SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

domingo, 21 de fevereiro de 2021

APNPs - 1ªV01 - 1ª E 2ª SEMANAS

 A fantasia é a chave que abre o mundo da imaginação. A capacidade de fantasiar permite que o Ser Humano crie mundos fantásticos e faça descobertos incríveis que o ajudam a sobreviver em meio as adversidades. Para ter uma válvula de escape nos momentos de aflição, o mundo e os seus fenômenos foram recriados por meio do poder da fantasia, para onde ele foge, quando for necessário. Imaginar, fantasiar e criar mundos e personagens maravilhosos permite ao Ser Humano estabelecer vínculos com o seu mundo interior. Geralmente, todos essas criações culturais vieram, através tempos, por meio das narrativas orais de geração para geração ou por meio dos registrados escritos. Hoje, com a evolução tecnológica é possível fazer estes registros por meio de recursos audiovisuais, que também duram muitos anos. Portanto, quem quiser alimentar a alma de fantasia, abra uma livro, aprecie uma boa narração de histórias e uma boa música, assista a um bom filme ou documentário, enfim, busque meios para ter contanto com as inúmeras fontes de fruição disponíveis na mídia. Basta, entretanto, ter uma crítica do que escolher para não correr o risco de se tornar um alienado, alimentando-se de cultura vazia de sentido, que hoje está na moda. Disciplinas: Língua Portuguesa, Geografia, História, Filosofia e Química. Objetivos: Estabelecer as diferenças entre texto literário e não literário. Identificar as diferentes paisagens mundiais. Elaborar História em Quadrinhos. Compreender o princípio da Filosofia. Compreender com a Química contribui para a humanidade. Professores: Mariana, Jeande,  Geraldo, Aparecida Campos e Daniel. Que não percamos o foco! Bons estudos, nobres alunos!


Atividades de Língua Portuguesa

Texto literário e não literário:

 TIPOS DE TEXTOS:

Partindo do conceito de texto como sendo um conjunto de palavras que formam um sentido relacionado a um contexto, podemos dividir os textos em dois grandes grupos: os textos literários e os textos não literários. Por que fazemos essa distinção? Para estudar os tipos de textos existentes em nossa sociedade, é importante compreender como podemos usá-los a fim de tornar nossa comunicação mais clara e aproveitarmos melhor a variedade de textos que temos a nosso dispor. Para isso, foi feita a distribuição dos textos por esses dois grupos. Isso equivale a dizer que a maioria dos textos que existem podem ser colocados em um desses grupos. Os textos literários são aqueles que possuem função estética, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. Já os não literários são os textos com função utilitária, pois servem para informar, convencer, explicar, ordenar. Observe os exemplos a seguir.

 (Texto 1) Descuidar do lixo é sujeira

 Diariamente, duas horas antes da chegada do caminhão da prefeitura, a gerência de uma das filiais do McDonald’s deposita na calçada dezenas de sacos plásticos recheados de papelão, isopor, restos de sanduíches. Isso acaba propiciando um lamentável banquete de mendigos. Dezenas deles vão ali revirar o material e acabam deixando os restos espalhados pelo calçadão. (Veja São Paulo, 23-29/12/92)

 O primeiro texto – "Descuidar do lixo é sujeira" – se propõe a dar uma informação sobre o lixo despejado nas calçadas, bem como o que acontece com ele antes de o caminhão do lixo passar para recolhê-lo. É um texto informativo e, portanto, não literário.

 O texto não literário apresenta linguagem objetiva, clara, concisa, e pretende informar o leitor de determinado assunto. Para isso, quanto mais simples for o vocabulário e mais objetiva for a informação, mais fácil se dará a compreensão do conteúdo: foco do texto não literário.

 São exemplos de textos não literários: as notícias, os artigos jornalísticos, os textos didáticos, os verbetes de dicionários e enciclopédias, as propagandas publicitárias, os textos científicos, as receitas culinárias, os manuais, etc.

 (Texto 2) O bicho

Vi ontem um bicho

Na imundície do pátio

Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,

Não examinava nem cheirava:

Engolia com voracidade.

 O bicho não era um cão,

Não era um gato,

Não era um rato.

 O bicho, meu Deus, era um homem.

 (Manuel Bandeira. Em Seleta em prosa e verso. Rio de Janeiro: J. Olympio/MEC, 1971, p.145)

 O segundo texto – “O bicho” – é um poema. Sabemos disso principalmente por sua forma. O poema é construído em versos e estrofes e apresenta uma linguagem carregada de significados, ao que chamamos de plurissignificação. Cada palavra pode apresentar um sentido diferente daquele que lhe é comum.

 No texto literário, a expressividade é o mais importante. O conteúdo, nesse caso, fica em segundo plano. O vocabulário bem selecionado transmite sensibilidade ao leitor. O texto é rico de simbologia e de beleza artística.

 Podemos citar como exemplos de textos literários o conto, o poema, o romance, peças de teatro, novelas e crônicas.

 

ATIVIDADES:

 1- Marque a resposta certa: Os textos são divididos em dois grandes grupos...

 a) Informativo e literário.                      b) Jornalístico e literário.

c) Texto literário e não literário.           d) Texto Instrucional e literário.

 2- Complete as frases de acordo com o texto sobre texto literário e não literário: Os textos literários são aqueles que possuem função ____________, destinam-se ao entretenimento, ao belo, à arte, à ficção. Já os não literários são os textos com função ____________, pois servem para informar, convencer, explicar, ordenar. *

 a) estética / utilitária          b) informar/ função    c) ficção / ordenar      d) à arte / explicar

 3- Após a leitura do Texto 1 - "Descuidar do lixo é sujeira" assinale a alternativa correta. 

 a) Texto literário                       b) Texto não literário

 4- Após a leitura do Texto 2 - "O bicho" assinale a alternativa correta. 

 a) Texto literário                       b) Texto não literário

 5- Complete a frase de acordo com a leitura do texto: Para estudar os tipos de textos existentes em nossa sociedade, é importante compreender como podemos usá-los a fim de tornar nossa _________________ mais clara e aproveitarmos melhor a variedade de textos que temos a nosso dispor. *

 a) comunicação           b) educação            c) instrução                d) escola

 6- De acordo com o texto abaixo - Bula de remédio, assinale a alternativa correta: *


a) Texto literário                          b) Texto não literário

 7- De acordo com o texto abaixo - Reportagem, assinale a alternativa correta: *

a) Texto literário                           b) Texto não literário

8- De acordo com o texto abaixo - Charge, assinale a alternativa correta: *


         

a) Texto literário                           b) Texto não literário

 Atenciosamente, Professora: Mariana.


Atividades de Geografia

  As Paisagens Mundiais

A composição dinâmica da biosfera produz diferentes vegetações, climas, relevos entre outros, dessa forma as paisagens naturais variam de grandes florestas tropicais a desertos, montanhas e imensas geleiras. Para a consolidação dos mais variados tipos de vegetações existentes no mundo é preciso que haja a interação entre os elementos naturais (clima, solo, relevo, vegetação e energia).

Isso fica evidente quando notamos as regiões com predominância de clima quente e chuvoso, que deriva grandes florestas tropicais com enorme umidade e precipitação. Já nos lugares de climas áridos, semiáridos e desérticos a composição de vegetação é muito diferente, pois as plantas e os animais são adaptados às condições adversas, como a falta de água e alimento.

Nas paisagens naturais o que mais se destacam visualmente são as vegetações. As seguir algumas características das principais formações vegetais do mundo:

Floresta pluvial tropical: essas se localizam geograficamente, em geral, na América do Sul, América Central, África, Ásia e Oceania. Todas as regiões citadas possuem características semelhantes como clima quente e úmido, proporcionando assim o surgimento de grandes florestas com uma enorme riqueza de biodiversidade, essas são as áreas do planeta que concentram a maior parte dos seres vivos.

Floresta Temperada: essa vegetação é encontrada principalmente no hemisfério norte, situada entre os trópicos e os círculos polares, os países que possuem esse tipo de florestas são Estados Unidos, Europa, Ásia e no Sul do Chile com climas temperados. As florestas temperadas são diferentes em relação às florestas tropicais, pois a primeira produz uma quantidade menor de variedade de plantas e animais. As florestas temperadas possuem características singulares, no inverno e outono as árvores perdem suas folhas, e por isso são denominadas de caducifólias.

Florestas de coníferas: essa vegetação é encontrada geograficamente em regiões com proximidade aos círculos polares, com características de clima com inverno bastante rigoroso. As coníferas são denominadas também de floresta boreal, é composta por pinheiros.

Tundra: se faz presente no extremo norte do continente americano, europeu e asiático, a particularidade dessa vegetação é em relação ao clima, pois se desenvolve em áreas de clima frio e polar, com duas estações (verão e inverno), sendo inverno rigoroso e verão com temperatura um pouco mais elevada. Na tundra as vegetações encontradas são musgos, liquens e plantas herbáceas, esses vegetais se desenvolvem de forma mais efetiva no verão, pois na estação do inverno toda área fica coberta de gelo.

Savana: esse tipo de vegetação tem uma grande semelhança com o cerrado brasileiro, as savanas são compostas basicamente por gramíneas e capins, árvores e arbustos espalhados na paisagem. As savanas são situadas geograficamente em regiões de clima tropical, com duas estações bem definidas, sendo uma de seca (inverno) e uma chuvosa (verão). No mundo essa vegetação se faz presente nos seguintes países e continentes: América do Sul, África, Ásia e Austrália.

Estepe e pradarias: são compostas por plantas herbáceas, arbustos e gramíneas, em áreas de clima temperado, geralmente o estepe desenvolve em lugares mais secos, enquanto que as pradarias em locais mais úmidos, essa é utilizada como uma ótima pastagem na pecuária. Os dois tipos de vegetações são encontrados na América do Norte, Ásia e América do Sul (Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul nos pampas gaúcho).

Vegetação desértica: são áreas com predominância de clima seco e árido, os vegetais são adaptados à falta de água, suas raízes são extensas e atingem o lençol freático, quando raramente ocorre chuva brotam plantas, mas com um período muito curto de vida.

 Atividade de aprendizagem

 1) Elabore um desenho sobre como você imagina ser uma Paisagem Mundial contendo as seguintes paisagens: Floresta Temperada, Floresta pluvial tropical, Florestas de coníferas, Tundra, Savana, Estepe e pradarias e Vegetação desértica. Em seguida coloque o nome em cada paisagem. Use sua criatividade!

 

Atividades de História

 

1-    Vamos lá!!!  Na nossa primeira atividade você será responsável por criar uma pequena história em quadrinhos ilustrada (desenhos) , nessa história você irá descrever os principais acontecimentos dos últimos meses na região onde você mora  ou no brasil de forma geral. Para cada desenho você deve colocar um título sobre o desenho, não esqueça de colorir.

 

UTILIZE OS QUADROS ABAIXO PARA FAZER OS DESENHOS DE SUA HISTÓRIA.  SEJA BEM  CRIATIVO!!!

 

CASO QUEIRA PODE CONVERSAR COM OS PAIS, TIOS, AVÓS, IRMÃOS ETC.... PARA SELECIONAR OS ACONTECIMENTOS MAIS IMPORTANTES.

 

MINHA HISTÓRIA EM QUADRINHOS

 

 

 

 







ATIVIDADE DE FILOSOFIA

Questão 01) É possível notar dois homens filosofando e fazendo uma reflexão da vida.  Use sua criatividade e colore bem bonito o desenho abaixo:




INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA:

ATIVIDADE 01 - A FRASE “A CIÊNCIA NÃO TEM SENTIDO SENÃO QUANDO SERVE AOS INTERESSES DA HUMANIDADE ”FOI MENCIONADA PELO FAMOSO CIENTISTA....


(      ) JONS JACOB BERZELIUS

(      ) ANTOINE-LAURENT LAVOISIER

(      )FRIEDRICH AUGUST KEKULÉ

(      ) ALBERT EINSTEIN

ATIVIDADE 02- OBSERVE A IMAGEM ABAIXO:


A  QUE SE REFERE A IMAGEM ACIMA :

(      ) SUPERMERCADO         (      ) PRODUÇÃO AGRÍCOLA

(      ) AVIÃO                             (      ) ÔNIBUS

ATIVIDADE 03 – PINTE AS PALAVRAS NO TEXTO

RESÍDUOS INDUSTRIAIS

PLANETA

QUEIMA DE COMBUSTÍVEL

A beleza e a leveza enfeitam a vida
Com as cores e as formas encantadas
Antes os olhares atentos e vivos
Que contemplam as criações divinas.

Prof.ª MSc Maria Nazaré Ribon Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário