SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

PABLO - 9M01- 30 E 31 SEMANAS

 O diferente. Tanto se discute e se fala sobre o diferente. Se fôssemos todos iguais, qual seria o assunto a ser discutido? Será que ser preconceituoso traz alegria e felicidade para aqueles que alimentam este sentimento? Você tem irmãos, irmãs, tios, tias, avós, primos e primas, pai e mãe? E aí, são todos iguais e possuem o mesmo perfil, o mesmo cabelo, os mesmos olhos, o mesmo tom de pele, a mesma boca e o mesmo nariz? Nem em uma família o Ser Humano consegue ser igual ao outro. Nem irmãos univitelinos... Somos múltiplos, somos diversos, distintos, cada um com seu jeito único de ser. Para que tantos desencontros! Tantas dores! Tantos dissabores e, nome de que mesmo? Tanta violência e tanta incompreensão, para que mesmo? Já imaginou se todas as pessoas fossem produzidas em larga escala e, se você fosse o molde tanto na aparência quanto no caráter? Você se suportaria? Disciplinas: Língua Portuguesa, História, Matemática, Inglês e Geografia. Objetivos: Conhecer um pouco da gramática normativa. Identificar alguns elementos que fazem parte da nossa história e da nossa origem étnica. Empregar os conhecimentos matemáticos na solução de problemas. Interpretar cartum. Entender como aconteceu o surgimento da capoeira. Professores: Luana, Geraldo, Wanderley, Flávia e Jeande. Que aprendemos a ensinar as nossas crianças o sentimento do amor. Que não percamos o foco. Bons estudos, nobre aluno!  

Atividades de Língua Portuguesa

1)    Escreva uma frase para cada ação dos desenhos:


2) Ligue o sujeito ao predicado, ou seja, quem fez à sua ação:



Atividades de História 30 e 31 semanas

 LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES E RESPONDA CORRETAMENTE.

1-           Pinte a resposta correta:

a)           Quando os portugueses chegaram no Brasil em 1500 eles vieram utilizando qual meio de transporte?

                


            


                                            

2-  Ao chegarem aqui nas terras do Brasil, o que eles encontraram?


 


                                                       

3-      A primeira coisa que os portugueses exploraram nas terras do Brasil para ganhar dinheiro foi:

 


                                 

4-     O Brasil é o nosso país, mas você consegue identificar qual é a bandeira  que representa o estado que nós vivemos? Pinte corretamente a bandeira que representa o nosso estado.

 




5-    Os primeiros habitantes do Brasil foram os Índios, eles nos deram muitas contribuições importantes. Marque com X os produtos  de origem indígena que nós consumimos até hoje.       

(     )    


                                               (    )

                                                                 (     )


                                                                (     )

        6-     A cultura dos indígenas é muito importante para nossa sociedade. Assinale abaixo um elemento que pertence a cultura de origem indígena.

(     )


(    )

(      )

Atividades de Matemática

  Porcentagem:

1 - Para escrever porcentagem na forma de fração.

60% =                  45% =

Agora escreva na forma de fração as porcentagens. 

a)    34%                               b) 5%                              c) 10%                         d) 80%

 2) O gráfico abaixo mostra o resultado da votação para representante das salas do 5º ano no grêmio de uma escola


3 - Observe o exemplo e calcule cada porcentagem a seguir.

                  

Atividades de Língua Inglesa


 1 – Quanto ao Cartoon acima, é correto afirmar que:

a) You kids não faz alusão a jovens, de modo geral.

b) A palavra boomer faz referência aos baby boomers, pessoas nascidas no período de 1946-1964.

c) A palavra boomer poderia ser substituída por bummer sem modificação no sentido da fala do personagem.

d) Okay boomer sinaliza concordância.

  2 – Quanto ao Cartoon acima, é incorreto inferir que:

a) O cartoon retrata o período de férias escolares conhecido nos Estados Unidos da América como Spring Break.

b) O cartoon não faz alusão, especificamente, à estação do ano Primavera.

c) O personagem, supostamente infectado pelo coronavírus, alerta para a necessidade de não se gerar pânico entre as pessoas.

d) O contexto em questão (em que há uma pessoa de mais idade infectada pelo vírus COVID-19) versa sobre recomendação dada a jovens praieiros no sentido de tomarem o devido cuidado. No entanto, o cartoon é composto, em verdade, de uma miscelânea de ironias, sendo o elemento principal dessa mistura o que segue: pessoa já infectada alertando como se comportar para não contrair a doença.

 Atividades de Geografia

 Dia Nacional da Consciência Negra

 A história da capoeira

 A história da capoeira começou há muito tempo atrás quando no Brasil os negros eram escravizados para trabalharem nas fazendas. Esses escravos eram trazidos da África onde eram capturados e colocados nos navios negreiros, embarcações utilizadas para transportar os negros pelo Oceano Atlântico. Chegando aqui os negros eram comprados como mercadoria pelos senhores de engenho que os obrigava a trabalhar na plantação de cana de açúcar sem receber nada por isso. A grande maioria desses negros era vigiada e castigada pelos feitores, que eram homens brancos e de confiança dos donos das fazendas. Sofrendo pelos maus tratos, pelo trabalho forçado, pela saudade de sua terra e por doenças, muitos desses negros se revoltavam e fugiam para as matas formando os quilombos. Para capturar esses fugitivos os senhores de engenho contavam com a ajuda dos capitães do mato que eram negros armados que recebiam dinheiro por essa tarefa. Ao serem recapturados os escravos eram levados para o tronco para serem castigados com várias chibatadas, novamente colocados para o trabalho na lavoura eles passaram a ensinar a capoeira para os outros escravos. Como eram proibidos

de praticar qual quer tipo de luta, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas combinadas com os golpes de ataque e defesa. Como podemos ver a criação da capoeira além de servir como uma arma de luta contra a opressão também contribuiu para manter a tradição cultural dos negros africanos. Vista como uma dança pelos senhores de engenho sua prática era permitida, nos terreiros perto das senzalas locais onde os escravos eram recolhidos para dormir.

 A palavra capoeira é originária do Tupi e refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugeri do que a capoeira obtivesse o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais que tinham escravos.

 A capoeira é uma expressão cultural Afro-brasileira que mistura a luta, a dança, a cultura popular e a música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música.

 A música é um componente fundamental da capoeira. Foi introduzida como forma de ludibriar os senhores de engenho, fazendo-os acreditar que os escravos estavam dançando e cantando, quando na verdade também estavam treinando golpes para se defenderem. Ela determina o ritmo e o estilo do jogo que é jogado durante a roda de capoeira. A música é composta de instrumentos e de canções, podendo o ritmo variar de acordo com o Toque de Capoeira: de bem lento (Angola) a bastante acelerado (São Bento Grande). Muitas canções são na forma de pequenas estrofes intercaladas por um refrão, enquanto outras vêm na forma de longas narrativas (ladainhas). As canções de capoeira têm assuntos dos mais variados.

 Algumas canções são sobre histórias de capoeiristas famosos, outras podem falar do cotidiano de uma lavadeira. Algumas canções são sobre o que está acontecendo na roda de capoeira, outras sobre a vida ou um amor perdido, e outras ainda são alegres e falam de coisas tolas, cantadas apenas para se divertir. Os capoeiristas mudam o estilo das canções frequentemente de acordo com o ritmo do berimbau. Desta maneira, é na verdade a música que comanda a capoeira, e não só no ritmo mas também no conteúdo.

 Os instrumentos são tocados numa linha chamada bateria. O principal instrumento é o berimbau, que é feito de um bastão de madeira envergado por um cabo de aço em forma de arco e uma cabaça usada como caixa de reverberação. O berimbau varia de afinação, podendo ser o Berimbau Gunga (mais grave), Médio (médio) e viola (mais agudo). Os outros instrumentos são: pandeiro, atabaque, caxixi e com menos frequência o ganzá e o agogô.

 Para jogar a capoeira os capoeiristas se perfilam na roda de capoeira batendo palma no ritmo do berimbau e cantando a música enquanto dois capoeiristas jogam capoeira. O jogo entre dois capoeiristas pode terminar ao comando do capoeirista no berimbau ou quando algum capoeirista da roda entra entre os dois e inicia um novo jogo com um deles.

 Em geral a capoeira não busca destruir o oponente, de maneira geral o capoeirista prefere mostrar sua superioridade "marcando" o golpe no oponente sem, no entanto, completá-lo. Se o seu oponente não pode evitar um ataque lento, não existe razão para utilizar um golpe mais rápido.

 A ginga é o movimento básico da capoeira, é um movimento de pernas no ritmo do toque que lembra uma dança, porém capoeiristas experientes raramente ficam gingando estão constantemente atacando, defendendo, e "floreando" (movimentos acrobáticos). Além da ginga são muito comuns os chutes em rotação, rasteiras, golpes com as mãos, cabeçadas, esquivas, saltos, mortais, giros apoiados nas mãos e na cabeça, movimentos acrobáticos e de grande elasticidade e movimentos próximos ao solo.

 Atividades

1)    Encontre as palavras destacadas no caça palavras

A grandeza das cores leves
Enchem os olhos de alegria
Como as rimas encantadas
De uma bela e doce poesia...
Prof.ª MSc Maria Nazaré Ribon Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário