SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

quarta-feira, 21 de abril de 2021

8M01 - LUIZ OTÁVIO - 10 SEMANA

Brasil, um país tão grande que parece um continente. Nele vive muitas espécies de animais e plantas. Quando os portugueses aqui chegaram no dia 22/04/1500, encontraram além de uma rica fauna e flora, pessoas que aqui já viviam e, que em virtude das circunstâncias receberam o nome de Índios. Depois de um grande período de colonização e conflitos, os índios foram quase extintos em quase todo o território nacional. Então, para tentar amenizar todas as injustiças que cometeram contra este povo, que era considerado como selvagem, o homem branco criou o Dia do Índio. No entanto, é preciso lembrar de que todos os povos, das diferentes etnias, deste país, merecem respeito e viver com dignidade. Disciplinas: Atividade de Pesquisa (AP), Arte e História. Objetivos: Compreender um pouco sobre a história dos índios, aqui no Brasil. Estabelecer as diferenças entre fotos diversas. Entender um pouco da história do município de Montanha. Professores: Denise, Jocélia e Geraldo. Que não percamos a ternura! Bons Estudos, nobre aluno!

ATIVIDADES DE PESQUISA

Todo dia é dia de índio?

Sim, pois não adianta somente lembrar dos índios apenas um dia.

Eles fazem parte de nossa história e têm muito a nos ensinar. Mas, justamente por serem importantes, foi reservada uma data no calendário anual para comemorar o Dia do Índio, que é 19 de abril.

Quer saber por que esse dia? Bem, é que nessa data, no ano de 1940, foi realizado o I Congresso Indígena da América Latina, no México, com objetivo de divulgar a cultura indígena em toda a América e também para que os governos criassem normas em relação à qualidade de vida dos povos indígenas, que ainda sofriam com a discriminação do homem branco.

 


Onde estão os índios brasileiros?

Vivem em áreas espalhadas por todos os Estados, mas a maior parte das terras e da população indígena está mesmo é na Amazônia.

 

Como vivem os índios?

Quando observamos uma aldeia indígena na televisão ou em revistas podemos perceber que o modo de vida dos índios é bem diferente do nosso, não é mesmo? Pois realmente é, mas com aspectos interessantes que valem a pena conhecer!

Os índios vivem de forma muito organizada e harmônica. Cada tribo tem um cacique, que é o chefe e um pajé, que é uma espécie de médico para eles. Os pajés conhecem tudo sobre males do corpo e do espírito e também quais as plantas e ervas que podem ser utilizadas em cada caso.

A aldeia onde vivem é chamada de taba e nela existem dois tipos de casas: as simples, onde vivem apenas uma família e são chamadas de ocas e as casas coletivas, que são chamadas de malocas.

As casas são construídas com uma mistura de barro e sua estrutura é sustentada por pedaços de madeira. Para fazer os telhados, os índios utilizam palha trançada ou grandes folhas de árvores. Esta forma de construção é barata e segura para algumas regiões sem muitas variações climáticas, por isso é utilizada em alguns locais do Brasil, principalmente no Nordeste e na Amazônia. São as casas de pau-a-pique.

 Armas

Os índios sempre foram valentes! Eles utilizam vários tipos de armas, confeccionadas pelos homens da tribo e que não tem apenas a finalidade de guerrear, mas também são utilizadas para a caça. As armas indígenas são bem diferentes das que conhecemos, pois não utilizam metais sim materiais disponíveis na natureza, como madeira, ossos e principalmente pedras. Vamos conhecer algumas armas indígenas?

 

ARCO E FLECHA É a principal arma dos indíos. Devido à sua cultura, as atividade de caça são constantes entre os homens que, desde a infância, treinam com os arcos e adquirem grande habilidade em seu manejo. Os arcos são de madeira e o alcance da flecha pode atingir 30 metros.



BORDUNA Esta é uma arma importante para a guerra e só é usada nessas ocasiões, sendo muito diferente do arco e flecha que tem utilização diária. A borduna é uma arma muito simples: um pau pesado em uma extremidade, que causava danos pelo impacto direto.


LANÇA A lança é uma arma menos utilizada e tem também a função específica na caça e pesca. Existem lanças de uso a  ou a cavalo.

 


Utensílios domésticos

Existem algumas coisas que utilizamos em nosso cotidiano que nem damos mais muita importância, não é mesmo? Um colar, um pente ou mesmo uma vasilha para colocar o arroz. Quem se lembra desses utensílios com frequência e guarda como se fossem os únicos?

Pois os índios confeccionam todos esses objetos e dão muito valor a eles. Os índios acreditam que não são eles que produzem esses utensílios, mas uma força superior, que “comanda” as mãos deles durante a confecção. Assim eles dão muito valor a tudo que fazem, principalmente o que é usado nos rituais.

Veja quantos utensílios diferentes os índios produzem:

 Cerâmicas feitas pelas mulheres, que usam barro adequado, muitas vezes misturam argila, grânulos diversos ou cacos velhos bem triturados. São utilizados para buscar, guardar e servir água, para preparar e servir bebidas fermentadas de milho e mandioca, para armazenar produtos e cozinhar os alimentos.

 Ferramentas como machados, feitos em pedras que servem para a derrubada do mato. Adornos* feitos com dentes, penas e unhas de animais ou com rodelas de casca de caramujos.

 Como  é  a  íngua indígena?

Você acha  que  os índios falam  outra língua?


Não é bem assim!!! Os povos que habitavam o litoral do Brasil usavam principalmente a língua Tupi e muitas palavras da língua portuguesa tem origem no tupi-guarani.

Quer conhcer algumas? Veja só: arara, capim, catapora, cipó, cuia, cumbuca, cupim, jabuti, jacaré, jibóia, jururu, mandioca, mingau, minhoca, paçoca, peteca, pindaíba, pipoca, preá, sarará, tamanduá, tapera, taquara, toca, traíra, xará…

 Muitas, não? E pode ter certeza que  muito mais!

 



Atividade

 

Pesquise o significado das palavras abaixo que estão na língua tupi, anote os significados e ilustre (você pode desenhar ou recortar e colar imagens).

 

·         Anama

·         Itaúna

·         Mani

·         Poti

·         Rudá

·         Timburé

·         Yapira


ATIVIDADES DE ARTE

A FOTOGRAFIA É UMA TÉCNICA DE CRIAR IMAGENS POR EXPOSIÇÃO LUMINOSA EM UMA SUPERFÍCIE FOTOSSENSÍVEL. NELA FICA ETERNIZADO MOMENTOS DE NOSSAS VIDAS PARA SEMPRE! EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE FOTOGRAFIA.

ATIVIDADES 

1)VOCÊ VAI COLOCAR O NÚMERO CORRESPONDENTE NA SEGUNDA COLUNA DE ACORDO COM A PRIMEIRA.
IMAGEM (1)

IMAGEM (2)

IMAGEM (3)

IMAGEM (4)

IMAGEM (5)

IMAGEM (6)


 (    )FOTOGRAFIA DE MODA                     (    )FOTOGRAFIA DE VIAGEM                                                          

 (    )FOTOGRAFIA INFANTIL                      (    )FOTOGRAFIA DE ESPORTE      

 (    )FOTOGRAFIA DE CULINÁRIA            (    )FOTOGRAFIA DE PAISAGEM

 

ATIVIDADE DE HISTÓRIA

MUNICÍPIO DE MONTANHA – ES


A colonização do território do atual município de Montanha teve início por volta de 1949, quando madeireiros, procedentes da Bahia, internando-se nas matas virgens da região, à procura de madeiras para o comércio, acamparam às margens do córrego Montanha. Surgiu pequeno povoado que, mais tarde, recebeu nos nomes de Comercinho da Palha e, posteriormente Governador Jones dos Santos Neves.

Em 1953, o povoado foi elevado à categoria de sede de distrito com a denominação de Montanha, nome do córrego que nasce entre as montanhas de granito, que circundam a cidade.

Em divisão territorial datada de 01-07-1955, o distrito de Montanha figura no município de Mucurici. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01-07-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Montanha, pela lei estadual 1913, de 28-12-1963, desmembrado de Mucuricí. Sede no antigo distrito de Montanha, ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 16-04-1964.

Em divisão territorial datada de 01-01-1979, o município é constituído do distrito sede.
Pela lei estadual nº 3344, de 09-05-1980, o município de Montanha adquiriu o distrito de Vinhático. Desmembrado do município de Conceição da Barra.

Em divisão territorial datada de 18-08-1988, o município é constituído de 2 distritos: Montanha e Vinhático. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Distrito criado sob a denominação de Montanha, pela lei estadual nº 767, de 11-12-1953, subordinado ao município de Mucurici.

ATIVIDADE

1-    Após fazer a leitura do texto junto com um familiar, encontre as palavras relacionadas ao município de Montanha no caça-palavras e escreva  3 frases  Sobre nosso município utilizando algumas das palavras encontradas.

MONTANHA – CIDADE – GADO- CAFÉ- VINHÁTICO- MADEIREIROS- MUCURICI- AGRICULTURA – COMERCINHO – PALHA – GRANITO – MONTANHAS- CONCEIÇÃO- BARRA

 

M

 

W

 

Z

 

À

 

J

 

U

 

S

 

C

 

S

 

V

 

E

 

G

 

D

 

O

 

Â

 

Q

 

R

 

Y

 

D

 

G

A

Í

U

Õ

G

X

B

P

A

X

Ò

Ó

U

T

K

Ê

Í

R

É

C

E

D

Q

Í

B

X

A

Y

Ã

À

I

Ô

É

I

Â

O

B

Â

Y

I

Õ

Â

T

V

C

C

R

J

Ç

G

W

Á

V

N

J

Z

W

Ò

Ü

D

I

C

I

R

U

C

U

M

H

O

Ü

I

G

A

D

O

Ü

B

A

A

Í

Õ

C

E

B

Ú

T

G

C

Y

N

S

Z

R

É

H

N

Í

R

D

S

N

F

À

G

T

L

Í

H

H

L

Á

S

G

Ç

J

V

Z

R

E

O

A

Q

X

L

I

U

Ê

A

Ó

F

M

O

N

T

A

N

H

A

S

R

À

M

É

P

C

C

T

L

R

W

W

À

C

G

M

T

F

B

Ç

I

B

Q

E

G

F

I

A

F

N

S

Ó

Ü

N

Õ

Y

Ã

J

V

A

E

Í

J

A

M

C

R

S

À

D

Ê

C

O

M

Í

D

Ó

X

H

C

R

Z

H

D

O

Z

G

N

U

Ó

O

É

O

E

Â

Â

À

N

Ê

Ã

I

P

G

O

Á

M

A

H

Ò

N

Í

T

A

S

À

W

A

Õ

P

K

E

O

Ô

S

U

B

Ê

Ó

C

H

M

Á

I

K

Ã

T

C

J

D

É

D

N

É

É

A

H

R

E

J

M

Ô

C

Ò

Ó

N

Á

G

Ò

J

R

A

Ç

U

À

H

V

I

F

R

Ê

F

N

O

O

S

T

A

V

V

I

M

M

O

G

L

Ã

P

A

J

Ê

Ê

F

M

Q

P

P

Ç

Â

S

Ú

À

C

N

R

A

À

E

C

J

B

Ú

B

I

Ç

P

V

O

B

F

Ú

A

H

N

O

P

S

P

I

L

Ü

Õ

J

J

Ê

A

V

H

Ç

Ò

E

Õ

Ó

B

À

Ó

C

O

M

E

R

C

I

N

H

O

U

A

Q

F

Ã




Tão belos, quanto pétalas orquídeas,
São os olhares de paz e amor
Que as contemplam com ternura
Em toda sua beleza e esplendor. 
MSc. Maria Nazaré Ribon Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário