SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

sexta-feira, 25 de junho de 2021

JUSCEMAR, LAIRA E PABLO - 1V01 E V02 - 17 E 18 SEMANAS

"Não desista de si mesmo/ Pois todo mundo chora/ E todo mundo se machuca, às vezes/ Às vezes tudo está errado/ Agora é hora de cantar junto" Cantarmos juntos a bela poesia da existência vestida pela magia de simplesmente se estar vivo para contemplarmos as divinas criações: o Sol, o astro rei, que aquece e ilumina o dia, os pássaros que voam e livremente cantam e enfeitam a Natureza, os rios e mares que vestem a terra com seu manto majestoso; as milhares de cores e formas das árvores, das flores e dos diversos animais, que desfilam ante os olhos atentos, o Ser Humano imagem do Criador. Não, não, você não está sozinho. Olhe para o lado! Estamos todos juntos, nesta jornada chamada vida. Disciplina: Língua Portuguesa, Matemática, Física e Geografia. Objetivos: Estabelecer a diferença entre linguagem verbal e não-verbal. Conceituar as figuras de linguagem. Compreender a matemática como utilidade financeira. Entender as técnicas usadas para fazer resumos de textos. Compreender os tipos de movimento. Entender os movimentos da Terra. Que não percamos o foco! Bons estudos, nobre!

ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA

LINGUAGEM VERBAL, NÃO VERBAL E MISTA:

Linguagem VERBAL: Também chamada de linguagem verbalizada, é expressa por meio de palavras escritas ou faladas.

Linguagem NÃO VERBAL: Utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, dentre outros.

Além dessas, uma outra forma de linguagem pode ser utilizada no dia a dia que é LINGUAGEM MISTA, também conhecida como linguagem híbrida. Nela é possível encontrar as linguagens verbal e não verbal juntas, com objetivo de passar uma única mensagem.

 Assista a vídeoaula para melhor compreensão do conteúdo:

 https://www.youtube.com/watch?v=G9-cSejq5Q0

 ATIVIDADES

1- Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de Linguagem utilizada na imagem abaixo:






a) Linguagem Verbal            b) Linguagem Não verbal      c) Linguagem Mista

 2- Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de Linguagem utilizada na imagem abaixo:


a) Linguagem Verbal    b) Linguagem Não verbal   c) Linguagem Mista

 3- Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de Linguagem utilizada na imagem abaixo:



a) Linguagem Verbal      b) Linguagem Não verbal      c) Linguagem Mista

 4- Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de Linguagem utilizada na imagem abaixo:


a) Linguagem Verbal       b) Linguagem Não verbal         c) Linguagem Mista

FIGURAS DE LINGUAGENS:

 Figura de Palavras ou semânticas, consistem no emprego de uma palavra num sentido não convencional, ou seja, num sentido CONOTATIVO(imaginário ou figurativo). E podem ser classificados em: Comparação, Metáfora, Catacrese, Metonímia, Antonomásia, Sinestesia, Antítese, Eufemismo, Gradação, Hipérbole, Prosopopeia, Paradoxo, Perífrase, Apóstrofe e Ironia.

 Assista a vídeoaula: FIGURAS DE PALAVRAS para melhor compreensão do conteúdo:

https://www.youtube.com/watch?v=fDslEF5Jzn8

 Metáfora

A metáfora representa uma comparação de palavras com significados diferentes e cujo termo comparativo fica subentendido na frase.

Exemplo: A vida é uma nuvem que voa. (A vida é como uma nuvem que voa.)

Uso da metáfora em "meu amor é uma caravana de rosas vagando num deserto inefável"

Comparação

Chamada de comparação explícita, ao contrário da metáfora, neste caso são utilizados conectivos de comparação (como, assim, tal qual).

Exemplo: Seus olhos são como jabuticabas.

Uso da comparação por meio do conectivo "como": "o amor é como uma flor" e "o amor é como o motor do carro"

 ATIVIDADES:

5- Assinale a alternativa que corresponde a FIGURA DE PALAVRA correta:

A) Comparação    B) Metáfora C) Metonímia D) Catacrese E) Sinestesia

 6- Assinale a alternativa que corresponde a FIGURA DE PALAVRA correta:


 A) Comparação B) Metáfora C) Metonímia D) Catacrese E) Sinestesia

 7- Assinale a alternativa que corresponde a FIGURA DE PALAVRA correta:

 

A)   Comparação B) Metáfora C) Metonímia D) Catacrese E) Sinestesia

8-Assinale a alternativa que corresponde a FIGURA DE PALAVRA correta:

A)   Comparação B) Metáfora C) Metonímia D) Catacrese E) Sinestesia

9- Assinale a alternativa que corresponde a FIGURA DE PALAVRA correta:


 A)   Comparação B) Metáfora C) Metonímia D) Catacrese E) Sinestesia

Diferença entre: Charge, Cartum, Tirinha, Caricatura e História em quadrinhos (HQ).

 Charge: Faz uma sátira (crítica sarcástica) de acontecimentos atuais.                     

Cartum: Utiliza da caricatura, porém, diferente da charge, ele não retrata personagens conhecidos e não tem como objetivo satirizar uma situação atual, simplesmente faz graça com uma situação cotidiana. 

Tirinha: É uma sequência de quadrinhos que geralmente faz uma crítica aos valores sociais.                    

Caricatura: É a representação exagerada de características ou hábitos de uma pessoa.    

História em quadrinhos (H.Q): Semelhante ao formato da tirinha, porém tem o objetivo de narrar uma história (com ou sem crítica).

Assista o vídeo para melhor compreensão do conteúdo:

 https://www.youtube.com/watch?v=u06qruRboGk

 10- Faça uma HISTÓRIA EM QUADRINHOS com balões de diálogos e utilize tema: "Pandemia."

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA

MATEMÁTICA FINANCEIRA

A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um fluxo de caixa.

Lucro ou prejuízo

1) Aline comprou um celular em 6 parcelas de R$ 195,50. Depois de um ano, ele vendeu este celular para um amigo por R$ 1420,00. Ela teve lucro ou prejuízo? Qual foi esse lucro ou prejuízo?

R:______________________________________________________________________

2) Gabriela comprou um terreno para construir sua casa. Ela deu uma entrada de R$ 21.000,00 e parcelou o restante em 12 de R$ 13.500,00. Depois de dois anos ela conseguiu um emprego em outra cidade e decidiu vender seu terreno. Ela vendeu por R$ 160.000,00. Gabriela lucrou ou teve prejuízo? De quanto?

R:______________________________________________________________________

3) Fernanda comprou 60 quilos de batata por R$ 1,20 o quilo. Em seu mercado ela vendeu cada quilo por R$ 2,00. Ela teve lucro ou prejuízo? De quanto?

R:______________________________________________________________________

4) Raul comprou 23 bolsas para revender, ele pagou R$ 60,00 cada. Em sua loja ele vendeu cada bolsa por R$ 76,50. Qual foi o lucro da venda de cada bolsa? Quanto Raul lucrou depois de vender todas as bolsas?

R:______________________________________________________________________

ATIVIDADES DE FÍSICA

Olá, caros estudantes! Espero que você e seus familiares continue bem! Nessa quinzena, iniciamos os estudos de mais um trimestre, UHUUUULLL! Assim, nesta quinzena finalizaremos os nossos estudos específicos sobre os tipos de movimento dentro da cinemática, porém ao decorrer que do curso constatarão esse conhecimento é um subsunçor para as nossas novas aprendizagens!

“O conhecimento é algo que ninguém pode nos tirar. É um investimento que levamos para a vida toda. Se dedique e foque em alcançar seus objetivos.” - Marianna Moreno.

Movimento Uniforme Movimento 

Movimento uniforme (MU) é aquele em que a velocidade escalar instantânea é constante e diferente de zero, de modo que o móvel sofre iguais variações de espaço em iguais intervalos de tempo. Na figura abaixo, temos uma rocha que foi lançada em uma região do Universo de gravidade desprezível e ela realiza um movimento uniforme e retilíneo. Observe que, em iguais intervalos de tempo, ela percorre distâncias iguais.


Movimento Uniformemente Variado (MUV)

Movimento Uniformemente Variado (MUV) é o movimento em que a aceleração escalar média e a aceleração escalar instantânea são iguais, constantes e diferentes de zero. Consequentemente, a velocidade escalar sofre variações iguais em intervalo de tempo iguais.

Exercício 1: Com relação a um corpo que descreve um movimento retilíneo e uniforme, assinale a alternativa correta.

a) Um corpo em MU percorre espaços cada vez maiores a cada intervalo de tempo posterior.

b) Um corpo em MU move-se com aceleração constante.

c) Um corpo em MU permanece em uma posição constante em todos os instantes de tempo.

d) Um corpo em MU percorre distâncias iguais em intervalos de tempos iguais.

e) Um corpo em MU percorre distâncias diferentes em intervalos de tempos iguais.

Movimento vertical e a teoria de Galileu para queda dos corpos

Um exemplo comum do movimento uniformemente variado é o movimento de um corpo, abandonado ou lançado verticalmente nas proximidades da superfície da Terra, desde que a resistência do ar possa ser desprezada. Além disso, temos que a aceleração do corpo, chamada aceleração da gravidade, tem módulo g igual a 9,8 m/s2, independentemente da massa do corpo.

Exercício 2 - Leia a tirinha abaixo, reflita e responda às perguntas em seguida.

Disponível em: https://efeitojoule.com/2011/04/vestibulario-tirinhas-dovestibular- e./.

Na tirinha, os dois corpos possuem a mesma aceleração e tem massas diferentes, porém, note que as bolinhas tocam o chão no mesmo tempo! Você concorda com isso? Você acha que a massa das bolinhas influenciam na queda delas? É realmente possível vivenciar este tipo de situação?

Justifique. Observação: Responda direto no gabarito no final!

CURIOSIDADE FANTÁSTICA - Para observar que os corpos caem ao mesmo tempo sem a resistência do ar, assista ao vídeo do experimento de Galileu realizado na maior câmara de vácuo do Mundo: https://www.youtube.com/watch?v=qSeW0f51QzY.

Noções sobre movimento circular uniforme

Um movimento uniforme é aquele onde um objeto percorre distâncias iguais em intervalos de tempos iguais. Quando essa trajetória é circular temos o Movimento Circular Uniforme (MCU).

Neste caso, como é um círculo e há uma distância percorrida em intervalos iguais, o movimento é periódico, cíclico. Deste modo há duas relações importantes, no qual destaco a definição abaixo e as suas relações matemáticas se encontram no mapa mental:

- Período (T) – que é o intervalo de tempo de um ciclo;

- Frequência (f) – representa quantos ciclos são realizados em uma unidade de tempo.

O MCU é todo movimento de trajetória circular em que a velocidade escalar (v ou ω), linear (v) ou angular (ω), é constante e diferente de zero.

Agora, vamos ampliar os nossos conhecimentos sobre movimento circular uniforme por meio de  outro mapa mental:

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/movimento-circular-uniforme-mcu.htm. Acesso em 07 jun. 2021.
 
ATIVIDADES DE ESTUDO DIRIGIDO

Instruções:
 Leia os textos e responda as questões a seguir.
Objeto de Conhecimento:
Técnicas de estudo: Conhecer e apropriar-se de algumas técnicas de estudo existentes

SÍNTESE

De acordo com o dicionário da língua portuguesa, Síntese é: Exposição genérica ou abreviada; resumo, sumário, sinopse: síntese histórica. Uma forma de se obter a capacidade de síntese é desenvolver habilidades de leitura e produzir bastantes textos. Existem algumas técnicas de síntese, elas buscam facilitar o objetivo da síntese que é condensar a informação do todo, facilitando a aprendizagem. Esquema, resumo, quadro sinóptico são algumas das técnicas da síntese.

Como fazer uma síntese passo a passo:

1º Passo – Leitura do Texto Faça uma leitura preliminar do texto para analisar o tema e ideia central. ·

2º Passo – Sublime o Texto Releia o texto atentamente e sublime os trechos que julgar mais importantes. 

3º Passo – Faça anotações e encontre palavras-chave Anote os trechos mais importes durante a segunda leitura do texto e identifique palavras-chave. Para fazer seu esboço responda as questões:

O que está sendo dito/explicado/comentado?
Quais relações estão sendo estabelecidas?
Qual é o tema central levantado pelo autor?

4º Passo – Reflita sobre o que escreveu no seu esboço Nesta etapa você já terá maior clareza do texto. Leia seu rascunho e compare com o texto original, verifique se você conseguiu extrair os principais aspectos do texto base. Esta etapa é importante para que você não cometa o erro de copiar e replicar os trechos do texto original. Outro cuidado importante é quanto a emitir opiniões e julgamentos. A síntese é diferente da resenha, em que se resume um texto base e expõe uma opinião sobre o tema. A síntese é impessoal. Na hora de buscar as partes fundamentais do texto, você vai precisar ter algumas habilidades em interpretação de texto.

5º Passo – Reescrever o texto Ao sintetizar deve-se reescrever com suas próprias palavras, porém mantendo as ideias originais. Para isso utilize as palavras-chaves que você separou na etapa 3 e também as ideias mais importantes, grifadas anteriormente, estruturando o seu próprio texto. Ao fazê-lo, não use a primeira pessoa, ou seja, a síntese deve ser feita em terceira pessoa, pois deve ser imparcial e objetiva. Não é obrigatório manter a ordem das ideias idêntica à do texto original, mas é preciso ter coerência, ao organizá-las. É muito importante também fazer referência ao autor e à fonte e data em que foi publicado o texto base. O ideal é não usar termos e frases entre aspas, a menos que tenha algum dado significativo. 

Revise e corrija o texto 
Revise o texto, releia-o e procure por erros de gramática, pontuação ou ortográficos. Todos os nomes e substantivos próprios estão escritos corretamente? Há frases fragmentadas ou corridas (sem pontuação correta)? Corrija-as. Se não estiver fazendo uma prova, uma boa dica para identificar erros é ler o texto em voz alta. Você vai garantir que não acrescentou ou removeu palavras acidentalmente. 

Use a síntese para estudar e aprender 
Fazer sínteses é uma ótima forma de guardar mais informações sobre determinados assuntos, relembrando-os no futuro.

Aprendendo com a prática: 

Esquema:

O esquema é uma consequência gráfica e ordenada do sublinhado. Nela se criam laços hierarquizados entre as principais idéias que conformam um tema. Isto é, estabelecem-se quais são as ideias principais, as secundárias e os argumentos de apoio e se estabelece a relação que têm entre si. Os esquemas permitem que de uma mirada se obtenha uma ideia clara do conteúdo e da estrutura da informação, para depois poder estudá-la e analisá-la a profundidade. Os esquemas são de grande ajuda para organizar os tempos de estudo, bem como para saber o que levamos estudado, o que nos falta e no que temos pôr maior ênfase.

Exemplo:

Para elaborar um esquema é necessário:
1. Fazer uma leitura de compressão e elaborar o sublinhado.
2. Procurar as palavras e conceitos finque e enunciá-los em frases curtas.
3. Ordenar o conteúdo definindo o tema central, as ideias principais e as secundarias de forma que se possa ir decompondo a informação.

Mapas conceituais:

Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos.

Acesse o site para criar um MAPA CONCEITUAL ON-LINE:

https://www.youtube.com/watch?v=F54SWctP7-E&t=9s

Resumo:

Por que resumir um texto? Qual a finalidade? Resumir é o ato de ler, analisar e traçar em poucas linhas o que de fato é essencial e mais importante para o leitor. Quando reescrevemos um texto, internalizamos melhor o assunto e não nos esquecemos dele. Afinal, não aprendemos com um simples passar de olhos pelas letras! Dessa forma, podemos até dizer que lemos o texto, mas quanto a assimilar... Será difícil afirmar que sim! O fato de sintetizar um texto ou capítulos longos pode se tornar um ótimo hábito e auxiliá-lo muito em todas as disciplinas, pois estará atento às ideias principais e se lembrará dos pontos chaves do conteúdo.

Modelos de MAPAS CONCEITUAIS E ESQUEMAS para colar em seu caderno.

Utilizar estes exemplos, sempre que for estudar, para qualquer disciplina(Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, História, Geografia e dentre outras.


ATIVIDADES:

1-Complete a frase: Existem algumas técnicas de síntese, elas buscam facilitar o objetivo da síntese que é condensar a informação do todo, ______________ a ________________.
a) facilitando a leitura
b) facilitando a educação
c) facilitando a síntese
d) facilitando a aprendizagem.
2-Listar todas pendências, de acordo com as disciplinas:
a) Atividades, Trabalhos e/ou Avaliações:
__________________________________________________________________________
b) Rever os conteúdos das matérias:
__________________________________________________________________________
c) Fazer revisões das disciplinas:
__________________________________________________________________________
d) É importante utilizar síntese: Esquema, Mapa Conceitual ou Resumos como técnicas de estudos? Por quê ?
__________________________________________________________________________

ATIVIDADES DE GEOGRAFIA

A relação entre movimentos da Terra e a organização do espaço geográfico

O planeta Terra não é estático no universo, assim como acontece com todos os corpos celestes. Ele realiza uma série de movimentos envolvendo a órbita em torno de si mesmo, ao redor do sol, em conjunto com a Via Láctea e com o próprio universo. Portanto, estudar esses movimentos significa entender uma parte da dinamicidade do espaço sideral.
Os principais movimentos da Terra, isto é, aqueles que possuem um efeito direto mais notório em nossas vidas, são a rotação e a translação.

A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno de si mesma, circulando ao redor do seu eixo imaginário central durante um período aproximado de 24 horas, com uma velocidade de 1.666 km/h. A rotação ocorre no sentido anti-horário, ou seja, de oeste para leste, o que faz com que o movimento aparente do sol seja de leste (nascente) para oeste (poente). A principal consequência desse movimento é a sucessão dos dias e das noites

A translação é o movimento elíptico que a Terra executa ao redor do sol, com uma duração de 365 dias, 5 horas e 48 minutos em uma velocidade de 107.000 km/h. Quando a Terra termina uma volta completa em relação ao sol, dizemos que se passou um ano. A principal consequência desse movimento é a origem das estações do ano, que ocorrem pelo fato de o eixo do planeta apresentar uma inclinação de 23º27', ocasionando a sucessão dos solstícios e dos equinócios.

O movimento de translação também é chamado de revolução. Movimento de translação terrestre

Além desses dois movimentos principais, a Terra possui outros três importantes movimentos que não possuem uma influência muito notória sobre a humanidade, mas que são importantes por originarem outros movimentos. Essas variações são a precessão, a nutação e o deslocamento do periélio.

A precessão – ou precessão dos equinócios – é o movimento giratório realizado pela projeção de eixo de rotação terrestre no sentido horário, com uma duração cíclica de 25.770 anos. A principal consequência é a antecipação dos equinócios e a mudança da posição aparente dos astros celestes no céu. A nutação é uma pequena variação periódica no eixo rotacional terrestre que ocorre a cada 18,6 anos em função da influência da gravidade da Lua sobre a Terra. Não há consequências relevantes.
O deslocamento do periélio é a variação da órbita terrestre ao redor do sol. Como sabemos, o periélio é o ponto da órbita em que o planeta se encontra mais próximo ao corpo solar. Assim, essa diferença varia ao longo do tempo em função da influência da órbita de outros planetas, com uma repetição cíclica de 21 mil anos.

Além desses cinco movimentos apresentados, a Terra realiza outros nove movimentos de menor importância que envolvem derivações desses ciclos e transformações ocorridas em conjunto com o universo.
Mapa Mental: Movimentos da Terra


Um grito se ouve ao longe
São as cores se abrindo em flor
Nas pétalas delicadas e lindas
Para atrair o belo beija-flor.
MSc. Maria Nazaré Ribon Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário