AGRADECER
Assumem as cores da luz
Pela doce e frágil existência
“Cabe ao educador, por meio da intervenção pedagógica, promover a realização da aprendizagem com o maior grau de significado possível, uma vez que esta nunca é absoluta – sempre é possível estabelecer relação entre o que se aprende e a realidade, conhecer as possibilidades de observação, reflexão e informação.” Por isto, as aulas devem envolver todos os sentidos com sabores, cheiros, cores, sons, movimentos, formas, texturas e, sobretudo, amor, para que haja incentivo cognitivo e afetividade.
AGRADECER
Durante os anos de 2021 a professora Maria Nazaré Ribon Silva teve momentos de plenitude e gratidão, momentos esses nos quais ela autografou livros para seus leitores. Além dos professores, pessoas da comunidade também adquiriram os seus livros. Não há maior satisfação do que saber que as suas palavras chegarão às pessoas por meio de seus livros. A doce sensação de realização de um sonho invade a alma com um bálsamo, trazendo-lhe o frescor de uma brisa suave. O cheiro, as cores, o peso, o formato e suas texturas lhes dão a certeza da concretude do sonho. O espírito se sente aquecido e agradecido por estar vivendo momentos tão significantes e especiais. Que não percamos a ternura! Vamos poetizar o mundo...Gratidão a todos!
Declamar as poesias, mergulhar em suas rimas, seus sons, ritmos, versos e estrofes como se fossem uma grande piscina de bolinhas coloridas, cheios de aromas, formas e texturas. Mergulhar no mundo das palavras e trazê-las para darem voz aos sentimentos que habitam a alma humana. Para colocarem a desnudo as mazelas que ferem a vida frágil vida e, que são mantidas ocultas pela alienação da massa. Para servirem de alimento para essência humana, tornando o Ser Humano mais sensível e Humano. Se embrenhar por caminhos fantasiosos e carregados de sonhos, de imagens mágicas e doçura e leveza. Exaltar a vida por meio do encantamento e do mistério utilizando-se das palavras mais fortes e exuberantes. Sorrir com a vida e pela vida, que pulsa feito a brisa leve entre as ramagens, flores e folhagens. Agradecer a vida por meio ao som das canções de ninar e de sonhar. Enfim, enredar-se na ternura do simples fato de existir e gozar o que a vida tem de mais belo e mais grandioso o Amor. Que não percamos a ternura! Que não percamos o foco!
O ano de 2021 foi muito produtivo para a autora do Blog, Maria Nazaré Ribon Silva. No período de 06 a 11 de setembro de 2021, a autora e escritora do Blog "Caminhos Especiais" Maria Nazaré Ribon Silva, participou de II Congresso Internacional de Ciências Sociais Aplicadas (CICSA21), tema Futuro, Meio Ambiente e Sustentabilidade, organizado pela Rede Doctum de Ensino. Na ocasião, ela fez o lançamento do livro Estratégia Metodológica de Ensino da Língua para a Formação de Estudantes Leitores, publicado na plataforma da Editora PerSe, São Paulo - 2020, apresentou o artigo OFICINAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL COM TRANSVERSALIDADE NAS SEIS DIFERENTES MACROÁREAS assim, como apresentou fotografias, voltadas para o Meio Ambiente e a Educação, com o tema "Belezas da Minha Terra". No dia 06/11/21 aconteceu a apresentação, via Google meet, do Projeto "Ciências e Poesias: Ideias Entrelaçadas" por meio da mentoria da Prof.ª Dorcas Rodrigues. Na ocasião foram apresentados resumos dos livros de metodologia e poesias que compõe a obra da autora. Oportunidades como essas ajudam no processo de divulgação dos trabalhos realizados, assim, como motivam os autores a melhorarem suas pesquisas. Que não percamos a ternura! Que não percamos o foco!
PerSe - Publique-se - Publicar seu livro agora ficou fácil e totalmente Grátis
Apresentação do Projeto "Ciências e Poesias: Ideias Entrelaçadas"
É hora de concluir as atividades de 2021 e, nada melhor do que juntar todos os alunos e professores do AEE e fazer uma grande comemoração, reunindo, com isso, os festejos de final de ano, aniversários e conclusão do ano letivo. O sentimento que define esse momento é gratidão, pois as limitações e medos provocados pela pandemia sempre lembravam, durante as aulas presenciais, a incerteza do futuro. Então, os risos, as palmas, as brincadeiras, as cores, o aroma dos alimentos, por alguns instantes povoaram a sala de leveza e de alegria, alimentando o sentimento de dever cumprido e a felicidade por estarmos celebrando a vida. Pois, é sempre necessário celebrar a vida, por mais difícil e complicado que possa parecer. Celebrar a vida daqueles que caminharam em equipe até esse momento. Celebrar a vida daqueles que concluíram o Ensino Médio e, que precisam partir para outras conquistas. Celebrar a vida daqueles profissionais que estiveram conosco durante todo esse tempo, mas que por uma força maior, também terão que partir em busca de novas oportunidades de emprego. Celebrar a vida de cada aluno e de cada profissional que aqui permanecem e torcer para que no próximo ano tudo fique mais leve e iluminado. Gratidão a todos. Boas festas! Feliz Natal e Um Ano Novo Cheio de Realizações!