Quando o silêncio bate à porta, é necessário ouvi-lo. Pois, é no silêncio que ouvimos a nós mesmos. Nestes dias de correria, vamos perdendo as oportunidades de entender quais são os nossos sonhos e o caminho que devemos seguir para alcançá-los. Os nossos olhos e ouvidos precisam se fechar para as tantas poluições visuais e sonoras que nos bombardeiam a todo instante e, direcionar as nossas energias para ações a nosso favor e a favor da vida. Precisamos aprender a filtrar o que vamos ver e ouvir. Precisamos nos alimentar da verdadeira Arte, seja ela, literária, pintura, músicas, esculturas. Pois, é na Arte que encontramos o alimento autêntico para a nossa alma, o belo. Ela nos convida a conviver com diferentes personagens e enredos, que podem nos levar à reflexão sobre a nossa própria existência e o nosso papel a ser cumprido neste mundo. Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Inglês e Geografia. Objetivos: Interpretar textos narrativos. Aplicar os princípios da divisão na solução de problemas. Nomear os esportes em Língua Inglesa. Compreender o que foi, quando foi e como foi a 2ª Guerra Mundial. Que não percamos o foco! Que não deixemos de nos reinventar. Bons estudos, nobre aluno!
O GATO E O RATO
O Gato e o Rato tornaram-se amigos. Um
dia combinaram fazer uma viagem a uma terra distante. Pelo caminho tinham de
atravessar um rio.
— Por onde passaremos? — perguntou o
Gato — O rio leva muita água. O Rato respondeu:
— Não faz mal. Fazemos um barco. O Gato
concordou e logo ali os dois colheram uma grande raiz de mandioca e fizeram um
barco com ela. Meteram o barco na água, entraram para ele e começaram a
atravessar o rio. Pelo caminho começaram a ter fome e repararam que não tinham
levado comida. O Gato perguntou então:
—
O que é que nós havemos de comer?
—
Não te preocupes, amigo Gato, porque podemos comer o nosso próprio barco. E os
dois começaram a comer o barco. O Gato pouco comeu porque a mandioca não lhe
sabia bem, mas o Rato comeu, comeu, comeu até que acabou por furar o barco, que
foi ao fundo. O Gato e o Rato tiveram que nadar até à margem, mas, enquanto o
Rato nadava bem e depressa, o Gato que mal sabia nadar, só com muita
dificuldade e muito envergonhado é que conseguiu chegar a terra. O Gato olhou
então para o Rato e viu que ele estava com a barriga bem cheia por causa da
mandioca, enquanto ele continuava cheio de fome. Por isso lembrou-se de comer o
Rato.
— Sinto muita fome, Rato. Vou ter de te
comer.
— Está bem — disse o Rato espertalhão —
mas olha que eu estou muito sujo. É melhor ir primeiro lavar-me. Espera aí.
O Rato afastou-se e desapareceu. O Gato
ainda hoje está à espera.
Fonte: Contos Moçambicanos: INLD, 1979 http://www.terravista.pt/Bilene/1494/gato1.html
FICHA DE LEITURA
PREENCHA DE ACORDO COM A LEITURA DO TEXTO
1 -Título do texto:___________________________________________________________________
2 – Fonte do texto:__________________________________________________________________
3- Gênero literário: ( )Poesia( )Romance ( )Novela ( )Conto
4- Informe os nomes das personagens:___________________________________________________
5- Onde se passa a maior parte da história?_______________________________________________
6- Você inventaria outro título? Qual ? __________________________________________________
7- Copie o trecho de que você mais gostou:_______________________________________________
8- Faça uma ilustração(desenho) de acordo com o Conto – O gato e o Rato:
Atividades de Matemática
Segunda Guerra Mundial
A humanidade sempre conviveu com as guerras, os motivos são os mais diversos: luta por território, movimentos separatistas, religião, intolerância étnica, riquezas naturais, divergências políticas, entre outros. Em razão dos conflitos mundiais, o mapa-múndi não permanece com uma configuração fixa. Essa dinâmica cartográfica torna o trabalho dos cartógrafos difícil, pois periodicamente precisam reformular as fronteiras dos países.
No século passado, o lugar do mundo que mais sofreu alterações quanto à configuração das fronteiras foi o continente europeu. Em razão da luta por territórios, teve início um dos maiores conflitos da humanidade, a Segunda Guerra Mundial. Mapa Mental – Segunda Guerra Mundial Tal acontecimento proporcionou drásticas transformações no espaço geográfico mundial, especialmente na Europa. A Segunda Guerra Mundial ocorreu entre 1939 e 1945. Esse conflito envolveu um grande número de países que travaram uma guerra, em grande parte, em território europeu.
Entre os principais motivos que levaram a esse acontecimento estavam as intenções de aplicação de projetos de caráter expansionista de países como Alemanha, Itália e Japão. Tais nações desejavam alcançar a condição de potências hegemônicas e acreditavam que a forma para se conseguir tal feito era através da conquista de novos territórios. A partir dessa ideologia, os países citados promoveram invasões a outros territórios com a intenção de anexálos aos seus respectivos domínios. A Alemanha se apoderou de países próximos, como a Áustria e a Tchecoslováquia, em 1938. Em 1939, foi a vez da Itália, que conquistou a Albânia. O Japão invadiu diversos territórios na região do Pacífico. A consolidação da guerra aconteceu somente em 1939, quando a Alemanha invadiu a Polônia. Com esse ato, imediatamente, Inglaterra e França saíram em defesa do país invadido, declarando guerra à Alemanha. Mais tarde, em 1941, a então União Soviética ingressou também no conflito pelo fato de ter sido invadida pelo exército alemão. Ainda no mesmo ano, os Estados Unidos entraram no conflito após receber um ataque aéreo japonês em sua base naval de Pearl Harbor.
O conflito ocorreu envolvendo dois grupos de países, denominados: Eixo e Aliados. O primeiro grupo era composto por Alemanha, Itália e Japão. Já o segundo, tinha como integrantes: França, Inglaterra, União Soviética, Estados Unidos, Brasil, entre outros. Após muitos confrontos envolvendo os países do Eixo e Aliados, que teve a duração de anos, a guerra deu sinais de que iria terminar, pelo fato da rendição da Itália no ano de 1943. Dois anos mais tarde, Alemanha e Japão não suportaram e se rederam também, consolidando a derrota do grupo do Eixo. O Japão se rendeu após ter sido atingido por duas bombas atômicas, uma na cidade Hiroshima e outra em Nagasaki.
Atividades
Nenhum comentário:
Postar um comentário