SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

ALDAIR E MARIA EDUARDA - 2ªV01 - 30 E 31 SEMANAS

 Escrever corretamente, seguindo as regras gramaticais. Fazendo as devidas concordâncias verbais e nominais, obedecer aos significados dos "porquês", empregando o rr, ss, sc, x, z... Empregando as regências verbais e nominais para dá o verdadeiro sentido às frases, enfim, se fazer entender por meio da escrita de um texto coerente. Um texto que exprima opiniões, sentimentos, que passe informações ou tente convencer o leitor sobre seu ponto de vista sobre uma determinada tese. Pode ser um texto para encantar e fazer o leitor feliz. Pode ser um texto real ou um texto imaginário. Tudo em nome do processo de comunicação. Disciplinas: Ler e entender textos que tratam sobre o racismo. Entender a importância da Filosofia para a formação do senso crítico.  Entender que todos os cidadãos têm direitos e deveres. Professores: Mariana, Aparecida Campos e Fabrícia. Que todos os cidadãos tenham seus direitos respeitados! Que todos os cidadãos saibam que precisam cumprir com os seus deveres! Que não percamos o foco! Bons estudos, nobres alunos!

Atividades de Língua Portuguesa

Perguntas para Glória Maria (sobre racismo):
Leia o texto e responda as questões de 1 à 7:
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, neste 20 de novembro. Convidamos a primeira repórter negra de projeção na TV, Glória Maria – a atemporal, segura, presente e eterna jornalista – para falar do racismo: “Já vivenciei todas as caras do racismo na minha vida”, disse. Glória já teve passagens cruéis, como em 1976, quando processou um hotel (fazendo uso da Lei Afonso Arinos) depois de ter sido impedida de entrar pela porta da frente e orientada a usar o elevador dos fundos.

Ou outras surpreendentes: “Quando estive no interior da Sérvia e fui conversar com uma velhinha, descobri que ela nunca tinha visto um preto na vida; ela não sabia que existia gente diferente dela. Sua alegria quando me descobriu foi inacreditável, percebendo a diferença e que o mundo poderia ser muito mais bonito. Ela não queria mais me deixar ir embora”, diz. Glória comenta, ainda, casos recentes, como o do colega William Waack e da ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois. (Foto: Luiz Roberto Kauffmann)
Fonte: https://lulacerda.ig.com.br/dez-perguntas-para-gloria-maria-sobre-racismo/
- Você acha que a educação pode melhorar o racismo?
Precisamos ter a consciência de que somos todos iguais. Mesmo as pessoas brancas, entre si, se sentem umas melhores que as outras; com relação aos negros, esse sentimento é elevado à potencialidade. Se assim fosse, não existiria racista educado, ou seja, independe da educação: conheço pessoas cultas, educadas, mas racistas. O que precisa haver é a consciência da igualdade, de que o outro é igual a você, para que não exista o sentimento de racismo, que continua explícito, claro e transparente – só não existe para quem não é vítima desse sentimento.
- Você viaja o mundo inteiro. O que apontaria de diferenças entre o comportamento dos brasileiros e o de outros povos?
O racismo no Brasil é muito mais grave, muito mais cruel, porque parte da desinformação e do egoísmo. Em outros países, existe, mas, quando acontece, é direto – temos como nos defender; você reconhece o inimigo e fica mais fácil lidar com ele. No nosso país, as pessoas, além de racistas, são covardes. A grande maioria prefere dizer que o racismo não existe, e, muitas vezes, fala que ele tem um motorista preto, uma babá preta, uma empregada preta e que essas pessoas são aceitas em suas casas – sei, como inferiores!
- O que esse feriado de Dia da Consciência negra pode trazer?
Desde o momento em que mexe na ferida, abre um espaço maior para a discussão – esse é um caminho. O grande problema de nós, negros, é a invisibilidade. Você não precisa se preocupar com aquilo que não vê ou acredita que não exista. Um dia como este, mesmo para as pessoas que preferem jogar o assunto pra baixo do tapete, ainda que por alguns segundos, ela tem de pensar, e mesmo que, a longuíssimo prazo, pode modificar o problema racial.
-Você já percebeu qualquer gesto de discriminação com as suas filhas?
Claro que já. Ensino a elas que existe gente de todas as cores e que todo mundo é igual, mas, ao mesmo tempo, tento prepará-las para a dor. Elas estudam em escolas de elite; na sala, são praticamente as únicas negras. A Laura e a Maria (de 8 e 9 anos) já vieram questionar por que elas não têm o cabelo loiro, liso e por que a pele é diferente. Eu explico que ninguém é igual. A única esperança que tenho, e que me deixa um pouco otimista, é que, pelo menos, minhas filhas convivem com crianças de alma aberta e pura. Acredito mesmo, que elas possam mudar a situação.
- O que significa a cor da pele?
Pra mim, a cor da pele nada significa porque eu costumo ver a alma – o que me interessa é o caráter e a capacidade de amar. No mundo em que vivemos, de competição e exclusão, esse tipo de sentimento não significa nada.
1- A qual gênero textual se refere o texto lido:
2- Glória Maria – a atemporal, segura, presente e eterna jornalista, no texto fala sobre:
3- O dia da Consciência Negra no Brasil é celebrado:
4- Complete a frase de acordo com a entrevista realizada com a repórter: O que precisa haver é a _____________________________, de que o outro é igual a você, para que não exista o sentimento de racismo, que continua explícito, claro e transparente – só não existe para quem não é vítima desse sentimento.
5- Ao ser questionada: Por que as filhas não têm o cabelo loiro, liso e por que a pele é diferente. O que Glória Maria respondeu?
6 - De acordo com texto, complete a frase: Para mim, a cor da pele nada significa porque eu costumo ver a alma – o que me interessa é ________________________.
- Leia o significado: O que é empatia? É quando a pessoa se coloca no lugar do outro. É entender os sentimentos da outra pessoa, com compreensão e respeito.
7- Quem pratica o racismo tem Empatia com o próximo? Por quê?
Leia o texto e responda as questões 8 à 10:
O que fazer em caso de discriminação.

Não fique calado, denuncie!

Mantenha a calma e não revide com agressão física ou verbal.
Anote a data, horário e local da agressão e o nome e endereço do agressor.
Dirija-se, de preferência com testemunhas ou provas, a delegacia de polícia mais próxima e registre ocorrênçia;
Denuncie no Disque Direitos Humanos: Disque 100 (ligação gratuita);
Denúncie também no e-mail ouvidoria@seppir.gov.br, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República;
Conheça seus direitos

A Constituição Federal no seu Art. 5° inciso XLII, determina que "a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito de reclusão nos termos da lei"
Art. 3° Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: (...). - IV Promover o bem estar de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Art. 5° - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, a liberdade, a igualdade, a segurança e a prosperidade...(...). - XLI A lei punirá a qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais.
Fonte: https://www.mpma.mp.br/index.php/mnu-caop-dh-campanha-racismo
8- De acordo com a leitura do texto, para registar a ocorrência é necessário ter anotado:
9- Complete a frase: De acordo com a leitura do texto, para registar a ocorrência é necessário também, dirigir-se à polícia com_______________.
10 - As denúncias podem ser realizadas, através do(a):

Atividades de Filosofia

Leia com muita atenção a tirinha:



Filosofia é um campo do conhecimento que estuda a existência humana e o saber por meio da análise racional. Do grego, o termo filosofia significa “amor ao conhecimento”.

ATIVIDADE DE FILOSOFIA

Questão 01) A partir da tirinha e do pequeno texto. Em sua opinião, o que é filosofia?

 ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividades de Sociologia

https://www.youtube.com/watch?v=-OR1JCKUoaI&feature=emb_logo

Observe a charge abaixo:
Ao falarmos de direitos civis, é importante saber que eles estão associados à integridade individual assim como às liberdades civis, essenciais para que todo cidadão usufrua do direito à vida e dos demais direitos naturais, originalmente defendidos por Locke. Além do direito à liberdade individual e à vida, há muitos outros, como o de ir e vir, o de liberdade religiosa, o de privacidade, o direito à propriedade etc. Direitos políticos os direitos políticos, juntamente com os direitos civis, são importantes para garantir a participação do cidadão na sociedade e no governo, impedindo excessos por parte do poder. Dentre os direitos políticos, o mais visível e conhecido é o direito ao voto. Tão importantes quanto este, são os direitos à livre organização política e à liberdade de expressão. Direitos sociais por fim, temos os direitos sociais, muitas vezes confundidos com os direitos políticos. São de caráter coletivo, procurando igualar as condições de vida dos cidadãos que compõem a sociedade, visando a uma melhor distribuição de renda, para garantir maior igualdade e harmonia. Assim, dentre os direitos sociais, os mais conhecidos são o direito à educação, ao trabalho e à remuneração dignos e à saúde, todos eles de competência do poder público (federal, estadual, municipal), cuja legislação visa atender às exigências dos cidadãos, que, em contrapartida, devem se comprometer a preservá-los.
1-A charge de Miguel Paiva, publicada no dia da promulgação da atual Constituição brasileira, aponta para a contradição entre realidade social e garantias legais. No Brasil, o acesso aos direitos de cidadania é limitado fundamentalmente pelo seguinte fator: *
0 pontos
2- Em relação especificamente aos direitos civis, assinale a alternativa correta: *
0 pontos
Exalar a beleza da maciez 
Nas cores vivas e felizes
Na grandeza sutil e alegre
Da sábia natureza.