SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

EDICARLOS E JACKSON - 7V01 - 24 E 25 SEMANAS

 Nascer, crescer, sonhar e conquistar os sonhos deveria ser o caminho natural para todo Ser Humano. Cada qual ser protagonista e desbravador de seus caminhos. Cada qual ser capaz de encontrar a solução para seus desafios e vencer os obstáculos. Mas para que isto  aconteça será preciso que cada qual tenha a preparação educacional e espiritual para ter o conhecimento e a força para encarar a vida com determinação e confiança.  Será preciso, que cada qual tenha uma formação cidadã para exercer seus deveres e exigir os seus direitos. Lamentavelmente, nem todos conquistam seu lugar ao sol com dignidade. Ao longo do caminho, devido às condições sociais às quais estão expostos, muitos são marginalizados e cancelados como Seres Humanos. Muitos engrossam as estatísticas da violência e dos óbitos. Que sejamos capazes de devolver para a arrebentação o máximo de estrelas, que por ventura, que estão condenadas a morrer na areia da praia. Devemos ser guias em meio a escuridão da ignorância e da marginalização. Disciplinas: Língua Portuguesa, Geografia, Inglês. Objetivos: Identificar a figura de linguagem onomatopeia. Conhecer como se deu a relação entre os índios e o europeus. Estabelecer a relação entre as cores, em Inglês, e as formas geométricas. Professores: Adébio, Jeande, e Flávia. Que não percamos o foco! Que sejamos a mão e a palavra que guia... Bons estudos, nobre alunos. 

 Atividades de Língua Portuguesa

Link da videoaula:

https://www.youtube.com/watch?v=Un650scmXAE&list=PLV6KI1uzdnBZV9GBgXW-oSOPCzFmI5rTJ&index=47

Figuras de linguagem são empregadas para tornar a mensagem emitida mais expressiva, ampliando o significado do termo. Veja abaixo alguns exemplos: Onomatopeia - reproduzir sons através da escrita;  Segue abaixo lista das principais onomatopeias:  Exemplo: O gatinho fez MIAU MIAU a noite toda;

 Ratimbum: som de instrumentos musicais (Ra = caixa, tim = pratos, bum = bombo)

 Tic-tac: som do relógio

 Toc-toc: som de bater na porta

 Sniff sniff: som de pessoa triste, chorando

 Buááá: ruído de choro

 Atchim: barulho de espirro

 Uhuuu: grito de felicidade ou adrenalina

 Aaai: grito de dor

 Cof-cof: som de tosse

 Urgh: referente ao nojo

 Nhac: ruído de mordida

 Aff: som que expressa tédio e raiva

 Grrr: som de raiva Hipérbole - exagero ao se expressar.  Estou MORRENDO de fome.  Eu já te falei um milhão de vezes que eu não gosto disso.  Quando tomei a picada da injeção, eu não senti absolutamente nada.  Eu morro de rir quando assisto a essa série!  Chorei um oceano de lágrimas lendo esse livro...

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO “PADRE MANOEL DA NÓBREGA”

Roteiro semanal de estudo

Turma: 7a V1

Semana: 24/25

Disciplina: Língua Portuguesa Profº.: Adebio de J. R. Lisboa

Fiquem em casa! Bom Estudo!

Instruções:

Atividades Pedagógicas Não Presenciais

Trabalho a ser realizado individualmente, em caso de dúvidas, verifique com o Professor(a) via contato Google Sala de Aula ou WhatsApp.

Link da videoaula:

https://www.youtube.com/watch?v=Un650scmXAE&list=PLV6KI1uzdnBZV9GBgXW-oSOPCzFmI5rTJ&index=47

Leia e responda as questões de 1, 2, 3,4 e 5:

BROWNE, D. “Hagar, o horrível”. Porto Alegre: LP&M, 2008. p. 40.

1 – Identifique a passagem da tira que apresenta uma onomatopeia:

( ) “Que dia!” ( ) “Pegou alguma coisa?” ( ) “Ahhchoo!”

2 – A onomatopeia, identificada acima, revela que Hagar ficou:

( ) doente ( ) faminto ( ) raivoso

3 – Assinale a onomatopeia que poderia substituir a que foi empregada na tira, sem interferência no sentido:

( ) Cof-cof! ( ) Buááá! ( ) Atchim!

4 – “Pesquei por quatro horas [...]”. Marque a onomatopeia que poderia representar o som da passagem das horas nessa parte do texto:

( ) Din-don! ( ) Tique-taque! ( ) Trrrim-trrrim!

5 – Supondo que Hagar tivesse pescado muitos peixes, aponte a onomatopeia que poderia exprimir o som de seu grito de felicidade:

( ) Uhuuu! ( ) Bum! ( ) Grrr! 6 - Em quais enunciados foi utilizada hipérbole? 

I. Eu gosto muito dessa apresentadora! Costumo assistir ao programa dela. 

II. Você viu o menino que estava furioso com a derrota do time? 

III. Eu tenho pavor de gente mal-educada. 

IV. Nós vamos nos derreter nesse calor...

 a) I e II.      b) II e III.      c) III e IV.      d) I e IV.     e) II, III e IV. 

Acrescente, nos enunciados seguintes, expressões que usem hipérbole para dar efeito ao sentido pretendido. 

7) Estou com fome. ___________________________________________________________________
 8) Quero muito viajar. ________________________________________________________________ 9) Eu já vi muitas vezes esse filme. _____________________________________________________
 10) Eu já te falei varias vezes que eu não gosto disso. _______________________________________

Atividades de Geografia

Link das video aula: https://www.youtube.com/watch?v=IaECt1LFdRk

A Relação entre Índios e Europeus

Quando ouvimos falar da colonização portuguesa na América, lembramos logo da “Descoberta do Brasil”. Pensamos: será que o Brasil foi realmente descoberto pelos portugueses? Antes da chegada dos portugueses não existiam povos e sociedades habitando a nossa terra? Mas é lógico que existiam habitantes no “Novo Mundo”: eram os diferentes povos indígenas, considerados os povoadores da região. O processo que promoveu o primeiro contato entre portugueses e indígenas foi um encontro de culturas? Ou uma conquista, um “desencontro de culturas”?

A colonização portuguesa teve como principais características a submissão e o extermínio de milhões de indígenas. O processo de colonização portuguesa no Brasil teve um caráter semelhante a outras colonizações europeias, como a colonização espanhola, que conquistou e exterminou os povos indígenas.

A Coroa portuguesa, durante as Grandes Navegações (XV-XVI), tinha como principais objetivos a expansão comercial e a busca de produtos para comercializar na Europa (obtenção do lucro). Existiam outros motivos, porém focaremos esses dois.

Em 1500, os primeiros portugueses que desembarcaram no “Novo Mundo” (América) tomaram posse das terras, logo em seguida tiveram os primeiros contatos com os indígenas, designados pelos portugueses de “selvagens”. Alguns historiadores chamaram o primeiro contato entre portugueses e indígenas de “encontro de culturas” (como uma tentativa de amenizar e adocicar as péssimas relações que foram mantidas), mas percebemos que o início do processo de colonização portuguesa foi um “desencontro de culturas”, que mais correspondeu ao processo de extermínio e submissão dos indígenas – tanto por meio dos conflitos com os portugueses quanto pelas doenças trazidas por estes, como a gripe, a tuberculose e a sífilis.

No século XVI, poucos empreendimentos foram efetivados no território colonial. As principais realizações portuguesas, utilizando a mão de obra indígena escravizada, foram: nomear algumas localidades no litoral, confirmar a existência do pau-brasil e construir algumas feitorias.

O “desencontro de culturas” promovido pelos primeiros contatos entre europeus e indígenas ganhou nova força a partir de 1516, quando Dom Emanuel I, rei de Portugal, enviou navios ao novo território para efetivar o povoamento e a exploração. Os indígenas resistiram à tentativa de submissão e extermínio, expulsando rapidamente os portugueses. Até o ano de 1530, a ocupação portuguesa ainda era bastante tímida – somente no ano de 1531, o monarca português Dom João III enviou Martin Afonso de Souza ao Brasil, nomeando-o capitão-mor da esquadra e das terras coloniais, visando efetivar a exploração mineral e vegetal da região e a distribuição das sesmarias (lotes de terras).

A submissão e o extermínio dos indígenas pelos europeus estavam apenas começando na história do Brasil, entretanto não devemos esquecer a resistência que os povos indígenas empreenderam.

Atividade

1) Sobre a Relação entre Índios e europeus, sua tarefa será colorir a imagem abaixo. Em seguida produzir seu próprio desenho referente ao tema.


Atividades de Inglês

Nenhum comentário:

Postar um comentário