SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

quinta-feira, 22 de julho de 2021

JUSCEMAR, PABLO, LAIRA - 19 E 20 SEMANAS

 "Quem sabe faz a hora/ não espera acontecer." É preciso reconhecer os fatos que realmente contribuem para que haja mudanças no rumo da história e, se pudermos adquirir conhecimentos para que as nossas ações também contribuam para que esta História possa acontecer todos de modo, que as nossas ações promovam justiça social. Uma das formas de fazermos isto é estudarmos e lermos bastante e transformar as informações recebidas em barreiras de resistência contra a passividade e a alienação. Disciplinas: Educação Física, Eletiva, Física. Professores: Joir, Denise e Thiago. Objetivos: Identificar os diferentes de esportes de combate. Identificar as plantas medicinais. Estabelecer as diferenças entre movimento e movimento uniformemente variado, movimento vertical e movimento circular. Que não percamos a ternura! Que mantenhamos o foco. Bons estudos, nobres alunos!

EDUCAÇÃO FÍSICA

Instruções: Ler com muita atenção para responder atividades propostas.

Objeto de Conhecimento: Esportes de combate

Esportes de combate são as competições em que dois combatentes lutam entre si respeitando regras pré-estabelecidas.

1) Relacione as colunas:

( 1 )

( 2 )
( 3 )

( 4 )

( 5 )

(     ) BOXE          (      ) UFC     (    ) Taekwondo  (     ) Esgrima    (    ) Judô 

ATIVIDADES ELETIVA

Caro estudante,

Seja muito bem-vindo a nossa eletiva do 2º Trimestre, que terá como tema O segredo das
plantas: uma medicina alternativa.

Por que esse tema é importante? As plantas medicinais foram identificadas e usadas ao longo da história da humanidade, pois têm a capacidade de sintetizar uma grande variedade
de compostos químicos que são utilizados para desempenhar funções biológicas importantes e para a defesa contra o ataque de predadores, tais como insetos, fungos, herbívoros e mamíferos.

Pelo menos 12.000 desses compostos foram isolados até hoje, um número estimado em menos de 10% do total.

O uso de plantas como medicamentos antecede a história humana escrita. Muitas
das ervas e temperos usados por seres humanos na comida também produzem compostos
medicinais úteis. O uso de ervas e especiarias na culinária desenvolveu-se em parte como uma resposta à ameaça de agentes patógenos de origem alimentar. Estudos mostram que em climas tropicais, onde os patógenos são mais abundantes, as receitas são mais condimentadas. Além disso, as especiarias com poder antimicrobiano mais potente tendem a ser selecionadas. Em todas as culturas os vegetais são menos temperados do que as carnes, presumivelmente porque são mais resistentes à deterioração.

Portanto é um tema que nos trará grandes aprendizados e nos aproximará das tradições que
circulam entre nós há tempos.
Sua participação será fundamental para o bom andamento do nosso trabalho. Então, mãos a
obra.
Bons estudos

Atividades 

Leia o texto à seguir: 
“Murilo acordou e já passava das onze. Sentia um mal estar, foi até a cozinha beber água e viu o seguinte bilhete na geladeira: 'Filho, está melhor? A mamãe deixou uma sopa de fubá pronta na geladeira, é só esquentar. Vá até a horta e tire algumas folhas de boldo. Ferva uma xícara 'bem generosa' de água e deixe as folhas lá descansando, enquanto come. Depois que amornar, tome! Se sentirá bem melhor durante a tarde, ok? Chego às 16:00'.” 

Que são plantas medicinais? Conhece algum exemplo?
__________________________________________________________________________

Nessa atividade você irá realizar uma entrevista familiar. Para realizá-la, utilize as orientações a seguir. O tema da entrevista será plantas medicinais. Você de verá indicar o nome do entrevistado, idade e qual o parentesco que o entrevistado tem com você. Utilize as perguntas abaixo para conduzir sua entrevista. Lembre-se de registrar as respostas por escrito. 
Entrevistado: __________________________Idade: ______ Parentesco: ______________ 
Quais plantas medicinais você conhece? _________________________________________________________________________ Quais plantas você costuma usar no seu dia a dia? Conhece todos os benefícios que elas podem oferecer? ________________________________________________________________________  Como conheceu essas plantas?Com quem você aprendeu a usar as plantas medicinais? _______________________________________________________________________ Quais dessas plantas você tem plantadas em sua casa? ________________________________________________________________________


ATIVIDADES DE FÍSICA

Olá, caros estudantes! Espero que você e seus familiares continue bem! Nessa quinzena, iniciamos os estudos de mais um trimestre, UHUUUULLL! Assim, nesta quinzena finalizaremos os nossos estudos específicos sobre os tipos de movimento dentro da cinemática, porém ao decorrer que do curso constatarão esse conhecimento é um subsunçor para as nossas novas aprendizagens!
Continuo à disposição pelo contato (27) 99513-6082! Em caso de qualquer dúvida, entre em contato via Whatsapp, ligação ou SMS! Vamos juntos nesse ano da aprendizagem!
“O conhecimento é algo que ninguém pode nos tirar. É um investimento que levamos para
a vida toda. Se dedique e foque em alcançar seus objetivos.” - Marianna Moreno.

Movimento Uniforme

Movimento uniforme (MU) é aquele em que a velocidade escalar instantânea é constante e
diferente de zero, de modo que o móvel sofre iguais variações de espaço em iguais intervalos de tempo. Na figura abaixo, temos uma rocha que foi lançada em uma região do Universo de gravidade desprezível e ela realiza um movimento uniforme e retilíneo. Observe que, em iguais intervalos de tempo, ela percorre distâncias iguais.


Movimento Uniformemente Variado (MUV)

Movimento Uniformemente Variado (MUV) é o movimento em que a aceleração escalar média e a aceleração escalar instantânea são iguais, constantes e diferentes de zero. Consequentemente, a velocidade escalar sofre variações iguais em intervalo de tempo iguais.

Exercício 1: 

Com relação a um corpo que descreve um movimento retilíneo e uniforme, assinale a alternativa correta.
a) Um corpo em MU percorre espaços cada vez maiores a cada intervalo de tempo posterior.
b) Um corpo em MU move-se com aceleração constante.
c) Um corpo em MU permanece em uma posição constante em todos os instantes de tempo.
d) Um corpo em MU percorre distâncias iguais em intervalos de tempos iguais.
e) Um corpo em MU percorre distâncias diferentes em intervalos de tempos iguais.

Movimento vertical e a teoria de Galileu para queda dos corpos

Um exemplo comum do movimento uniformemente variado é o movimento de um corpo,
abandonado ou lançado verticalmente nas proximidades da superfície da Terra, desde que a
resistência do ar possa ser desprezada. Além disso, temos que a aceleração do corpo, chamada aceleração da gravidade, tem módulo g igual a 9,8 m/s2, independentemente da massa do corpo.

Exercício 2 - Leia a tirinha abaixo, reflita e responda às perguntas em seguida.


Disponívelem: https://efeitojoule.com/2011/04/vestibulario-tirinhas-dovestibular-
de./.
Na tirinha, os dois corpos possuem a mesma aceleração e tem massas diferentes, porém, note que as bolinhas tocam o chão no mesmo tempo! Você concorda com isso? Você acha que a massa das bolinhas influenciam na queda delas? É realmente possível vivenciar este tipo de situação?
Justifique. Observação: Responda direto no gabarito no final!

CURIOSIDADE FANTÁSTICA - Para observar que os corpos caem ao mesmo tempo sem a resistência do ar, assista ao vídeo do experimento de Galileu realizado na maior câmara de vácuo do Mundo: https://www.youtube.com/watch?v=qSeW0f51QzY.

Noções sobre movimento circular uniforme
Um movimento uniforme é aquele onde um objeto percorre distâncias iguais em intervalos detempos iguais. Quando essa trajetória é circular temos o Movimento Circular Uniforme (MCU).

Neste caso, como é um círculo e há uma distância percorrida em intervalos iguais, o movimento é periódico, cíclico. Deste modo há duas relações importantes, no qual destaco a definição abaixo e as suas relações matemáticas se encontram no mapa mental:
- Período (T) – que é o intervalo de tempo de um ciclo;
- Frequência (f) – representa quantos ciclos são realizados em uma unidade de tempo.

O MCU é todo movimento de trajetória circular em que a velocidade escalar (v ou ω), linear (v) ou angular (ω), é constante e diferente de zero.

Agora, vamos ampliar os nossos conhecimentos sobre movimento circular uniforme por meio de outro mapa mental:

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/movimento-circular-uniforme-mcu.htm. Acesso em 07 jun. 2021

O dia amanheceu sorrindo
O Sol as plantas alegrou
As flores estão se abrindo
O dia levemente, enfeitou.
MSc. Maria Nazaré Ribon Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário