SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

domingo, 21 de fevereiro de 2021

APNPs - 8ºV01 - 1ª e 2ª SEMANAS

Ouvir a natureza em seus diferentes sons. Desde o som das folhagens aplaudindo o tempo até as cascatas que caem das pedras. Ouvir o som do mar em toda sua grandeza. O barulho do vento entre as árvores da floresta. Ouvir o cantar dos passarinhos e o zumbindo dos insetos. Ouvir os vulcões borbulharem sua larva quente. Ouvir o barulho estrondoso dos trovões e a chuva forte molhando a terra. Ouvir o estalido das vagens expulsando para longe as leves sementes. Ouvir a Ouvir os ovos eclodirem e a vida dentro de outra vida.  Ouvir o doce gargalhada das crianças e dos anciões. Ouvir o surgimento de um pensamento e o realizar de um sonho. Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História. Objetivos: Interpretar texto informativo. Identificar as formas geométricas e seus diferentes ângulos. Identificar as diferentes regiões dos espaços mundiais. Elaborar História em Quadrinho.  Professores: Adébio, André,  Jeande e História. Que não percamos a ternura! Bons Estudos! Nobres alunos!


Atividades de Língua Portuguesa

Lâmpadas e inteligências

As lâmpadas servem para iluminar. Para isso, são dotadas de potências de iluminação diferentes. Há lâmpadas de 60 watts, de 100 watts, de 150 watts... Esse número em watts diz o poder de iluminação da lâmpada. Também as inteligências servem para iluminar.

Nos gibis, o desenhista, para dizer que um personagem teve uma boa ideia, desenha uma lâmpada acesa sobre a sua cabeça. As inteligências, à semelhança das lâmpadas, também têm potências de iluminação diferentes. Os homens inventaram testes para medir a "wattagem" das inteligências. Ao poder de iluminação das inteligências deram o nome de "QI", coeficiente de inteligência.

As inteligências não são iguais. Pessoas a quem os testes inventados pelos homens atribuíram um QI 200, têm um poder muito grande para iluminar. Alguns, para se gabar, chegam a mostrar sua carteirinha, dizendo que sua inteligência tem uma "wattagem" alta. Mas, nós não olhamos para as lâmpadas. As lâmpadas não são para serem vistas. As lâmpadas valem pelas cenas que iluminam e não pelo brilho.

Olhar diretamente para a lâmpada ofusca a visão!

Há inteligências de "wattagem" 200 que só iluminam esgotos e cemitérios. E há inteligências modestas, como se fossem nada mais do que a chama de uma vela, que iluminam sorrisos. Uma lâmpada não tem vontade própria. Ela ilumina o objeto que o seu dono escolhe para ser iluminado.

A inteligência, como as lâmpadas, não tem vontade própria. Ela ilumina os objetos que o coração do seu dono determina que sejam iluminados. A inteligência de quem ama dinheiro ilumina dinheiro, a inteligência dos criminosos ilumina o crime, a inteligência dos artistas ilumina a beleza.

A inteligência é mandada. Só lhe compete obedecer...

(Rubem Alves)

De acordo com o texto, responda:

1) Qual o tema abordado no texto lido?

2) O autor disse: “ que há um recurso gráfico recorrente, as lâmpadas, nos gibis”. Qual é o sentido que esse recurso representa?

3) Qual é a relação estabelecida entre lâmpadas e inteligências, pelo autor do texto? Explique.

4) Faça uma comparação da frase abaixo com a tua vida:

“As lâmpadas valem pelas cenas que iluminam”.

5) E a sua inteligência, têm iluminado o que? Ilustre.

Atividades de Matemática

Questão  1

Observe a planificação a seguir:



Esta planificação se refere a um (a)

(A) cone.     (B) cubo.    (C) paralelepípedo.      (D) pirâmide de base hexagonal.

 

 Questão  2

Considere um triângulo retângulo isósceles.

Os valores de seus ângulos internos são

(A) 60º; 60º; 60º.

(B) 30º; 60º; 90°.

(C) 90°; 45°; 45°.

(D) 35°; 70º; 75°.

Questão  3

Observe o relógio a seguir:



O menor ângulo formado pelos ponteiros deste relógio é

(A) menor que 90°.   (B) igual a 90°.   (C) igual a 120°.    (D) maior que 120°.

 

 Questão  4

Sabendo que a soma dos ângulos internos de um pentágono regular é 540°, a medida de cada um dos seus ângulos internos é

(A) 100°.     (B) 104°.      (C) 108°.      (D) 110°.

Questão  5

Em uma prova de concurso que iniciou às 13 horas, Márcia permaneceu na sala por 255 minutos. Nesta condição, o horário em que Márcia deixou a sala de prova foi às

(A) 17h.      (B) 17h15min.     (C) 17h30min.    (D) 17h45min.

Questão  6

Em uma caixa, há 38 laranjas e em outra há 22 laranjas.

A quantidade de laranjas que devem ser passadas de uma caixa a outra para que as duas fiquem com a mesma quantidade é de

(A) 6.    (B) 7.     (C) 8.    (D) 9.

Questão  7

O carro de Regina consome 1 litro de gasolina a cada 10 quilômetros percorridos. Aos finais de semana Regina viaja para seu sítio que dista de sua casa 63 quilômetros. O consumo de combustível do carro de Regina será de

(A) 5,3 L.      (B) 6 L.          (C) 6,3 L.       (D) 7 L.

 Questão  8

Uma aranha tece 30 m de teia em 1 dia.

Em dois dias ela tecerá

(A) 550 centímetros.  (B) 600 centímetros.   (C) 650 centímetros.

(D) 700 centímetros.

Questão  9

Para o jogo entre o Goiás e o Atlético Goianiense, a torcida encomendou em uma loja de esportes 120 camisas. As camisas vieram distribuídas igualmente em 4 caixas.

Com isso, podemos afirmar que cada caixa tinha

(A) 30 camisas.   (B) 116 camisas.     (C) 120 camisas.     (D) 124 camisas

Questão  10

Dois litros de refrigerante devem ser distribuídos para 10 crianças.

A quantidade de refrigerante para cada crianças será de

A) 50 ml.       B) 100ml.        C) 150ml.       D) 200ml

 

Atividades  de Geografia

Regionalização do espaço mundial

 

O processo de regionalização do mundo é um conceito muito amplo e discutido na ciência geográfica. Regionalizar significa dividir o espaço geográfico, a fim de um melhor entendimento dos fenômenos físicos, sociais, políticos e naturais.

Compreende-se a ideia de diferenciação de áreas no contexto geral e de aproximação dessas áreas por meio de suas características comuns. Uma região configura-se como uma área delimitada, definida por suas características comuns, por exemplo: um bioma, o Cerrado, que é uma região do planeta Terra com semelhanças nos seus aspectos naturais. Nesse caso, considera-se o elemento natural (fitofisionomia do Cerrado) como critério para a criação de uma região.

As regionalizações mundiais são:

·         os continentes

·         os biomas

·         os climas mundiais

·         as bacias hidrográficas

·         os idiomas

 Todas essas regionalizações são exemplos de formas e maneiras que podemos delimitar o espaço por meio das características elegidas.

Leia também: Diferença entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra 

O que é regionalização do mundo?

Regionalizar o mundo é criar áreas ou lugares semelhantes no planeta Terra. As regionalizações mundiais existem para uma melhor análise das particularidades de cada lugar. Sendo assim, cria-se uma área ou uma região considerando-se alguma característica específica, como:

 

·         a localização espacial

·         o clima

·         relevo

·         a vegetação

·         os aspectos sociais, políticos e econômicos

Dessa forma é possível analisar, comparar, observar e determinar todas as propriedades daquela região e, assim, entendê-la melhor, numa escala local, regional ou global.

As regionalizações mundiais são variadas, como os continentes:

·         Antártida

·         América

·         Ásia

·         África

·         Europa

·         Oceania

Os continentes são regionalizações que abarcam as áreas de países mais próximos levando em consideração suas localizações geográficas.

 


 Regionalização mundial: continentes.

 Outra maneira de regionalizar o mundo, utilizada a partir da década de 1960, no contexto da Guerra Fria, foi a regionalização dos países em primeiro, segundo terceiro mundos. Esse critério levava em consideração:

·         Primeiro mundo: países capitalistas desenvolvidos ou ricos

·         Segundo mundo: países socialistas

·         Terceiro mundo: países capitalistas subdesenvolvidos ou pobres

 

Após o final da Guerra Fria, essa regionalização passou a ser ultrapassada, não mais usada a nível global, sendo outro critério considerado, pelo qual os países foram categorizados em um novo regionalismo: desenvolvidos ou subdesenvolvidos. Dessa forma, considera-se o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas pelo país. Essa regionalização é considerada até os dias atuais em todo o mundo.

Critérios de regionalização

Pode-se dizer que são vários os critérios utilizados para fazer-se uma regionalização, de maneira a reduzir-se o espaço geográfico e dividi-lo. Destacam-se os seguintes critérios:

Critérios físicos: criação de regiões unificando áreas com algum elemento físico comum, como:

- clima

- relevo

- vegetação

- hidrografia

·         Critérios socioeconômicos: baseiam-se na divisão que considera aspectos sociais, como:

- idioma

- distribuição da riqueza

- concentração de renda

- industrialização

- áreas de maior ou menor desenvolvimento

- violência

- geração de emprego

 

Atividades de aprendizagem

 1) Observe o mapa com atenção, em seguida pinte de acordo com a legenda.

Obs: Onde tiver escrito os nomes dos oceanos pintar de azul.


Atividades de História

1-      VAMOS LÁ!!!  NA NOSSA PRIMEIRA ATIVIDADE VOCÊ SERÁ RESPONSÁVEL POR CRIAR UMA PEQUENA HISTÓRIA EM QUADRINHOS ILUSTRADA ( DESENHOS ) , NESSA HISTÓRIA VOCÊ IRÁ DESCREVER OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DOS ÚLTIMOS MESES NA REGIÃO ONDE VOCÊ MORA  OU NO BRASIL DE FORMA GERAL. PARA CADA DESENHO VOCÊ DEVE COLOCAR UM TÍTULO SOBRE O DESENHO, NÃO SE ESQUEÇA DE COLORIR.  

2-      UTILIZE OS QUADROS ABAIXO PARA FAZER OS DESENHOS DE SUA HISTÓRIA.  SEJA BEM  CRIATIVO!!!

 

CASO QUEIRA PODE CONVERSAR COM OS PAIS, TIOS, AVÓS, IRMÃOS ETC.... PARA SELECIONAR OS ACONTECIMENTOS MAIS IMPORTANTES.

MINHA HISTÓRIA EM QUADRINHOS

 

 

 

  





E o Sol foi dormir
Em seu caminho ele iluminou
A força, a fé e a coragem
Daqueles que querem caminhar
Com determinação e confiança
Em direção aos sonhos.
Prof.ª MSc Maria Nazaré Ribon Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário