SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

sexta-feira, 25 de junho de 2021

ALDAIR E MARIA EDUARDA - 3V01 - 17 E 18 SEMANAS

Ainda que eu falasse a língua dos homens/ E falasse a língua dos anjos, sem amor eu nada seria/ É só o amor, é só o amor/ Que conhece o que é verdade/ O amor é bom, não quer o mal/ Não sente inveja ou se envaidece." Assim, somos convidados todos os dias a difundi-lo por onde quer formos. Somos convidados a praticá-lo com as pessoas com as quais convivemos, pois o convívio tranquilo e a paz só são possíveis onde há amor e respeito mútuo. Disciplinas: Matemática e Física. Objetivos: Entender a lógica dos planos dos sólidos geométricos. Identificar os diferentes tipos dilatação e as fórmulas específicas para calcular os seus efeitos. Professores: Amanda e Thiago. Que não percamos o foco e saibamos sempre praticar o amor. Bons estudos, nobres alunos! 

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA

A GEOMETRIA ESPACIAL: REPRESENTAÇÃO DOS SÓLIDOS AGORA VAMOS JOGAR UM JOGO MUITO INTERESSANTE. ➔ DOMINÓ

AGORA VAMOS JOGAR UM JOGO MUITO INTERESSANTE. ➔ DOMINÓ DA GEOMETRIA ESPACIAL. Objetivo: Identificar as formas geométricas espaciais e relacionar com objetos de formato semelhante aos objetos reais. Material utilizado: Conjuntos de dominós conforme a figura abaixo (21 peças) Quantidade de jogadores por equipe: 2 jogadores. (escolha alguém de sua família) Como jogar: 

1. Entregar sete peças do conjunto ilustrado abaixo para cada jogador;
2. As 6 peças restantes será o “montinho” que será comprado pelo jogador quando faltar uma peça que necessita 
3. Uma peça do “montinho” deve ser virada para cima para dar início ao jogo; 
4. Um dos jogadores inicia a partida; 
5. O outro segue colocando as peças de modo a associar corretamente os objetos reais à forma geométrica das figuras; 
6. Se um jogador não tiver a peça indicada, deve comprar uma do “montinho”, caso a peça não sirva ele passa a vez; 
7. Vence o jogador que finalizar primeiro as suas peças.

PEÇAS PARA COLAR, RECORTAR E JOGAR.


ATIVIDADES DE FÍSICA

Olá, caros estudantes! Espero que você e seus familiares continue bem! Nessa quinzena, iniciamos os estudos de mais um trimestre, UHUUUULLL! Portanto, veremos sobre dilatação térmica e uma introdução ao estudo dos gases.

Em caso de qualquer dúvida, entre em contato via whatsapp, ligação ou SMS!

 Vamos juntos nesse ano da aprendizagem!

“O conhecimento é algo que ninguém pode nos tirar. É um investimento que levamos

para a vida toda. Se dedique e foque em alcançar seus objetivos.” - Marianna Moreno.

 Dilatação térmica em nosso cotidiano

Você já deve ter observado no seu dia a dia algumas situações que envolvem a dilatação térmica.

 Por exemplo, se uma porção de chá muito quente é colocada no interior de um copo de vidro comum, ele pode trincar. Isso ocorre porque a parte interna do copo é aquecida e se dilata. Como o vidro é péssimo condutor de calor, a face externa do copo demora para ser aquecida. É essa diferença de dilatação entre as partes interna e externa que provoca o trincado do vidro.

Nas calçadas de cimento, um pedreiro sempre deve dividir o espaço usando ripas de madeira, pois, se a superfície for grande, com o tempo irá apresentar rachaduras, devido à dilatação do concreto.

Nas quadras esportivas com piso de cimento também há juntas de dilatação. É comum lajes de concreto apresentarem infiltrações. Isso ocorre porque a laje sofre dilatação quando a temperatura aumenta e contração quando a temperatura diminui. Podem surgir fissuras na laje, por onde a água entra quando chove. Nas pontes e nos viadutos, devem ser previstas fendas de dilatação para que a estrutura possa dilatar-se quando a temperatura aumenta.



Nem todas as pessoas sabem que líquidos muito gelados e comida muito quente podem provocar sérios danos aos dentes. Como os materiais usados nas obturações e os dentes possuem coeficientes de dilatação diferentes, nas variações de temperatura a dilatação ocorre de forma diversa. Se o material da obturação dilatar mais, poderá ocorrer quebra do dente; se dilatar menos, irá se afastar do dente, provocando infiltrações e, consequentemente, cáries. 

Imagem de obturações metálicas.


Portanto, a dilatação térmica é o aumento das dimensões do corpo com o aumento da temperatura. Ocorre com quase todos os materiais, no estado sólido, líquido ou gasoso.

Dilatação térmica dos sólidos
Um aumento de temperatura faz com que aumente a vibração e o distanciamento entre os átomos que constituem um corpo sólido. Em consequência disso, ocorre um aumento nas suas dimensões.
Dependendo da dilatação mais significativa em uma determinada dimensão (comprimento, largura e profundidade), a dilatação dos sólidos é classificada em: linear, superficial e volumétrica.

Dilatação Linear
A dilatação linear leva em consideração a dilatação sofrida por um corpo apenas em uma das suas dimensões. É o que acontece, por exemplo, com um fio, em que o seu comprimento é mais relevante do que a sua espessura. Para calcular a dilatação linear utilizamos a seguinte fórmula:

𝜟𝑳 = 𝑳𝒐. 𝜶. 𝜟𝒕

Onde,
ΔL: Variação do comprimento (m ou cm);
L0: Comprimento inicial (m ou cm);
α: Coeficiente de dilatação linear (ºC-1);
Δt: Variação de temperatura (ºC).

Para obter o valor e a unidade do coeficiente de dilatação linear, basta isolar o valor de α na
expressão acima:

Conhecendo a variação de comprimento ΔL, podemos obter a expressão do comprimento, da barra devido à variação de temperatura Δt. Sendo ΔL = L - Lo, obtemos:

𝑳 = 𝑳𝒐 + 𝜟𝑳

Exemplo 1: Um trilho de aço tem 100 m de comprimento a 10 °C. Qual o acréscimo de comprimento desse trilho quando a sua temperatura chega a 30 °C? (Dado: coeficiente de dilatação linear do aço: αaço = 1,1.10-5 °C-1).

Resolução do exemplo 1: 
Sendo Lo = 100 m, Δt = 30 °C - 10 °C = 20 °C, αaço = 1,1.10-5 °C-1,
basta aplicarmos os valores nas expressão 𝛥𝐿 = 𝐿𝑜. 𝛼. 𝛥𝑡. 

Assim, teremos que:

𝛥𝐿 = 100 . 1,1.10 − 5 . 20 ⟹ 𝜟𝑳 = 𝟎, 𝟎𝟐𝟐 𝒎

O coeficiente de dilatação linear de um sólido, embora varie pouco, só é constante dentro de
determinado intervalo de temperaturas. Por isso os dados da tabela a seguir se referem à
temperatura de 20 °C em torno da qual foram determinados.


Dilatação Superficial

A dilatação superficial leva em consideração a dilatação sofrida por uma determinada superfície. É
o que acontece, por exemplo, com uma chapa de metal delgada.
Para calcular a dilatação superficial utilizamos a seguinte fórmula:

𝜟𝑨 = 𝑨𝒐. 𝜷. 𝜟𝒕
Onde,
ΔA: Variação da área (m2 ou cm2);
A0: Área inicial (m2 ou cm2);
β: Coeficiente de dilatação superficial (ºC-1);
Δt: Variação de temperatura (ºC).

Importa destacar que o coeficiente de dilatação superficial (β) é igual a duas vezes o valor do
coeficiente de dilatação linear (α), ou seja:

𝜷 = 𝟐 . 𝜶

Exemplo 2: Um quadrado de lado 2 m é feito de um material cujo coeficiente de dilatação superficial
é igual a 1,6.10-4. Determine a variação de área deste quadrado quando aquecido em 80°C.
Resolução do exemplo 2: Sabendo que a área do quadrado é:
𝐴 = 𝑙𝑎𝑑𝑜. 𝑙𝑎𝑑𝑜 = 2 . 2 = 4 𝑚

Teremos que a área inicial do material será Ao = 4 m. Através da leitura do enunciado, temos que:
β = 1,6.10-4 e Δt = 80°C. 


Substituindo na equação:

ΔA = 4 . 1,6 .10-4 . 80 ⟹ ΔA = 0,0512 m²

Dilatação Volumétrica
A dilatação volumétrica resulta do aumento no volume de um corpo, o que acontece, por exemplo,
com uma barra de ouro.

Para calcular a dilatação volumétrica utilizamos a seguinte fórmula:

𝜟𝑽 = 𝑽𝒐. 𝜸. 𝜟𝒕

Onde,
ΔV: Variação do volume (m3 ou cm3);
V0: Volume inicial (m3 ou cm3);
γ: Coeficiente de dilatação volumétrica (ºC-1);
Δt: Variação de temperatura (ºC).

Repare que o coeficiente de dilatação volumétrico (γ) é três vezes maior que coeficiente de
dilatação linear (α), ou seja:

𝜸 = 𝟑 . 𝜶

Exemplo 3: Uma substância, ao ser submetida a uma variação de temperatura de 80ºC, sofreu
dilatação, aumentado seu volume em 10L. Calcule o coeficiente de dilatação volumétrica dessa
substância. Considere o volume inicial Vi = 500L.

Resolução do exemplo 3: Por meio da leitura do enunciado da questão, podemos retirar as
seguintes informações: ΔV = 10L; Δt = 80°C e Vo = 500 L. Como discutido acima, podemos
encontrar o coeficiente de dilatação volumétrica, através da equação:

Substituindo os valores, teremos que:



Os olhos de emocionam de encanto
Ante as pinceladas do artistas Criador
Que se exibem em arranjos fascinantes
A beleza de vida em pétalas de flor.
MSc. Maria Nazaré Ribon Silva

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