professores das 34 escolas presentes. E, em algumas o professor especialista consegue planejar como os professores da sala comum. Em outras ainda há resistência e, por isso, se faz necessário um trabalho de conscientização constante por parte do professor do AEE. Depois foi apresentado a Meta 4 do Plano Estadual da Educação. Alunos do AEE no tempo integral. Avaliação diagnóstica. PAEE - A partir da avaliação diagnóstica. Planejamento complementar, suplementar. Estudo de caso. Trabalhar com a leitura. Conhecer o plano de ação da escola. Colocar os problemas de resistência dentro do plano de ação da escola. O itinerário que a escola vai adotar na 1ª Série do Novo Ensino Médio. Vê os recursos materiais top para a sala do AEE (televisão, notebook, softwares específicos. Orientação aos professores sobre o aluno com TEA quando agride colegas, chuta as carteiras ou precisa de alimentação específica. Qualquer dúvida, procurar orientação na SEDU. Gratidão à equipe da SEDU e da SRE de Nova Venécia.
“Cabe ao educador, por meio da intervenção pedagógica, promover a realização da aprendizagem com o maior grau de significado possível, uma vez que esta nunca é absoluta – sempre é possível estabelecer relação entre o que se aprende e a realidade, conhecer as possibilidades de observação, reflexão e informação.” Por isto, as aulas devem envolver todos os sentidos com sabores, cheiros, cores, sons, movimentos, formas, texturas e, sobretudo, amor, para que haja incentivo cognitivo e afetividade.
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