SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

LUIZ OTÁVIO - 7M0I - 24 E 25 SEMANAS

 Oh, os desafios! Todos os dias somos desafiados a encarar  muitas dificuldades, são as tarefas que são complicadas, é a saudade do amigo da escola, é a saudade do jogo de futebol, é a vontade de ir na casa de uma amiga bater papo, é a vontade de ir à igreja agradecer ao Senhor, é o gatinho que fugiu, é o cachorro que está doente, é o medo da COVID -19, é a dúvida de ter que voltar para escola... enfim, são muitas as preocupações, sejam elas para as crianças, adolescentes ou adultos. Porém, por mais complicado que seja, os desafios dão sentido à nossa vida. Cada obstáculo vencido nos torna mais fortes.  Disciplinas: Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Inglês. Objetivos: Interpretar tirinhas. Conhecer como se deu a relação entre os índios e os europeus. Estabelecer a relação entre formas, números e cores. Professores: Luana, Jeande, Wanderley e Flávia. Que não percamos luz! Que consigamos servir de guia aos que precisam! Bons estudos, nobre aluno.


Atividades de Língua Portuguesa

Leia para responder às questões que seguem:


1. Qual o problema ocorrido na história?

2. Qual seria a solução para ele?

3. O que a primeira fala de Astolfo revela?

Que recursos foram utilizados para sinalizar

isso?

4. O que gera humor na HQ? Justifique sua

resposta:

5. Existe algum desvio gramatical (escrita errada) no texto? Explique seu raciocínio:

6. Que mensagem a imagem transmite? Comente:

7. A que Astolfo se refere quando diz "essa nova realidade" ?

8. Que sugestões de desculpas você daria para ele? Cite duas:

9. Localize na tirinha uma palavra ou expressão típica da língua oral:

Atividades de Geografia

Link das video aula: https://www.youtube.com/watch?v=IaECt1LFdRk

A Relação entre Índios e Europeus

Quando ouvimos falar da colonização portuguesa na América, lembramos logo da “Descoberta do Brasil”. Pensamos: será que o Brasil foi realmente descoberto pelos portugueses? Antes da chegada dos portugueses não existiam povos e sociedades habitando a nossa terra? Mas é lógico que existiam habitantes no “Novo Mundo”: eram os diferentes povos indígenas, considerados os povoadores da região. O processo que promoveu o primeiro contato entre portugueses e indígenas foi um encontro de culturas? Ou uma conquista, um “desencontro de culturas”?

A colonização portuguesa teve como principais características a submissão e o extermínio de milhões de indígenas. O processo de colonização portuguesa no Brasil teve um caráter semelhante a outras colonizações europeias, como a colonização espanhola, que conquistou e exterminou os povos indígenas.

A Coroa portuguesa, durante as Grandes Navegações (XV-XVI), tinha como principais objetivos a expansão comercial e a busca de produtos para comercializar na Europa (obtenção do lucro). Existiam outros motivos, porém focaremos esses dois.

Em 1500, os primeiros portugueses que desembarcaram no “Novo Mundo” (América) tomaram posse das terras, logo em seguida tiveram os primeiros contatos com os indígenas, designados pelos portugueses de “selvagens”. Alguns historiadores chamaram o primeiro contato entre portugueses e indígenas de “encontro de culturas” (como uma tentativa de amenizar e adocicar as péssimas relações que foram mantidas), mas percebemos que o início do processo de colonização portuguesa foi um “desencontro de culturas”, que mais correspondeu ao processo de extermínio e submissão dos indígenas – tanto por meio dos conflitos com os portugueses quanto pelas doenças trazidas por estes, como a gripe, a tuberculose e a sífilis.

No século XVI, poucos empreendimentos foram efetivados no território colonial. As principais realizações portuguesas, utilizando a mão de obra indígena escravizada, foram: nomear algumas localidades no litoral, confirmar a existência do pau-brasil e construir algumas feitorias.

O “desencontro de culturas” promovido pelos primeiros contatos entre europeus e indígenas ganhou nova força a partir de 1516, quando Dom Emanuel I, rei de Portugal, enviou navios ao novo território para efetivar o povoamento e a exploração. Os indígenas resistiram à tentativa de submissão e extermínio, expulsando rapidamente os portugueses. Até o ano de 1530, a ocupação portuguesa ainda era bastante tímida – somente no ano de 1531, o monarca português Dom João III enviou Martin Afonso de Souza ao Brasil, nomeando-o capitão-mor da esquadra e das terras coloniais, visando efetivar a exploração mineral e vegetal da região e a distribuição das sesmarias (lotes de terras).

A submissão e o extermínio dos indígenas pelos europeus estavam apenas começando na história do Brasil, entretanto não devemos esquecer a resistência que os povos indígenas empreenderam.

Atividade

1) Sobre a Relação entre Índios e europeus, sua tarefa será colorir a imagem abaixo. Em seguida produzir seu próprio desenho referente ao tema.


Atividades de Matemática

1) Complete com o valor desconhecido para que a igualdade seja verdadeira.




Colando fichas
Recorte e cole as fichas, encaixando-as no seu lugar:


Atividades de Inglês
Pinte, recorte e cole as partes do passarinho nos lugares corretos, considerando as formas do círculo e do triangulo.
Entre o verde, estrelas douradas
Da vida, misteriosa multiplicação
Pelas abelhas, borboletas em revoadas
Que com ternura, fazem a fecundação.
Prof.ª MSc Maria Nazaré Ribon Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário