SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

JOÃO PEDRO E PABLO - UM MOMENTO DE DESCOBERTAS

 DIA 14/09/2021 - Neste dia além de João Pedro iniciar a digitação do texto produzido, anteriormente por ele, ele juntamente com o aluno Pablo, do Atendimento Colaborativo, da 1ªV01, realizaram outra atividade, uma aula prática. Para o Pablo era a continuação de uma aula de Geografia da professora Jeande, mas para João Pedro, era o início da aula. Foi um momento de curiosidade, experiências e descobertas. Observar três tipos de solo, textura, cor, odor secos dentre outros secos e depois misturados com água. Aulas práticas são fundamentais para a aprendizagem, pois permitem que o aluno participe ativamente do processo. Disciplina: Geografia. Objetivos: Registrar os resultados de uma experiência prática, tendo como base um roteiro estipulado pela professora. Que não percamos a ternura! Que não percamos o foco, nobres alunos!





E o Sol foi se deitar,
Em sua passagem 
Deu doce luz e calor
Para os seres viventes...
Me. Maria Nazaré Ribon Silva

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

JOÃO PEDRO - 1V01 - DIGITAÇÃO DO TEXTO NARRATIVO

 DIA 21/09/2021 - A grandeza de poder se rebelar, bater de frente e manifestar suas ideias, sua postura perante o mundo e sua opinião é uma forma de libertar da passividade e tomar para si o processo da autoeducação. O poder de usar a imaginação e retratar o mundo por meio da linguagem figurada. Escancarar os conflitos de maneira suave e encantadora. Fazer-se presente no mundo por meio de sua palavra. Assumir-se como um ser criativo, inventivo e inteligente, que olha o mundo com os olhos do inventor. A grandeza, enfim, de colocar no papel os sentimentos que povoam a alma e que explodem na forma de textos imaginativos e vivos. Disciplina: Língua Portuguesa com transversalidade na Ciência e na Tecnologia, Cidadania e Civismo. Objetivos: Concluir a digitação do texto. Aplicar os conhecimentos linguísticos para realizar a correção e a reescrita do texto para a publicação no blog. Utilizar os conectivos de coerência textual. Que não percamos o foco! Que não percamos a ternura! Parabéns pelo seu belo belo texto, nobre aluno.

A IMPORTÂNCIA DA AMIZADE

Era uma vez, uma bola que vivia em seu lindo quarto. Ela adorava brincar com o seu dono Oliver na quadra e na sua própria casa. 

           Um dia, Oliver chamou seus amigos para brincar em seu quintal. Ao ouvir o convite de seu amigo, a bola ficou nervosa, pois nunca ela sentiu o pé de outra pessoa. Então, Oliver levou a bola para o quintal e ficou aguardando a chegada de seus amigos.

          Após a chegada dos colegas, Oliver organizou tudo para a brincadeira. Logo no início do jogo, a bola até que estava se divertindo, mas estava um pouco tímida ainda.

Passando-se algumas horas, o menino encerrou o jogo, pois já estava ficando de noite. Seus amigos agradeceram o mesmo pela diversão e foram embora.

Oliver pegou a bola, entrou e foi tomar banho, depois foi para o seu quarto se arrumar e mexer no seu computador. A bola ficou pensando na brincadeira e falou consigo mesma:

-Até que foi legal hehe!

Passou se alguns minutos, o garoto foi dormir, a bola ficou olhando para ele e disse:                                                  

 -O meu sonho e dormir contigo!

      De manhã, Oliver acordou e foi tomar café da manhã, a bola não tinha acordado. Então, ele subiu para o quarto e deu um bom dia para a bola, ela acordou e deu bom dia também! Assim que saiu de casa, o menino decidiu chamar os seus amigos para brincar novamente, mas desta vez na quadra.

         Após confirmado a brincadeira, Oliver voltou para casa, pegou a bola e comentou com ela, dessa vez, vamos para quadra, mesmo assim a bola não ficou nervosa.  

No dia combinado, Olive foi para a quadra esperar seus amigos.

Após a chegada deles, logo jogo se iniciou. Um time fez um gol e o outro um gol também. A bola estava se divertindo muito. Ela estava muito feliz, quando de repente um de seus amigos a chutou com muita força e ela bateu em uma ponta da grade e furou.

Seu amigo pediu desculpas, mas Oliver ficou triste com a bola furada, a pegou e se sentou no canto da quadra. O amigo ofereceu dinheiro para que ele comprasse outra, mas o menino reagiu dizendo:

         - Não, minha bola é insubstituível!! Vou levá-la para o conserto.

Oliver decidiu pegar o dinheiro para levar a bola para uma loja de consertos.

Após algumas horas, o moço lhe entregou a bola novinha em folha, Oliver ficou muito feliz.

A bola também ficou muito feliz disse:

- Se você não tivesse todo esse amor por mim, hoje eu estaria inválida, destruída no lixo, te amo<3.

Moral da história: ame o que você tem, não importa o tempo, pois com o seu amor, carinho e cuidado, o elemento sempre estará novo.

 

“Obrigado por ler até aqui, que Deus abençoe você e sua família. 😊”     






 A poesia se espalham pelos ares
Em cores e formas majestosas
Versando, hinos e cantares
Para todas a vida grandiosa.
Me Maria Nazaré Ribon Silva

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

MOMENTO COLETIVO - TEMA - VALORES

DIA 15/09/2021 - RODA DE CONVERSA - Um momento ímpar para os alunos do AEE, organizado pelas professoras Giliarda, Maria Nazaré e Sarah, com a participação do professor da sala comum André Costa. As professoras partiram do princípio que, na maior parte do tempo, estes alunos ficam cada um em sua sala de aula e, muitas vezes nem se conhecem. Outro motivo e, que em sala de aula comum, muitas vezes, estes alunos não interagem com os professores e nem como os colegas e, por isso, não têm a oportunidade de falar sobre seus sonhos, emitir opiniões sobre algum tema trabalhado. Assim, após um pequeno lanche de confraternização, deram início à dinâmica das bisnagas, dentro das quais tinham questionamentos voltados para os temas do cotidiano, como a importância dos estudos, profissões, comportamento dentro da moralidade e do respeito, relacionamento familiar, visão do aluno sobre o AEE, assédio sexual dentre outros. Objetivos: Proporcionar momentos de convivências e trocas ideias entre os alunos AEE. Dar oportunidade para os alunos exporem suas opiniões. Que não percamos o foco. Que não percamos a ternura! Parabéns à equipe pela inciativa, que venham outros eventos dessa natureza! 











Me Maria Nazaré Ribon Silva

LUIZ OTÁVIO - ELABORAÇÃO DO TEXTO DO BLOG

 DIA - 15/09/2021 - "Conhecer as manhas e as manhãs/ O sabor das massas e das maçãs." Conhecer as belezas da natureza e do mundo. Conhecer e usufruir das evoluções tecnológicas e fazer delas aliadas para que a vida se torne mais fácil. Descobrir e usar a língua como forma de comunicar aos leitores as ideias e opiniões. Num mundo onde a tecnologia faz parte da vida das pessoas, não tem como não aprender e usá-la a nosso favor. Num mundo letrado, não podemos deixar de conhecer como se escreve e se organiza os textos para mandarmos o nosso recado. Dominar a técnica para a utilização da tecnologia e da língua escrita como recursos de sobrevivência em um mundo cada vez competitivo e excludente. Disciplina: Língua Portuguesa com transversalidade em Ciência e Tecnologia. Objetivos: Elaborar texto de opinião. Aprofundar um pouco mais sobre o uso do blog. Que não percamos a ternura! Que não percamos o foco, nobre aluno!

 



Bela a bailarina baila
Em suas roupas de vida
Leve, leve, leve, colorida
A sabor da doce brisa.
Me Maria Nazaré Ribon Silva

JOÃO PEDRO - INÍCIO DA DIGITAÇÃO DO TEXTO NARRATIVO

DIA 14/09/2021 - "Se um pinguinho de tinta cai num pedacinho azul do papel/ Num instante imagino uma linda gaivota voar no céu." Imaginar, imaginação é a tônica de toda o poder da criação. Sem o poder da imaginação e sem as criações artísticas oriundas da imaginação, o mundo ficaria seco, árido e sem encantamento. O resultado da imaginação pode ser uma descoberta científica, tecnológica ou uma grande obra artística. Imaginar é uma maneira de se estar envolvido, concentrado e ativo naquilo que se estar executando.  Isto é o que os autores chamam de metodologia ativa, ou seja, o aluno participa ativamente da aula, ressignificando, assim, todo o processo de ensino-aprendizagem. Disciplina: Língua Portuguesa com transversalidade em Ciência e Tecnologia. Objetivos: Aperfeiçoar a técnica de digitação, por meio da cópia do próprio texto.






Um verso em cada pétala
Em estrofe de cores em festa,
Desfila na passarela da vida
As flores alegres e coloridas.
Me Maria Nazaré Ribon Silva

terça-feira, 21 de setembro de 2021

MARIA EDUARDA - 3ª01 - DESSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA

 DIA 15/09/2021 - "Sucesso é o que temos quando transformamos nossa motivação em atitude." Uma tarefa iniciada só vai fazer sentido a partir do momento que ela for concluída. Assim, é preciso ter a consciência e a motivação para conclui-la, dessa forma ela poderá ser contemplada em toda sua extensão. Com essa atitude, é possível fazer o julgamento de juízo e ajustá-la, caso seja necessário. Não se pode valorizar ou respeitar aquilo que não se conhece. É preciso conhecer a natureza para valorizá-la e preservá-la.  Disciplina: Língua Portuguesa, com transversalidade Meio Ambiente e Ciências e Tecnologia. Objetivos: Concluir a a redação sobre a importância de se preservar o meio ambiente. Empregar adequadamente as palavras de acordo com o seu significado, por meio do QUIZ. Que não percamos a ternura! Que não percamos o foco, nobre aluna!






O espelho das águas cristalinas
A natureza vê seus belos reflexos
Cheios de leves encantos e belezas
Ante os olhares atentos e perplexos.
Me Maria Nazaré Ribon Silva

MARIA EDUARDA - 3ªV01 - ATIVIDADES DIVERSAS

DIA 08/09/2021 - "Cuidar, guardar, preservar o meio ambiente - responsabilidade de todos nós." Por isso, precisamos adotar pequenas ações, que aos poucos vão contribuindo para a formação de uma postura crítica perante a necessidade de se preservar o meio ambiente. Conhecer as consequências do descarte de lixo sólido diretamente nas águas e no solo, por meio de pesquisas e observação de fotos. Observação das belezas que existem na natureza, suas cores e as formas, sentir das diferentes texturas e os aromas das flores e frutos são maneiras de se criar vínculos com o belo. Disciplina: Língua Portuguesa com transversalidade em Meio Ambiente e interdisciplinaridade em Arte. Objetivos: Pesquisar sobre as ameaças do lixo sólido para o meio ambiente. Dar sequência ao texto dissertativo argumentativo. Registrar por meio da fotografia as belezas da natureza. Que não percamos a ternura. 





As águas, o solo e a vida
Se abraçam com amor
Exibindo tantas belezas
Para o bom observador. 
Me Maria Nazaré Ribon Silva

quarta-feira, 15 de setembro de 2021

LUIZ OTAVIO - 8ºM01- APRENDER USAR O BLOG

 DIA- 08/09/2021 e dia 15/09/2021. Eu, LUIZ OTÁVIO, me sinto feliz, pois estou aprendendo usar o blog. Antes disso, a professora abriu a página dele, selecionou o texto o Coelho e a Lebre, que havíamos escrito antes, copiou e colou dentro da página, me ensinou a utilizar o WhatsApp  web pra baixar as fotos do celular para o computador e depois do computador para dentro do blog. Dentro do blog eu estou aprendendo a ampliar as fotos. Eu estou gostando de fazer o blog, pois me ajuda a aprende uma coisa boa para a aprendizagem do aluno. Para mim é muito importante fazer o blog, Pois, é muito divertido e muito bom, já que antes eu não sabia mexer em um, até o dia em que eu acabei aprendendo a  mexer. E foi Nazaré que me ensinou como mexer.

A HORA DE DESPERTAR O SONO







O Coelho e a Tartaruga

Certa vez, o Coelho e a Tartaruga que fizeram uma aposta de quem venceria uma corrida, pois  o coelho se achava um grande corredor, um campeão. Para isto, combinaram que seria dois dias depois, na clareia da floresta. 

No dia combinado, os dois foram até clareira, no meio da floresta. A bicharada ficou sabendo e estava toda lá, os esquilos passarinhos, servos, lagarto, cobra borboletas lagartixas dentre outros. Todos torcendo pela tartaruga. Na hora certa, a coruja marcou o ponto de partida e foi o juiz.

Nisso ela falou:

_ Quando eu contar até três, comecem a correr.

_Um, dois, três ...já...

E a corrida começou e o coelho disparou na frente todo empolgado, acreditando que ele iria ganhar a corrida.

O que ele não sabia era que um caçador preparou uma armadinha em sua trilha, com a intenção de pegar um coelho.

Como a tartaruga era lerda, o coelho decidiu tirar uma soneca, quando já estava a uns 250 metros da tartaruga. Dormiu que chegou a sonhar. Quando acordou, ele viu que a tartaruga já estava bem próxima, ele disparou na corrida, mas quando ele estava próximo a linha de chegada, ele caiu na armadinha do caçador.

Mas como seus amigos estavam na linha de chegada, eles não viram o que aconteceu com ele.

Para a alegria dele, ele avistou a tartaruga que vinha com seus passos lentos, mas de repente uma ideia terrível surge em sua mente:

_ Será que ela vai me tirar daqui ou vai passar direto até a linha de chegada?

E uma imensa tristeza tomou conta dele.

Nesse momento, ele se recordou das maldades que já havia feito com ela. E mais uma vez, ele falou alto:

_ Ela vai me deixar para morrer aqui. Mas, eu mereço. Fiz muitas brincadeiras de mal gosto com ela.

 A tartaruga foi se aproximando e foi em direção à corda que o prendia na árvore.

O coração do coelho parecia que ia explodir a alegria, pois a tartaruga iria salvá-lo.

Ela começou e corta-la. Poucos muitos ele despencou da armadilha.

Como ele estava meio tonto, a tartaruga a apoiou e os dois partiram para a linha de chegada. Foi com grande surpresa que a bicharada. Pois, não esperavam recebeu os dois na linha de chegada ao mesmo tempo.

O coelho ainda trazia a corda na pata. Arrependido, o coelho pediu desculpas para tartaruga. Assim todos os animais ficaram felizes para sempre e bem espertos com as armadilhas

               


Exuberante, colorido e majestoso 
Ergue-se aos céus suas pétalas
Delicadas, levas e amarelas 
O ipê, rei dos tempos invernosos.                                                                                                               Me Maria Nazaré Ribon Silva