DIA 16/11/2022. Experienciar de maneira que todo o corpo esteja presente naquilo que se estar vivenciando. Se é necessário aprender a cozinhar, vamos aprender cozinhando. Tentar fazer aquele prato, seguindo a receita que determina as medidas dos ingredientes e o modo de fazer. A partir da interpretação de uma receita e de sua execução, ficará mais fácil aprender e executar outras mais. O corpo de envolve por inteiro. Naquilo que se pode chamar de dança da cozinha. É um mexe mexe para cá e pra lá. Os sentidos se tornam aguçados pois, além do tempo de cozimento, vem os aromas, os sabores, as texturas e o chiado da panela fervendo. A dinâmica de todo preparo torna a aula mais interessante. E o mais legal é coroar a aula com a degustação do prato. Disciplinas: Língua Portuguesa e Matemática. Objetivos: Ler e interpretar textos instrutivos e descritivos. Utilizar corretamente as medidas de acordo com a receita. Que não percamos o foco! Que não percamos a ternura!
“Cabe ao educador, por meio da intervenção pedagógica, promover a realização da aprendizagem com o maior grau de significado possível, uma vez que esta nunca é absoluta – sempre é possível estabelecer relação entre o que se aprende e a realidade, conhecer as possibilidades de observação, reflexão e informação.” Por isto, as aulas devem envolver todos os sentidos com sabores, cheiros, cores, sons, movimentos, formas, texturas e, sobretudo, amor, para que haja incentivo cognitivo e afetividade.
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