Empatia. Nunca se falou tanto nesta palavra. No entanto, se não o Ser Humano não foi criado com este princípio, com a capacidade de se colocar no lugar do outro, esta palavra passará entre as pessoas da sociedade, sem assumir o seu verdadeiro significado. O Ser Humano tem uma capacidade imensa de alimentar o egocentrismo e o egoísmo. Cada um trancado em seu mundo, individualista, acreditando que o mundo só gira em torno dele. Neste sentido, estamos perdendo os valores como o respeito e a gentiliza. O que se testemunha é a violência contra mulheres, crianças e idosos. O que se testemunha é o pouco caso com o que é direito e dever do cidadão. O que se testemunha são ações de vandalismo contra a natureza e a banalidade da própria vida. É preciso, portanto, ensinar às crianças o sentido e a prática desta palavra, assim, ainda haverá esperança para a humanidade. Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História e Geografia. Objetivos: Interpretação de texto. Empregar os princípios da adição. Elaborar História em Quadrinho. Entender como se deu a regionalização dos espaços do mundo. Professores: Luana, Vanderley, Geraldo e Jeande. Que não percamos a ternura! Bons estudos, nobres alunos!
Atividades de Língua Portuguesa
Para falarmos um pouquinho dos nossos sentimentos,, faremos a
brincadeira da música: farei algumas perguntas e você responderá com um
trechinho de uma música. Lembrou como funciona? Vou mostrar um exemplo:
Quando fiquei sabendo que seria sua professora este
ano: “ Investe em mim... Aposta tudo em mim.... Eu prometo te fazer feliz...”
🅐🅖🅞🅡🅐 🅔́ 🅐
🅢🅤🅐 🅥🅔🅩!!! Expresse os seus
sentimentos em relação às situações abaixo, usando pedacinhos de músicas:
Investe em Mim
Oh oh oh
E nem quer amar 'tá bom do jeito que 'tá
Seu coração 'tá machucado demais
Eu só te peço tenta mais uma vez
Amor me faça esse favor
Eu prometo te fazer feliz
Eu prometo te fazer feliz
Eu prometo te fazer feliz
Eu prometo te fazer feliz
É o melhor repertório do Brasil
Não acredita no amor
Amor me faça esse favor
Eu prometo te fazer feliz
Eu prometo te fazer feliz
Investe em mim aposta tudo em mim
Eu prometo te fazer feliz
Eu…
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
1) Descubra o valor desconhecido.
2) Descubra o valor desconhecido.
Atividades de História
1- VAMOS LÁ!!! NA NOSSA PRIMEIRA ATIVIDADE VOCÊ SERÁ
RESPONSÁVEL POR CRIAR UMA PEQUENA HISTÓRIA EM QUADRINHOS ILUSTRADA ( DESENHOS )
, NESSA HISTÓRIA VOCÊ IRÁ DESCREVER OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DOS ÚLTIMOS
MESES NA REGIÃO ONDE VOCÊ MORA OU NO
BRASIL DE FORMA GERAL. PARA CADA DESENHO VOCÊ DEVE COLOCAR UM TÍTULO SOBRE O
DESENHO, NÃO ESQUEÇA DE COLORIR.
UTILIZE OS QUADROS ABAIXO PARA FAZER OS DESENHOS DE SUA HISTÓRIA. SEJA BEM CRIATIVO!!!
CASO QUEIRA PODE CONVERSAR COM OS PAIS, TIOS, AVÓS, IRMÃOS
ETC.... PARA SELECIONAR OS ACONTECIMENTOS MAIS IMPORTANTES.
MINHA HISTÓRIA EM QUADRINHOS
|
|
|
Atividades de Geografia
Regionalização do espaço mundial
O processo de regionalização do mundo é um conceito muito amplo e discutido na ciência geográfica. Regionalizar significa dividir o espaço geográfico, a fim de um melhor entendimento dos fenômenos físicos, sociais, políticos e naturais.
Compreende-se a ideia de diferenciação de áreas no contexto geral e de aproximação dessas áreas por meio de suas características comuns. Uma região configura-se como uma área delimitada, definida por suas características comuns, por exemplo: um bioma, o Cerrado, que é uma região do planeta Terra com semelhanças nos seus aspectos naturais. Nesse caso, considera-se o elemento natural (fitofisionomia do Cerrado) como critério para a criação de uma região.
As regionalizações mundiais são:
· os continentes
· os biomas
· os climas mundiais
· as bacias hidrográficas
· os idiomas
Todas essas regionalizações são exemplos de formas e maneiras que podemos delimitar o espaço por meio das características elegidas.
Leia também: Diferença entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra
O que é regionalização do mundo?
Regionalizar o mundo é criar áreas ou lugares semelhantes no planeta Terra. As regionalizações mundiais existem para uma melhor análise das particularidades de cada lugar. Sendo assim, cria-se uma área ou uma região considerando-se alguma característica específica, como:
· a localização espacial
· o clima
· o relevo
· a vegetação
· os aspectos sociais, políticos e econômicos
Dessa forma é possível analisar, comparar, observar e determinar todas as propriedades daquela região e, assim, entendê-la melhor, numa escala local, regional ou global.
As regionalizações mundiais são variadas, como os continentes:
· América
· Ásia
· África
· Europa
· Oceania
Os continentes são regionalizações que abarcam as áreas de países mais próximos levando em consideração suas localizações geográficas.
Regionalização mundial: continentes.
Outra maneira de regionalizar o mundo, utilizada a partir da década de 1960, no contexto da Guerra Fria, foi a regionalização dos países em primeiro, segundo e terceiro mundos. Esse critério levava em consideração:
· Primeiro mundo: países capitalistas desenvolvidos ou ricos
· Segundo mundo: países socialistas
· Terceiro mundo: países capitalistas subdesenvolvidos ou pobres
Após o final da Guerra Fria, essa regionalização passou a ser ultrapassada, não mais usada a nível global, sendo outro critério considerado, pelo qual os países foram categorizados em um novo regionalismo: desenvolvidos ou subdesenvolvidos. Dessa forma, considera-se o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas pelo país. Essa regionalização é considerada até os dias atuais em todo o mundo.
Critérios de regionalização
Pode-se dizer que são vários os critérios utilizados para fazer-se uma regionalização, de maneira a reduzir-se o espaço geográfico e dividi-lo. Destacam-se os seguintes critérios:
Critérios físicos: criação de regiões unificando áreas com algum elemento físico comum, como:
- clima
- relevo
- vegetação
- hidrografia
· Critérios socioeconômicos: baseiam-se na divisão que considera aspectos sociais, como:
- idioma
- distribuição da riqueza
- concentração de renda
- industrialização
- áreas de maior ou menor desenvolvimento
- violência
- geração de emprego
Atividades de aprendizagem
1) Observe o mapa com atenção, em seguida pinte de acordo com a legenda.
Obs: Onde tiver escrito os nomes dos oceanos pintar de azul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário