"Não desista de si mesmo/ Pois todo mundo chora/ E todo mundo se machuca, às vezes/ Às vezes tudo está errado/ Agora é hora de cantar junto" Cantarmos juntos a bela poesia da existência vestida pela magia de simplesmente se estar vivo para contemplarmos as divinas criações: o Sol, o astro rei, que aquece e ilumina o dia, os pássaros que voam e livremente cantam e enfeitam a Natureza, os rios e mares que vestem a terra com seu manto majestoso; as milhares de cores e formas das árvores, das flores e dos diversos animais, que desfilam ante os olhos atentos, o Ser Humano imagem do Criador. Não, não, você não está sozinho. Olhe para o lado! Estamos todos juntos, nesta jornada chamada vida. Disciplina: Língua Portuguesa, Matemática, Física e Geografia. Objetivos: Estabelecer a diferença entre linguagem verbal e não-verbal. Conceituar as figuras de linguagem. Compreender a matemática como utilidade financeira. Entender as técnicas usadas para fazer resumos de textos. Compreender os tipos de movimento. Entender os movimentos da Terra. Que não percamos o foco! Bons estudos, nobre!
ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA
LINGUAGEM VERBAL, NÃO VERBAL
E MISTA:
✔ Linguagem VERBAL: Também chamada de
linguagem verbalizada, é expressa por meio de palavras escritas ou faladas.
✔ Linguagem NÃO
VERBAL: Utiliza
signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas,
dentre outros.
✔ Além dessas, uma
outra forma de linguagem pode ser utilizada no dia a dia que é LINGUAGEM
MISTA, também conhecida como linguagem híbrida. Nela é possível encontrar
as linguagens verbal e não verbal juntas, com objetivo de passar uma única
mensagem.
Assista a vídeoaula para melhor compreensão do conteúdo:
https://www.youtube.com/watch?v=G9-cSejq5Q0
ATIVIDADES
1-
Assinale
a alternativa que corresponde ao tipo de Linguagem utilizada na imagem abaixo:
2- Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de Linguagem utilizada na imagem abaixo:
3- Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de Linguagem utilizada na imagem abaixo:
4- Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de Linguagem utilizada na imagem abaixo:
a) Linguagem Verbal b) Linguagem Não verbal c) Linguagem Mista
✔FIGURAS DE LINGUAGENS:
Figura de Palavras ou semânticas, consistem no emprego de uma palavra num sentido não convencional, ou seja, num sentido CONOTATIVO(imaginário ou figurativo). E podem ser classificados em: Comparação, Metáfora, Catacrese, Metonímia, Antonomásia, Sinestesia, Antítese, Eufemismo, Gradação, Hipérbole, Prosopopeia, Paradoxo, Perífrase, Apóstrofe e Ironia.
✔ Assista a vídeoaula: FIGURAS DE PALAVRAS para melhor compreensão do conteúdo:
https://www.youtube.com/watch?v=fDslEF5Jzn8
Metáfora
A metáfora representa uma comparação de palavras com significados
diferentes e cujo termo comparativo fica subentendido na frase.
Exemplo: A vida é uma nuvem que voa. (A vida é como uma
nuvem que voa.)
Uso da metáfora em "meu amor é uma caravana de rosas vagando
num deserto inefável"
Comparação
Chamada de comparação explícita, ao contrário da metáfora, neste
caso são utilizados conectivos de comparação (como, assim, tal qual).
Exemplo: Seus olhos são como jabuticabas.
Uso da comparação por meio do conectivo "como": "o
amor é como uma flor" e "o amor é como o motor do carro"
ATIVIDADES:
5- Assinale a alternativa que corresponde a FIGURA DE PALAVRA correta:
A) Comparação B) Metáfora C) Metonímia D) Catacrese E) Sinestesia
6- Assinale a alternativa que corresponde a FIGURA DE PALAVRA correta:
7- Assinale a alternativa que corresponde a FIGURA DE PALAVRA correta:
A) Comparação B) Metáfora C) Metonímia D) Catacrese E) Sinestesia
8-Assinale a alternativa que corresponde a FIGURA DE PALAVRA correta:
A) Comparação B) Metáfora C) Metonímia D) Catacrese E) Sinestesia
9- Assinale a alternativa que corresponde a FIGURA DE PALAVRA correta:
Diferença entre: Charge, Cartum, Tirinha, Caricatura e História em quadrinhos (HQ).
✔ Charge: Faz uma sátira (crítica sarcástica) de acontecimentos atuais.
✔Cartum: Utiliza da caricatura, porém, diferente da charge, ele não retrata personagens conhecidos e não tem como objetivo satirizar uma situação atual, simplesmente faz graça com uma situação cotidiana.
✔Tirinha: É uma sequência de quadrinhos que geralmente faz uma crítica aos valores sociais.
✔Caricatura: É a representação exagerada de características ou hábitos de uma pessoa.
✔História em quadrinhos (H.Q): Semelhante ao
formato da tirinha, porém tem o objetivo de narrar uma história (com ou sem
crítica).
✔ Assista o vídeo
para melhor compreensão do conteúdo:
https://www.youtube.com/watch?v=u06qruRboGk
10- Faça uma HISTÓRIA EM QUADRINHOS com balões de diálogos e utilize tema: "Pandemia."
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
MATEMÁTICA FINANCEIRA
A Matemática Financeira é uma ferramenta útil na análise de algumas alternativas de investimentos ou financiamentos de bens de consumo. Consiste em empregar procedimentos matemáticos para simplificar a operação financeira a um fluxo de caixa.
Lucro ou prejuízo
1) Aline comprou um celular em 6 parcelas de R$ 195,50. Depois de um ano, ele vendeu este celular para um amigo por R$ 1420,00. Ela teve lucro ou prejuízo? Qual foi esse lucro ou prejuízo?
R:______________________________________________________________________
2) Gabriela comprou um terreno para construir sua casa. Ela deu uma entrada de R$ 21.000,00 e parcelou o restante em 12 de R$ 13.500,00. Depois de dois anos ela conseguiu um emprego em outra cidade e decidiu vender seu terreno. Ela vendeu por R$ 160.000,00. Gabriela lucrou ou teve prejuízo? De quanto?
R:______________________________________________________________________
3) Fernanda comprou 60 quilos de batata por R$ 1,20 o quilo. Em seu mercado ela vendeu cada quilo por R$ 2,00. Ela teve lucro ou prejuízo? De quanto?
R:______________________________________________________________________
4) Raul comprou 23 bolsas para revender, ele pagou R$ 60,00 cada. Em sua loja ele vendeu cada bolsa por R$ 76,50. Qual foi o lucro da venda de cada bolsa? Quanto Raul lucrou depois de vender todas as bolsas?
R:______________________________________________________________________
ATIVIDADES DE FÍSICA
Olá, caros estudantes! Espero que você e seus familiares continue bem! Nessa quinzena, iniciamos os estudos de mais um trimestre, UHUUUULLL! Assim, nesta quinzena finalizaremos os nossos estudos específicos sobre os tipos de movimento dentro da cinemática, porém ao decorrer que do curso constatarão esse conhecimento é um subsunçor para as nossas novas aprendizagens!
“O conhecimento é algo que ninguém pode nos tirar. É um investimento que levamos para a vida toda. Se dedique e foque em alcançar seus objetivos.” - Marianna Moreno.
Movimento Uniforme Movimento
Movimento uniforme (MU) é aquele em que a velocidade escalar instantânea é constante e diferente de zero, de modo que o móvel sofre iguais variações de espaço em iguais intervalos de tempo. Na figura abaixo, temos uma rocha que foi lançada em uma região do Universo de gravidade desprezível e ela realiza um movimento uniforme e retilíneo. Observe que, em iguais intervalos de tempo, ela percorre distâncias iguais.
Movimento Uniformemente Variado (MUV) é o movimento em que a aceleração escalar média e a aceleração escalar instantânea são iguais, constantes e diferentes de zero. Consequentemente, a velocidade escalar sofre variações iguais em intervalo de tempo iguais.
Exercício 1: Com relação a um corpo que descreve um movimento retilíneo e uniforme, assinale a alternativa correta.
a) Um corpo em MU percorre espaços cada vez maiores a cada intervalo de tempo posterior.
b) Um corpo em MU move-se com aceleração constante.
c) Um corpo em MU permanece em uma posição constante em todos os instantes de tempo.
d) Um corpo em MU percorre distâncias iguais em intervalos de tempos iguais.
e) Um corpo em MU percorre distâncias diferentes em intervalos de tempos iguais.
Movimento vertical e a teoria de Galileu para queda dos corpos
Um exemplo comum do movimento uniformemente variado é o movimento de um corpo, abandonado ou lançado verticalmente nas proximidades da superfície da Terra, desde que a resistência do ar possa ser desprezada. Além disso, temos que a aceleração do corpo, chamada aceleração da gravidade, tem módulo g igual a 9,8 m/s2, independentemente da massa do corpo.
Exercício 2 - Leia a tirinha abaixo, reflita e responda às perguntas em seguida.
Disponível em: https://efeitojoule.com/2011/04/vestibulario-tirinhas-dovestibular- e./.
Na tirinha, os dois corpos possuem a mesma aceleração e tem massas diferentes, porém, note que as bolinhas tocam o chão no mesmo tempo! Você concorda com isso? Você acha que a massa das bolinhas influenciam na queda delas? É realmente possível vivenciar este tipo de situação?
Justifique. Observação: Responda direto no gabarito no final!
CURIOSIDADE FANTÁSTICA - Para observar que os corpos caem ao mesmo tempo sem a resistência do ar, assista ao vídeo do experimento de Galileu realizado na maior câmara de vácuo do Mundo: https://www.youtube.com/watch?v=qSeW0f51QzY.
Noções sobre movimento circular uniforme
Um movimento uniforme é aquele onde um objeto percorre distâncias iguais em intervalos de tempos iguais. Quando essa trajetória é circular temos o Movimento Circular Uniforme (MCU).
Neste caso, como é um círculo e há uma distância percorrida em intervalos iguais, o movimento é periódico, cíclico. Deste modo há duas relações importantes, no qual destaco a definição abaixo e as suas relações matemáticas se encontram no mapa mental:
- Período (T) – que é o intervalo de tempo de um ciclo;
- Frequência (f) – representa quantos ciclos são realizados em uma unidade de tempo.
O MCU é todo movimento de trajetória circular em que a velocidade escalar (v ou ω), linear (v) ou angular (ω), é constante e diferente de zero.
Agora, vamos ampliar os nossos conhecimentos sobre movimento circular uniforme por meio de outro mapa mental:
SÍNTESE
De acordo com o dicionário da língua portuguesa, Síntese é: Exposição genérica ou abreviada; resumo, sumário, sinopse: síntese histórica. Uma forma de se obter a capacidade de síntese é desenvolver habilidades de leitura e produzir bastantes textos. Existem algumas técnicas de síntese, elas buscam facilitar o objetivo da síntese que é condensar a informação do todo, facilitando a aprendizagem. Esquema, resumo, quadro sinóptico são algumas das técnicas da síntese.
Como fazer uma síntese passo a passo:
Mapas conceituais:
Mapas Conceituais são
representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre
conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os
conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos.
Acesse o site para criar um MAPA CONCEITUAL ON-LINE:
Nenhum comentário:
Postar um comentário