SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

quarta-feira, 22 de abril de 2020

EDUARDA - RETORNO DO TEXTO NARRATIVO CORRIGIDO E

Aprender e aprender... Não podemos perder a oportunidade para crescermos intelectualmente. Aprendemos com as oportunidades que a vida nos apresenta ou com que as pessoas nos oportunizam. Seguir orientações, realizar as tarefas também são maneiras de aprender. Via e-mail, WhatsApp, Skype e chamadas de vídeos são recursos úteis para a comunicação. Objetivo: Aperfeiçoar o uso dos recursos tecnológico como formas para estabelecer comunicação. Tarefa: Uso do e-mail; digitação e anexação de documentos. Usar a tecnologia para estabelecer comunicação, em época de quarentena é muito importante para todos nós, principalmente para alunos especiais que precisam adquirir mais autonomia. Autonomia para pesquisar informações, usar os recursos tecnológicos para estabelecer comunicação, pesquisar meios para se divertir como livros, filmes, dentre outras.  No dia 14/04, o texto sobre a produção do doce de banana caramelizada na travessa, já corrigido pela professora, retornou por meio de um anexo ao e-mail, para ser publicado. Dedicação, carinho e interesse são o tônico para o aprendizado. Parabéns à aluna pela realização das tarefas propostas. 


Texto corrigido via Skype e enviado via e-mail

SURPRESA


Maria Eduarda Duarte Gotardi Pessoa

No dia 2 de março de 2020, à noite, minha mãe recebeu uma mensagem da minha professora dizendo, que no dia 03/03, era para eu não faltar porque teria uma surpresa.
Na terça feira, dia 03/03 eu fui para a escola. Quando eu cheguei lá, a minha professora disse para mim e o Aldair que nós iríamos fazer um doce de banana caramelizada na travessa.
Neste caso, antes de fazermos o doce, a professora pediu para que lavássemos as mãos com água e sabão. Depois nós fomos para a cozinha.
A professora então pediu:
_ Aldair, você vai cortar as bananas em rodelas.
Enquanto Aldair descascava e cortava as bananas, eu coloquei numa panela o açúcar para derreter e na outra panela coloquei a receita: uma caixinha de leite condensado, uma caixinha de creme de leite, uma colher de baunilha, um litro de leite e quatro colheres amido de milho.
Depois que o açúcar derreteu, colocamos as bananas para caramelizar.
       Colocamos o leite para ferver, mas ele demorou uma hora para ferver. Como eu estava com muito sono, quase dormir encostada na mesa.
Quando o leite ferveu, em um copo colocamos leite e a maisena, mexemos e acrescentamos ao leite fervido. A professora disse que era para o creme não empelotar.  Esperamos o creme cozinhar.
Depois nós colocamos o creme na travessa e as bananas caramelizadas por cima.
Eu rapei a panela enquanto a professora colocou o doce para gelar.
No outro dia, nós comemos muito do doce, estava muito gostoso.


Texto digitado e enviado por e-mail


Digitação do texto dentro do e-mail



Texto antes da correção

Grandiosa e maravilhosa leveza
Canta suas notas em poesias leves
Em pétalas macias e rosadas
Suaves como cantigas de ninar,
Encantadas como sonhos para sonhar
Notas de poesias em versos para rimar.
Prof.ª Mestre Maria Nazaré Ribon Silva

terça-feira, 21 de abril de 2020

MARIA EDUARDA - ANEXAR TEXTOS E-MAIL

Dia 13/04 também foi uma oportunidade para rever como anexar arquivos no e-mail. Via Skype foram oferecidas orientações e a aluna realizou a tarefa com sucesso. A vida chama para o viver. Cantar os sonhos com os versos, as rimas e o ritmo do pulsar vivente. Cantar a exuberância do existir com as notas da música multicolorida. Cantar a alegria do luar acompanhada das estrelas e os outros astros, na noite serena. Cantar o ritmo das ondas do mar como véu de noivas estendidas na areia. Cantar o ritmo dos ventos fazendo as falhas  das árvores e os cabelos do arrozal dançarem. Cantar o ritmo dos girassóis que sempre buscam a luz. Cantar as pétalas macias e cheirosas que dão origem aos frutos. Parabéns à aluna pela dedicação e carinho com que realizou a tarefa proposta.      










  

A cantiga dos versos surgem em cores
Espalha a alegria e leveza pelos ares
Notas da delicadeza para acompanhar
Dançando com a brisa o leve bailar
Da natureza, do encanto da flores.
Prof.ª Mestre Maria Nazaré Ribon Silva 


sábado, 18 de abril de 2020

ALDAIR E EDUARDA - OS TEXTOS PRODUZIDOS

Às vezes precisamos retomar o que ficou para trás. Não com o espírito saudoso querendo que o passado volte, mas com o objetivo de registrar os resultados para que não se percam. No dia 18/02/20, Aldair e Eduarda produziram texto narrativo com foco na 3.ª pessoa do singular, ele (a), você. Tendo a sequência de desenhos, cada um ao modo elaborou o seu texto. O objetivo: Elaborar textos narrativos a partir de uma sequência lógica de desenhos. Tarefas: Fazer a leitura da sequência, elaborar o texto, digitar e corrigir. O registro por meio da escrita deixou uma herança cultural riquíssima para humanidade. Somente que sabe ler, consegue usufruir desta gama de conhecimento e alcançar sua autonomia cognitiva, afetiva e cultural. É dever da escola formar alunos leitores, capazes de ter senso crítico e saber selecionar o que tem de melhor para entretenimento e busca de informação em meio a cultura alienadora disponibilizada para os menos favorecidos por meios da comunicação de massa.  Parabéns aos alunos pelo interesse e dedicação com que realizaram as tarefas propostas.








A PESCARIA
Certo dia, Pedro e Paulo foram pescar num belo rio.
Paulo estava tranquilo pescando, quando ele pescou alguma coisa. Ele achou que era um peixe, mas na verdade era um pé de botas. Pedro deixou sua pescaria, se levantou, achou engraçado e tirou sarro da cara de Paulo.
Pedro voltou a pescar, foi quando ele se levantou todo contente e disse:
_ Pequei um peixe e quanto você só pegou um pé de bota.
Então Pedro prendeu o peixe numa fisga,  se sentou e voltou a pescar.
Nisto Paulo se levantou e puxou o outro pé das botas.
_ Há, há, há.. Pedro caiu na gargalhada e ainda falou – você vai fritar estas botas?
 Com a maior tranquilidade, Paulo calçou as botas no pé, olhou para Pedro e disse:
_ Eu estou indo embora, tchau.
Pedro ficou sem entender, se levantou e acompanhou Paulo.

 Paulo e Pedro foram embora felizes.
Maria Eduarda Duarte Gotardi Pessoa 


 A PESCARIA DOS AMIGOS
Certo dia, João e Pedro foram pescar num belo rio.
        Chegando lá, João começou a pescar quando de repente falou para Pedro:
_ Pesquei um peixe.
Pedro não acreditou e ficou olhando curioso.
Mas, quando João puxou o anzol do rio, olha o que ele pescou: um pé de sapato.
Nisso, o Pedro começou a sorrir pensado que era mesmo um peixe, mas quando ele olhou e viu o pé de sapato, começou gargalhar e tirar sarro da cara de João.
_ Vamos tentar de novo, parece que estou sem sorte, disse o João.
Nisto, os dois voltaram a pescar e Pedro pegou um peixe.
_ Eu sou melhor que você, pois consegui pegar um peixe de verdade.
Os dois ficaram nessa brincadeira para ver quem era que pegava mais peixe.
João tornou tentar outra vez só que pegou o outro pé de sapato.
Pedro ao ver que João pescou o outro pé de sapato, quase morreu de tanto rir. Chegou até a segurar a barriga, pois era muito engraçada a situação do João.
Apesar da surpresa, João se levantou, calçou as botas e foi embora para a casa todo tranquilo. Estou de sorte.
Aí Pedro falou:
_ Vamos tentar de novo.
_ Não já estou indo embora.
Pedro também se levantou e seguiu João, levando seus peixes.
Pedro ficou feliz porque levou peixes para casa e, João também ficou porque agora tinha umas botas novas para calçar.
Aldair dos Santos Azevedo

 Na escuridão da noite serena 
Dorme as pessoas, não a beleza
Em pétalas amareladas, pequenas
O esplendor da linda natureza,
Canta suave seus versos dourados
Sob a luz do luar amarelado
A noite dorme seu sono. 
Prof.ª  Maria Nazaré Ribon Silva

terça-feira, 14 de abril de 2020

EDUARDA - CORREÇÃO DO TEXTO - ONLINE

No dia 08/04, a aluna enviou via e-mail o texto para ser corrigido. Porém, como orientar para que a rescrita fosse feita por meio das orientações fonomorfossintáticos, ortográfico, assim como, a estrutura e os elementos do texto narrativo? Retomamos um velho conhecido, o Skype, por meio da página compartilhada. Objetivo: Adquirir e ampliar a capacidade de comunicação utilizando as linguagens oral e escrita por meio de recursos tecnológicos e manuais, como e-mail, blog, carta pessoal, bilhete, ofício, declaração, ata, interpretações de textos... Tarefas: Digitação do texto narrativo dentro do e-mail, envio para a professora, correção do texto pela página compartilhada do Skype e o microfone. A vida pede passagem para adaptar-se aos novos desafios. A vida pede passagem para as novas formas de viver e de aprender. A vida pede passagem para as novas possibilidades. A vida pede passagem para a vida. A vida precisa desfilar no universo como o bem mais precioso do Planeta Terra. Cada vida, um milagre que não se repete. Parabéns à aluna pelo interesse e carinho com que realizou as tarefas propostas. 

Texto para ser corrigido pelo Skype

Comunicação via Skype


Retorno da professora




Digitação do texto no E-mail e envio


Um visualizar do farol,
Como um grito nos guia,
O eco da vida livre ecoa
Voam notas de alegria,
A luz amarela resplandecia,
Ser farol, ser Sol, ser guia.  
Prof.ª Maria Nazaré Ribon  Silva

sexta-feira, 10 de abril de 2020

EDUARDA - ATIVIDADES ONLINE - PRODUÇÃO DE TEXTO

No dia 07/04, retomamos a produção de texto narrativo sobre a aula prática da produção do doce de banana caramelizada na travessa.  O objetivo: Produzir o texto narrativo com foco da 1.ª pessoa do singular. Em virtude do isolamento social, estamos fazendo estas tarefas por meio de instrumentos tecnológicos, como WhatsApp, Skype e Chat e E-mail.  As tarefas: digitação do texto, envio por e-mail para a professora, instalar Skype no notebook da família. Que aprendamos a ajustar as metodologias e estratégias para ajudar a quem mais precisa. Ajudarmos a ocupar o tempo dos alunos com atividades que incentivem a pensar e se manterem ativos. Ajudarmos a dá mais instrumentos como o manejo de recursos tecnológicos como meios para os alunos adquirirem autonomia. Ajudarmos para que o aprendizado aconteça, independentemente, de se estarmos ou não na escola. Que possamos não perder a ternura! Parabéns à aluna pela dedicação e atenção com que realiza as tarefas propostas.

Estreia do Skype - já noite...


 "Estou bem tranquila..."

Digitação da história





Seguir a luz avermelhada
A lembrança de que o dia se esvai,
Como sonho o dia se anunciará,
Numa manhã de luz amarelada
Com a música da vida a entoar,
Que aquece o viver e a alegria,
Num verbo chamado esperançar.
Prof.ª Maria Nazaré Ribon Silva

quinta-feira, 2 de abril de 2020

MARIA EDUARDA - RETORNO DAS CORREÇÕES

No dia 31/03/20 e 01/04/2020, a aluna Maria Eduarda deu retorno da correção das atividades de interpretação que foram disponibilizadas via e-mail. O objetivo: Adquirir e ampliar a capacidade de comunicação utilizando as linguagens oral e escrita por meio de recursos tecnológicos e manuais, como e-mail, blog, carta pessoal, bilhete, ofício, declaração, ata, interpretações de textos. Tarefas: abrir e-mail, baixar e resolver as atividades propostas, escrever e-mail, digitar corpo do e-mail, enviar retorno para a professora. Em meio às tempestades o barco não pode parar. Mesmo mais devagar e, com certo receio ele precisa prosseguir. Se tem sonhos é preciso ir em frente, mesmo que o mundo conspire contra e mesmo que as incertezas venham. Acreditar que as tempestades tem seu tempo e, vão passar, acreditar que a força que nos sustenta, nos criou à Sua semelhança. A busca não é em vão. A espera não é em vão. Em vão é preder tempo sem fazer nada para se tornar um Ser Humano melhor. Parabéns à aluna pela determinação e capricho com que resolve as tarefas.

Envio para a professora



 Continuação da digitação das respostas dentro do e-mail

   
Envio das primeiras repostas para a professora

Início da digitação das respostas no e-mail

Término da resolução das tarefas




Início da resolução das tarefas - cópia das respostas


Que o Sol sempre brilhe
Nas pétalas dos sonhos
Em respingos encarnados
Que a luz vida se espalhe
E alegre os tristonhos
Com o sorriso vivo. 
Prof.ª Mestre Maria Nazaré Ribon Silva
Foto flor: Maria Eduarda Duarte Gotardi Pessoa