SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

sábado, 5 de junho de 2021

3V01- ALDAIR E EDUARDA - 15 E 16 SEMANAS

 Como é interessante saber que no mundo há diferentes pessoas, com diferentes culturas e diferentes modos de falar. Temos a nossa Língua Portuguesa, o Inglês, Espanhol, Francês, Árabe, Chinês, Japonês e tantos outros, cada qual com o seu conjunto de palavras e expressões que permitem que as pessoas estabeleçam comunicação entre alas. São milhões e milhões de palavras e expressões usadas no mundo todo para expressar o que as pessoas sabem e sentem, para meio da fala e da escrita. Com elas as pessoas registram, por meio da escrita, sua Ciência e sua Literatura. Estas produções vão sendo publicadas em livros, sites e revistas e vão se transformando em herança cultural para as futuras gerações. Disciplinas: Inglês e História. Objetivos: Interpretar rótulos em Inglês. Compreender como se deu o início da colonização no Brasil. Professores: Flávia e Geraldo. Que não percamos o foco! Bons estudos, nobres alunos!  


 ATIVIDADES DE INGLÊS

Objeto de Conhecimento:  Compreensão e produção oral escrita de gêneros textuais.


1) Há na imagem palavras de origem estrangeira. Quais são elas?

2) Assinale na alternativa que apresenta a tradução das palavras estrangeiras encontradas na imagem.

a) leve , salgado e biscoito

b) leve, doce e biscoito

3) Nas palavras webmail, home Page e deletar, caps lock a única palavra adaptada para a Língua Portuguesa é:

a) webmail

b) home page

c) deletar

d) caps lock

4) Look at the image and select the option: ( Olha a imagem abaixo e marquee a alternative correta:)

a) Good morning!

b) Good night!

c) Good bye!


ATIVIDADES DE HISTÓRIA

RECUPERAÇÃO TRIMESTRAL / ATIVIDADE DE REVISÃO

Objeto do conhecimento: INÍCIO DA COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NO BRASIL

Brasil Colônia é o período que se estende de 1530, com a missão “exploradora” de Martim Afonso de Souza, a 1815, quando o então Estado do Brasil tornou-se Reino de Portugal, Brasil e Algarves. Foi durante esses anos que grande parte da extensão territorial que o Brasil tem hoje foi conquistada por meio de diversos conflitos com tamoios, tupinambás, espanhóis, holandeses, franceses, entre outros povos.

Em 1534, houve a tentativa da transplantar o sistema de capitanias hereditárias, que, na época, era adotado na pequena Ilha de Madeira, a sudeste da costa portuguesa. Assim, o território brasileiro foi dividido em 14 capitanias, que, por sua vez, dividiam-se entre membros da nobreza de confiança do rei português D. João III.

Esse sistema tinha como principal objetivo organizar as terras da colônia e iniciar um processo de administração e ocupação, as capitanias foram oferecidas a cidadãos portugueses com alto poder aquisitivo e eram passadas de pai para filho. Porém, o modelo não obteve muito sucesso, durando apenas 16 anos. Apenas duas capitanias destacaram-se: a de Pernambuco e a de São Vicente (hoje São Paulo), onde de fato se iniciou um processo de colonização.

HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA

A cultura africana deve ser observada sempre no plural, haja vista sua existência milenar e sua vasta diversidade. Cumpre lembrar que a África não é um país.

A arqueologia aponta a África como o território habitado há mais tempo no planeta. Isso resultou na profusão de idiomas com mais de mil línguas, religiões, regimes políticos, condições materiais de habitação e atividades econômicas.

ETNOCENTRISMO, EUROCENTRISMO E CULTURAS AFRICANAS

É fato conhecido que a história africana foi escrita e contada pelos colonizadores europeus. Os viajantes, missionários e dirigentes coloniais foram os responsáveis pelos primeiros relatos acerca da cultura dos povos africanos. Assim, além de serem capturados para alimentarem a escravidão colonial, estes povos foram usurpados em todos os seus direitos, incluindo o de contar a própria história.

O “Etnocentrismo” e o “Eurocentrismo” nas ciências europeias durante o século XIX são os responsáveis pela concepção das culturas africanas. Nesse viés, elas são consideradas manifestações primitivas ou bárbaras, típicas dos primeiros estágios da civilização. Hoje, com as independências dos países africanos, há um esforço de recuperação das tradições culturais africanas, bem como a constituição de uma historiografia local. As manifestações culturais africanas sofreram uma intensa destruição pelos regimes coloniais, o que leva as nações africanas modernas ao embate com o nacionalismo árabe e ao imperialismo europeu.

REVOLUÇÃO FRANCESA E SUAS CONSEQUÊNCIAS

A Revolução Francesa, que ocorreu no ano de 1789, é o evento que, segundo alguns autores, inaugura a chamada Idade Contemporânea. Os historiadores do século XIX, que fizeram a linha divisória da História, imputaram a este acontecimento o caráter de marco divisor entre a Idade Moderna e a Contemporânea, por conta da radicalização política que o caracterizou. Para se entender a Revolução Francesa é necessário conhecer um pouco da situação econômica e social da França do século XVIII.

Até o século XVIII, a França era um estado em que vigia o modelo do absolutismo monárquico. O então rei francês, Luís XVI, personificava o Estado, reunindo em sua pessoa os poderes legislativo, executivo e judiciário.

Os franceses então não eram cidadãos de um Estado Democrático Constitucional, como hoje é comum em todo o mundo ocidental, mas eram súditos do rei. O rei personificava o Estado.

Dentro da estrutura do Estado Absolutista, havia três diferentes estados nos quais a população se enquadrava: o primeiro estado era representado pelos bispos do Alto Clero; o segundo estado tinha como representantes a nobreza, ou a aristocracia francesa – que desempenhava funções militares (nobreza de espada) ou funções jurídicas (nobreza de toga); o terceiro estado, por sua vez, era representado pela burguesia, que se dividia entre

membros do Baixo Clero, comerciantes, banqueiros, empresários, os sans-cullotes (“sem calções”), trabalhadores urbanos, e os camponeses, totalizando cerca de 97% da população.

Em 14 de julho de 1789, a massa de populares tomou a Bastilha, a prisão que era símbolo do Antigo Regime e, em 4 de agosto, a Assembleia Nacional instituiu uma série de decretos que, dentre outras coisas, cortava os privilégios da nobreza, como a isenção de impostos e o monopólio sobre terras cultiváveis. A Assembleia institui a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, que reivindicava a condição de cidadãos aos franceses e não mais de súditos do rei. Em setembro de 1791 foi promulgada a nova constituição francesa, assegurando a cidadania para todos e pressionando o monarca Luís XVI a aceitar os seus critérios. Essa constituição previa ainda a igualdade de todos perante a lei, o voto censitário, a confiscação das terras eclesiásticas, o fim do dízimo, a constituição civil do clero, dentre outros pontos. A partir deste momento, a França revolucionária esboçou o seu primeiro tipo de novo governo, a Monarquia Constitucional, que durou de 1791 a 1792.

Atividades de interpretação

1- Os primeiros anos da colonização do território brasileiro foram marcados por:

a) Conflitos com povos indígenas e outros reinos da Europa que estavam interessados nessas terras.

b) Tranquilidade e prosperidade visto que aqui aviam inúmeras riquezas.

c) Pelo plantio de café nas terras para aumentar a riqueza da coroa portuguesa.

d) Todas estão corretas.

2- O sistema de capitanias hereditárias consistia em :

a) Venda de terras para países europeus que quisessem adquirir território no Brasil.

b) Distribuição de faixas enormes de terras para portugueses com poder aquisitivo

afim de alavancar a colonização do território.

c) Demarcação de terras para as tribos indígenas afim de evitar conflitos entre eles.

d) Construção de cidades e pontos de comércio para receber compradores de outras partes do mundo.

3- De acordo com o Eurocentrismo praticado pelos países europeus ao longo de séculos, os povos e a cultura africana eram visto como:

a) Ricos pois haviam muitas riquezas e fontes de prosperidade no continente africano.

b) Mais desenvolvidos até mesmo que a Europa, uma vez que foi onde a vida humana teria surgido primeiro.

c) A imagem euro centrista era de que os povos e cultura africanas eram primitivos, bárbaros e atrasados em todos os sentidos.

d) Para os europeus, a cultura africana era tão importante e avançada quando a deles.

4- Atualmente, com a independência dos povos africanos do domínio dos imperialistas europeus, existe um esforço dessas nações no sentido de :

a) Adotar a cultura e religião europeia como sendo a melhor para as nações africanas.

b) Planejar uma vingança através de guerras contra as nações do continente europeu.

c) Buscar a valorização de seus próprios costumes e tradições, resgatando e preservando a importância da cultura africana.

d) Incentivar a mistura da cultura africana com a europeia, considerando que a europeia é mais avançada.

5- A respeito da sociedade francesa antes da Revolução que ocorreu nesse país, podemos concluir que :

a) Era dividida em 3 " estados " , sendo que dois deles eram ricos e privilegiados mesmo sendo minoria e o terceiro era mais numeroso e quem mais sofria com as desigualdades.

b) Era baseada na igualdade de direitos e deveres entre todos os cidadãos.

c) As classes mais baixas pagavam menos impostos pois tinham menos recursos.

d) A riqueza era dividida entre todos e não havia pobreza nem desigualdade.

6- Dentre as primeiras medidas adotadas pelos revolucionários após tomarem o poder na França, podemos citar:

a) Manter os direitos e privilégios apenas dos nobres.

b) Organizou o país para que todos pudessem participar do governo sem perder nenhum privilégio.

c) Instituiu uma série de decretos que, dentre outras coisas, cortava os privilégios da nobreza, como a isenção de impostos e o monopólio sobre terras cultiváveis. A Assembleia institui a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, que reivindicava a condição de cidadãos aos franceses e não mais de súditos do rei.

d) Garantiu que os camponeses que eram maioria, pudessem mandar mais nas decisões.

7- Elabore um pequeno resumo somente com suas palavras apontando a importância dos conteúdos estudados na sua formação como cidadão crítico e pensante.

A alegria se espalha pelo ar
São as flores alegres, sorrindo
Em pétalas macias, se abrindo
À espera das abelhas para amar.
MSc. Maria Nazaré Ribon Silva

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