Para estabelecermos comunicação com outras pessoas se faz necessário elaborarmos frases, orações e períodos para informarmos os ouvintes sobre o que estamos pensando, por meio de um texto. Muitas vezes uma palavra faz papel de frase, tudo depende do contexto. Elas podem ser verbais e não verbais e têm a função de contribuir no processo de interlocução. Título: Frase, oração e período. Conteúdo: Frase, oração e período. Objetivos: Estabelecer
a diferença entre frase, oração e período. Elaborar e empregar frase, oração e período em situações
reais de comunicação, seja oral ou por escrito. Com os recursos da Internet como imagens, textos, conteúdos, atividades e a parceria dos professores da sala comum as adaptações das tarefas ficam mais fáceis. Que haja luzes em nossos caminhos! Que haja forças em nosso caminhar! "Que não percamos a ternura!" Bons estudos, nobres alunos!
Frase, oração e
período.
Estudar
as diferenças entre Frase, Oração e Período é importante para que possamos
compreender a sintaxe da língua portuguesa, os enunciados e suas unidades.
Para
que possamos compreender a sintaxe da Língua Portuguesa, ou seja, o conjunto
das relações que as palavras estabelecem entre si, é necessário, antes de tudo,
estudarmos a respeito dos enunciados e suas unidades, os quais apresentam
características estruturais próprias: a Frase, a Oração e o Período. Vejamos
cada um deles!
FRASE
A
frase pode ser definida por seu propósito comunicativo. Isso significa que
Frase é todo enunciado capaz de transmitir, de traduzir sentidos completos em
um contexto de comunicação, de interação verbal.
Observe
algumas características das frases:
O
início e o final da frase são marcados, na escrita, por pontuação específica (.
! ? …);
Na
fala, o início e o final da frase são marcados por uma entoação característica.
Não se esqueça de que a entoação é a forma como os falantes associam o contorno
da expressividade, como é visto na frase interrogativa ou declarativa;
Podem
ser elaboradas por uma única ou por várias palavras;
Podem
apresentar um verbo ou não;
Na
escrita, os limites da frase são indicados pela letra inicial maiúscula e pelo
sinal de pontuação (. ! ? …).
Observe
alguns exemplos de frases:
–
Ai!
–
Socorro!
– O
quê?
–
Mas que coisa terrível!
–
Quanta bagunça...
–
Que tragédia!
–
Como assim?
–
Tenho muito a fazer.
–
Fogo!
Tipos de Frases
Frases
interrogativas: Entonação de pergunta. Geralmente, é finalizada com ponto de
interrogação (?). Exemplo: Que dia você volta?
Frases
exclamativas: Entonação expressiva, reação mais exaltada. Geralmente,
finalizada com ponto de exclamação ou reticências (! …). Exemplo: Que horror!
Frases
declarativas: Não são marcadas pela entonação expressiva ou intencional.
Geralmente apresentam declarações afirmativas ou negativas e são finalizadas
com o ponto final (.). Exemplo: Amanhã não poderei levantar.
Frases
imperativas: Enunciado que traz um verbo no modo imperativo. Geralmente sugere
uma ordem e é finalizado pelos pontos de exclamação e final (! .). Exemplo:
Fale mais baixo!
ORAÇÃO
A
oração é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado linguístico cuja
estrutura caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na
verdade, a oração é caracterizada, sintaticamente, pela presença de um
predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo.
Geralmente, a oração apresenta um sujeito, termos essenciais, integrantes ou
acessórios.
Observe
alguns exemplos de orações:
–
Corra!
–
Esses doces parecem muito gostosos.
–
Chove muito no inverno.
PERÍODO
O
período é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado construído por uma ou
mais orações e possui sentido completo. Na fala, o início e o final do período
são marcados pela entonação e, na escrita, são marcados pela letra maiúscula
inicial e a pontuação específica que delimita sua extensão. Os períodos podem
ser simples ou compostos. Vejamos cada um deles:
Período simples
Os
períodos simples são aqueles constituídos por uma oração, ou seja, um enunciado
com apenas um verbo e sentido completo. Exemplo: Os dias de verão são muito
longos! (verbo ser)
Período composto
Os
períodos compostos são aqueles constituídos por mais de uma oração, ou seja,
dois ou mais verbos. Exemplo: Mariana me ligou para dizer que não virá mais
tarde. (Período composto por três orações: verbos ligar, dizer e vir.)
Atividades de fixação:
1. Leia os enunciados abaixo e
classifique quem é FRASE, ORAÇÃO ou PERÍODO:
a) Que medo!
(______________________)
b) Ele chutou a porta. (__________________)
c) Coitadinho do garoto que perdeu a mãe e fui expulso da escola! (_________________)
d) O povo odeia os governantes corruptos. (__________________________)
e) Transmitirei o recado a sua namorada porque gosto de você.
(___________________)
f) Coragem, companheiro! (_______________________)
g) Que voz estranha! (___________________________)
h) A lanterna produzia boa claridade, mas mesmo assim não achei o que
procurava. (_________)
i) Luizinho, não! (____________________)
j) As risadas não eram normais. (______________________)
k) Que alívio, meu Deus! (______________________)
l) Mano, que golaço! (_____________________)
m) Vocês assistiram à transmissão do jogo pela tevê?
(________________________)
n) Em vez de nadar, preferiram jogar bola. (_____________________)
o) O futebol povo paixão pelo tem brasileiro. (_______________________)
p) Correram para a garagem e entraram no carro. (_____________________)
q) O sobre verde era gramado céu. (______________________)
r) Clara passeava com as crianças no jardim. (___________________)
s) Mão Luizinho trêmula. (______________________)
t) Fui, vim e venci. (_______________________)
u) Sois anjo que me tenta e não me guarda. (__________________)
v) Diga logo se vai poder sair hoje comigo. (_____________________)
2) Considerando os conhecimentos
sobre frase, oração e período, elabore 1 frase, 1 oração e 1 período para cada
gravura.
a)
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Crie um belo desenho sobre a Natureza e
elabore um pequeno texto sobre a importância de preservá-la, empregando frases,
orações e períodos.
A vida em pétalas douradas
Leves como as borboletas
Deixa a existência encantada
Em todos os lugares do Planeta.
Prof.ª MSc Maria Nazaré Ribon Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário