Sábia, uma palavra fantástica que define uma pessoa que possui sabedoria. A sabedoria pode ser adquirida ao longo dos anos, mas também por meio da prática da leitura, do diálogo com pessoas sábias, da troca de experiências com outras pessoas e da observação dos fatos e fenômenos que acontecem ao redor da pessoa. O mais interessante na vida é que ninguém nasce sabendo, se faz necessário que os pais sejam exemplos de honra e honestidade para que seus filhos aprendam o que é o certo e o que é o errado, conversem com eles para que aprendem a falar, brinquem com eles para que aprendam a importância da atenção e do amor. Atitudes positivas dos adultos contribuem para que as crianças aprendem a ser sábias e inteligentes. Disciplinas: História, Língua Portuguesa e Língua Espanhola. Professores: Geraldo, Mariana e Maria Aparecida. Que não percamos o foco! Bons estudos, nobres alunos!
ATIVIDADES DE HISTÓRIA
Nacionalismo: o que é?
A eleição de Donald Trump nos Estados Unidos no fim de 2016, a saída do Reino Unido da União Europeia no mesmo ano – o famoso Brexit –, a possível vitória de Marine Le Pen nas eleições presidenciais francesas no meio deste ano. O que todos esses eventos têm em comum? O ressurgimento de ideias do nacionalismo na contemporaneidade. Esses valores não são novos: datam no início do século XIX, tendo surgido na Europa e cujos valores foram adotados em todo o globo em diversos momentos históricos. Vamos entender o que é o nacionalismo e como essa ideologia está presente no mundo atual?
O nacionalismo é uma ideologia política, uma corrente de pensamento que
valoriza todas as características de uma nação. Uma das formas pelas quais o nacionalismo se
expressa é por meio do patriotismo, que envolve a utilização dos símbolos nacionais, da
bandeira, de cantar o hino nacional, etc.
Você já reparou que o hino nacional de países diferentes têm elementos muito
similares? A letra normalmente ressalta as belezas naturais do país, a sua cultura, a
coragem do povo, exalta figuras históricas, faz referência a lutas armadas – exemplos disso são
os hinos brasileiro, estadunidense e francês, originados em países bastante diferentes,
mas cujos
hinos se assemelham.
A ideologia do nacionalismo provém desse sentimento de pertencimento à cultura
de um país e de identificação com a pátria. Diferente do patriotismo, que cultua
questões mais palpáveis relativas ao Estado – os símbolos, o hino, a bandeira –, o
nacionalismo tem um quê mais político.
Um dos ideais nacionalistas é a preservação da nação, na defesa de territórios
e fronteiras, assim como na manutenção do idioma, nas manifestações culturais, opondo-se a
todos os processos que possam destruir essa identidade ou transformá-la. Existem formas
mais extremas de demonstrar esse sentimento nacionalista, que é o ultranacionalismo
e/ou o ufanismo, que explicaremos mais tarde.
COMO SURGIU O NACIONALISMO?
Depois da consolidação dos ideais iluministas na França, que valorizavam a
ciência e a racionalidade em vez da religião e da espiritualidade, no início do século XIX a população
francesa passou a rejeitar o Estado absolutista e monárquico que vigorava em seu país. Por isso, começaram
a buscar um .governo democrático, em que fossem destacados os ideais democráticos e em que
houvesse participação dos cidadãos em primeiro lugar, não de um rei.
Esses valores se espalharam pelo continente europeu e chegaram a países que
ainda não estavam consolidados como Estados-nação, como a Itália, a Alemanha, a Bulgária, a
Noruega e a Albânia. O historiador Eric Hobsbawn reflete que o nacionalismo despertava um sentimento
comum a todas as pessoas que se identificavam com sua nação e poderiam ser mobilizados a
explorar esse sentimento com finalidades políticas.
A unificação alemã e a unificação italiana – a Alemanha e a Itália ainda não
eram países consolidados em meados do século XIX – foram diretamente influenciadas pelos valores
nacionalistas, na busca de uma identidade nacional e da formação de uma nação. Como veremos adiante, o
nacionalismo influenciou movimentos extremistas, como o regime nazista na Alemanha, o
fascismo na Itália e no Japão.
NO BRASIL JÁ TEVE UMA ONDA NACIONALISTA?
O nacionalismo no Brasil está diretamente relacionado ao período de governo de
Getúlio Vargas, principalmente no período da ditadura do Estado Novo, quando era presidente no
Brasil. O Estado Novo foi de 1937 a 1945 e tinha como principais características o
anticomunismo, o autoritarismo e o nacionalismo.
Vargas incentivava o nacionalismo de diversas formas, desde a implementação de
políticas populistas, a utilização de propaganda do seu governo, a extrema valorização do
território brasileiro.
Economicamente, ele optou por fortalecer – em muitos casos até criar – a
economia brasileira, ao diversificar a sua gama de atuação e se fechar para as importações. Também
criou grandes empresas estatais no país, como a Petrobras, a Vale do Rio Doce e a Companhia
Siderúrgica Nacional.
Durante o regime militar brasileiro, o nacionalismo também foi bastante
incentivado por meio de campanhas ufanistas para conquistar simpatia da população. Assim, surgiram os
slogans “Ninguém segura este país” e “Brasil, ame-o ou deixe-o”, além das músicas com refrão “Eu
te amo, meu Brasil,
eu te amo; ninguém segura a juventude do Brasil”, “Este é um país que vai pra
frente (…)”. O hino da Copa de 1970 era cantado pelo país: “noventa milhões em ação, pra
frente, Brasil do meu coração (…) Salve a seleção”. A ideia era a de contagiar a população em torno
de um mesmo objetivo: amar a sua nação. E deu certo, pois a vitória da Seleção Brasileira Masculina
de Futebol na primeira transmissão ao vivo de uma Copa do Mundo levou grande parte do país às ruas
para cantar versinhos patrióticos, o que foi uma grande vitória para a ditadura
militar.
UFANISMO: EXISTIU NA HISTÓRIA?
O nacionalismo exacerbado ou exagerado pode ser chamado de ufanismo e acontece
quando um político, uma cultura, a população de um país tem orgulho excessivo de seu
país, o que normalmente leva a medidas também exacerbadas. Normalmente é guiado pelo autoritarismo e
esforços para a proibição, expulsão e opressão a imigrantes. Além disso, é comum a criação de
inimigos externos ao país – reais ou não –, esforços militares – convocação da população a agir
militarmente, alistar-se e servir ao serviço –, muita propaganda, entre outros artifícios.
Uma das principais consequências desse sentimento nacionalista exagerado é o
sentimento de superioridade da sua cultura e do seu país frente a outros. Isso gera grandes
problemas de embates interiores ao país, como racismo, xenofobia e discriminação com imigrantes, por
exemplo.
ATIVIDADES
1-
No contexto do conteúdo acima, podemos definir que nacionalismo seja descrito
corretamente como:
a-(
) Um sentimento de amor pelo país e luta pela prosperidade econômica.
b-(
) Sentimento de amor e respeito pelos símbolos nacionais como o hino nacional e
a bandeira
de
outros países.
c-(
) O nacionalismo é uma ideologia política, uma corrente de pensamento que
valoriza todas as
características
de uma nação.
d-(
) Nacionalismo envolve somente o sentimento de patriotismo nos esportes como o
futebol e a
seleção
de um país.
2-
Entre os ideais nacionalistas NÃO se pode destacar:
a-(
) Preservação da Nação.
b-(
) Preservação das fronteiras do país.
c-(
) Nas manifestações culturais, opondo-se a todos os processos que possam
destruir essa
identidade
ou transformá-la.
d-(
) No incentivo a chegada de imigrantes de outros países e culturas
3-
O nacionalismo no Brasil foi instaurado no governo de Getúlio Vargas em sua
primeira passagem como presidente, e tinha as seguintes características:
a-(
) implementação de políticas populistas, a utilização de propaganda do seu
governo, a extrema
valorização
do território brasileiro, incentivo a industrialização do país.
b-(
) Incentivo às importações pois os produtos de fora eram mais baratos.
c-(
) Integração com outros países para troca de cultura e conhecimento.
d-(
) Todas as alternativas.
4- Defina o que é UFANISMO e como ele pode ser usado de forma negativa em uma nação.
https://www.youtube.com/watch?v=5b19VuS0muQ&t=5s
Los
pronombres posesivos
Tienen valor de posesión, o sea, indican a quien
pertenece una determinada cosa u objeto. Cada pronombre posesivo tiene una
relación con un pronombre personal de sujeto, pues la posesión puede ser
indicada por la persona que habla o hacer referencia a quien se habla.
Diferentemente del portugués, el español posee dos formas de posesivos: unos
que funcionan como determinantes átonos y tónicos (antepuestos al
nombre/sustantivo), también conocidos como pronombres adjetivos, y los posesivos
que van pospuestos al nombre o sustituyendo una oración o sintagma nominal.
Os pronomes possessivos têm valor de posse, ou seja,
indicam a quem pertence uma determinada coisa ou objeto. Cada pronome
possessivo tem uma relação com um pronome pessoal de sujeito, pois a posse pode
ser indicada pela pessoa que fala ou fazer referência a quem se fala.
Diferentemente do português, o espanhol possui duas formas de pronomes
possessivos: os que aparecem antes do substantivo, os possessivos determinantes
átonos e tônicos, também conhecidos como pronomes adjetivos, e os possessivos,
que aparecem depois do substantivo ou substituindo uma oração ou sintagma
nominal.
Para melhor compreensão assista o vídeo:
https://youtu.be/3fP541Qhfd0
ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Crea
tu propio diario
El Mercurio de los estudiantes es un concurso en el que
grupos de diez estudiantes, que cursan entre 7º básico y 1º medio, trabajan
durante aproximadamente cinco meses en la confección de un diario en internet.
Al fi- nal del periodo, la coordinación de El Mercurio de los estudiantes
evalúa los diarios y selecciona a los ganadores.
Los grupos se forman con estudiantes de distintas edades y, por tanto, de
diferentes cursos y cada colegio puede inscribir un máximo de tres equipos. Los
alumnos que participan en los equipos, todos ellos voluntarios, deben estar
comprometidos y motivados, dado que producir un diario requiere, además de
tiempo, un gran esfuerzo.
El objetivo de este programa es que los estudiantes ejerzan como reporteros y
salgan a la calle a buscar noticias, entrevistas, declaraciones y fotos. Por
ello, uno de los criterios fundamentales del jurado para la selección de los
diarios finalistas es que tengan contenidos originales y que todos los textos
se creen por los alumnos. No se aceptan textos copiados de otros medios ni
claramente manipulados por adultos.
Para la creación del diario los concursantes disponen de una aplicación en
internet, desarrollada especialmente para este concurso, que es igual para
todos los equipos. Esta aplicación funciona en base a 21 plantillas
pre-diseñadas que permiten dar al diario, en el momento de imprimirlo, un
diseño similar a El Mercurio. Durante todo el proceso los alumnos son asistidos
por monitores que, vía web, contestan todas sus inquietudes y les van haciendo
sugerencias de cómo mejorar su trabajo. (Adaptado de elmercuriodelosestudiantes.cl.
chile)
ATIVIDADES
1) El Mercurio de
los estudiantes es un programa en el que participan…
2) Los alumnos que
participan en el programa tienen que…
3) En Internet hay
un modelo de periódico que los concursantes…
4) La escritura
correcta para la expresión “21 planillas” es.
5) Para que sirven
los pronombres posesivos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário