SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

ADOÇANDO A VIDA - PROF.ª GILIARDA E NAZARÉ

 Um sorriso, ah, um sorriso, nos olhos ou nos lábios, este faz uma grande diferença para a vida gente. Sorrir com os olhos para mostrar que você se importa que o outro saiba que ele é importante para você. Sorrir com os lábios para mostrar, que além de importante o outro te traz alegrias. Entretanto, só é possível sorrir para o outro num processo de convivência e interação. Nesta convivência o que fortalece as relações é o compartilhar. Compartilhar não só sorrisos, mas uma pouco do seu tempo. Compartilhar não só o tempo, mas um pouco dos seus conhecimentos. Compartilhar alegrias e descobertas. Compartilhar curiosidades e desafios. Compartilhar sonhos e realizações. Compartilhar, enfim, um pouco do que te faz humano neste mundo tão cheio de complicações.  No dia, 24/02/2021, as professores da AEE Giliarda e Maria Nazaré resolveram compartilhar um pouco de doçura e alegria. Com dedicação e carinho fizeram uma pequena lembrança como forma de dar as boas vindas e, ao mesmo tempo agradecer aos alunos e familiares por fazerem parte da vida delas. Parabéns às professores pela iniciativa!


















As flores compartilham cores
Beleza, maciez e perfumes
Enfeitando e alegando a vida
Daqueles que contemplam
A doçura das criações divinas!
Prof.ª MSc Maria Nazaré Ribon Silva

domingo, 21 de fevereiro de 2021

APNPs - 3ªV01 - 1ª e 2ª SEMANAS

"Nenhum homem é uma ilha, completo em si próprio; cada ser humano é uma parte do continente, uma parte de um todo." John Donne. Esta afirmação pode ser confirmada quando paramos para observar o que acontece ao nosso redor. Desde o nascimento, o Ser Humano vive cercado pela família, depois começa a igreja, frequentar a comunidade, a escola e as outras instituições sociais que fazem parte do seu contexto. É na interação com o outro, que acontece a aprendizagem de uma língua, dos costumes e, sobretudo, de toda uma herança cultural  deixados pelos seus antepassados e, que ajuda a moldar o seu comportamento e as suas atitudes no tempo e no espaço no qual ele está inserido. Em cada época, o Ser Humano encontrou a maneira de interagir com o outro para não se transformar em uma ilha e aperfeiçoar os seus métodos para continuar sobrevivendo. Disciplinas: Química, Física, Geografia e História. Objetivos: Compreender a teoria de como são os gazes internamente. Compreender com funciona os princípios da eletrostática. Entender alguns fenômenos da natureza: alterações antrópicas e implicações em sua dinâmica global-local e local-global. Elaborar História em Quadrinhos. Professores: Daniel, Verbênia, Jeande e Geraldo. Que aprendamos a importância da interação com outro! Que não percamos o foco! Bons estudos, nobres alunos!


ATIVIDADES DE QUÍMICA

ESSA TEORIA PROCURA DAR UMA IDEIA DE COMO SÃO OS GASES INTERNAMENTE

-AGORA RESPONDA OLHANDO NO QUADRO ACIMA

1- Qual o tamanho das partículas?

  (   )maiores  (   )menores

2- Elas se encontram :

(   )em movimento desordenadas?     (   )paradas e bem unidas?

3-Elas se movimentam:

(   ) em baixa velocidade?       (   ) em alta velocidade?

4- Quando espirramos um perfume em nosso corpo, logo a casa toda fica perfumada. Isso ocorre por que?

(   ) as partículas dos gases são unidas e se espalham com facilidade.

(   )as partículas dos gases são afastadas e se espalham com facilidade.


Atividades de Física

Olá estudante, um orgulho tê-lo aqui, nesta escola que te ama, nessa turma já conhecida por você e por essa professora que aprende sempre com vocês! Preparei duas atividades e desejo que tenham sucesso. Disponibilizei video e texto e estou a disposição.

01)Se a eletrostática é a área da Física que estuda as cargas elétricas em repouso, será que há outra parte da Física que estuda as cargas elétricas em movimento? Se existe, qual é?? (OBS.: Ei, psiu, não tem problema pesquisar não, viu!)

02)Qual é a unidade de medida no SI da carga elétrica?

03)Quais são as unidades da carga elétrica?

04)O que é eletrostática?

 TEXTO

Eletrostática é a área da Física que abrange o estudo das cargas elétricas em repouso. Os fenômenos eletrostáticos estudados por essa área do conhecimento surgem em decorrência da força de atração e repulsão que as cargas elétricas exercem umas sobre as outras. Neste texto, falaremos sobre algumas das principais propriedades da Eletrostática, tais como carga elétrica, eletrização, força elétrica, potencial elétrico, campo elétrico e energia potencial elétrica.

Carga elétrica

carga elétrica é uma propriedade intrínseca (própria) das partículas fundamentais da matéria, como prótons e elétrons, assim como a massa. Corpos eletricamente neutros apresentam a mesma quantidade de cargas elétricas positivas e negativas. A unidade de carga elétrica no Sistema Internacional de Unidades é o Coulomb (C).

Além disso, a carga elétrica é uma grandeza física quantizada, isto é, ela apresenta um valor mínimo, de forma que não é possível encontrar corpos eletrizados com um módulo de carga elétrica menor que esse valor, chamado de carga fundamental, geralmente denotado pela letra e.

Os prótons e elétrons apresentam exatamente esse valor de carga elétrica, cerca de 1,6.10-19 C. Portanto, quando um corpo está eletricamente carregado, sua carga é um múltiplo inteiro da carga fundamental, uma vez que a eletrização ocorre a partir da adição ou remoção de elétrons, visto que os prótons encontram-se ligados no interior dos núcleos atômicos.

Q=ne

Legenda:

Q – Módulo da carga elétrica (C – Coulombs)
n – Número de elétrons em falta ou em excesso
e – Carga fundamental (1,6.10-19 C)


ATIVIDADES DE GEOGRAFIA

Fenômenos da natureza: alterações antrópicas e implicações em sua dinâmica global-local e local-global

 Ações antrópicas são ações realizadas pelo homem. Atualmente, essa expressão ganhou destaque em diversas discussões sobre o meio ambiente, visto que as ações humanas têm provocado grandes alterações no meio ambiente e têm desencadeado um cenário de extrema preocupação entre os estudiosos e defensores do meio ambiente.

Sabe-se que o espaço geográfico é o local onde se estabelece a relação entre homem e meio. Assim, ele sofre constantes alterações, sejam positivas ou negativas. Ao falarmos sobre impactos, geralmente é feita uma associação negativa ao termo. Contudo, é preciso ressaltar que “impacto” refere-se às alterações produzidas no meio ambiente, que podem ser negativas ou positivas.

Impactos negativos causados pela ação antrópica

A ação do homem e os impactos negativos causados por ela no meio ambiente ganharam força nos últimos 250 anos. A Revolução Industrial mudou todo o cenário mundial. O novo modo de produzir voltado à obtenção de lucro, à produção em massa e à mentalidade consumista estimulam cada vez mais alterações no meio ambiente.

A produção industrial e o estímulo cada vez maior ao consumo fizeram com que houvesse a necessidade de se aumentar a matéria-prima para as indústrias, visto que a maioria dos produtos tem vida útil reduzida. Consequentemente, ações como desflorestamento, poluição de mares e rios com esgoto industrial e agrotóxicos, empobrecimento dos solos, poluição atmosférica têm provocado uma intensa degradação do meio ambiente.

Esse avanço da produção industrial intensificou o uso de recursos naturais de maneira inconsciente e, por isso, tem gerado discussões em todo o mundo a respeito da gravidade desses problemas e das suas consequências a curto e a longo prazo. A degradação ambiental tornou-se insustentável, visto que o que estava distante da nossa realidade já é algo com o qual precisamos nos preocupar e para o qual devemos buscar soluções.

Alguns problemas já são recorrentes no dia a dia de muitas pessoas, como aumento das temperaturas causado pelo intenso desmatamento de áreas verdes, enchentes nas áreas urbanas, seca extrema em diversas regiões provocada por alterações climáticas, extinção de diversas espécies que lidam com as poluições de rios e mares, racionamento de água, aumento do aquecimento global, entre outros.

São muitos os impactos ambientais provocados pela ação antrópica que se tornaram pauta de diversos debates, alcançando cunho científico e estudos acadêmicos. São exemplos:

1. Destruição da camada de ozônio: A camada de ozônio possui papel fundamental na manutenção da vida: reter os raios ultravioletas dirigidos à Terra pelo Sol. Gases presentes em sprays aerossóis e em refrigeradores, como o clorofluorcarboneto (CFC), são muito utilizados ao longo de décadas e têm provocado a destruição da camada de ozônio. As moléculas de cloro fixam-se às moléculas de ozônio e provocam sua destruição. As consequências são aumento de ocorrências de câncer de pele, de catarata e enfraquecimento do sistema imunológico.

2. Chuva Ácida: A industrialização provocou o aumento do uso de combustíveis fósseis e intensificou a queima desses combustíveis, lançando à atmosfera diversos gases poluentes. Uma das consequências disso é a chuva ácida. Combinados com água, esses gases reagem formando água e sal. Alguns óxidos formam também ácido sulfúrico, que precipitam e dão origem às chuvas ácidas. Essas chuvas causam diversos problemas ambientais, destroem vegetações, alteram a composição das águas de rios e de lagos, provocam corrosão do solo e podem agravar problemas respiratórios.

3. Desmatamento: O aumento populacional, a intensificação das atividades agropecuárias e o crescimento do ramo madeireiro aceleraram o ritmo do desmatamento de diversas áreas. Essa retirada da vegetação provoca inúmeros impactos ambientais negativos, como a perda de habitat por diversos animais, esgotamento dos solos, aumento dos processos erosivos, mudanças climáticas, entre outros.

Há urgência de medidas que diminuam os impactos ambientais causados pela ação antrópica. Para que as próximas gerações tenham um planeta habitável, é preciso que mudanças sejam feitas, começando pela alteração de hábitos sociais comuns, por meio, por exemplo, do incentivo ao uso de produtos ecológicos, da coleta seletiva, do uso consciente dos recursos hídricos acompanhado do compromisso firmado pelas nações a fim de se diminuir a degradação do meio ambiente.

 

Atividades de Aprendizagem

 

1) Assinale a alternativa que não representa uma ação antrópica positiva:

a) Coleta seletiva

b) Uso de fontes não renováveis de energia

c) Reflorestamento de áreas desmatadas

d) Não poluição dos recursos hídricos

 

2) Relacione os problemas ambientais à ação antrópica que o provoca. Em seguida, assinale a alternativa com a ordem correta:

( 1 ) Destruição da camada de ozônio

( 2 ) Chuva ácida

( 3 ) Desmatamento

( ) Problema ambiental causado pela emissão de gases presentes em sprays aerossóis, como o clorofluorcarboneto (CFC).

( ) Problema ambiental agravado pelo aumento populacional e pela intensificação das atividades agropecuárias.

(  ) Problema ambiental intensificado pelo aumento do uso de combustíveis fósseis e, principalmente, e por sua queima, que emite à atmosfera diversos gases poluentes, como o dióxido de enxofre e o ácido clorídrico.

a) 1,2,3

b) 2,1,3

c) 1,3,2

d) 2,3,1

 

 

3) Relate em tópicos quais são os problemas ambientais que existe em sua cidade.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

4) Produção textual.

Sabe-se que o espaço geográfico é o local onde se estabelece a relação entre homem e meio. Assim, ele sofre constantes alterações, sejam positivas ou negativas. Ao falarmos sobre impactos, geralmente é feita uma associação negativa ao termo. Pensando nisso elabore um texto falando sobre esses impactos negativos das ações antrópicas ao meio ambiente, tendo como exemplos: A destruição da camada de ozônio, chuva ácida e desmatamento. (Obs:) se precisar pode utilizar folha do caderno para a produção textual

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividades de História

   Vamos lá!!!  Na nossa primeira atividade você será responsável por criar uma pequena história em quadrinhos ilustrada (desenhos) , nessa história você irá descrever os principais acontecimentos dos últimos meses na região onde você mora  ou no brasil de forma geral. Para cada desenho você deve colocar um título sobre o desenho, não esqueça de colorir.

 UTILIZE OS QUADROS ABAIXO PARA FAZER OS DESENHOS DE SUA HISTÓRIA.  SEJA BEM  CRIATIVO!!!

 CASO QUEIRA PODE CONVERSAR COM OS PAIS, TIOS, AVÓS, IRMÃOS ETC.... PARA SELECIONAR OS ACONTECIMENTOS MAIS IMPORTANTES.

 

MINHA HISTÓRIA EM QUADRINHOS

 

 

 

 







Uma rosa só é uma rosa
Por causa da soma de suas pétalas
A humanidade só é humanidade
Por causa da soma dos Seres Humanos.
Prof.ª MSc Maria Nazaré Ribon Silva

APNPs - 8ºV01 - 1ª e 2ª SEMANAS

Ouvir a natureza em seus diferentes sons. Desde o som das folhagens aplaudindo o tempo até as cascatas que caem das pedras. Ouvir o som do mar em toda sua grandeza. O barulho do vento entre as árvores da floresta. Ouvir o cantar dos passarinhos e o zumbindo dos insetos. Ouvir os vulcões borbulharem sua larva quente. Ouvir o barulho estrondoso dos trovões e a chuva forte molhando a terra. Ouvir o estalido das vagens expulsando para longe as leves sementes. Ouvir a Ouvir os ovos eclodirem e a vida dentro de outra vida.  Ouvir o doce gargalhada das crianças e dos anciões. Ouvir o surgimento de um pensamento e o realizar de um sonho. Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História. Objetivos: Interpretar texto informativo. Identificar as formas geométricas e seus diferentes ângulos. Identificar as diferentes regiões dos espaços mundiais. Elaborar História em Quadrinho.  Professores: Adébio, André,  Jeande e História. Que não percamos a ternura! Bons Estudos! Nobres alunos!


Atividades de Língua Portuguesa

Lâmpadas e inteligências

As lâmpadas servem para iluminar. Para isso, são dotadas de potências de iluminação diferentes. Há lâmpadas de 60 watts, de 100 watts, de 150 watts... Esse número em watts diz o poder de iluminação da lâmpada. Também as inteligências servem para iluminar.

Nos gibis, o desenhista, para dizer que um personagem teve uma boa ideia, desenha uma lâmpada acesa sobre a sua cabeça. As inteligências, à semelhança das lâmpadas, também têm potências de iluminação diferentes. Os homens inventaram testes para medir a "wattagem" das inteligências. Ao poder de iluminação das inteligências deram o nome de "QI", coeficiente de inteligência.

As inteligências não são iguais. Pessoas a quem os testes inventados pelos homens atribuíram um QI 200, têm um poder muito grande para iluminar. Alguns, para se gabar, chegam a mostrar sua carteirinha, dizendo que sua inteligência tem uma "wattagem" alta. Mas, nós não olhamos para as lâmpadas. As lâmpadas não são para serem vistas. As lâmpadas valem pelas cenas que iluminam e não pelo brilho.

Olhar diretamente para a lâmpada ofusca a visão!

Há inteligências de "wattagem" 200 que só iluminam esgotos e cemitérios. E há inteligências modestas, como se fossem nada mais do que a chama de uma vela, que iluminam sorrisos. Uma lâmpada não tem vontade própria. Ela ilumina o objeto que o seu dono escolhe para ser iluminado.

A inteligência, como as lâmpadas, não tem vontade própria. Ela ilumina os objetos que o coração do seu dono determina que sejam iluminados. A inteligência de quem ama dinheiro ilumina dinheiro, a inteligência dos criminosos ilumina o crime, a inteligência dos artistas ilumina a beleza.

A inteligência é mandada. Só lhe compete obedecer...

(Rubem Alves)

De acordo com o texto, responda:

1) Qual o tema abordado no texto lido?

2) O autor disse: “ que há um recurso gráfico recorrente, as lâmpadas, nos gibis”. Qual é o sentido que esse recurso representa?

3) Qual é a relação estabelecida entre lâmpadas e inteligências, pelo autor do texto? Explique.

4) Faça uma comparação da frase abaixo com a tua vida:

“As lâmpadas valem pelas cenas que iluminam”.

5) E a sua inteligência, têm iluminado o que? Ilustre.

Atividades de Matemática

Questão  1

Observe a planificação a seguir:



Esta planificação se refere a um (a)

(A) cone.     (B) cubo.    (C) paralelepípedo.      (D) pirâmide de base hexagonal.

 

 Questão  2

Considere um triângulo retângulo isósceles.

Os valores de seus ângulos internos são

(A) 60º; 60º; 60º.

(B) 30º; 60º; 90°.

(C) 90°; 45°; 45°.

(D) 35°; 70º; 75°.

Questão  3

Observe o relógio a seguir:



O menor ângulo formado pelos ponteiros deste relógio é

(A) menor que 90°.   (B) igual a 90°.   (C) igual a 120°.    (D) maior que 120°.

 

 Questão  4

Sabendo que a soma dos ângulos internos de um pentágono regular é 540°, a medida de cada um dos seus ângulos internos é

(A) 100°.     (B) 104°.      (C) 108°.      (D) 110°.

Questão  5

Em uma prova de concurso que iniciou às 13 horas, Márcia permaneceu na sala por 255 minutos. Nesta condição, o horário em que Márcia deixou a sala de prova foi às

(A) 17h.      (B) 17h15min.     (C) 17h30min.    (D) 17h45min.

Questão  6

Em uma caixa, há 38 laranjas e em outra há 22 laranjas.

A quantidade de laranjas que devem ser passadas de uma caixa a outra para que as duas fiquem com a mesma quantidade é de

(A) 6.    (B) 7.     (C) 8.    (D) 9.

Questão  7

O carro de Regina consome 1 litro de gasolina a cada 10 quilômetros percorridos. Aos finais de semana Regina viaja para seu sítio que dista de sua casa 63 quilômetros. O consumo de combustível do carro de Regina será de

(A) 5,3 L.      (B) 6 L.          (C) 6,3 L.       (D) 7 L.

 Questão  8

Uma aranha tece 30 m de teia em 1 dia.

Em dois dias ela tecerá

(A) 550 centímetros.  (B) 600 centímetros.   (C) 650 centímetros.

(D) 700 centímetros.

Questão  9

Para o jogo entre o Goiás e o Atlético Goianiense, a torcida encomendou em uma loja de esportes 120 camisas. As camisas vieram distribuídas igualmente em 4 caixas.

Com isso, podemos afirmar que cada caixa tinha

(A) 30 camisas.   (B) 116 camisas.     (C) 120 camisas.     (D) 124 camisas

Questão  10

Dois litros de refrigerante devem ser distribuídos para 10 crianças.

A quantidade de refrigerante para cada crianças será de

A) 50 ml.       B) 100ml.        C) 150ml.       D) 200ml

 

Atividades  de Geografia

Regionalização do espaço mundial

 

O processo de regionalização do mundo é um conceito muito amplo e discutido na ciência geográfica. Regionalizar significa dividir o espaço geográfico, a fim de um melhor entendimento dos fenômenos físicos, sociais, políticos e naturais.

Compreende-se a ideia de diferenciação de áreas no contexto geral e de aproximação dessas áreas por meio de suas características comuns. Uma região configura-se como uma área delimitada, definida por suas características comuns, por exemplo: um bioma, o Cerrado, que é uma região do planeta Terra com semelhanças nos seus aspectos naturais. Nesse caso, considera-se o elemento natural (fitofisionomia do Cerrado) como critério para a criação de uma região.

As regionalizações mundiais são:

·         os continentes

·         os biomas

·         os climas mundiais

·         as bacias hidrográficas

·         os idiomas

 Todas essas regionalizações são exemplos de formas e maneiras que podemos delimitar o espaço por meio das características elegidas.

Leia também: Diferença entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra 

O que é regionalização do mundo?

Regionalizar o mundo é criar áreas ou lugares semelhantes no planeta Terra. As regionalizações mundiais existem para uma melhor análise das particularidades de cada lugar. Sendo assim, cria-se uma área ou uma região considerando-se alguma característica específica, como:

 

·         a localização espacial

·         o clima

·         relevo

·         a vegetação

·         os aspectos sociais, políticos e econômicos

Dessa forma é possível analisar, comparar, observar e determinar todas as propriedades daquela região e, assim, entendê-la melhor, numa escala local, regional ou global.

As regionalizações mundiais são variadas, como os continentes:

·         Antártida

·         América

·         Ásia

·         África

·         Europa

·         Oceania

Os continentes são regionalizações que abarcam as áreas de países mais próximos levando em consideração suas localizações geográficas.

 


 Regionalização mundial: continentes.

 Outra maneira de regionalizar o mundo, utilizada a partir da década de 1960, no contexto da Guerra Fria, foi a regionalização dos países em primeiro, segundo terceiro mundos. Esse critério levava em consideração:

·         Primeiro mundo: países capitalistas desenvolvidos ou ricos

·         Segundo mundo: países socialistas

·         Terceiro mundo: países capitalistas subdesenvolvidos ou pobres

 

Após o final da Guerra Fria, essa regionalização passou a ser ultrapassada, não mais usada a nível global, sendo outro critério considerado, pelo qual os países foram categorizados em um novo regionalismo: desenvolvidos ou subdesenvolvidos. Dessa forma, considera-se o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas pelo país. Essa regionalização é considerada até os dias atuais em todo o mundo.

Critérios de regionalização

Pode-se dizer que são vários os critérios utilizados para fazer-se uma regionalização, de maneira a reduzir-se o espaço geográfico e dividi-lo. Destacam-se os seguintes critérios:

Critérios físicos: criação de regiões unificando áreas com algum elemento físico comum, como:

- clima

- relevo

- vegetação

- hidrografia

·         Critérios socioeconômicos: baseiam-se na divisão que considera aspectos sociais, como:

- idioma

- distribuição da riqueza

- concentração de renda

- industrialização

- áreas de maior ou menor desenvolvimento

- violência

- geração de emprego

 

Atividades de aprendizagem

 1) Observe o mapa com atenção, em seguida pinte de acordo com a legenda.

Obs: Onde tiver escrito os nomes dos oceanos pintar de azul.


Atividades de História

1-      VAMOS LÁ!!!  NA NOSSA PRIMEIRA ATIVIDADE VOCÊ SERÁ RESPONSÁVEL POR CRIAR UMA PEQUENA HISTÓRIA EM QUADRINHOS ILUSTRADA ( DESENHOS ) , NESSA HISTÓRIA VOCÊ IRÁ DESCREVER OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DOS ÚLTIMOS MESES NA REGIÃO ONDE VOCÊ MORA  OU NO BRASIL DE FORMA GERAL. PARA CADA DESENHO VOCÊ DEVE COLOCAR UM TÍTULO SOBRE O DESENHO, NÃO SE ESQUEÇA DE COLORIR.  

2-      UTILIZE OS QUADROS ABAIXO PARA FAZER OS DESENHOS DE SUA HISTÓRIA.  SEJA BEM  CRIATIVO!!!

 

CASO QUEIRA PODE CONVERSAR COM OS PAIS, TIOS, AVÓS, IRMÃOS ETC.... PARA SELECIONAR OS ACONTECIMENTOS MAIS IMPORTANTES.

MINHA HISTÓRIA EM QUADRINHOS

 

 

 

  





E o Sol foi dormir
Em seu caminho ele iluminou
A força, a fé e a coragem
Daqueles que querem caminhar
Com determinação e confiança
Em direção aos sonhos.
Prof.ª MSc Maria Nazaré Ribon Silva