DIA - 22/11/22 - O dia que o Ser Humano perder a curiosidade ele deixará de viver. É ela que o impulsiona na busca de respostas e, portanto, na sua própria evolução intelectual até os dias modernos. Se criança quiser saber como se faz a roupa que a veste, o remédio que toma, a comida que a alimenta, como nascem as plantas, quanto é cem mais cem, mais mil, mais dois mil, o adulto com paciência precisa mostrar-lhe as respostas por meio de vídeos, imagens, experiências dentre outros. É preciso garantir que o processo de ensino não cale as perguntas do aluno. Ao invés de lhes dar as repostas prontas por meio do conteúdo didático, como se as ciências tivessem nascido do nada, instigá-lo a ir atrás das respostas por meio das pesquisas e incitá-lo por meio de outras preguntas. Afinal, o conhecimento não é pronto e acabado como é trabalhado nas escolas, mas o resultado de anos de pesquisas e experiências e, ele precisa saber disso. Disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática. Objetivos: Interpretar e aplicar os textos descritivos e instrutivos. Aplica os conhecimentos matemáticos, pesos e medidas. Que não percamos o foco! Que não percamos a ternura!
“Cabe ao educador, por meio da intervenção pedagógica, promover a realização da aprendizagem com o maior grau de significado possível, uma vez que esta nunca é absoluta – sempre é possível estabelecer relação entre o que se aprende e a realidade, conhecer as possibilidades de observação, reflexão e informação.” Por isto, as aulas devem envolver todos os sentidos com sabores, cheiros, cores, sons, movimentos, formas, texturas e, sobretudo, amor, para que haja incentivo cognitivo e afetividade.
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