SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

quinta-feira, 22 de julho de 2021

ALDAIR E MARIA EDUARDA - 19 E 20 SEMANAS

Evolução é a palavra que define tudo o que acontece ao nosso redor. As pesquisas das ciências evoluem e novas descobertas acontecem, são os remédios, adubos, vacinas, cosméticos, alimentos, vestuários, tecnologia dentre tantos outras, que evoluíram e que tornaram a vida um pouco menos complicada. Na natureza as plantas e os animais também sofrem a ação da evolução, isto porque há a necessidade de se adaptarem às intemperes do clima. Assim, ano após ano, décadas após décadas tudo vai sofrendo modificações de modo que possa atender às necessidades inerentes a cada tempo. Disciplina: Química. Objetivos: Entender como acontece o equilíbrio iônico da água.  Professora: Patrícia. Que não percamos o foco! Que não percamos a ternura! Bons estudos, nobres alunos!

ATIVIDADES DE QUÍMICA

EQUILÍBRIO IÔNICO DA ÁGUA – pH e pOH

 A água possui vários papéis importantes em nosso cotidiano, dentre eles está sua participação química em soluções. Por exemplo, a água é capaz de se autoionizar, conforme mostrado na equação química a seguir, por isso qualquer solução aquosa apresenta os íons hidrônio (H3O + (aq)) e hidróxido (OH- (aq)). Nesse processo de autoionização, uma molécula de água age como ácido, doando um próton (H+ ); e outra molécula age como base, recebendo o próton. Isso significa que a água conduz corrente elétrica, pois ela possui íons. O pH representa o potencial hidrogeniônico e pOH é o potencial hidroxiliônico das soluções. Tratam-se de escalas logarítmicas utilizadas para medir o caráter ácido e básico de uma amostra. Os valores que as compõem variam de 0 a 14 e foram obtidos a partir do equilíbrio iônico da água. Uma solução neutra tem pH igual a 7. Os valores abaixo de 7 classificam as soluções em ácidas, enquanto que após o 7 as soluções são básicas. Atividade 01: Observe a escala numérica e responda:


a) A água é uma solução neutra. Qual o valor do seu pH? 
b) O limão e o suco gástrico são ácidos _____________ .

 Atividade 

02: Considere duas soluções aquosas A com pH=3,0 e B com pH= 5,0. Julgue se é verdadeiro ou falso as afirmações: 
a) A solução A é uma solução ácida.
b) A solução B é uma é uma solução básica. 
c) Ambas soluções são ácidas. 

Atividade 03: Marque o item que corresponde ao significado correto da sigla pH: 
a) potencial de hidrogenação 
b) potencial hidrogeniônico 
c) potencial de acidez 
d) potencial de ionização Atividade 

04: (Fuvest) Entre os líquidos da tabela adiante:


Diga: 

a) Quais tem caráter acido: __________________________________________________________

b) Quais tem caráter básico: _________________________________________________________

c) Quais tem caráter neutro:_________________________________________________________

As flores para os beija-flores
A fibra para a fabricação
A semente boa proteína
Para o gado alimentação.
MSc. Maria Nazaré Ribon Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário