SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

terça-feira, 3 de agosto de 2021

1V01 E 1V02 - JUSCEMAR, LAIRA E PABLO - 21 E 22 SEMANAS

Contar histórias e encher os corações de encantamento e alegria. Realizar descobertas e encher os corações de satisfação e grandeza. A imaginação e a ciência se complementam para se transformarem em conhecimentos necessários para o desenvolvimento cognitivo e afetivo. O espírito da criança, do adolescente e jovem devem ser alimentados com o que há de mais lindo nas Artes e com o que há de mais verdadeiro nas ciências. Pois, os dois são fundamentais para a formação integral do Ser Humano. Disciplinas: Língua Portuguesa, Estudo Dirigido e Química. Objetivos: Estabelecer as diferentes entre documentário e conto.   Compreender a importância do conhecimento para manter atitudes positivas perante a vida. Compreender os perigos da poluição por óxidos. Professores: Mariana e Patrícia. Que não percamos a ternura. Bons estudos, nobres alunos!

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Conto - Assista o vídeo para melhor compreensão do conteúdo:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=iAThXgGhclM&feature=emb_logo 



ATIVIDADES:

1 - O texto lido é do gêneros:

a) conto

b) lenda

c) notícia

d) artigo enciclopédico

2 – Pode deduzir que a letra W:

a) chamava a atenção das palavras.

b) se considerava importante.

c) era importante no livro mágico.

d) estava animado com a assembleia.

3 – Há uma opinião em:

a) “Chegou o grande dia esperado por todas...”

b) “Consoantes e vogais se reuniam anualmente para formar novas palavras.”

c) “... o alfabeto só se torna completo com as 26 letras, sem você, estaríamos truncados e tristes.”

d) “A letra W pensou muito no que a letra T havia dito. Resolveu então voltar para o livro mágico...”

4-No trecho: “Consoantes e vogais se reuniam anualmente para formar novas palavras.”, o termo grifado introduz: 

a) uma finalidade.

b) uma consequência.

c) uma concessão.

d) uma causa.

5-No trecho: “Inúmeras palavras foram criadas naquele dia. Entretanto, uma delas sentiu a falta do W, ele não havia retornado.” a palavra grifada foi usada para introduzir: 

a) uma explicação.

b) uma conclusão.

c) uma oposição.

d) uma adição.

6 - Assinale a opção em que o trecho do texto apresenta uma causa em relação ao fato anterior mencionado: 

a) “... porque aguardavam a grande assembleia.”

b) “...pois pouco era usada.”

c) “...pois haviam concretizado seus desejos

d) “...que fosse conhecida por todos os seres humanos.”

7-No trecho: “...estaríamos truncados e tristes.”, a palavra “truncados” pode ser substituída, sem alterar o sentido original do texto, por:

a) magoados.

b) incompletos.

c) perfeitos.

d) inacabados.

8- Entende-se com a leitura do texto que: 

a) as letras viviam felizes sempre, porque o livro continuamente trazia novas aventuras e surpresas:

b) todas as letras ficavam ansiosas e felizes com a chegada do dia da grande assembleia.

c) a letra T foi encontrada numa pequena ilha, muito triste.

d) as novas amizades e as descobertas ao redor mundo eram fundamentais para formar novas palavras.

9- O desfecho do texto gira em torno de: 

a) uma aventura:

b) uma promessa.

c) um pacto.

d) uma descoberta.



10 - Faça em seu caderno:


ATIVIDADES DE ESTUDO ORIENTADO

Assista ao vídeo para melhor compreensão do conteúdo:


ATIVIDADES

Questão 1 – Segundo o texto, um fator pode atuar de forma preponderante para a longevidade e a qualidade de vida. Identifique-o:

a)( ) “dietas balanceadas”

b)( ) “prática de atividades físicas”

c)( ) “relacionamentos interpessoais”

d)( ) “o estudo”

2 – Para a escrita do texto “Equilibre suas atitudes”, o autor:

a)( ) citou fatos do cotidiano.

b)( ) consultou um livro de referência.

c)( ) baseou-se em uma experiência pessoal.

d)( ) ancorou-se em uma entrevista feita com um profissional.

3-Em “O impacto não é explícito no organismo […]”, o termo grifado significa:

a)( ) “visível”

b)( ) “relevante”

c)( ) “encontrado”

d)( ) “aproveitado”

4 – Em “[…] mas não somos feitos somente de ‘corpo’.”, a conjunção “mas” exprime

a)( ) uma ressalva feita pelo psiquiatra Daniel Barros.

b)( ) uma conclusão a que chegou o psiquiatra Daniel Barros.

c)( ) um contraste estabelecido pelo psiquiatra Daniel Barros.

d)( ) uma compensação apresentada pelo psiquiatra Daniel Barros.

Opção 5

5-Podemos afirmar que o objetivo do texto é:

a)( ) alertar o leitor.

b)( ) criticar o leitor.

c)( ) orientar o leitor.

d)( ) entreter o leitor.

6 – De acordo com o texto, o psiquiatra Daniel Barros recomenda equilibrar as atitudes para uma maior qualidade de vida. A que atitudes ele se refere?____________________

 

ATIVIDADES DE QUÍMICA

ÓXIDOS: POLUIÇÃO, PIGMENTOS, ETNIAS.

 A grande preocupação que esta classe de compostos traz ao ambiente é em relação ao óxido denominado de gás carbônico (CO2). Ele tem aumentado gradativamente em nossa atmosfera, devido ao uso intenso de combustíveis que são derivados do petróleo, do gás natural, etc.

Existe uma solução para este problema: a fotossíntese que as plantas realizam pela qual o gás carbônico (CO2) pode ser removido da atmosfera. A vegetação das florestas e as algas marinhas têm um importante papel neste processo.

                                           
Mas infelizmente, o próprio homem é o principal destruidor da porção verde do planeta, o faz com que a remoção de CO2 diminua. E ainda existe outro agravante: as queimadas. Ao preparar terrenos para pastagens e plantações, grande parte das árvores são queimadas, produzindo ainda mais CO2. Estudos comprovam que as queimadas são responsáveis por 15 a 30% do aumento anual de CO2 na atmosfera.


Este problema leva a outro: o efeito Estufa, que é provocado pelo aquecimento do planeta em função da quantidade de CO2 atmosférico. Tudo começa quando a Terra recebe a energia solar, parte dessa energia é absorvida pela superfície Terrestre, enquanto outra parte é refletida na forma de radiações infravermelhas, que por sua vez é absorvida pelo CO2 e outros constituintes da atmosfera como vapor de água, metano (CH4), clorofluorcarbonos.


Acontece que uma parte desta radiação é desviada para a Terra, consequentemente ocorre um aumento da temperatura da superfície Terrestre levando então, ao Efeito Estufa. Este nome é apropriado, já que o CO2 e outros poluentes agem da mesma forma que o teto de vidro de uma estufa (que no caso é o planeta Terra).

O que são pigmentos de óxido de ferro?


· Pigmentos de óxido de ferro são um grupo de pigmentos à base de ferro
· Graças a sua alta estabilidade química, o óxido de ferro tem uma vida de armazenamento longa como corante e já foi usado em pinturas antigas que ainda podem ser vistas.

Óxido de ferro - não só na forma de pó


· O óxido de ferro também está disponível sob a forma de chorume (suspensões), pigmento compacto, grânulos ou pigmento micronizado.

Pigmentos globalmente utilizados

· Pigmentos de óxido de ferro são os mais utilizados do mundo
· Pigmentos para a coloração de materiais de construção

Pigmentos de óxido de cromo - para cidades verdes

· Como resultado de sua estrutura física e química, os pigmentos de óxido de cromo oferecem uma excelente estabilidade, como, por exemplo, alta resistência ao calor e migração, além de grande resistência à luz e estabilidade a intempéries
· Os pigmentos de óxido de cromo são encontrados numa ampla gama de aplicações. Além da coloração de materiais de construção, eles também são utilizados em tintas e
revestimentos, e para a indústria de plásticos coloridos
· Os pigmentos verdes beneficiam-se um baixíssimo teor de cromo (VI)
· Eles variam de um tom verde-claro com um tom amarelado até um intenso tom verde escuro.

Variada gama de aplicações para óxido de ferro e pigmentos de óxido de cromo na indústria de materiais de construção

· Os pigmentos de óxido de ferro e óxido de cromo podem ser usados para dar um toque
estético aos materiais de construção, como concreto moldado no local, componentes de
concreto pré-moldado, telhas de concreto, calçamentos e superfícies de asfalto.
· Os pigmentos especiais de alto desempenho para a indústria de tintas e revestimentos são ideais para pintura interior e exterior em particular*
· Os compósitos de madeira de plástico (WPCs) ** recebem sua coloração inconfundível de óxido de ferro e são uma alternativa para madeiras tropicais
· Os pigmentos amarelos de óxido de ferro também fazem com que a grama artificial mal se distingue da sua contraparte natural
· Eles são particularmente adequados para a coloração de papel decorativo (papel laminado), que é usado principalmente nas indústrias de mobiliário e pisos.

AGRICULTURA: CALAGEM DO SOLO.


Os solos brasileiros tem acidez e alumínio, o qual é tóxico para plantas. Por isso, a calagem bem feita pode fazer grande diferença na produtividade final.
Em milho, a correção adequada do solo pode aumentar em até 50% sua produtividade.

Importância da calagem


A calagem tem dois objetivos principais que são: diminuir a acidez, ou seja aumentar o pH do solo, e fornecer cálcio e magnésio para as plantas.
É importante corrigir a acidez do solo para a faixa de pH entre 5,5 a 6,5 porque é quando os nutrientes se tornam disponíveis para as plantas absorverem.
Assim, a calagem elimina a acidez, aumenta a CTC e melhora o aproveitamento de nutrientes pelas plantas.
Além disso, a calagem neutraliza o alumínio, que é tóxico para as culturas.
A importância disso no Brasil é ainda maior, já que nossos solos são ácidos e com quantidade significativa de alumínio.
É por isso que a calagem é essencial no processo produtivo. Então, vamos começar a entender como começar a realizar essa prática:

Sem título

7 benefícios da calagem
1. Elimina a acidez do solo;
2. Fornece cálcio e magnésio;
3. Estimula o crescimento radicular (Ca);
4. Aumenta a disponibilidade de fósforo;
5. Reduz disponibilidade de alumínio e manganês;
6. Aumenta a mineralização da matéria orgânica;
7. Aumenta a agregação do solo, podendo reduzir a compactação.
Além da calagem com todos esses benefícios, para você conseguir alta produtividade recomendo que veja o artigo “7 segredos da alta produção agrícola que ninguém te conta”.

Calagem do solo: como fazer?

Confira esse passo a passo simples e tire de letra a realização da calagem:
1. Coleta de amostras do solo
É feita em duas etapas:

1ª etapa: logo após a colheita de verão;
2ª etapa: pouco antes do preparo de solo para culturas anuais e após o fim das chuvas para culturas perenes.
2. Definição do tipo de calcário
Pela análise de solo você saberá qual calcário deve escolher, com mais ou menos magnésio, etc.
3. Definição da dose de calcário
Vamos ver mais à frente no texto quais as fórmulas você pode usar para isso.
Por meio de fórmulas simples e pela análise do solo você pode ter uma calagem muito mais adequada!
Veja aqui como fazer o cálculo: Tudo o que você precisa saber sobre cálculo de calagem (+calcário líquido).
4. Compra do produto
Para saber se o custo de um calcário e seu transporte valem a pena calcule:
Tenha em mãos o custo total do calcário colocado na propriedade (que inclui o frete) em reais.
Depois, divida esse valor pelo PRNT do calcário e multiplique o resultado por 100.
Por fim, utilize essa fórmula em várias opções de calcário com diferentes custos de transporte.
Aquele com menor valor é o que deve ser adquirido.
Exemplo:
Calcário 1: Custo do calcário em minha propriedade = R$ 2200 PRNT do calcário = 80% 2200/80 = 27,5 x 100 = 2750
Calcário 2: Custo do calcário em minha propriedade = R$ 2350 PRNT do calcário = 90% 2350/90 = 26,1 x 100 = 2611,1
Ou seja, mesmo o calcário 2 sendo mais caro, ele compensa seu custo.

5. Aplicação

Em geral, a calagem deve ser realizada três meses antes do plantio da cultura.
O calcário deve ser distribuído a lanço e incorporado uniformemente ao solo, até a profundidade de 17 cm a 20 cm.
No cultivo convencional a aplicação é incorporada: aplicação do calcário seguida de operações de aração e gradagem;
No sistema plantio direto, a correção da acidez do solo é feita por meio da aplicação de calcário na superfície sem incorporação.
Para isso, recomendo a utilização de um calcário mais finamente moído, facilitando a reação do calcário com o solo e, consequentemente, maior efeito da calagem.
A calagem superficial normalmente não tem efeito rápido na redução da acidez do subsolo, por isso, o calcário deve ser aplicado o mais cedo possível, antes mesmo dos três meses anteriormente citado.
A calagem também atua ao longo dos anos no plantio direto, amenizando os efeitos nocivos da acidez em camadas mais profundas do solo.
Isso é importante porque a acidez nas camadas subsuperficiais, em caso de níveis tóxicos de Al e/ou deficiência de Ca, pode impedir o desenvolvimento das raízes.
No entanto, se sua região tiver um período de muita chuva e outro de seca, faça a calagem antes de acabar o período chuvoso, mesmo que seja quatro ou cinco meses antes da safra começar.
Desse modo, haverá tempo do corretivo reagir para promover as mudanças benéficas ao solo que será cultivado no próximo período de chuvas.

Atividade 

01:O gás CO2 (dióxido de carbono) se faz presente na atmosfera e é um dos responsáveis pela poluição. A cada ano, pesquisas revelam um aumento na emissão desse poluente. Marque as opções que apresentam os possíveis responsáveis por essa emissão:

a) Sprays aerossóis

b) Usinas nucleares

c) Hidrelétricas

d) Os veículos movidos a combustíveis fósseis (petróleo), que realizam a queima incompleta.

02: O efeito estufa ficou assim conhecido em razão de seus efeitos no ambiente, tem origem na emissão de gás carbônico e acúmulo desse na atmosfera. A camada de gás funciona como uma estufa onde todo o calor fica aprisionado, e por isso a temperatura do planeta aumenta. Baseado nessas informações, escolha a alternativa que informa o tipo de radiação (emitida pelo sol) responsável pelo aquecimento da superfície terrestre. *

a) raios beta

b) radiação gama

c) radiação infravermelha

d) radiação ultravioleta

03: Cite pigmentos de óxidos. 
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04: Cite os benefícios da calagem do solo. 
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 E o Sol, astro rei, por sua vez,
Buscou uma cama macia
Deitou-se neste fuso horário
E levantou-se nos fusos horários
Europeu, Japonês...
MSc. Maria Nazaré Ribon Silva

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