Razão e emoção, características do Ser Humano, que o diferencia dos outros animais da Natureza. Razão, capacidade de pensar, organizar planos, sonhar e, sobretudo, sobreviver às adversidades. A emoção são os sentimentos e as formas de demonstrá-los. O Ser Humano consegue sorrir, chorar, enfurecer-se, surpreender-se, aventurar-se, cantar, sonhar, entristecer, cochichar, gritar, vangloriar-se, adorar, planejar, relacionar-se enfim, envolver-se em tudo o que ele faz, com sentimentos e esperança. É a soma destas duas características que faz com a humanidade persevere deste o seu surgimento no Planeta Terra até os dias atuais. Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História. Objetivos: Interpretar texto informativo. Compreender noções de tabela e formas geométricas. Compreender como se deu a formação do estado do território brasileiro. Elaborar História em Quadrinho. Professores: Adébio, André, Jeande e Geraldo. Que não percamos o foco e continuemos a perseverar. Bons estudos, nobres alunos.
ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Lâmpadas e inteligências
As lâmpadas servem para iluminar. Para isso, são dotadas de potências de iluminação diferentes. Há lâmpadas de 60 watts, de 100 watts, de 150 watts... Esse número em watts diz o poder de iluminação da lâmpada. Também as inteligências servem para iluminar.
Nos gibis, o desenhista, para dizer que um personagem teve uma boa ideia, desenha uma lâmpada acesa sobre a sua cabeça. As inteligências, à semelhança das lâmpadas, também têm potências de iluminação diferentes. Os homens inventaram testes para medir a "wattagem" das inteligências. Ao poder de iluminação das inteligências deram o nome de "QI", coeficiente de inteligência.
As inteligências não são iguais. Pessoas a quem os testes inventados pelos homens atribuíram um QI 200, têm um poder muito grande para iluminar. Alguns, para se gabar, chegam a mostrar sua carteirinha, dizendo que sua inteligência tem uma "wattagem" alta. Mas, nós não olhamos para as lâmpadas. As lâmpadas não são para serem vistas. As lâmpadas valem pelas cenas que iluminam e não pelo brilho.
Olhar diretamente para a lâmpada ofusca a visão!
Há inteligências de "wattagem" 200 que só iluminam esgotos e cemitérios. E há inteligências modestas, como se fossem nada mais do que a chama de uma vela, que iluminam sorrisos. Uma lâmpada não tem vontade própria. Ela ilumina o objeto que o seu dono escolhe para ser iluminado.
A inteligência, como as lâmpadas, não tem vontade própria. Ela ilumina os objetos que o coração do seu dono determina que sejam iluminados. A inteligência de quem ama dinheiro ilumina dinheiro, a inteligência dos criminosos ilumina o crime, a inteligência dos artistas ilumina a beleza.
A inteligência é mandada. Só lhe compete obedecer...
(Rubem Alves)
De acordo com o texto, responda:
1) Qual o tema abordado no texto lido?
2) O autor disse: “ que há um recurso gráfico recorrente, as lâmpadas, nos gibis”. Qual é o sentido que esse recurso representa?
3) Qual é a relação estabelecida entre lâmpadas e inteligências, pelo autor do texto? Explique.
4) Faça uma comparação da frase abaixo com a tua vida:
“As lâmpadas valem pelas cenas que iluminam”.
5) E a sua inteligência, têm iluminado o que? Ilustre.
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
Questão 1
O gráfico abaixo mostra a preferência dos alunos do 6º
ano em relação às modalidades esportivas: futebol, vôlei, natação e atletismo.
De acordo com o gráfico, a modalidade de maior preferência é
(A) vôlei (B)
natação (C) futebol (D) atletismo
Questão 2
Pedro e Tiago colecionam miniaturas de veículos. Pedro
tem 12 motos e Tiago 17 carrinhos. Quantas miniaturas os dois tem juntos?
(A) 12 (B)
17 (C) 19 (D) 29
Questão 3
A professora Sandra colocou uma operação no quadro e
pediu para os estudantes descobrirem o valor que havia sido apagado.
O valor é
(A) 132 (B)
144 (C) 264 (D) 1302
Questão 4
Observe o cilindro a seguir:
Das planificações apresentadas, a que representa o
cilindro é
Questão 5
Marcos pretende viajar 21 dias de suas férias com sua
família para o litoral.
O total de semana que Marcos viajará com sua família é de
(A) 2 semanas.
(B) 3 semanas. (C) 4
semanas. (D) 5 semanas.
Questão 6
A professora do 6º ano B distribuiu cartelas com algumas
operações matemáticas que seus alunos deveriam resolver. Luzia recebeu a
seguinte cartela:
O resultado correto encontrado por Luzia foi
A) 112. B)
519. C) 609. D) 619.
Questão 7
A loja “Menor Preço” está promovendo uma liquidação em
seu estoque conforme tabela a seguir:
Ricardo quer comprar uma camisa para seu pai e para ganhar o desconto ele deverá
(A) comprar duas mercadorias ou mais.
(B) pagar à vista.
(C) comprar somente camisas.
(D) pagar à prazo.
Questão 8
Matheus usou linhas retas fechadas para desenhar as
figuras geométricas a seguir:
Quantas figuras de três lados foram desenhadas?
(A) 5
(B) 4 (C) 3 (D) 2
Questão 9
Para fazer um bolo, Alessandra gastou R$ 47,00. Ela
vendeu o bolo por R$ 75,00.
O lucro de Alessandra foi de
(A) R$ 122,00.
(B) R$ 75,00. (C) R$
47,00. (D) R$ 28,00.
Questão 10
Mateus ao medir a altura do chão à janela de seu quarto
obteve aproximadamente 5 palmos.
Considerando que o palmo de Mateus tem 20 cm, a medida encontrada por ele foi aproximadamente
(A) 5 cm. (B)
20 cm. (C) 80 cm. (D) 100 cm.
Atividades de Geografia
Formação
do Estado do Território no Brasil
O território do Brasil ocupa
uma área de 8 514 876 km². Em virtude de sua extensão territorial, o Brasil é
considerado um país continental por ocupar grande parte da América do Sul. O
país se encontra em quinto lugar em tamanho de território.
A população brasileira está
irregularmente distribuída, pois grande parte da população habita na região
litorânea, onde se encontram as maiores cidades do país. Isso nada mais é do
que uma herança histórica, resultado da forma como o Brasil foi povoado, os
primeiros núcleos urbanos surgiram no litoral. Até o século XVI, o Brasil
possuía apenas a área estabelecida peloTratado de Tordesilhas, assinado em 1494
por Portugal e Espanha. Esse tratado dividia as terras da América do Sul entre
Portugal e Espanha.
Os principais acontecimentos históricos
que contribuíram para
o povoamento do
país foram:
No
século XVI: a ocupação limitava-se ao litoral, a principal atividade
econômica desse período foi o cultivo de cana para produzir o açúcar, produto
muito apreciado na Europa, a produção era destinada à exportação. As
propriedades rurais eram grandes extensões de terra, cultivadas com força de
trabalho escrava. O crescimento da exportação levou aos primeiros centros
urbanos no litoral, as cidades portuárias.
Século XVII e XVIII: foram marcados pela produção pastoril que adentrou a oeste do país e também pela descoberta de jazidas de ouro e diamante nos estados de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. Esse período foi chamado de aurífero e fez surgir várias cidades.
Século XIX: a atividade que contribuiu para o processo de urbanização foi a produção de café, principalmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Essa atividade também contribuiu para o surgimento de várias cidades.
Para melhor ocupar sua colônia sul-americana, o governo português resolveu dividi-la em grandes faixas de terra, que foram chamadas de capitanias. Nessa época, as capitanias tinham contornos bem diferentes dos iniciais e o território brasileiro já possuía um traçado próximo do atual.
Em 1821, as capitanias passaram a se chamar províncias e, em 1889, estados, nome que conservam até os dias atuais. Os limites territoriais do Brasil, definidos em 1904, valem ainda hoje. A divisão dos estados, porém, sofreu mudanças.
Ao compararmos o território do Brasil no século XVI com o atual poderemos perceber que o território aumentou. O território brasileiro não se formou de uma hora para outra. Foi um processo longo. Dele fazem parte à lenta ocupação do território pelos portugueses, as lutas entre eles e os povos nativos, a disputa pela terra com invasores e a busca de riquezas.
1-
VAMOS LÁ!!! NA NOSSA
PRIMEIRA ATIVIDADE VOCÊ SERÁ RESPONSÁVEL POR CRIAR UMA PEQUENA HISTÓRIA EM
QUADRINHOS ILUSTRADA ( DESENHOS ) , NESSA HISTÓRIA VOCÊ IRÁ DESCREVER OS
PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DOS ÚLTIMOS MESES NA REGIÃO ONDE VOCÊ MORA OU NO BRASIL DE FORMA GERAL. PARA CADA
DESENHO VOCÊ DEVE COLOCAR UM TÍTULO SOBRE O DESENHO, NÃO ESQUEÇA DE COLORIR.
UTILIZE OS QUADROS ABAIXO PARA FAZER OS DESENHOS DE
SUA HISTÓRIA. SEJA BEM CRIATIVO!!!
CASO QUEIRA PODE CONVERSAR COM OS PAIS, TIOS, AVÓS,
IRMÃOS ETC.... PARA SELECIONAR OS ACONTECIMENTOS MAIS IMPORTANTES.
MINHA HISTÓRIA EM QUADRINHOS
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Que não vemos passar, mas passa
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