O diferente. Tanto se discute e se fala sobre o diferente. Se fôssemos todos iguais, qual seria o assunto a ser discutido? Será que ser preconceituoso traz alegria e felicidade para aqueles que alimentam este sentimento? Você tem irmãos, irmãs, tios, tias, avós, primos e primas, pai e mãe? E aí, são todos iguais e possuem o mesmo perfil, o mesmo cabelo, os mesmos olhos, o mesmo tom de pele, a mesma boca e o mesmo nariz? Nem em uma família o Ser Humano consegue ser igual ao outro. Nem irmãos univitelinos... Somos múltiplos, somos diversos, distintos, cada um com seu jeito único de ser. Para que tantos desencontros! Tantas dores! Tantos dissabores e, nome de que mesmo? Tanta violência e tanta incompreensão, para que mesmo? Já imaginou se todas as pessoas fossem produzidas em larga escala e, se você fosse o molde tanto na aparência quanto no caráter? Você se suportaria? Disciplinas: Língua Portuguesa, História, Matemática, Inglês e Geografia. Objetivos: Conhecer um pouco da gramática normativa. Identificar alguns elementos que fazem parte da nossa história e da nossa origem étnica. Empregar os conhecimentos matemáticos na solução de problemas. Interpretar cartum. Entender como aconteceu o surgimento da capoeira. Professores: Luana, Geraldo, Wanderley, Flávia e Jeande. Que aprendemos a ensinar as nossas crianças o sentimento do amor. Que não percamos o foco. Bons estudos, nobre aluno!
Atividades de Língua Portuguesa
1) Escreva uma frase para cada ação dos desenhos:
Atividades
de História 30 e 31 semanas
LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES E RESPONDA CORRETAMENTE.
1-
Pinte a resposta correta:
a) Quando os portugueses chegaram no Brasil em 1500 eles vieram utilizando qual meio de transporte?
2- Ao chegarem aqui nas terras do Brasil, o que eles encontraram?
3- A primeira coisa que os portugueses exploraram nas terras do Brasil para ganhar dinheiro foi:
4- O Brasil é o nosso país, mas você consegue identificar qual é a bandeira que representa o estado que nós vivemos? Pinte corretamente a bandeira que representa o nosso estado.
5- Os primeiros habitantes do Brasil foram os Índios, eles nos deram muitas contribuições importantes. Marque com X os produtos de origem indígena que nós consumimos até hoje.
( )
6- A cultura dos indígenas é muito importante para nossa sociedade. Assinale abaixo um elemento que pertence a cultura de origem indígena.
( )
Atividades de Matemática
Porcentagem:
1 - Para escrever
porcentagem na forma de fração.
60% = 45% =
Agora escreva na forma de fração as porcentagens.
a) 34% b) 5% c) 10% d) 80%
2) O gráfico abaixo mostra o resultado da votação para representante das salas do 5º ano no grêmio de uma escola
3 - Observe o exemplo e calcule cada porcentagem a seguir.
Atividades
de Língua Inglesa
a) You kids não faz alusão a
jovens, de modo geral.
b) A palavra boomer faz
referência aos baby boomers, pessoas nascidas no período de
1946-1964.
c) A palavra boomer poderia
ser substituída por bummer sem modificação no sentido da fala
do personagem.
d) Okay boomer sinaliza
concordância.
2 – Quanto ao Cartoon acima, é incorreto inferir que:
a) O cartoon retrata o período de férias
escolares conhecido nos Estados Unidos da América como Spring Break.
b) O cartoon não faz alusão, especificamente,
à estação do ano Primavera.
c) O personagem, supostamente infectado pelo
coronavírus, alerta para a necessidade de não se gerar pânico entre as pessoas.
d) O contexto em questão (em que há uma pessoa
de mais idade infectada pelo vírus COVID-19) versa sobre recomendação dada a
jovens praieiros no sentido de tomarem o devido cuidado. No entanto, o cartoon
é composto, em verdade, de uma miscelânea de ironias, sendo o elemento
principal dessa mistura o que segue: pessoa já infectada alertando como se
comportar para não contrair a doença.
Atividades de Geografia
Dia Nacional da Consciência Negra
A história da capoeira
A história da capoeira começou há muito tempo atrás quando no Brasil os negros eram escravizados para trabalharem nas fazendas. Esses escravos eram trazidos da África onde eram capturados e colocados nos navios negreiros, embarcações utilizadas para transportar os negros pelo Oceano Atlântico. Chegando aqui os negros eram comprados como mercadoria pelos senhores de engenho que os obrigava a trabalhar na plantação de cana de açúcar sem receber nada por isso. A grande maioria desses negros era vigiada e castigada pelos feitores, que eram homens brancos e de confiança dos donos das fazendas. Sofrendo pelos maus tratos, pelo trabalho forçado, pela saudade de sua terra e por doenças, muitos desses negros se revoltavam e fugiam para as matas formando os quilombos. Para capturar esses fugitivos os senhores de engenho contavam com a ajuda dos capitães do mato que eram negros armados que recebiam dinheiro por essa tarefa. Ao serem recapturados os escravos eram levados para o tronco para serem castigados com várias chibatadas, novamente colocados para o trabalho na lavoura eles passaram a ensinar a capoeira para os outros escravos. Como eram proibidos
de praticar qual quer tipo de luta, os escravos utilizaram o ritmo e os
movimentos de suas danças africanas combinadas com os golpes de ataque e
defesa. Como podemos ver a criação da capoeira além de servir como uma arma de
luta contra a opressão também contribuiu para manter a tradição cultural dos
negros africanos. Vista como uma dança pelos senhores de engenho sua prática
era permitida, nos terreiros perto das senzalas locais onde os escravos eram
recolhidos para dormir.
1) Encontre as palavras destacadas no caça
palavras
Nenhum comentário:
Postar um comentário