SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

sexta-feira, 26 de maio de 2023

AEE - DIA DAS MÃES - JOÃO PEDRO, LAIRA E PABLO

DIA - 12/05/2023 - Homenagear e ser homenageado esta é uma forma delicada e leve de dizer às pessoas o quanto elas são importantes. Nesse caso, a pessoa importante que está sendo homenageada é a Mãe. Na concepção da palavra é a mulher parental de uma criança, pode ser aquela que dá a luz, aquela que cria e até aquela que fornece ovócitos para que outras mulheres possam gerar seus filhos. O Dia das Mães, aqui no Brasil, é comemorado no segundo Domingo do mês de Maio. Como cada mãe, que faz parte da escola, seja como da equipe ou mãe de aluno, é um ser muito especial, o Dia das Mães não podia ser esquecido. Assim, toda a equipe escolar de mobilizou para que por meio de mensagens, presentes, doces, as mães recebessem o carinho e a homenagem pela comemoração de seu dia. E, com a equipe do AEE, não foi diferente. Parabéns a todos da equipe e aos alunos pelas belas homenagens.

Homenagem da equipe escolar às mães escola.




Professora Maria Nazaré do AEE 


Homenagem às mães do AEE - pelos alunos e professora


E o Sol se pôs 
Com seus raios dourados 
Deitado sua cama de luz
Levando com ele o dia
Trazendo com ele a noite
Que vestida de estrelas
Desfila no firmamento. 
MSc. Maria Nazaré Ribon Silva

PÁSCOA - 2023 - AEE

DIA - 14/04/2023 - PÁSCOA - Um momento para se celebrar a Vida. A vida que deve ser respeitada e protegida como algo divino e único. Todos nós recebemos a vida, porém cada pessoa constrói sua caminhada conforme as oportunidades com as quais se depara. Mesmo em um país laico, nos deparamos com diferentes práticas religiosas e, que precisam ser conhecidas e respeitadas por todos os cidadãos. Assim como a diversidade da inerente à própria vida, sabemos que as questões da Fé é algo muito particular, pois cada um segue sua crença conforme sua orientação e desejo. Porém, mesmo sabedores dessas peculiaridades, nós do AEE, juntamente com os nossos alunos, celebramos a Páscoa, passagem na qual acreditamos que o Cristo ressuscitou para que nós, seres humanos pecadores, tivéssemos a oportunidade de nos redimir e conquistar a vida eterna. Que não percamos o foco! Que não percamos a ternura! 









E o Sol foi se deitar
Após viajar durante o dia
E iluminar as alegrias
As belas paisagens
A festa da passarada
A folia das crianças
A gargalhada dos idosos
E o brilho no olhar
Daqueles que olham a vida
Com doçura e respeito.
MSc. Maria Nazaré Ribon Silva

LAIRA, JOÃO PEDRO E PABLO - AVALIAÇÃO DE QUÍMICA

DIA - 11/05/2023 - Conceitos, teorias e muitas informações abstratas. É História, Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física e Química enfim... São tantos conteúdos e conhecimentos que precisam ser entendidos e demonstrado, mas que houve entendimento por meio de provas, geralmente escritas. Mas, às vezes, é preciso pensar fora da caixinha, discutir em equipe e buscar novas estratégias de ensino e novos modelos de avaliação. Assim ela veio cheia de doce, formas, cores, sabores e texturas, envolvendo todos os sentidos ao tato, paladar, o olfato, a visão e até a audição. Envolvendo teorias e conceitos como hidrocarbonetos Alcanos, Alcenos, Alcinos com ligações abertas, fechadas, simples, duplas,  triplas entre carbono e nitrogênio, oxigênio e cloro. Assim, a diversão vira coisa séria e as ligações vão tomando forma diante os olhos atentos e das mãos habilidosas.  Assim, também se aprende! Que não percamos a ternura! Que não percamos o foco!












Entre os espinhos, a delicadeza
Em meio a rudez, a ternura
Segredos da Natureza
Em meio a dor, a doçura.
MSc. Maria Nazaré Ribon Silva

JOÃO PEDRO, LAIRA E PABLO - PESQUISA - MATEMÁTICA

 DIA - 11/05/2023 - Estudar em tempo integral pode ser um enorme desafio. São tantas atividades e trabalhos para serem feitos que, às vezes é preciso aproveitar cada momento e orientação oportuna para resolvê-los. Assim, as aulas do AEE podem se tornar complementar ou suplementar do currículo daquelas que acontecem em sala comum. Então, realizar pesquisas, organizar trabalhos dentre as regras da ABNT, considerar a ortografia, as concordâncias verbais e nominais durante a organização das pesquisas, assim como os resumos são conhecimentos e habilidades úteis, não só na escola, mas para a vida. Então, é preciso que os alunos dominem diferentes conhecimentos e habilidades para continuarem o seu processo de autoeducação constante. Disciplina: Matemática. Objetivos: Realizar e organizar trabalhos de pesquisa considerando o roteiro de conteúdos passado pelo professor. Que não percamos o foco! Que não percamos a ternura!




Onde quer que estejamos
Que sejamos luz!
Para onde quer que vamos
Que sejamos guia!
Que sejamos Sol!
Que sejamos Lua!
Que sejamos estrelas!
Que sejamos faróis!
MSc. Maria Nazaré Ribon Silva

JOÃO PEDRO, LAIRA E PABLO - 3ªEM - TEXTO DISSERTATIVO

 DIA: 04/05/2023 - Elaborar textos não é um ato espontâneo é um exercício que precisa ser praticado no dia a dia da escola, para que se aperfeiçoe cada vez mais. Para escrever bons textos é preciso não só dominar os esquemas e as estruturas de cada texto é preciso, sobretudo, ter assunto para escrever, imaginação e criatividade. Há diferentes tipos de textos literários e não literários, cada um cumpre uma função diferente no contexto social, pois servem para estabelecer a comunicação entre o escritor e o leitor. Por exemplo, a notícia tem a função de informar os leitores sobre o que acontece, a propaganda convencê-los a comprar produtos e serviços, os poemas têm a função de emocionar e encantar e assim por diante... Nesse interim, o texto dissertativo tem a função de mostrar para os leitores o ponto vista do autor em relação a temas diversos e polêmicos, como por exemplo os impactos das ações do homem no meio ambiente; as cidades e a acessibilidade; a legalização ou não da pena de morte e do aborto; a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes num país feito o Brasil dentre tantos outros. Disciplina: Língua Portuguesa. Objetivo: Pesquisar e elaborar textos dissertativos sobre os impactos ambientais provocados pelas ações humanas. Que não percamos o foco! Que não percamos a ternura!






A existência fascinante
Em quadro emoldurada
São as formas surpreendentes
Da Natureza querida.
MSc. Maria Nazaré Ribon Silva

JOÃO PEDRO E PABLO - 3ª EM - TEXTO DISSERTATIVO

Dia - 27/04/2023 - Somos feitos de instantes. A soma de todos os instantes é o resultado de toda história de nossas vidas. E um instantes aprendemos pelos exemplos, em outros pela experiência, na prática. Alguns aprendizados são prazerosos e gratificantes outros nos causam dor e decepções, no entanto, precisamos continuar caminhando. Mesmo assim, conseguimos tirar lições para a vida em todas as situações. Aprender e aperfeiçoar o que aprendemos faz com nos adaptamos ao nosso contexto social. Nunca estamos satisfeitos com aquilo que aprendemos, por isso estamos sempre buscando mais conhecimentos. O aprender é uma processo gratificante, desde aquilo que estamos aprendendo faça sentido e nos ajude a crescer como seres humanos. O processo de aprendizagem precisa nos desafiar, nos impulsionar a ir em busca de respostas e nos proporcionar, sobretudo, momentos de descobertas e reflexões sobre o que aprendemos. Disciplina: Língua Portuguesa. Objetivos: Elaborar texto dissertativo - argumentativo sobre os desafios de se cumprir os direitos das crianças dos adolescentes no Brasil. Que não percamos o foco! Que não percamos a ternura!







Em meio a escuridão
Devemos ser luz.
Em meio a ignorância
Devemos ser conhecimento.
Em meio a diversidade
Devemos ser únicos.
Em meio ao caos
Devemos ser Paz.
MSc. Maria Nazaré Ribon Silva