Do dia 06/10 ao dia 02/12 as professoras Giliarda e Maria Nazaré do (AEE) elaboraram e apresentaram para a equipe escolar o Projeto Poetizando e Proseando na Escola. Pois, muitas vezes, o acolhimento e a compreensão do aluno-alvo da Educação Especial, ainda é frágil e com resistências, pois, na maior parte do tempo, suas limitações falam mais alto e a ele, poucas vezes são oferecidas as metodologias e as condições necessárias para a promoção de sua aprendizagem. Outras vezes, esse aluno se torna invisível durante quase todo o processo, uma vez que não acompanha no mesmo ritmo que os outros e, isso compromete o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas e afetivas. Nesse caso, esse projeto envolveria não só o aluno do AEE, mas também todos os alunos e professores, de Língua Portuguesa dos dois turnos. Portanto, para isso foram traçados os seguintes objetivos gerais e específicos do projeto são:
Gerais:
Familiarizar o aluno com a poesia e com a prosa literária e não-literária, para que tenham prazer em ler e ouvir textos dos mais diversificados possíveis, com diferentes temáticas, e sobretudo, para que se sinta motivado a expor suas emoções, dar liberdade de criar, brincar com as palavras, fluir sua imaginação.
Específicos:
ü Despertar o prazer em ler poemas, contos, crônicas, romances, notícias, crônicas, receitas, texto de opinião dentre outros;
ü Ter maior compreensão da linguagem literária e não literária, levando a revelar idéias, opiniões, sentimentos e talentos ao escrever diferentes tipos de textos;
ü Tornar o aluno mais competente na comunicação escrita e na busca independente de conhecimentos relacionando essas práticas à vida cotidiana;
ü Identificar-se com os sentimentos nas poesias, contos e romances, notícias, receitas lidos;
ü Promover a interação entre os alunos da sala de recursos e os alunos da sala comum, por meio do jornal mural e do varal de poesias.
ü Valorizar os resultados do trabalho individual e coletivo, celebrando o sucesso alcançado.
Que não percamos a ternura! Que não percamos o foco!
Nenhum comentário:
Postar um comentário