SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

JUSCEMAR - 9V01 - 30 E 31 SEMANAS

 Acreditar. Jamais perder o foco nos estudos. Eles podem ser a diferença entre o sucesso e a marginalização. Este pensamento deveria povoar as cabeças das tantas crianças, jovens e adolescentes que se dispõem a frequentar a rede pública de ensino. No entanto, o discurso destoante da escola em relação à maioria dos alunos, faz com que muitas e muitos abandonem os seus estudos antes da conclusão, por causa das tantas reprovações e da falta de interesse que se instala, ao longo dos anos letivos, em suas almas. Fortalecendo com isto, o descrédito da escola, engrossando a fila dos desvalidos e analfabetos funcionais, que não acreditam que o ato ler e a habilidade de escrever, geralmente adquiridos na escola, podem fazer a diferença entre permanecer na mesmice ou conquistar melhor qualidade de vida. Disciplinas: Língua Portuguesa, Inglês, Matemática, Geografia e História. Objetivos: Interpretar textos informativos.  Interpretar tirinhas. Empregar as noções de multiplicação na solução de problemas. Enumerar as diferentes bacias geográficas do Brasil. Identificar alguns elementos que fazem parte da nossa história e da nossa origem étnica. Que o sistema educativo faça a diferença na vida dos tantos brasileiros. Que não percamos o foco. Bons estudos, nobre aluno!         

Atividades de Língua Portuguesa

Glória Maria:

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, neste 20 de novembro. Convidamos a primeira repórter negra de projeção na TV, Glória Maria – a atemporal, segura, presente e eterna jornalista – para falar do racismo: “Já vivenciei todas as caras do racismo na minha vida”, disse. Glória já teve passagens cruéis, como em 1976, quando processou um hotel (fazendo uso da Lei Afonso Arinos) depois de ter sido impedida de entrar pela porta da frente e orientada a usar o elevador dos fundos.

Ou outras surpreendentes: “Quando estive no interior da Sérvia e fui conversar com uma velhinha, descobri que ela nunca tinha visto um preto na vida; ela não sabia que existia gente diferente dela. Sua alegria quando me descobriu foi inacreditável, percebendo a diferença e que o mundo poderia ser muito mais bonito. Ela não queria mais me deixar ir embora”, diz. Glória comenta, ainda, casos recentes, como o do colega William Waack e da ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois. (Foto: Luiz Roberto Kauffmann)

Costumo ver a alma – o que me interessa é o caráter e a capacidade de amar. No mundo em que vivemos, de competição e exclusão, esse tipo de sentimento não significa nada.

 

QUESTÕES

1-Monte um acróstico com palavras positivas(legais) sobre a Consciência Negra:

EXEMPLO:

C_____________________

O_____________________

N_____________________

S_____________________

C_____________________

I______________________

Ê______________________

N______________________

C______________________

I_______________________

A______________________

N______________________

E______________________

G______________________

R______________________

A______________________

  - Leia o significado: O que é empatia? É quando a pessoa se coloca no lugar do outro. É entender os sentimentos da outra pessoa, com compreensão e respeito.

  2-  Quem pratica o racismo tem Empatia com o próximo? Por quê?

 -O que fazer em caso de discriminação.

Não fique calado, denuncie!
Mantenha a calma e não revide com agressão física ou verbal.
Anote a data, horário e local da agressão e o nome e endereço do agressor.
Dirija-se, de preferência com testemunhas ou provas, a delegacia de polícia mais próxima e registre ocorrência;
Denuncie no Disque Direitos Humanos: Disque 100 (ligação gratuita);
Denuncie também no e-mail
ouvidoria@seppir.gov.br, da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República;

3- De acordo com a leitura do texto, para registar a ocorrência é necessário ter anotado:

a) data, horário e local da agressão e o nome e endereço do agressor.

b) data, horário e local da agressão e o nome e endereço da polícia.

c) data, horário e local da agressão e o nome e endereço do(a) jornalista(a).

d) Nenhuma das questões anteriores;

4- Complete a frase: De acordo com a leitura do texto, para registar a ocorrência é necessário também, dirigir-se à polícia com_______________.

a) Testemunhas ou provas.

b) Somente testemunhas.

c) Somente provas.

d) Nenhuma das questões anteriores.

5- As denúncias podem ser realizadas, através do(a):

a) Disque 100 (ligação gratuita);

b) E-mail ouvidoria@seppir.gov.br.

c) Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República;

d) Todas as questões anteriores

Conheça seus direitos:

A Constituição Federal no seu Art. 5° inciso XLII, determina que "a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito de reclusão nos termos da lei" 
Art. 3° Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: (...). - IV Promover o bem estar de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. 
Art. 5° - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, a liberdade, a igualdade, a segurança e a prosperidade...(...). - XLI A lei punirá a qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais.

Fonte:https://www.mpma.mp.br/index.php/mnu-caop-dh-campanha-racismo

 6- Pinte o desenho abaixo:



ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA

Leia o texto abaixo para responder


1) Qual o gênero do texto?
a) Cartoon         
b) Fable         c) Poem      d) Comic strip    e) Magazine cover

2) No primeiro quadrinho, Jon apresenta três personagens da sua história. Identifique esses personagens.

a) A house, a dog and a cat.       b) A time, a house and a cat.   c) A man, a dog and a cat. 

d) A man, a dog and house.        e) A man, a house and a dog.

ATIVIDADES  DE MATEMÁTICA



ATIVIDADES DE GEOGRAFIA

As Bacias hidrográficas do Brasil

Bacia Hidrográfica, também conhecida como bacia de drenagem, consiste em uma porção da superfície terrestre drenada por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. O Brasil, em virtude de sua grande extensão territorial, apresenta 12 grandes bacias hidrográficas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), que são os órgãos nacionais responsáveis pelo planejamento ambiental e o uso racional da água. Essas bacias de drenagem são delimitadas pela topografia do terreno. Confira as características de cada uma:

Bacia Hidrográfica Amazônica: com sete milhões de quilômetros quadrados, essa é a maior bacia hidrográfica do mundo. No Brasil, ela compreende uma área de 3.870.000 km², estando presente nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Pará.

Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia: é a maior bacia de drenagem exclusivamente brasileira (767.059 quilômetros quadrados). Os principais rios são o Tocantins, que nasce em Goiás e desemboca na foz do rio Amazonas; e o rio Araguaia, que nasce na divisa de Goiás com Mato Grosso e se junta ao rio Tocantins na porção norte do estado do Tocantins.

Bacia Hidrográfica do São Francisco: com aproximadamente 640 mil quilômetros quadrados, essa bacia hidrográfica tem como principal rio o São Francisco, que nasce na Serra da Canastra (MG) e percorre os estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe até a foz, na divisa entre esses dois últimos estados.

Bacia Hidrográfica do Paraná: essa é a principal porção da bacia Platina (compreende os países da Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai). No Brasil, a bacia hidrográfica do Paraná possui 879.860 quilômetros quadrados, apresentando rios de planalto e encachoeirados, características elementares para a construção de usinas hidrelétricas: Furnas, Água Vermelha, São Simão, Capivari, Itaipu (a maior usina do mundo), entre tantas outras.

Bacia Hidrográfica do Parnaíba: está presente nos estados do Piauí, Maranhão e na porção extremo oeste do Ceará, totalizando uma área de 344.112 quilômetros quadrados.

Bacia Hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental: com extensão de 287.348 quilômetros quadrados, a bacia hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental está presente em cinco estados nordestinos: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Bacia Hidrográfica Atlântico Nordeste Ocidental: seus principais rios são o Gurupi, Pericumã, Mearim, Itapecuru Munim e Turiaçu. Essa bacia de drenagem possui 254.100 quilômetros quadrados, compreendendo áreas do Maranhão e Pará.

Bacia Hidrográfica Atlântico Leste: com extensão de 374.677 quilômetros quadrados, essa bacia hidrográfica engloba os estados de Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo. Em sua região é possível encontrar fragmentos de Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado e vegetação costeira. Bacia

Hidrográfica Atlântico Sudeste: presente nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, a região hidrográfica Atlântico Sudeste apresenta 229.972 quilômetros quadrados. Ela é formada pelo rio Doce, Itapemirim, São Mateus, Iguape, Paraíba do Sul, entre outros.

Bacia Hidrográfica Atlântico Sul: com área de 185.856 quilômetros quadrados, essa bacia hidrográfica nasce na divisa entre os estados de São Paulo e Paraná, percorrendo até o Rio Grande do Sul. Com exceção do Itajaí e Jacuí, os rios que formam essa bacia de drenagem são de pequeno porte.

Bacia Hidrográfica do Uruguai: é composta pela junção dos rios Peixe e Pelotas. Com área de 174.612 quilômetros quadrados, essa bacia hidrográfica está presente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Possui grande potencial hidrelétrico, além de ser importante para a irrigação nas atividades agrícolas da região.

Bacia Hidrográfica do Paraguai: no Brasil, essa bacia hidrográfica está presente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, englobando uma área de 361.350 quilômetros quadrados. Tem como principal rio o Paraguai, que nasce na Chapada dos Parecis (MT). Possui grande potencial para a navegação.

Atividades                                                

1)    Coloque os nomes de cada bacia hidrográfica no mapa seguindo os números:


Atividades de História

LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES E RESPONDA CORRETAMENTE.

1-           Pinte a resposta correta:

a)           Quando os portugueses chegaram no Brasil em 1500 eles vieram utilizando qual meio de transporte?

                


            


                                            

2-  Ao chegarem aqui nas terras do Brasil, o que eles encontraram?


 


                                                       

3-      A primeira coisa que os portugueses exploraram nas terras do Brasil para ganhar dinheiro foi:

 


                                 

4-     O Brasil é o nosso país, mas você consegue identificar qual é a bandeira  que representa o estado que nós vivemos? Pinte corretamente a bandeira que representa o nosso estado.

 




5-    Os primeiros habitantes do Brasil foram os Índios, eles nos deram muitas contribuições importantes. Marque com X os produtos  de origem indígena que nós consumimos até hoje.       

(     )    


                                               (    )

                                                                 (     )


                                                                (     )

        6-     A cultura dos indígenas é muito importante para nossa sociedade. Assinale abaixo um elemento que pertence a cultura de origem indígena.

(     )


(    )

(      )

E o Sol foi dormir
Em sua passagem 
Iluminou o desamor
A falta de consciência crítica
A falta de pudor.
Prof.ª MSc. Maria Nazaré Ribon Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário