SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

JACKSON E EDICARLOS - 7ªV01 - 30 E 31 SEMANAS

 "Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar." (Nelson Mandela). Se todos tomarmos esta consciência, venceremos as questões do preconceito. Às vezes um questionamento surge "Em nosso Brasil, a maioria tem trisavós bisavós, avós de origem negra, e a pele branca." Isto não quer dizer que você seja branco e se você alimenta o preconceito contra as pessoas de pele negra, você está sendo preconceituoso com você mesmo e com sua família. Antes de perpetuar o preconceito para seus filhos e netos, procure saber sobre suas origens. E, mesmo que você não tenha um antepassado afrodescendente, você já se perguntou: qual é a origem desse seu preconceito? Ele tem alguma importância para a sua vida? Acrescenta algo positivo a ela? Ele traz felicidade para você e sua família? Ele faz com que você se sinta melhor perante a humanidade? E aí, vale a pena perpetuar este sentimento? Somos Humanos, sofremos com as mesmas tristezas e nos alegramos com as mesmas alegrias... Somos Humanos é, vivemos ao Sol escaldante e ao frio cortante, é natural que sejamos diferentes na cor. Nossa essência divina é igual. Disciplinas: Língua Portuguesa, Inglês, Matemática, Geografia e História. Objetivos: Interpretar contos. Interpretar tirinhas. Empregar conhecimentos matemáticos na solução de problemas. Conhecer os continentes do Planeta Terra. Identificar alguns elementos que fazem parte da nossa história e da nossa origem étnica. Que saibamos ensinar as nossas crianças a amar. Que não percamos o foco! Bons estudos, nobres alunos!


ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA

1. Leia atentamente as questões antes de respondê-las.

2. Em caso de dúvida, procure o professor através das redes sociais.

 Atividade - Conto Africano

 UNU NILE – Todos Vocês (Conto africano)

            Depois de formar a Terra, o Criador, todos os meses, realizava uma festa no céu para as aves, pois a mãe-terra ainda era jovem e não havia árvores frutíferas suficientes para alimentar a todas. Ele também aproveitava a ocasião para agradecer as aves pelos seus lindos cantos, dia e noite. Nesses tempos, a tartaruga vivia se queixando, pois fora criada com muito peso nas costas, suas pernas eram tão curtas que quase não conseguia se locomover e, ainda por cima, precisava andar muito atrás de comida. Todos os dias, queixava-se:

— Se eu tivesse asas, tudo seria diferente... A minha vida seria mais fácil.

Enquanto as aves, do alto das árvores, comiam frutas, a tartaruga, embaixo, lamentava a sua sorte, pois tinha que se contentar com os restos que caíam dos bicos delas.

De tanto ouvirem as lamentações da tartaruga, as aves fizeram uma reunião e decidiram ajudá-la. Cada uma doou uma de suas penas para confeccionar o melhor par de asas para o pobre réptil e ensiná-lo a voar.

A partir daquele dia, a vida da tartaruga mudou. Passou a fazer tudo que sempre havia desejado: voava de árvore em árvore, comendo as melhores frutas. Ela zombava dos animais que não tinham asas, pois não se considerava mais um réptil, mas uma ave. Deixou-se dominar pelo orgulho.

Na véspera da viagem para o céu, as aves convidaram a tartaruga para a festa do Criador, reservada só para os animais que voavam.

Egoísta e ingrata, a tartaruga ficou matutando um modo de comer o melhor da festa.

Antes da viagem, ela disse às aves que o céu era um lugar especial e, portanto, deveriam entrar lá de um modo especial. Propôs que cada uma escolhesse um novo nome. As aves  ceitaram e todas escolheram um novo nome, cada um mais bonito do que o outro. A tartaruga ficou por último e disse que seu novo nome era Todos Vocês. As aves acharam aquele nome muito estranho, mas ninguém se importou.

Durante a viagem, a tartaruga fez questão que cada uma repetisse seu novo nome muitas vezes para que não se esquecessem. Chegando ao céu, todas assinaram o livro de presença com seu nome novo. Sentaram-se à mesa, o Criador agradeceu a todas pelos seus belos cantos e mostrou-lhes as iguarias preparadas para elas. Terminado o discurso, a tartaruga levantou e perguntou ao Criador para quem ele fizera todas aquelas delícias. Ele respondeu:

— Para todos vocês!

Nesse momento, a tartaruga lembrou as aves do seu novo nome: Todos Vocês; portanto, a mesa posta era só para ela. Que esperassem a vez delas.

Ela comeu e bebeu, enquanto as aves só olhavam. Elas ficaram muito decepcionadas com a atitude da tartaruga.

Quando chegou a hora de voltarem à Terra, cada uma delas tratou de pegar sua pena de volta e, num instante, a tartaruga ficou sem asas.

Ao entrarem para limpar o salão, os empregados encontraram a tartaruga escondida e lançaram-na para a Terra; a queda foi tão forte que o seu casco duro e brilhante quebrou-se em pedaços.

A formiga e seus filhotes acharam o casco da tartaruga todo quebrado e pensaram que o pobre animal estivesse morto. Então juntaram e emendaram o casco para construir um formigueiro.

Passados alguns dias, a tartaruga se sentiu melhor, levantou-se e saiu andando.

E foi assim que a tartaruga ganhou o casco emendado que tem até hoje.

 

SUNNY. Ulomma. A casa da beleza e outros contos. São Paulo: Paulinas, 2006, p. 23-28.

 Exercícios: Compreendendo o conto

 01) Como era a vida da tartaruga no início do conto? O que mudou?

02) Que estratégia a tartaruga adota para que ocorra uma mudança em sua vida?

03) Qual foi a “jogada” da tartaruga para, chegando à festa, ter direito a desfrutar do banquete primeiro?

04) Qual o sentimento das aves em relação à tartaruga?

05) No trecho “Egoísta e ingrata, a tartaruga ficou matutando um modo de comer o melhor da festa”, que palavras indicam a opinião do narrador sobre a tartaruga?

06) E você, o que pensa da atitude da tartaruga?

07). Considerando a atitude da tartaruga, que outras palavras a descreveriam?

 2) Forme frases com os verbos que se seguem:

 realizava: _________________________________________________________

 alimentou: _________________________________________________________

c)    agradecerá:_________________________________________________________

d)   comiam: ___________________________________________________________             

          Atividades de Língua Inglesa

    Se for possível, assista ao vídeo https://youtu.be/MF1RFpGyOfI

    Leia o texto abaixo para responder

1) Qual o gênero do texto?

a) Cartoon                b) Fable              c) Poem    d) Comic strip      e) Magazine cover

 2) No primeiro quadrinho, Jon apresenta três personagens da sua história. Identifique esses personagens.

a) A house, a dog and a cat.    b) A time, a house and a cat.  

c) A man, a dog and a cat.       d) A man, a dog and house.

e) A man, a house and a dog. 

Atividades de Matemática


ATIVIDADES DE GEOGRAFIA

Atividades de Geografia

 Nome dos continentes: (Ásia, América, África, Oceania, Europa e Antártica)

 Links da video aula: https://www.youtube.com/watch?v=TLqogYXdPkY

  Os Continentes

Os continentes são as divisões do espaço terrestre elaboradas pelo homem para melhor compreendê-lo. Trata- se de grandes massas de terras que são separadas pelos oceanos. Assim, de acordo com a divisão atual, existem seis principais continentes: América, Europa, África, Ásia, Oceania e a Antártida.

A seguir, veremos as características de cada um dos continentes, organizados do maior para o menor (clique nos nomes de cada continente para saber mais detalhes):

1º Ásia – Além de ser o maior dos continentes, é também o que possui a maior população do planeta. Sua área total é de quase 45 milhões de km² e a população atual está estimada em 4,5 bilhões de pessoas. É na Ásia que encontramos o ponto mais alto do mundo, o Monte Everest, com 8.848m de altura.

Entre os 53 países que fazem parte da Ásia, podemos citar: China, Índia e a maior parte de Rússia. Nela também se encontra uma região que apresenta as relações políticas mais conflituosas do mundo: o Oriente Médio.

 2º América – O segundo maior continente do mundo, com uma área total de 42 milhões de km², é geralmente dividida em três partes: América do Norte, América do Sul e América Central. Outra forma divisão separa o continente entre América Anglo-Saxônica e América Latina. A população total desse continente está estimada em aproximadamente 1 bilhão de habitantes.

Dentre os 35 países que compõem a América, podemos citar: Estados Unidos, México e Canadá, na América do Norte; Haiti, Cuba e Jamaica, na América Central; Brasil, Argentina e Paraguai, na América do Sul.

 3º África – O continente africano é um dos que possuem a maior quantidade de etnias em todo o planeta. Antes da colonização realizada pelos europeus, existiam mais de duas mil civilizações diferentes! Sua extensão territorial é de mais de 30 milhões de km² e a população está estimada em 1,2 bilhões de habitantes.

É o continente que possui o maior número de países: 54, ao total. Dentre eles, podemos destacar o Egito, a Tunísia, a Nigéria e a África do Sul.

4º Antártida (Antártica): também chamada de “Polo Sul”, é o quarto maior continente do mundo, com aproximadamente 14 milhões de km². Sua área é dividida entre vários países do mundo, que realizam pesquisas e estudos científicos. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, esse continente não é formado apenas por gelo, mas também por uma grande quantidade de terra (ao contrário do Polo Norte, que é formado somente por calotas polares). Existe vida na Antártida, que abriga os famosos Pinguins, entre outras tantas espécies que conseguem resistir ao frio extremo!

 5º Europa: apesar de ser um dos menores continentes do mundo, a Europa é o mais importante politicamente. Foi a partir dela que se constituiu e se expandiu o sistema capitalista e seus valores econômicos, sociais, políticos e culturais. As ciências também são, em sua maior parte, oriundas desse continente, pois foi nele que os gregos criaram a Filosofia.

Sua extensão territorial é de mais de 10 milhões de km² e a população é de aproximadamente 800 milhões de habitantes. Entre os 49 países que compõem a Europa, podemos citar: Inglaterra, Alemanha, França, Portugal, Espanha e muitos outros.

 6º Oceania: é chamada pelos europeus de “novíssimo mundo”, pois foi o último local da Terra a ser colonizado por eles. Possui 14 países distribuídos por mais de 8 milhões de km². A maioria deles é formada por arquipélagos (conjunto de ilhas). A população total desse continente é de aproximadamente 40 milhões de pessoas.  Dentre os países que fazem parte da Oceania podemos destacar a Austrália, a Nova Zelândia e o Taiti.

  Atividades

 

Atividades de História

Atividades de História 30 e 31 semanas

 

LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES E RESPONDA CORRETAMENTE.

1-           Pinte a resposta correta:

a)           Quando os portugueses chegaram no Brasil em 1500 eles vieram utilizando qual meio de transporte?

 

                 


            

                                            

2-  Ao chegarem aqui nas terras do Brasil, o que eles encontraram?


 

                 

                                                

3-      A primeira coisa que os portugueses exploraram nas terras do Brasil para ganhar dinheiro foi:

 


                                 

4-     O Brasil é o nosso país, mas você consegue identificar qual é a bandeira  que representa o estado que nós vivemos? Pinte corretamente a bandeira que representa o nosso estado.

 




5-    Os primeiros habitantes do Brasil foram os Índios, eles nos deram muitas contribuições importantes. Marque com X os produtos  de origem indígena que nós consumimos até hoje.       

(     )    


(    )

(     )


(     )

        

6-     A cultura dos indígenas é muito importante para nossa sociedade. Assinale abaixo um elemento que pertence a cultura de origem indígena.

(     )


(    )

(      )

7-    Outra importante contribuição em nossa cultura foi trazida pelos africanos que vieram para serem escravizados no Brasil. Assinale abaixo a opção que represente uma cultura de origem africana.

(    )

(     )

(    )


(     )

Engana-se quem pensa que sou branca...
Tenho uma bisavó afrodescendente,
Mesmo sem o saber, enquanto pequena,
Aprendi a amar, em casa, o diferente. 
Prof.ª MSc. Maria Nazaré Ribon Silva

   

        


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário