SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

terça-feira, 31 de março de 2020

MARIA EDUARDA - TAREFAS ONLINE

Dias 17 e 18/03, o sistema educativo tomou um rumo totalmente inusitado. Em virtude da pandemia do Covid - 19 e a necessidade de se proteger as vidas, todos foram orientados a permanecerem em quarentena, isolamento social, por um tempo indefinido. Assim, as escolas, faculdades, universidades, o comércio, exceto supermercados e farmácias foram fechados para diminuir a circulação do vírus e evitar a contaminação social. Neste contexto, os órgãos responsáveis pela Educação, como o MEC, secretarias estaduais e municipais, estudaram a possibilidade de serem ofertados o ensino na forma EaD, Educação à Distância.  Todos os profissionais da educação, dentro da medida do possível, na primeira semana, se mobilizaram para enviarem as tarefas para os alunos, por meio da Internet. Com o AEE, não foi diferente. Como já se havia trabalhado o conto, sua estrutura, seus elementos e o tipo de narrador, os alunos receberam via e-mail, as tarefas propostas para serem resolvidas em casa. O objetivo da tarefa: Interpretar textos narrativos, considerando-se o descritor - D10 – Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. Para isto, foi usado as atividades: https://profwarles.blogspot.com/2013/06/questoes-por-descritor-de-portugues.html, pois facilitam a leitura e correção das atividades. Primeiro foram enviados os textos para interpretar, depois do retorno do aluno, a chave de correção foi enviada. Parabéns à aluna Maria Eduarda por ter cumprido a tarefa com louvor. 

Retorno da professora: Chave de correção

Envio das respostas da aluna por e-mail 

Registro das respostas no caderno

Resolução das tarefas em casa


   
Envio das tarefas por e-mail

Assunto das tarefas

Ser Sol, girassol,
Ser luz, girassol,
Guiar, girassol
Abelhas à vida,
Alimento vida
O Sol, girassol,
Aquece, ilumina
Você, girassol,
Alegra a vida.
Prof.ª Mestra Maria Nazaré Ribon Silva

quinta-feira, 26 de março de 2020

LUIZ OTÁVIO - PESQUISA DE PREÇO

No dia 11/03/2020. Dizem que todas as descobertas são movidas pelas perguntas. A curiosidade e a necessidade é que impulsiona o pesquisador  a ir atrás das respostas. É possível fazer brigadeiros mais em conta? Para encontrar a resposta para esta pergunta, fomos até o supermercado. Que tal compararmos os preços das diferentes marcas? Assim, com este objetivo, a pesquisa foi iniciada. Diante da prateleira, com o caderno na mão, as marcas, os preços e os pesos começaram a ser registrados. As noções de maior, menor, mais pesado e mais leve vêm acompanhadas da pesquisa. Objetivo: Trabalhar as quatro operações em contexto real de comunicação. Tarefas: pesquisa, registro e resolução de problemas evolvendo a adição, subtração e multiplicação. Neste processo a pergunta inicial foi respondida. Sim, é possível fazer brigadeiros utilizando marcas mais baratas. Parabéns ao aluno pela atenção e dedicação com que realizou a tarefa.  

Em virtude da quarentena, as atividades foram enviadas para o aluno, por mensagem para a mãe dele.

Tarefa enviada por mensagem - Dia 17/03 e 18/03

 Início da resolução de problemas matemáticos


Pesquisa de preços manteiga

Pesquisa de preços: leite condensado, chocolate, achocolatado e granulado


O bebê cacau brota frágil do chão
Estende seu tronco e folhas ao vento
Se ergue como forte e bravo guerreiro
E traz para o mundo um alimento bom
O doce, saboroso delicado brigadeiro. 
Prof.ª Mestre Maria Nazaré Ribon Silva

sábado, 14 de março de 2020

LUIZ OTÁVIO - FAZER BRIGADEIROS

No dia 10/03/2020. Vamos dá continuação com o assunto sobre o assunto sobre o chocolate de maneira bem surpreendente. Vamos trazer para esta aula sabores, texturas, cheiros, movimentos e sons. Vamos colocar a touca e higienizar as mãos. Vamos misturar os ingredientes na panela. Vamos mexer para homogeneizar. Vamos por no fogão. Vamos esperar dá ponto. Vamos despejar num prato. Vamos passar manteiga nas mãos. Vamos enrolar para fazer pequenas bolinhas e passá-los no granulado. Cuidado ainda está quente. Vamos tirar as forminhas com jeito para que não amassarem. Vamos rapar a panela para trazermos para esta aula o humor e a desconcentração. Vamos experimentar para vê se ficaram saborosos. Oh! Temos convidado. Vamos compartilhar com outra pessoa. Assim foi a aula de fazer brigadeiros. Objetivo: Ler e interpretar textos descritivo e instrutivo e executar as instruções recebidas. Tarefas: Higienização das mãos; conferência dos ingredientes; mistura deles na panela; acompanhamento do ponto; preparação dos brigadeiros e degustação. Parabéns ao aluno pela dedicação e atenção com que fez os brigadeiros.

Compartilhar com o diretor

Produção de texto de opinião

Aluno convidado - Juscemar - degustação

Brigadeiros prontos




Enrolar os brigadeiros...

Vamos raspar a panela?



Vamos separar as forminhas...


Vamos mexer para não queimar

Vamos colocar os ingredientes na panela

 Ser Sol, ser luz, calor, ser vida
Iluminar e revelar caminhos
Ser calor e aquecer a existência
Ser vida e servir de exemplos
Ser vida, ser guia, ser essência...
Prof.ª Mestre Maria Nazaré Ribon Silva

ALDAIR E EDUARDA - DEGUSTAÇÃO DO DOCE

DIA 04/03/2020. Nada melhor do que usufruir do fruto do nosso trabalho, depois da merenda, degustar do doce. O arama encheu a sala e os olhos se encheram de alegria quando contemplaram o resultado da aula surpresa.   O objetivo da aula: Adquirir e ampliar a capacidade de comunicação por meio da linguagem escrita com uso da tecnologia. Tarefas: Degustação do doce feito na aula anterior e digitação do texto narrativo já elaborado. Pequenos detalhes, um sorriso, o prazer, o espírito de gratidão, a descontração e a alegria e, sobretudo o sentimento sincero que envolve o contexto deste tipo de aula. Percebe-se a poesia e o encanto da vida nas entrelinhas dos acontecimentos e nos gestos que falam bem mais que as palavras. São os sentidos, as sensações alegrando os olhos, as mãos e o paladar. São os sentidos, as emoções evolvendo e aquecendo o coração. Pedaços doces alegrando a existência. Parabéns aos alunos pela realização das tarefas com alegria e dedicação. 


Digitação do texto narrativo 

Elaboração escrita do texto narrativo


Aluno convidado Wellington e o Diretor Arthur 



Professora Maria Nazaré, alunos Aldair e Eduarda
  
Convidada especial: professora Luciana - AEE

Doce: Banana Caramelizada na Travessa

Nos espelhos límpidos das águas
A vida se vê  alegre refletida 
No verde vivo das pastagens
Nos versos reversos das miragens
Numa cantiga doce, sem mágoas
Do exuberante espetáculo vida
Pelas leves brisas entoadas.   
Prof.ª  Mestre Maria Nazaré Ribon Silva

segunda-feira, 9 de março de 2020

LUIZ OTÁVIO - FICHA LITERÁRIA DO FILME

No dia 03/03/2020. Neste dia foi feito o resumo do filme "Fantástica fábrica de Chocolate". Após  pesquisar os nomes corretos do autor e personagens principais, o aluno Luiz Otávio escreveu o resumo filme, seguindo as orientações da professora e de uma ficha literária.  Buscar na memória os fatos que ocorreram no filme e recontá-los por escrito ajudam no desenvolvimento da linguagem escrita, do raciocínio lógico a coerência e a coesão. O objetivo da aula: Adquirir e ampliar a capacidade de comunicação por meio da linguagem escrita com uso da tecnologia. Tarefas:  pesquisa na Internet; elaboração do resumo do filme, leitura oral, correção e reescrita do texto; digitalização do resumo dentro do blog. Por ser um filme, com base em um livro literário, foi possível trabalhar os temas transversais, como honestidade, respeito, ter limite, não ser guloso, consumista e, sobretudo, valorizar a família. O texto, o filme, sendo usado como pretexto para a produção de textos, o resumo, a pesquisa e, estudo sobre os valores, estabelece com o apreciador uma interação, na qual o assunto abordado é ampliado pelos conhecimentos prévios do aluno, assim como o aluno adquiri mais conhecimentos por meio do filme.  Parabéns ao aluno pela assiduidade e presteza com que realizou as tarefas propostas.  

Autor: Roald Dahl. 

Os personagens  principais são: Willy Wonka, Veruca Salt, Charlie, Augustus, Violet e Maike Teavee. 

O personagem que mais marcou foi o Charlie porque ele não é desobediente. Toda a história acontece na fábrica e na casa do Chalie.

O filme pode ser assim resumido:

Willy Wonka, dono da fábrica de chocolate queria um herdeiro e não tinha filhos e, por isso lançou um sorteio dei um convite amarelo, para as pessoas da cidade. Quem pegasse o convite iria visitar a fábrica. Os sorteados foram Veruca Salt, Charlie, Augustus, Violet e Maike Teavee. Na fábrica eles conheceram o rio de chocolate, o chiclete com sabor de refeição, o desintegrador de matéria e os esquilos que faziam a seleção das nozes. 

Augustus guloso caiu no rio de chocolate e ficou para trás. Violet mastigou o chiclete, virou uma amora  azul gigante e ficou na sala de espremer frutas.   Maike Teavee desintegrou-se e bem pequeno, foi transportado para dentro da televisão. Precisou ser espichado na máquina de caramelo e ficou para trás. Veruca Salt, cabeça oca, queria que o pai comprasse um esquilo da fábrica e foi jogada  no triturador de lixo, e ficou para trás. Charlie, que  era gentil, educado, obediente e respeitador, conseguiu passar por todas as etapas da visita e se tornou o herdeiro Willy Wonka.

 Valeu a pena assistir ao filme porque com ele aprendi a importância da família e que não devemos ser mal educados, grosseiros, querer comprar tudo e ser guloso.
Luiz Otávio Silva Amaral

Digitação e reescrita do resumo do filme 





Preenchimento da ficha literária do filme

Ninguém nasce pronto
O processo, às vezes, loucuras,
A lutas causam dores, prantos,
As descobertas, vivas vitórias
Cheias de encantos, doçuras
Adrenalina e forte emoção
Ação...Transformação...
Prof.ª Mestre Maria Nazaré Ribon Silva

EDUARDA E ALDAIR - BANANA CARAMELIZADA

Dia 03/03/2020. Os aromas, os sabores, as texturas, as cores, o movimento, os sons, o calor, além da espera e da paciência encheram o momento da aula surpresa de vida e concentração. O objetivo da aula: Produzir texto narrativo com foco na primeira pessoa do singular (Eu) a partir de uma aula prática. Viver a experiência concreta serve de base para a abstração. Para produzir textos, se faz necessário ter uma inspiração, um motivo, uma finalidade. Tarefas: Aula prática - produção do doce de bananas caramelizadas. O acompanhamento das orientações fornecidas pela professora como higienização das mãos, o uso da touca, conferências dos ingredientes, preparação dos ingredientes, acompanhamento do processo de cozimento do creme e das bananas caramelizadas, trabalho em equipe. Pode-se perceber durante a aula que, a paciência e atenção foram testadas. É o texto, a receita (teoria), servido de pretexto para a produção do doce (aula prática) e, ao mesmo tempo servido de pretexto para a produção do texto narrativo. O interesse e a concentração estiveram presentes o tempo todo. Envolver-se no processo é uma das maneiras de se tornar protagonista da própria existência. Adquirir autonomia e despertar interesse por tarefas que podem ser úteis no dia a dia. Parabéns aos alunos pelo interesse e capricho com que realizaram as tarefas propostas.




 















Bananas, cacaus, mangas, abacates...
As delícias no mundo tropical,
Em formas, cores, texturas, sabores
 Maravilhas da flora exuberante
Enchem os olhos de alegrias,
Enchem a vida do sensacional.
Prof.ª Mestre Maria Nazaré Ribon Silva