SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

terça-feira, 30 de novembro de 2021

"K ENTRE NÓS" - AEE- NOVEMBRO - PROJETO POETIZANDO E PROSEANDO NA ESCOLA

Do dia 06/10 ao dia 01/2 as professoras do AEE (Contraturno) e do Atendimento Colaborativo elaboração o Projeto Poetizando e Proseando na Escola. A ideia principal era envolver em todo o processo, não só todos os professores de Língua Portuguesa dos dois turnos, da sala comum, mas, todos os alunos, cada um produzindo sua poesia, sua resenha de filmes e livros para compartilhar por meio do mural e o varal de poesias, com todos os colegas de todas as turmas. Esse fator consegue tornar o mural interativo, uma vez que, todos podem ler as notícias, curiosidades que estão ali publicados.   

Que a partir dessa experiência a equipe possa melhorar ainda mais o atendimento dos alunos do AEE. 

Que não percamos a ternura! 

Que não percamos foco! Parabéns a todos os envolvidos!


Pedagoga Suely, visitando o mural



Luiz Otávio fixando o seu Poema de Nunca Acabar


Maria Eduarda ajudando na organização do mural


A luz se propaga em raios dourados
Iluminando e aquecendo a minha terra querida
Que enfeita docemente com todas as vidas,
Em fungos, vegetais, animais diversificados.
MSc. Maria Nazaré Ribon Silva

"K ENTRE NÓS" - AEE - OUTUBRO - PROJETO - POETIZANDO E PROSEANDO NA ESCOLA.

Do dia 06/10 ao dia 02/12 as professoras Giliarda e Maria Nazaré do (AEE) elaboraram e apresentaram para a equipe escolar o Projeto Poetizando e Proseando na Escola. Pois, muitas vezes, o acolhimento e a compreensão do aluno-alvo da Educação Especial, ainda é frágil e com resistências, pois, na maior parte do tempo, suas limitações falam mais alto e a ele, poucas vezes são oferecidas as metodologias e as condições necessárias para a promoção de sua aprendizagem.  Outras vezes, esse aluno se torna invisível durante quase todo o processo, uma vez que não acompanha no mesmo ritmo que os outros e, isso compromete o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas e afetivas. Nesse caso, esse projeto envolveria não só o aluno do AEE, mas também todos os alunos e professores, de Língua Portuguesa dos dois turnos. Portanto, para isso foram traçados os seguintes objetivos gerais e específicos do projeto são: 

Gerais: 

Familiarizar o aluno com a poesia e com a prosa literária e não-literária, para que tenham prazer em ler e ouvir textos dos mais diversificados possíveis, com diferentes temáticas, e sobretudo, para que se sinta motivado a expor suas emoções, dar liberdade de criar, brincar com as palavras, fluir sua imaginação.

Específicos:

ü  Despertar o prazer em ler poemas, contos, crônicas, romances, notícias, crônicas, receitas, texto de opinião dentre outros;

ü  Ter maior compreensão da linguagem literária e não literária, levando a revelar idéias, opiniões, sentimentos e talentos ao escrever diferentes tipos de textos; 

ü  Tornar o aluno mais competente na comunicação escrita e na busca independente de conhecimentos relacionando essas práticas à vida cotidiana; 

ü  Identificar-se com os sentimentos nas poesias, contos e romances, notícias, receitas lidos; 

ü  Promover a interação entre os alunos da sala de recursos e os alunos da sala comum, por meio do jornal mural e do varal de poesias.

ü  Valorizar os resultados do trabalho individual e coletivo, celebrando o sucesso alcançado.

Que não percamos a ternura! Que não percamos o foco!


Ações previstas


Cronograma previsto



Professora Giliarda auxiliando Edicarlos- 8ºV01 na elaboração da poesia



Visita da aluna Maria Eduarda ao Mural

Recomendação do aluno João Pedro - Filme "O Pequeno Príncipe"

Poema do Livro - "Ecos do Passado" da Prof. MSc. Maria Nazaré Ribon Silva


Uma florzinha multicolorida
Cantas as suas doces estrofes
Com versos cheios de vida
Aos olhos observadores. 
MSc. Maria Nazaré Ribon Silva

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

JOÃO PEDRO - 1ªV02 - ATIVIDADES DIVERSAS

DIA - 23/11/2021 - "As coisas não se tornam mais fáceis, você que se torna mais forte." Assim, quanto mais se pratica o ato de ler, mais conhecimentos linguísticos e sobre os fatos se adquire e, isso facilita a prática da escrita. E a escrita é uma das linguagens (ferramentas) que o Ser Humano utiliza para estabelecer comunicação entre eles.  Quanto mais se aprende sobre as quatro operações, mais fácil se torna a resolução problemas matemáticos como calcular os valores das despesas,  a área de um plano, probabilidades, taxas sobre as populações, economia dentre outros problemas. Assim, se faz necessário, que o aluno leia sempre, resolva e entenda a Matemática para que assim, se torna um indivíduo capaz de buscar soluções para necessidades que surgem em seu contexto social. Pois, quanto mais compreensão se tem sobre determinado problema, mais fácil será a sua solução. Disciplina: Língua Portuguesa e Matemática. Objetivos; Elaborar texto de opinião. Aplicar os princípios da multiplicação na solução dos problemas propostos. Que não percamos a ternura! Que não percamos o foco, nobre aluno.     



Resolução de atividades de fixação - Multiplicação.


Elaboração de texto de opinião


Em gotas leves e cristalina
A chuva molha a terra seca,
Trazendo para a vida a alegria
Que se enfeita de cores e poesias.
MSc. Maria Nazaré Ribon Silva

sábado, 27 de novembro de 2021

LUIZ OTÁVIO - 8ºM01 - ATIVIDADES DIVERSAS

DIA 24/11/2021 - "O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dias após dias." Ler, escrever, contar, ouvir, falar, calcular, comentar, inventar, copiar, criar, recriar, pensar, organizar, "aprender a fazer, aprender a ser, aprender a aprender, aprender a conviver" aprender de maneira se aprende e, sobretudo, porque e para que se aprende este ou aquele conteúdo. Quais metodologias e recursos devem ser usados para trabalhar conhecimentos para que o aluno, aos poucos vai organizando suas ideias e pensamentos e, formando opiniões críticas em relação ao que acontece e seu redor. Disciplina: Língua Portuguesa e  Matemática. Objetivos: Praticar o ato de ler. Resolver problemas de multiplicação. Praticar o jogo da memória. Sentir diferentes texturas às cegas. Que não percamos a ternura! Que não percamos o foco, nobre aluno!   









A vida a Paz anuncia docemente
Em pétalas delicadas e macias 
Como cantigas, que alegremente
 Enchem os ares de alegria.
MSc. Maria Nazaré Ribon Silva

MARIA EDUARDA -3ªV01- ENEM - MAT. CIÊNCIAS DA NATUREZA

DIA - 24/11/2021- "O caminho pra a perfeição é fazer da dificuldade uma perfeição." O Enem pode se transformar em uma dificuldade ou em uma motivação para se aprender cada vez mais. Os conhecimentos nunca são demais, pois quanto mais se aprende mais há conhecimentos e informações para se aprender. Todos os dias somos convidados a aprender algo novo. Assim, os atos de leitura, pesquisar, perguntar, observar, experienciar, de conviver dentre outros, são fundamentais tanto para o desenvolvimento cognitivo, quanto afetivo. Quanto mais se estuda, mais se adquirir as informações necessárias para autoconhecimento e para desenvolver a habilidade de buscar a autoeducação contínua. Disciplinas: Matemática e Ciências da Natureza. Objetivos: Revisar os conteúdos trabalhados, funções, geometria plana, cálculo de áreas, as leis de Newton dentre outros. Que não percamos a ternura! Que não percamos o foco, nobre aluna! Parabéns pela sua dedicação e capricho!









O ar se enche de alegria
São a notas das belas cores
Que em forma de poesia
Se espalham pelos ares.
MSc. Maria Nazaré Ribon Silva

LUIZ OTÁVIO - 8M01 - REFORÇO MULTIPLICAÇÃO

DIA - 23/11/21 - Ayrton Senna já dizia “Se você quer ser bem-sucedido precisa de dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si mesmo” – Para isso, é preciso aprender Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História enfim, todas a matérias definidas da base comum curricular. Aprender a escrever, contar, narrar, representar, apresentar, encenar, ilustrar, falar, ler, pesquisar, inventar, somar, dividir, subtrair, multiplicar enfim, o máximo de habilidades possíveis e que são necessárias na vida em sociedade. Descobrir-se como um Ser Humano capaz e competente, que possui talentos, criatividade e inteligência que precisam ser trabalhados e despertados pelo ensino. Descobrir-se como um ser capaz de inventar, reinventar, aperfeiçoar e de acrescentar algo novo à existência humana. Disciplina: Matemática. Objetivos: Aplicar os princípios da multiplicação na solução de problemas propostos. Estimular a memória por meio de jogos da memória. Que não percamos a ternura! Que não percamos o foco, nobre aluno!







Assim deveria ser a nossa vida
Empoladas de cores e flores
Empolada de alegria e vida
De sonhos, respeito e amores.
MSc. Maria Nazaré Ribon Silva

LUIZ OTÁVIO - 8ºM01 - 10/11 - ATIVIDADES DE DIVISÃO - EM TEMPO

Dia - 10/11/21 - "Realizar sonhos não é uma tarefa que poder ser terceirizada." Você tem um sonhe, sabemos que sim... No entanto, para realizá-lo é preciso pegar o caderno, o lápis, a tabuada e se dedicar o máximo possível para aprender. Este é apenas um dos passos que você está dando em direção aos sonhos. Dedicar-se, caprichar, prestar atenção, guardar informações, aplicá-las na solução de problemas, é fundamental para que se prosseguir, afinal precisamos andar para frente, assumir as rédeas da vida e seguir, sem temer as dificuldades. O medo do novo é natural para o ser humano, mas ele não poderá deixar o medo paralisá-lo. Disciplinas: Matemática. Objetivo: Aplicar os princípios da divisão na resolução dos problemas propostos. Que não percamos a ternura! Que não percamos o foco, nobre aluno!





Um abraço colorido
Se percebe na natureza
As flores estão sorrindo,
Exibindo sua beleza.
MSc. Maria Nazaré Ribon Silva