DIA 09/09/2021 - O aprender exige que as metodologias contemplem não somente os aspectos cognitivos do aluno, mas, sobretudo, o afetivo. Envolver o afetivo significa despertar o interesse e vontade em querer aprender. Assim, por meio de aulas práticas é possível estabelecer o vínculo afetivo entre o aluno e o objeto de ensino. Pensando na necessidade dos alunos praticarem a escrita, a professora de Geografia, Jeande, trabalhou por meio de uma aula prática sobre os tipos de solo, humoso, arenoso e argiloso. Entretanto, devido ao tempo, um pouco limitado, o aluno Pablo, com o auxílio colaborativo da professor Maria Nazaré, só conseguiu realizar uma parte da experiência. Mesmo assim, ficou combinado com a professora Jeande, que no contraturno, seria destinado uma aula para que a experiência e anotações fossem concluídas. Objetivos: Identificar as características dos diferentes tipos de solo. Adquirir a habilidade de passar para o papel os dados levantados por meio da aula prática. Que não percamos o foco! Que não percamos a ternura!
“Cabe ao educador, por meio da intervenção pedagógica, promover a realização da aprendizagem com o maior grau de significado possível, uma vez que esta nunca é absoluta – sempre é possível estabelecer relação entre o que se aprende e a realidade, conhecer as possibilidades de observação, reflexão e informação.” Por isto, as aulas devem envolver todos os sentidos com sabores, cheiros, cores, sons, movimentos, formas, texturas e, sobretudo, amor, para que haja incentivo cognitivo e afetividade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário