SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

quarta-feira, 19 de maio de 2021

1ºV01 E V02 - LAIRA, JUSCEMAR E PABLO - ATV.-INTERDISC. CIÊN. DA NATUREZA

Todos os dias, diante dos sentidos atentos a beleza e as curiosidades se revelam. São as pétalas das flores ao vento e seus aromas adocicados, são os sabores, as formas e as texturas delicadas das frutas maduras, são os coloridos e a euforia dos animais, e, são sobretudo, a leveza e a grandeza de toda forma de vida que se manifesta em alegria e entusiasmo. Às vezes é preciso observar a natureza  para aliviar a alma das tristezas, que às vezes, afligem a existência humana. Disciplinas: Área de Ciências Humanas. Objetivos: Desvendar os conhecimentos que estão ao redor do próprio aluno. Professores: Amanda, Cidileia, Patrícia. Que não percamos o foco! Bom estudo, nobres alunos.  


ATIVIDADES DE MATEMÁTICA

Olá, na atividade dessa semana vamos ver a relação da matemática com os acontecimentos durante a pandemia do Covid-19. Ainda que não percebamos, usamos a matemática no nosso dia a dia em diversas situações. Essa semana vocês devem registrar em uma tabela os hábitos que vocês adquiriram e aqueles que foram deixados de ser realizados em virtude de pandemia.

➔ Observe a sua rotina e faça uma tabela contando quais hábitos aumentaram e o quais diminuíram nesse tempo de isolamento social. Você pode escrever ou usar imagens que representam esse hábito. Lembre-se que a tabela precisa de um título é formada por linhas e colunas.

Título:____________________________________________________________________

AGORA OBSERVE COMO DEVEMOS LAVAR CORRETAMENTE AS MÃOS PARA EVITAR O CONTÁGIO DO CORONAVÍRUS:


APÓS OBSERVAR O PROCEDIMENTO, PEÇA AJUDA DA FAMÍLIA E REGISTRE UMA FOTO OU VÍDEO, DE VOCÊ LAVANDO AS MÃOS CORRETAMENTE, SEGUINDO TODOS PROCEDIMENTOS E CONTANDO EM VOZ ALTA QUANTOS SEGUNDOS VOCÊ UTILIZOU.

REGISTRE A QUANTIDADE DE SEGUNDOS AQUI: ____________________________


ATIVIDADES DE BIOLOGIA

LEITURA

Queridos estudantes.

Este é o projeto Fotovivências, ou seja, o registro de tudo o que estão vivendo através de fotos, imagens, desenhos ou textos. Ou seja, tudo o que possa fazer você se expressar.

Queremos saber como estão seus dias, desde quando a pandemia começou. Tem ficado

em casa? Está saindo com menos frequência? Seus hábitos mudaram muito?

Este projeto vai ajudar a você expressar como está sendo seus dias, de uma maneira

diferente. Por isso, para a matéria de Ciências, quero que vocês façam da seguinte maneira:

TIRE FOTOS OU DESENHE AS PLANTAS DE SUA CASA!

As plantas são seres vivos que renovam o ambiente, pois através da fotossíntese absorvem o gás carbônico, e liberam oxigênio, que é essencial para nossa respiração.

Além de tudo, as plantas deixam o ambiente mais bonito, e quando florescem deixam o ambiente cheiroso. É tudo de bom!

E na correria do dia a dia muitas vezes não reparamos em sua beleza e funcionalidade.

No período da pandemia, para as pessoas que ficam mais tempo em casa, as plantas servem como uma terapia: o fato de cuidar delas, podar, colocar água e, por fim, vê-las florescer, serve como um passatempo saudável para as pessoas em isolamento social.

Portanto vamos observá-las, tirando fotos delas! Além disso, faça o seguinte: PESQUISE SOBRE ESSA PLANTA.

Muitas vezes temos plantas às quais não sabemos o nome, o tipo, se dão flores ou frutos.

Faça uma pequena pesquisa sobre ela, e escreva – Nome popular, nome científico, a qual grupo pertence, se dá flores ou frutos, se é medicinal, entre outras informações.

Mas professor, eu não tenho plantas em casa...!

Como não?? (Com todas as vantagens que as plantas têm e nos dão, você precisa ter uma).

Para quem não tem planta em casa, minha dica é que pegue uma muda de alguma planta com um vizinho ou familiar, e plante em um pequeno vaso. Cuidar de uma planta em um pequeno vaso dá menos trabalho do que responder às mensagens do Whatsapp

Boas fotos, até breve! ATIVIDADE

● TIRE FOTOS OU DESENHE AS PLANTAS DE SUA CASA!

● PESQUISE SOBRE ESSA PLANTA.


ATIVIDADES DE QUÍMICA

Descobrindo a ciência: aprendendo química através de assunto do cotidiano. A química está presente em nosso cotidiano de forma intensa. É impossível viver sem ter a química ao nosso redor. As transformações, as misturas, as soluções… fazer bolo, fritar ovo, pintar cabelo... Tudo isso é QUÍMICA… É o estudo científico da constituição da matéria, suas propriedades, transformações e as leis que as regem. . Muitas substâncias químicas são comuns no nosso dia a dia, que pode encontrar em vários setores da nossa vida: alimentos, vestuário, saúde, desenvolvimento econômico e tecnológico.

Atividade 01: Relacione os elementos químicos com os objetos que utilizamos no dia a dia:


Atividade 02: Desembaralhe as palavras e descubra substâncias químicas que fazem parte do nosso cotidiano.


Atividade 03: Conseguiu pensar e notar com mais facilidade que a química está presente em nossas vidas diariamente? Agora é a sua vez de desenhar ou colar um exemplo de química no seu dia a dia.

A vida pede passagem livre
Para as cores e formas belas
Da orquídea linda e colorida
Desfilar nas vivas passarelas.
MSc. Maria Nazaré Ribon Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário