Dia 25/08/2021. Observar de perto o processo de realização das atividades escolares por parte da aluna, que as executa com dedicação, concentração e compromisso é muito gratificante, pois é o resultado de tentativas, erros, acertos, buscas e superações conquistados durante o ensino remoto. Uma vez que, durante o período de isolamento social, a aluna, sob nossa orientação, aprendeu a pesquisar e buscar na Internet e com os professores, as respostas para as muitas dúvidas que surgiam durante a execução das tantas atividades que recebia. Com isto, ela assumiu o controle de seus estudos. Assumiu o jeito de estudar e aprender também sozinha. Conquistou a autonomia e as habilidades necessárias para a sua autoeducação constante. Hoje, como aluna, é motivo de orgulho para os profissionais, inclusive para o professor do AEE. Cabe a nós, entretanto, explorar metodologicamente todos estes conhecimentos e habilidades de modo que se manifestem na forma de textos verbais como narrações, dissertações, descrições e outros mais e não-verbais, desenhos, fotos, ilustrações. Desta forma a aluna aprenderá a organizar sistematicamente as suas ideias e será capaz de emitir suas opiniões e demonstrar os seus conhecimentos, por meio da língua escrita e oral, alcançando deste modo os objetivos, que todos têm quando vão à escola, aprender a ler e escrever e calcular. Que não percamos a ternura! Que não percamos o foco! Parabéns, nobre aluna!
“Cabe ao educador, por meio da intervenção pedagógica, promover a realização da aprendizagem com o maior grau de significado possível, uma vez que esta nunca é absoluta – sempre é possível estabelecer relação entre o que se aprende e a realidade, conhecer as possibilidades de observação, reflexão e informação.” Por isto, as aulas devem envolver todos os sentidos com sabores, cheiros, cores, sons, movimentos, formas, texturas e, sobretudo, amor, para que haja incentivo cognitivo e afetividade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabéns Nazaré pelo carinho, dedicação e muita paciência e pelo dom que Deus lhe deu, só tenho lhe agradecer pelo seu amor e dedicação. Tudo isso se chama gratidão.
ResponderExcluirDedicação! Show
ResponderExcluir