NO DIA 19/08/2022. "Deus não engaveta sonhos, e, na hora exata, Ele te surpreende dizendo: o tempo chegou." E a professora Maria Nazaré Ribon Silva, professora do AEE, é um exemplo dessa verdade. Ela aprendeu a gostar de ler ainda na infância, por meio das narrativas de seu pai Gaspar Ribon e de seu tio Ezequiel Vago e, na adolescência já rabiscava seus primeiros versos, falando de amores incorrespondidos, solidão e sonhos. Ela sonhava em ser escritora, isso com 13 anos de idade. Queria cursar Letras para corrigir seus escritos. Ela cursou Letras, foi trabalhar, no magistério, para sobreviver, mesmo assim, ela continuava a escrever seus versos, que foram arquivados, com carinho. A formação, no mestrado, lhe rendeu conhecimentos científicos e, com isso ela iniciou a produção de livros e artigos científicos. Porém, o sonho de ver seus livros publicados só aconteceu no ano de 2020, mais de 43 anos depois. Então, junto com livros literários as produções científicas também estão acontecendo e com isso, suas produções ajudam tanto para aa formação de professores tanto quanto para a diversão. Assim é com alegria que ela compartilha mais uma vez, o resultado de suas pesquisas, como capítulo de livro. Que pode ser acessado de forma gratuita pelo site abaixo. Que não percamos a ternura! Que não percamos o foco!
“Cabe ao educador, por meio da intervenção pedagógica, promover a realização da aprendizagem com o maior grau de significado possível, uma vez que esta nunca é absoluta – sempre é possível estabelecer relação entre o que se aprende e a realidade, conhecer as possibilidades de observação, reflexão e informação.” Por isto, as aulas devem envolver todos os sentidos com sabores, cheiros, cores, sons, movimentos, formas, texturas e, sobretudo, amor, para que haja incentivo cognitivo e afetividade.
segunda-feira, 29 de agosto de 2022
PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA PROFESSORA DO AEE
Este e-book conta com trabalhos científicos de diferentes áreas da Educação, contabilizando contribuições de diversos autores. É possível verificar a utilização de muitas metodologias de pesquisa aplicadas, assim como uma variedade de objetos de estudo.
Entre os espinhos nasceu as flores
Grandiosas em sua exuberância
E com elas os mais doces sabores
Sabores da pura e doce infância.
MSc. Maria Nazaré Ribon Silva
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário