SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

sábado, 20 de fevereiro de 2021

APNPs - 6ºV01 - 1ª e 2ª SEMANAS

 A vida canta seus versos, vestidos com a melodia da imaginação. A vida canta suas cantigas, vestidas com a magia dos mundos maravilhosos. Vida canta sua existência com os versos das poesias dos sonhos. A vida se enreda pelos caminhos dos mundos imaginários onde a Paz reina e o Amor lhe faz companhia. A vida conta seus contos, seus romances e suas novelas com enredos exuberantes  e criaturas fascinantes. A vida salta até as estrelas com os seus olhos vidrados na luz, feito mariposas delicadas e frágeis. A vida conjuga o verbo esperançar, no passado, no presente e no futuro, pois a cada instante vivido é passado, o que se vive é presente e, o que se vai viver é futuro. A vida é uma soma constantes de instantes. Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia. Objetivos: Interpretar textos em proza. Identificar as casas do sistema de formação decimal matemático. Elaborar História em Quadrinhos. Compreender como a Terra está localizada no Universo. Professores: Adébio, André, Geraldo e Jeande. Que não percamos a ternura. Bons estudos, nobre aluna.


ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Lâmpadas e inteligências

As lâmpadas servem para iluminar. Para isso, são dotadas de potências de iluminação diferentes. Há lâmpadas de 60 watts, de 100 watts, de 150 watts... Esse número em watts diz o poder de iluminação da lâmpada. Também as inteligências servem para iluminar.

Nos gibis, o desenhista, para dizer que um personagem teve uma boa ideia, desenha uma lâmpada acesa sobre a sua cabeça. As inteligências, à semelhança das lâmpadas, também têm potências de iluminação diferentes. Os homens inventaram testes para medir a "wattagem" das inteligências. Ao poder de iluminação das inteligências deram o nome de "QI", coeficiente de inteligência.

As inteligências não são iguais. Pessoas a quem os testes inventados pelos homens atribuíram um QI 200, têm um poder muito grande para iluminar. Alguns, para se gabar, chegam a mostrar sua carteirinha, dizendo que sua inteligência tem uma "wattagem" alta. Mas, nós não olhamos para as lâmpadas. As lâmpadas não são para serem vistas. As lâmpadas valem pelas cenas que iluminam e não pelo brilho.

Olhar diretamente para a lâmpada ofusca a visão!

Há inteligências de "wattagem" 200 que só iluminam esgotos e cemitérios. E há inteligências modestas, como se fossem nada mais do que a chama de uma vela, que iluminam sorrisos. Uma lâmpada não tem vontade própria. Ela ilumina o objeto que o seu dono escolhe para ser iluminado.

A inteligência, como as lâmpadas, não tem vontade própria. Ela ilumina os objetos que o coração do seu dono determina que sejam iluminados. A inteligência de quem ama dinheiro ilumina dinheiro, a inteligência dos criminosos ilumina o crime, a inteligência dos artistas ilumina a beleza.

A inteligência é mandada. Só lhe compete obedecer...

(Rubem Alves)

De acordo com o texto, responda:

1) Qual o tema abordado no texto lido?

2) O autor disse: “ que há um recurso gráfico recorrente, as lâmpadas, nos gibis”. Qual é o sentido que esse recurso representa?

3) Qual é a relação estabelecida entre lâmpadas e inteligências, pelo autor do texto? Explique.

4) Faça uma comparação da frase abaixo com a tua vida:

“As lâmpadas valem pelas cenas que iluminam”.

5) E a sua inteligência, têm iluminado o que? Ilustre.


Atividades de História

Atividades de Matemática

1) Responda: verdadeiro ou falso?

a) 35 centenas são 3 500 unidades.

b) 1 200 unidades são 12 dezenas.

c) 18 milhares são 108 centenas.

d) 23 460 unidades são 2 346 dezenas.


2) Escreva, o número formado por:

a) 2 centenas mais 9 dezenas;

b) 1 milhar mais 5 dezenas;

c) 8 milhares mais 6 centenas mais 6 unidades.

3) Veja um número representado no ábaco:

 

 a) Como se lê esse número?

b) Quantas unidades vale o algarismo 2?

4) Faça a decomposição dos números abaixo seguindo o modelo.

2.533 = 2 – milhar, 5 – centena, 3 – dezena, 3 – unidade

a) 2874

b) 225

c) 89

d) 7213

 

Característica de Formação dos Números

Os números do sistema de numeração decimal são formados da seguinte forma:

  • Os algarismos ou símbolos de 1 a 9 servem para representar quantidades, para uma quantidade que não existe, usa-se o 0 (zero) para representá-la;
  • Com apenas 10 símbolos é possível representar todos os números possíveis, devido ao posicionamento e a ordem dos algarismos ser relevante, ou seja, a posição e ordem do algarismo modifica o valor do número;
  • No sistema de numeração decimal os agrupamentos são feitos de 10 em 10 unidades.
    • Exemplo:
    • 10 unidades = 1 dezena;
    • 10 dezenas = 1 centena;
    • 10 centenas = 1 unidade de milhar;
    • 10 unidades de milhar = 10 dezenas de milhar;
    • 10 unidades de milhões = 10 dezenas de milhões;
    • E assim por diante.


Atividades de História

1-      VAMOS LÁ!!!  NA NOSSA PRIMEIRA ATIVIDADE VOCÊ SERÁ RESPONSÁVEL POR CRIAR UMA PEQUENA HISTÓRIA EM QUADRINHOS ILUSTRADA ( DESENHOS ) , NESSA HISTÓRIA VOCÊ IRÁ DESCREVER OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DOS ÚLTIMOS MESES NA REGIÃO ONDE VOCÊ MORA  OU NO BRASIL DE FORMA GERAL. PARA CADA DESENHO VOCÊ DEVE COLOCAR UM TÍTULO SOBRE O DESENHO, NÃO ESQUEÇA DE COLORIR.

UTILIZE OS QUADROS ABAIXO PARA FAZER OS DESENHOS DE SUA HISTÓRIA.  SEJA BEM  CRIATIVO!!!

CASO QUEIRA PODE CONVERSAR COM OS PAIS, TIOS, AVÓS, IRMÃOS ETC.... PARA SELECIONAR OS ACONTECIMENTOS MAIS IMPORTANTES.

MINHA HISTÓRIA EM QUADRINHOS

 

 

 


Atividades de Geografia

A TERRA NO UNIVERSO


Os fenômenos das estrelas e da Lua sempre despertaram a curiosidade humana, desde os tempos mais remotos da história. Na Antiguidade as pessoas não sabiam explicar os fenômenos então os associavam aos deuses.

Até cerca de 500 anos atrás, alguns acreditavam que a Terra era plana e chata como um disco. No século XVI, surgiram importantes conclusões de que na realidade a Terra tem a forma arredondada e que gira em torno do sol e em torno de si mesma, mas a confirmação disso só veio na segunda metade do século XX.

O Universo é muito complexo, apresenta-se com vários elementos. Veja:

Os meteoros, conhecidos popularmente de “estrelas cadentes”, são apenas alguns sinais de que a Terra não está sozinha no espaço cósmico.

Existem corpos celestes que compõem a galáxia, como estrelas, planetas, satélites naturais e cometas, estima-se que no Universo exista mais de 100 bilhões de galáxias. A galáxia na qual a Terra está localizada é chamada de Via Láctea.

As estrelas são astros que possuem luz própria, pois irradiam uma grande quantidade de energia.
A Terra faz parte do sistema solar, esse é um grande conjunto formado por dezenas de astros que giram ao redor de uma estrela, o sol. Fazem parte do sistema solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão (agora, Sedna encontra-se no lugar de Plutão, pois esse fora rebaixado para a categoria de planeta anão). A Terra é datada de 4,6 a 5,0 bilhões de anos, datas que são mais aceitas por parte dos cientistas.

 Atividades de aprendizagem

1) Escreva os nomes dos planetas na imagem B de acordo com a imagem A. Em seguida pinte cada planeta.

Imagem (A)

IMAGEM (2)


A leveza dos belos sonhos
Embalados em pétalas delicadas
Rompe as barreiras do destino
E cria espaços de realidade.
Prof.ª MSc Maria Nazaré Ribon Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário