DIA 16/03/22 - "Quem sabe faz a hora/não espera acontecer." Então se é hora de usar a criatividade para inventar e escrever histórias, vamos inventar, vamos escrever. Escrever usando imagens como ponto de partida. Escrever ouvindo uma bela música. Escrever para contar aos leitores uma bela história. Escrever rimas, que o leitor ao lê-las sinta vontade de bailar pela sala. Por meio da escrita se manifesta opiniões, se dá notícias dos fatos e, também se oferece um momento de deleite e encantamento. Pode-se escrever uma poesia em alguns minutos, um romance ou uma novela pode levar anos para serem escritos. Não importa o tipo de texto e o tempo que se leva para escrever, o importante é dominar a língua escrita e sempre usá-la quando se quer emitir uma opinião ou escrever um belo texto literário. Disciplina: Língua Portuguesa. Objetivos: Empregar os conhecimentos linguísticos para a elaboração de texto narrativo. Dar continuidade ao texto narrativo já iniciado na aula anterior. Que não percamos a ternura! Que não percamos o foco, nobre aluno.
“Cabe ao educador, por meio da intervenção pedagógica, promover a realização da aprendizagem com o maior grau de significado possível, uma vez que esta nunca é absoluta – sempre é possível estabelecer relação entre o que se aprende e a realidade, conhecer as possibilidades de observação, reflexão e informação.” Por isto, as aulas devem envolver todos os sentidos com sabores, cheiros, cores, sons, movimentos, formas, texturas e, sobretudo, amor, para que haja incentivo cognitivo e afetividade.
terça-feira, 29 de março de 2022
sábado, 26 de março de 2022
LUIZ OTÁVIO - 9ºM01 - USO DO BLOG E OUTRAS TAREFAS
DIA 22/03/22 - Os enredos de uma vida só podem ser escritos depois que são vividos, pois se transformam em passado. Não se tem script para os ensaios das cenas e papéis que se vão representar no palco da vida, estes vão se desenrolando no milésimo de instante em que são vividos, no presente. Às vezes, se é palhaço, outras vezes, expectadores dos eventos que acontecem ao redor. E é nesse milésimo de instante de tempo, que uma vida tem para viver as ações e os desafios, é o instante de presentificar-se. A vida sempre lança obstáculos que são necessários serem superados para que o ser vivente continue a existir. A busca constante pelos meios de sobrevivência como abrigo, alimento, remédios, diversão etc. de uma forma ou de outra impulsionou e impulsiona todas as ações humanas, dia após dia, semanas após semanas... Disciplinas: Língua Portuguesa com transversalidade em Ciências e Tecnologia. Objetivo: Entender como lidar com recursos tecnológicos: câmera fotográfica digital, celular, computador. Usar a rede de internet para acessar Blog, WhatsApp Web. Elaborar texto de opinião a partir da experiência com o uso da tecnologia. Que não percamos a ternura! Que não percamos o foco!
JOÃO PEDRO E PABLO - 2ªEM - ATIVIDADES DIVERSAS
DIA:16/03/22 - "Nada é tão nosso quanto os nossos sonhos." Não tem como viver sem sonhos. São os sonhos que impulsionam o Ser Humano a lutar. Os sonhos são o ponto que se pretende alcançar onde se acredita que se pode viver bem melhor do que onde se estar. Assim, metas precisam ser traças, os meios precisam ser levantados, as estratégias organizadas, assim, se o sonho é ser escritor, é preciso ler muito para se tenha ideias para escrever, arquivar aquilo que se produz até que se tenha a certeza que poderá ser um bom livro. Depois, buscar os meios para a correção, edição e publicação. Durante tudo isso uma coisa é certa, há situações que só o autor poderá enfrentar e outras em que ele precisará do apoio de outras pessoas. Então, os sonhos são necessários e fundamentais para a existência humana. Quem não possibilidade de sonhar, não tem pelo que lutar e se torna vítima da manipulação, autômato. Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática e Educação Física. Objetivos: Aplicar os princípios da multiplicação na solução dos problemas propostos. Exercitar a atenção e a concentrado, enquanto joga o jogo da memória: singular e plural. Dar maior agilidade e flexibilidade aos movimentos do corpo. Que não percamos a ternura! Que não percamos o foco, nobres alunos!
JOGO DA MEMÓRIA E PROBLEMAS - MULTIPLICAÇÃO
LUIZ OTÁVIO - 9ºM01 - ATIVIDADES DIVERSAS
DIA:16/03/2022. "Sonhos florescem na vida de que acredita neles." Por isso, ninguém pode pensar que seus sonhos são bobeiras, bestagens impossíveis de serem alcançados. Eles são os primeiros passos dados em direção daquilo que se pretende alcançar. Que não sonha e planeja é como uma folha seca, sob o solo, o vento vem e a leva para onde ele quiser. A vida é como conduzir um cavalo, é preciso tomar suas rédeas e conduzi-la por veredas e labirintos, obstáculos e desafios até se chegar onde quer chegar. Esse lugar vislumbrado por meio dos sonhos é aquele no qual a pessoa se sentirá plena e realizada. Um profissional que chega onde quer chegar trabalha contente e se completa em sua profissão, do contrário, será sempre infeliz e sem forças para vencer os obstáculos que são inerentes ao processo de caminhar, dentro do exercício de sua profissão. Disciplinas: Matemática, Educação Física, Arte e Língua Portuguesa. Objetivos: Aplicar os princípios da Multiplicação para resolver os problemas propostos. Aperfeiçoar o uso da câmera fotográfica. Promover maior agilidade e flexibilidade para o corpo. Reescrever textos considerando os conhecimentos linguísticos: ortografia e acentuação. Praticar a leitura silenciosa. Que não percamos a ternura! Que não percamos o foco, nobre aluno!
LAIRA 2ªEM - PROBLEMAS - 4 OPERAÇÕES
DIA - 15/03/22 - O cérebro necessita de exercícios, igualmente a todas as partes do corpo, caso contrário ele fica acomodado sem querer trabalhar. E como não se pode colocá-lo para levantar pesos, correr, andar de bicicleta igual as pernas e os braços, então é preciso se pensar em exercícios para deixá-lo mais atento, mais concentrado e focado naquilo que ele precisa fazer, pensar. Assim, além dos exercícios físicos, que abastece o cérebro com energias, ele precisa pensar na solução para problemas propostos, pensar em uma bela poesia e em um belo conto, pensar em como trabalhar usando as pernas e os braços sem se machucar, pensar na condição humana que ele é e, emitir ao seu eu sensações de paz e autoconfiança. Para isso, se faz necessário, ouvir belas músicas, ler bons livros, assistir a bons filmes, realizar experiências e registrar os seus resultados, brincar com as palavras e escrever textos literários, brincar com os números e descobrir como viajar na velocidade da luz, além, é claro de conversar com pessoas que estão ao seu redor. Disciplina: Matemática. Objetivos: Interpretar problemas matemáticos. Aprofundar os conhecimentos sobre a aplicação dos princípios da multiplicação. Que não percamos a ternura! Que não percamos o foco! Parabéns pela dedicação e compromisso com os estudos, nobre aluna!
terça-feira, 15 de março de 2022
PABLO - 2ªM01- ATIVIDADES DIVERSAS
DIA: 09/03/22 - "Alimente sua motivação e seus medos morrerão de fome." Motivar-se para poder construir um sonho, por meio da realização das atividades escolares como ler, escrever e calcular poderá levar um aluno bem longe. Para que isso aconteça, é preciso, entretanto, que as metodologias usadas pelo professor favoreçam a participação ativa do aluno no processo de ensino - aprendizagem. Narração de histórias, apreciação de músicas, vídeos, a prática de jogos pedagógicos são estratégias que podem contribuir para a melhoria da aprendizagem do aluno. Disciplinas: Matemática. Língua Portuguesa. Educação Física. Objetivos: Aplicar os princípios da multiplicação na resolução de problemas. Usar a calculadora para conferir os resultados. Adquirir noções espaciais básicos e coordenação motora por meio do jogo da velha. Compreender e responder perguntas relacionadas ao "O que é? O que é?" Que não percamos o foco, nobre aluno!
quarta-feira, 9 de março de 2022
LAIRA - 2ªEM - TEXTO NARRATIVO - CAIXA MÁGICA
DIA - 08/03/22 - "Como Estrelas na Terra" é um filme que traz a questão de um aluno com distúrbio de aprendizagem que descobre que tem um lindo talento, por meio da ajuda de um professor de artes não-convencional. Assim como Ishaan Awasthi, todos os alunos, independente, de sua condição física ou cognitiva, possuem talentos. A escola, responsável pela formação das novas gerações, precisa considerar o aluno como um ser dotado de inteligência, talento e criatividade. Uma abordagem metodológica adequada, faz com que um aluno possa descobrir, por exemplo, que tem habilidades para escrever belas poesias, outros de desenhar, escrever contos, fazer paródias, encenações, declamações dentre tantas outras. Disciplina: Língua Portuguesa com transversalidade em Ciência e Tecnologia. Objetivos: Elaborar texto narrativo a partir de uma caixa misteriosa. Digitar o texto elaborado. Inserir o texto e fotografias no blog. Que não percamos a ternura! Que não percamos o foco! Seja bem vinda à Sala de Recurso, nobre aluna Laira Souza Scheriber.
A BOLA DE GUDE
Era uma vez, uma bolinha de
gude que estava triste dentro de um pote em um supermercado, pois ninguém
queria comprá-la, porque ela era inferior as outras, ela era de um formato
diferente oval, não era perfeitamente arredondada e, além disso, tinha poucas
outras gudes como amigos. Ela vivia no mundo da solidão, tristeza e angústia.
Até que um dia, chegou um
garoto ao supermercado e pediu R$2,00 em bolinhas de gude.
Para a sorte desta bolinha de gude triste, o
menino a escolheu por acha-la diferente das outras.
A bolinha ficou muito feliz
é emocionada com a escolha do garotinho.
Ele a levou pra casa e, por
achar a bolinha muito perfeita, a colocou na sua caixa mais bonita feita
artesanalmente, com tinta de ouro puro.
Depois de muitos anos, essa
bola de gude foi considerada uma bolinha da sorte e, por ela ser diferente das
outras, ela se tornou a bolinha de gude rara é mais cara de todo o universo.