SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

domingo, 5 de julho de 2020

EDICARLOS, LUIZ OTÁVIO E JACKSON - 10ª SEMANA

Para estabelecermos comunicação com outras pessoas se faz necessário elaborarmos frases, orações e períodos para informarmos os ouvintes sobre o que estamos pensando, por meio de um texto. Muitas vezes uma palavra faz papel de frase, tudo depende do contexto. Elas podem ser verbais e não verbais e têm a função de contribuir no processo de interlocução. Título: Frase, oração e período. Conteúdo: Frase, oração e período. Objetivos: Estabelecer a diferença entre frase, oração e período. Elaborar e empregar frase, oração e período em situações reais de comunicação, seja oral ou por escrito. Com os recursos da Internet como imagens, textos, conteúdos, atividades e a parceria dos professores da sala comum as adaptações das tarefas ficam mais fáceis. Que haja luzes em nossos caminhos! Que haja forças em nosso caminhar! "Que não percamos a ternura!" Bons estudos, nobres alunos!

Frase, oração e período.

Estudar as diferenças entre Frase, Oração e Período é importante para que possamos compreender a sintaxe da língua portuguesa, os enunciados e suas unidades.
Para que possamos compreender a sintaxe da Língua Portuguesa, ou seja, o conjunto das relações que as palavras estabelecem entre si, é necessário, antes de tudo, estudarmos a respeito dos enunciados e suas unidades, os quais apresentam características estruturais próprias: a Frase, a Oração e o Período. Vejamos cada um deles!
                   
FRASE
A frase pode ser definida por seu propósito comunicativo. Isso significa que Frase é todo enunciado capaz de transmitir, de traduzir sentidos completos em um contexto de comunicação, de interação verbal.

Observe algumas características das frases:

O início e o final da frase são marcados, na escrita, por pontuação específica (. ! ? …);

Na fala, o início e o final da frase são marcados por uma entoação característica. Não se esqueça de que a entoação é a forma como os falantes associam o contorno da expressividade, como é visto na frase interrogativa ou declarativa;

Podem ser elaboradas por uma única ou por várias palavras;
Podem apresentar um verbo ou não;
Na escrita, os limites da frase são indicados pela letra inicial maiúscula e pelo sinal de pontuação (. ! ? …).
Observe alguns exemplos de frases:
– Ai!
– Socorro!
– O quê?
– Mas que coisa terrível!
– Quanta bagunça...
– Que tragédia!
– Como assim?
– Tenho muito a fazer.
– Fogo!

Tipos de Frases
Frases interrogativas: Entonação de pergunta. Geralmente, é finalizada com ponto de interrogação (?). Exemplo: Que dia você volta?

Frases exclamativas: Entonação expressiva, reação mais exaltada. Geralmente, finalizada com ponto de exclamação ou reticências (! …). Exemplo: Que horror!

Frases declarativas: Não são marcadas pela entonação expressiva ou intencional. Geralmente apresentam declarações afirmativas ou negativas e são finalizadas com o ponto final (.). Exemplo: Amanhã não poderei levantar.

Frases imperativas: Enunciado que traz um verbo no modo imperativo. Geralmente sugere uma ordem e é finalizado pelos pontos de exclamação e final (! .). Exemplo: Fale mais baixo!

ORAÇÃO
A oração é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade, a oração é caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo. Geralmente, a oração apresenta um sujeito, termos essenciais, integrantes ou acessórios.

Observe alguns exemplos de orações:

– Corra!
– Esses doces parecem muito gostosos.
– Chove muito no inverno.

PERÍODO
O período é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado construído por uma ou mais orações e possui sentido completo. Na fala, o início e o final do período são marcados pela entonação e, na escrita, são marcados pela letra maiúscula inicial e a pontuação específica que delimita sua extensão. Os períodos podem ser simples ou compostos. Vejamos cada um deles:

Período simples
Os períodos simples são aqueles constituídos por uma oração, ou seja, um enunciado com apenas um verbo e sentido completo. Exemplo: Os dias de verão são muito longos! (verbo ser)

Período composto
Os períodos compostos são aqueles constituídos por mais de uma oração, ou seja, dois ou mais verbos. Exemplo: Mariana me ligou para dizer que não virá mais tarde. (Período composto por três orações: verbos ligar, dizer e vir.)

Atividades de fixação:

1. Leia os enunciados abaixo e classifique quem é FRASEORAÇÃO ou PERÍODO:

a) Que medo!  (______________________)
b) Ele chutou a porta. (__________________)
c) Coitadinho do garoto que perdeu a mãe e fui expulso da escola! (_________________)
d) O povo odeia os governantes corruptos. (__________________________)
e) Transmitirei o recado a sua namorada porque gosto de você. (___________________)
f) Coragem, companheiro! (_______________________)
g) Que voz estranha! (___________________________)
h) A lanterna produzia boa claridade, mas mesmo assim não achei o que procurava. (_________)
i) Luizinho, não! (____________________)
j) As risadas não eram normais. (______________________)
k) Que alívio, meu Deus! (______________________)
l) Mano, que golaço! (_____________________)
m) Vocês assistiram à transmissão do jogo pela tevê? (________________________)
n) Em vez de nadar, preferiram jogar bola. (_____________________)
o) O futebol povo paixão pelo tem brasileiro. (_______________________)
p) Correram para a garagem e entraram no carro. (_____________________)
q) O sobre verde era gramado céu. (______________________)
r) Clara passeava com as crianças no jardim. (___________________)
s) Mão Luizinho trêmula. (______________________)
t) Fui, vim e venci. (_______________________)
u) Sois anjo que me tenta e não me guarda. (__________________)
v) Diga logo se vai poder sair hoje comigo. (_____________________)

2) Considerando os conhecimentos sobre frase, oração e período, elabore 1 frase, 1 oração e 1 período para cada gravura.

a) 
 ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
                              b)
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
                               c)

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Crie um belo desenho sobre a Natureza e elabore um pequeno texto sobre a importância de preservá-la, empregando frases, orações e períodos.


A vida em pétalas douradas
Leves como as borboletas
Deixa a existência encantada
Em todos os lugares do Planeta.
Prof.ª MSc Maria Nazaré Ribon Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário