"Sair de manhã cedo enfrentar o
vento sul/ No mar de águas claras lá na
barra do Jucu/ Com meu barquinho simples levo a
imaginação/ E o seu retrato na vela do coração. (...) To pensando em você/ oh minha
ilha/ oh minha pequena." Trecho da música da Banda Casaca, em homenagem à capital do Espírito Santo, Vitória. Com suas belezas naturais, sua população miscigenada, culinária e tradições, o estado do Espírito Santo guarda um verdadeiro tesouro para quem gosta de "turistar" pelas suas praias, lagoas e montanhas. Devido às diferentes etnias, aqui se guarda um povo cheio do se chama de miscigenação racial. De cada um desses povos, a cultura capixaba ganhou diferentes costumes quanto à alimentação, religiões etc. É preciso explorar e conhecer mais e mais as riquezas desta terra tão bela. Disciplina: Área de Humanas. Objetivo: Conhecer parte da História do Estado do Espírito Santo. Professores: Jeande e Geraldo. Que não percamos o foco. Bons estudos, nobre aluno!
UMA VIAGEM PELO ESPÍRITO SANTO
Cultura e Culinária do Espírito Santo
A cultura capixaba é um misto de influências europeias e indígenas. As principais festas remontam à tradição alemã e portuguesa. O estado do Espírito Santo é conhecido como terra da moqueca capixaba, de belas praias e lindas mulheres. Muitas construtoras estão investindo no estado, com a crescente procura por imóveis, aumentam também o número de imobiliárias e ofertas de imóveis à venda ou para locação. Qualidade de vida, economia estável e muita beleza natural, assim é o estado do Espírito Santo. Terra de belas praias, montanhas e vales. Colonizado especialmente por Italianos e Alemães a região também é rica em cultura, com diversas manifestações como: a festa do morango, festa da polenta, festa alemã, festa do tomate dentre outras.
Esses colonos são em sua maioria, produtores rurais, de vinho, comidas típicas etc. A economia desses municípios geralmente é movimentada pelo agro turismo e venda de produtos artesanais como queijos e vinho. Um dos produtos artesanais mais representativos da cultura do estado é a famosa panela de barro, das paneleiras de goiabeiras. A fabricação manual da panela passa de geração para geração, de pai para filho. O prato mais conhecido do estado, a moqueca capixaba só pode ser servida na panela de barro.
Quem nasce no Espírito Santo é chamado de capixaba, que significa “terra limpa para plantação, roçado, roça”. Os nossos conterrâneos indígenas da região chamavam a suas plantações de milho e mandioca de capixaba e “por este motivo, a população de Vitória passou a chamar de capixabas todos os índios que habitavam a região e depois o nome passou a denominar todos os moradores do estado”. O primeiro município capixaba a ser fundado oficialmente foi a Vila do Espírito Santo (a atual Vila Velha), que deu nome à capitania, à província e ao estado.
Culinária
A gastronomia capixaba é produto de muitas influências dos habitantes locais, como indígenas, portugueses, africanos e imigrantes europeus. A tradição pesqueira e a herança da cultura indígena e negra influenciaram profundamente a culinária capixaba. Com a vinda de imigrantes europeus, novos pratos foram acrescentados à cozinha capixaba. Dos italianos, que exerceram maior influência, temos o anholini, o tortei, a sopa pavese, o risoto e a polenta. Dos alemães, recebemos uma culinária à base de batatas e carne de porco. Os portugueses deixaram sua marca com as delícias dos pratos à base de bacalhau, azeite, batata e doces feitos com ovos. Mineiros também trouxeram de suas terras pratos típicos, como o péla-égua e o feijão tropeiro.
Tipicamente capixaba
Entre as comidas típicas do Espírito Santo estão a moqueca e a torta capixaba. Famosa internacionalmente, a moqueca capixaba é o prato mais conhecido da culinária do Estado. Logo em seguida vem a torta capixaba, preparada com vários frutos do mar, como siri desfiado, camarão, ostra e sururu, além de bacalhau e palmito, sendo tradicional durante a Semana Santa.
A moqueca capixaba
A moqueca capixaba é um dos ícones do Espírito Santo. Conhecida pelo seu sabor inigualável, o prato é uma instituição essencialmente capixaba. O nome “moqueca” designa um estilo de preparar o alimento que consiste no cozimento sem água, apenas com os vegetais e frutos do mar, tradicionalmente peixe, siri, camarão ou sururu. A moqueca é uma tradição trazida pelos índios há mais de 400 anos e, segundo chefes renomados, sua receita atende os quatro padrões que a gastronomia preza em um prato de qualidade: sabor, cor, perfume e consistência.
Dia da Moqueca
O prato típico mais tradicional da gastronomia do Espírito Santo, a moqueca capixaba, tem seu dia especial de comemoração e degustação. A homenagem foi criada através da Lei Municipal 8.213/2012, que instituiu o Dia da Moqueca no município de Vitória em 30 de setembro. A Lei teve inspiração na frase do jornalista e escritor Cacau Monjardim: “Moqueca é capixaba.
O resto é peixada”. A frase surgiu entre os anos 1970 e 1971, após uma viagem do jornalista à Bahia.
ATIVIDADE PRÁTICA
Escolha (2) imagens referentes a culinária e cultura do ES faça um cartaz com muito capricho.
Utiliza cartolina, papel grafit, papel cartão.
Em seguida Faça um vídeo mostrando seu cartaz referente a cultura e culinária do Espírito Santo.
Tempo mínimo do vídeo: 2 minutos.
Formato: MP4
OBS: Essa (atividade prática) são para os alunos que têm acesso a internet e ao Google sala de aula. E quem não tem internet entregar o cartaz na escola. (Coloca o título no cartaz).
ATIVIDADE
1. A culinária capixaba é muito rica e diversificada, sendo uma das opções de turismo de nosso estado. Crie um desenho que retrate a culinária do estado do Espírito Santo.
2) O artesanato tradicional capixaba é feito de diversas expressões e referências históricas, culturais e regionais, que são materializados de forma original e criativa pelas mãos do povo capixaba. A origem é herança artística de várias etnias que habitaram o Espírito Santo como, primeiramente, a indígena, em seguida colonizadores portugueses e negros africanos e, mais tarde, imigrantes europeus. Os produtos artesanais feitos no Espírito Santo se transformam com costumes, histórias e cultura de cada região e também tem função econômica e social, sendo fonte de renda de muitas famílias de artesãos.
Recorte e cole sobre as principais características dos artesanatos à seguir: Artesanato de Conchas, Artesanato em Escamas de Peixe e Artesanato Indígena
As plantas se abrem em sorrisos
Cheios de vida, coloridos e harmonia
Macios, delicados e perfumados
E que enchem o existir de alegria.
MSc. Maria Nazaré Ribon Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário