A fantasia é a chave que abre o mundo da imaginação. A capacidade de fantasiar permite que o Ser Humano crie mundos fantásticos e faça descobertos incríveis que o ajudam a sobreviver em meio as adversidades. Para ter uma válvula de escape nos momentos de aflição, o mundo e os seus fenômenos foram recriados por meio do poder da fantasia, para onde ele foge, quando for necessário. Imaginar, fantasiar e criar mundos e personagens maravilhosos permite ao Ser Humano estabelecer vínculos com o seu mundo interior. Geralmente, todos essas criações culturais vieram, através tempos, por meio das narrativas orais de geração para geração ou por meio dos registrados escritos. Hoje, com a evolução tecnológica é possível fazer estes registros por meio de recursos audiovisuais, que também duram muitos anos. Portanto, quem quiser alimentar a alma de fantasia, abra uma livro, aprecie uma boa narração de histórias e uma boa música, assista a um bom filme ou documentário, enfim, busque meios para ter contanto com as inúmeras fontes de fruição disponíveis na mídia. Basta, entretanto, ter uma crítica do que escolher para não correr o risco de se tornar um alienado, alimentando-se de cultura vazia de sentido, que hoje está na moda. Disciplinas: Língua Portuguesa, Geografia, História, Filosofia e Química. Objetivos: Estabelecer as diferenças entre texto literário e não literário. Identificar as diferentes paisagens mundiais. Elaborar História em Quadrinhos. Compreender o princípio da Filosofia. Compreender com a Química contribui para a humanidade. Professores: Mariana, Jeande, Geraldo, Aparecida Campos e Daniel. Que não percamos o foco! Bons estudos, nobres alunos!
Atividades de Língua Portuguesa
Texto literário e não literário:
TIPOS DE TEXTOS:
Partindo do conceito de texto como sendo um conjunto de palavras que
formam um sentido relacionado a um contexto, podemos dividir os textos em dois
grandes grupos: os textos literários e os textos não literários. Por que
fazemos essa distinção? Para estudar os tipos de textos existentes em nossa
sociedade, é importante compreender como podemos usá-los a fim de tornar nossa
comunicação mais clara e aproveitarmos melhor a variedade de textos que temos a
nosso dispor. Para isso, foi feita a distribuição dos textos por esses dois
grupos. Isso equivale a dizer que a maioria dos textos que existem podem ser
colocados em um desses grupos. Os textos literários são aqueles que possuem
função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. Já
os não literários são os textos com função utilitária, pois servem para
informar, convencer, explicar, ordenar. Observe os exemplos a seguir.
(Texto 1) Descuidar do lixo é sujeira
Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.
Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.
Não era um gato,
Não era um rato.
ATIVIDADES:
a) Informativo e literário. b) Jornalístico e literário.
c) Texto literário e não literário. d) Texto Instrucional e literário.
2- Complete as frases de acordo com o texto sobre texto literário e não literário: Os textos literários são aqueles que possuem função ____________, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. Já os não literários são os textos com função ____________, pois servem para informar, convencer, explicar, ordenar. *
a) estética / utilitária b) informar/ função c) ficção / ordenar d) à arte / explicar
3- Após a leitura do Texto 1 - "Descuidar do lixo é sujeira" assinale a alternativa correta.
a) Texto literário b) Texto não literário
4- Após a leitura do Texto 2 - "O bicho" assinale a alternativa correta.
a) Texto literário b) Texto não literário
5- Complete a frase de acordo com a leitura do texto: Para estudar os tipos de textos existentes em nossa sociedade, é importante compreender como podemos usá-los a fim de tornar nossa _________________ mais clara e aproveitarmos melhor a variedade de textos que temos a nosso dispor. *
a) comunicação b) educação c) instrução d) escola
6- De acordo com o texto abaixo - Bula de remédio, assinale a alternativa correta: *
a) Texto literário b) Texto não literário
7- De acordo com o texto abaixo - Reportagem, assinale a alternativa correta: *
a) Texto literário b) Texto não literário
8- De acordo com o texto
abaixo - Charge, assinale a alternativa correta: *
a) Texto literário b) Texto não literário
Atenciosamente, Professora: Mariana.
Atividades
de Geografia
As Paisagens Mundiais
A composição dinâmica da biosfera produz
diferentes vegetações, climas, relevos entre outros, dessa forma as paisagens
naturais variam de grandes florestas tropicais a desertos, montanhas e imensas
geleiras. Para a consolidação dos mais variados tipos de vegetações existentes
no mundo é preciso que haja a interação entre os elementos naturais (clima,
solo, relevo, vegetação e energia).
Isso fica evidente quando notamos as regiões
com predominância de clima quente e chuvoso, que deriva grandes florestas
tropicais com enorme umidade e precipitação. Já nos lugares de climas áridos,
semiáridos e desérticos a composição de vegetação é muito diferente, pois as
plantas e os animais são adaptados às condições adversas, como a falta de água
e alimento.
Nas paisagens naturais o que mais se destacam
visualmente são as vegetações. As seguir algumas características das principais
formações vegetais do mundo:
Floresta
pluvial tropical: essas
se localizam geograficamente, em geral, na América do Sul, América Central,
África, Ásia e Oceania. Todas as regiões citadas possuem características
semelhantes como clima quente e úmido, proporcionando assim o surgimento de
grandes florestas com uma enorme riqueza de biodiversidade, essas são as áreas
do planeta que concentram a maior parte dos seres vivos.
Floresta
Temperada: essa
vegetação é encontrada principalmente no hemisfério norte, situada entre os
trópicos e os círculos polares, os países que possuem esse tipo de florestas
são Estados Unidos, Europa, Ásia e no Sul do Chile com climas temperados. As
florestas temperadas são diferentes em relação às florestas tropicais, pois a
primeira produz uma quantidade menor de variedade de plantas e animais. As
florestas temperadas possuem características singulares, no inverno e outono as
árvores perdem suas folhas, e por isso são denominadas de caducifólias.
Florestas de
coníferas: essa
vegetação é encontrada geograficamente em regiões com proximidade aos círculos
polares, com características de clima com inverno bastante rigoroso. As
coníferas são denominadas também de floresta boreal, é composta por pinheiros.
Tundra: se faz presente no extremo norte do
continente americano, europeu e asiático, a particularidade dessa vegetação é
em relação ao clima, pois se desenvolve em áreas de clima frio e polar, com
duas estações (verão e inverno), sendo inverno rigoroso e verão com temperatura
um pouco mais elevada. Na tundra as vegetações encontradas são musgos, liquens
e plantas herbáceas, esses vegetais se desenvolvem de forma mais efetiva no
verão, pois na estação do inverno toda área fica coberta de gelo.
Savana: esse tipo de vegetação tem uma grande
semelhança com o cerrado brasileiro, as savanas são compostas basicamente por
gramíneas e capins, árvores e arbustos espalhados na paisagem. As savanas são
situadas geograficamente em regiões de clima tropical, com duas estações bem
definidas, sendo uma de seca (inverno) e uma chuvosa (verão). No mundo essa
vegetação se faz presente nos seguintes países e continentes: América do Sul,
África, Ásia e Austrália.
Estepe e
pradarias: são compostas
por plantas herbáceas, arbustos e gramíneas, em áreas de clima temperado,
geralmente o estepe desenvolve em lugares mais secos, enquanto que as pradarias
em locais mais úmidos, essa é utilizada como uma ótima pastagem na pecuária. Os
dois tipos de vegetações são encontrados na América do Norte, Ásia e América do
Sul (Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul nos pampas gaúcho).
Vegetação
desértica: são áreas com
predominância de clima seco e árido, os vegetais são adaptados à falta de água,
suas raízes são extensas e atingem o lençol freático, quando raramente ocorre
chuva brotam plantas, mas com um período muito curto de vida.
Atividade de aprendizagem
1) Elabore um desenho sobre como você imagina ser uma Paisagem Mundial contendo as seguintes paisagens: Floresta Temperada, Floresta pluvial tropical, Florestas de coníferas, Tundra, Savana, Estepe e pradarias e Vegetação desértica. Em seguida coloque o nome em cada paisagem. Use sua criatividade!
Atividades de História
1-
Vamos lá!!!
Na nossa primeira atividade você será responsável por criar uma pequena
história em quadrinhos ilustrada (desenhos) , nessa história você irá descrever
os principais acontecimentos dos últimos meses na região onde você mora ou no brasil de forma geral. Para cada
desenho você deve colocar um título sobre o desenho, não esqueça de colorir.
UTILIZE OS QUADROS ABAIXO PARA FAZER OS DESENHOS DE SUA HISTÓRIA. SEJA BEM
CRIATIVO!!!
CASO QUEIRA PODE CONVERSAR COM OS PAIS, TIOS, AVÓS, IRMÃOS ETC.... PARA
SELECIONAR OS ACONTECIMENTOS MAIS IMPORTANTES.
MINHA HISTÓRIA EM QUADRINHOS
|
|
|
ATIVIDADE DE FILOSOFIA
Questão 01) É possível notar dois homens filosofando e fazendo uma reflexão da vida. Use sua criatividade e colore bem bonito o desenho abaixo:
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA:
ATIVIDADE 01 - A FRASE “A CIÊNCIA NÃO TEM SENTIDO SENÃO QUANDO SERVE AOS INTERESSES DA HUMANIDADE ”FOI MENCIONADA PELO FAMOSO CIENTISTA....
( ) ANTOINE-LAURENT LAVOISIER
( )FRIEDRICH
AUGUST KEKULÉ
( )
ALBERT EINSTEIN
ATIVIDADE 02- OBSERVE
A IMAGEM ABAIXO:
A
QUE SE REFERE A IMAGEM ACIMA :
( )
SUPERMERCADO ( ) PRODUÇÃO AGRÍCOLA
( )
AVIÃO ( ) ÔNIBUS
ATIVIDADE
03 – PINTE AS PALAVRAS NO TEXTO
RESÍDUOS INDUSTRIAIS |
PLANETA |
QUEIMA DE COMBUSTÍVEL |
Com as cores e as formas encantadas
Antes os olhares atentos e vivos
Que contemplam as criações divinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário