SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

PABLO - 9ºM01- EF - 26 E 27 SEMANAS

 A grandeza da vida está na busca da realização dos sonhos. Buscar por meio de diferentes ações, o caminho certo para que o sonho se realize. Muitas, vezes, no meio do caminho, vêm surpresas e muitos obstáculos, que impulsionam o caminhante a querer desistir. Às vezes, é preciso desistir... É aquele ENEM, para aquele tão sonhado curso superior, tão impossível de ser conquistado e, que muitas vezes, precisa ser substituído por outro. É aquele desejo de ser jogador de futebol, mas não se tem a força e o talento necessários para se chegar lá.  Oh! O sonho das passarelas, o glamour, os holofotes, as vibrações, que precisam ser abandonado, pois a beleza é submetida às regras ditadas por uma minoria privilegiada. Na ponta do pé ou não, bailarina clássica ou não, o sonho de invadir os palcos com os passos mais leves do mundo em harmonia com os ritmos das músicas... Os sonhos, às vezes, se é obrigado a assumir outros rumos e não se entende o porquê... Então, seja qual for o seu caminho,  que a vida te deu, faça o seu melhor. Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Inglês e Geografia. Objetivos: Empregar corretamente os princípios da ortografia. Conhecer o retângulo triângulo. Interpretação de texto. Compreender as características dos grandes biomas da superfície da Terra. Professores: Luana, Wanderley,  Flávia e Jeande. Mesmo que a vida direcione os sonhos para outros rumos, que cada um tenha a possibilidade de se encontrar nos caminhos que está percorrendo! Que não percamos o foco! Bons estudos, nobre aluno!           

Atividades de Língua Portuguesa

1-      PINTE A LETRA INICIAL E COMPLETE AS PALAVRAS:


JOGO DOS ERROS: DESCUBRA O QUE ESTÁ FALTANDO NO SEGUNDO DESENHO DA MENINA ABAIXO:

PRODUZA UM PEQUENO TEXTO SOBRE O QUE VOCÊ PENSA DE UMA PESSOA CADEIRANTE.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atividades de Matemática

Triângulo retângulo




Observando o triângulo retângulo a seguir diga qual o número que aparece:

a)      Na hipotenusa.                     b) Cateto oposto a x.                    c) Cateto adjacente a x.

 2) observando o triângulo e usando a calculadora.

 a) dividir o valor de cada cateto pela hipotenusa                  b) dividir o valor de um cateto pelo outro 


 Atividades de Língua Inglesa

Assista ao vídeo, leia o texto e, em seguida resolva as atividades.

https://www.youtube.com/watch?v=uw-lldW1csc&feature=emb_logo

What is happening now? Temperatures have risen during the last 30years, and 2001 to 2010 was the warmest decade ever record. As the Earth warms up, heat wave sare becoming more common in some places,including the United States. Heat waves happenwhen a region experiences very high tempera turesfor several days and nights.From: www.epa.gov (fragment)
1) Por que as ondas de calor ocorrem em algumas regiões? *
0 pontos
2) A expressão: “... as ondas de calor estão se tornando mais comuns...”, no texto é: *
0 pontos

Atividades de Geografia

 Link das video aula: https://www.youtube.com/watch?v=67xtbb70Woc

Os Grandes Biomas da Superfície da Terra

Os biomas (bio = vida; oma = proliferação) são espaços geográficos que apresentam um somatório de

ecossistemas vizinhos e semelhantes. O ambiente terrestre é divido em grandes comunidades, apresentando características distintas entre si, e essa classificação dos biomas é baseada em ligações dos aspectos biológicos e físicos (clima, relevo, vegetação) de uma determinada formação. No entanto, os sistemas ambientais utilizam-se da classificação de vegetação para melhor evidenciar as diversas paisagens naturais (biomas).

Os biomas podem ser divididos em aquáticos e terrestres:

Biomas aquáticos: oceanos e rios.

Oceanos: Representam 70% da superfície terrestre, sendo, portanto, o maior ecossistema do planeta.

Rios: São ecossistemas de fundamental importância para a manutenção da vida terrestre.

Biomas terrestres: tundra, floresta boreal, floresta temperada, floresta tropical, campos e desertos.

Tundra: Bioma típico do hemisfério norte, entre as latitudes 60° e 80° Norte. A vegetação é composta por capim e junco. A fauna é representada por renas, roedores, raposas, lebres, insetos, aves, etc.

Floresta Boreal: Também conhecida como taiga, a floresta boreal é o bioma típico de regiões de clima frio, estando localizada no hemisfério norte, ao sul da tundra. As plantas são coníferas e os principais animais são lobos, ursos, cercos e alces.

Floresta Temperada: Localizada em regiões de clima temperado, a floresta temperada apresenta as quatro estações do ano bem definidas. Esse bioma está presente na Europa e na América do Norte. Sua vegetação é formada por bordos, carvalhos, faias, entre outros. A fauna é representada por esquilos, javalis, leões, etc.

Floresta Tropical: Compreende as regiões próximas à linha do Equador. Esse bioma apresenta temperatura e médias pluviométricas elevadas. É o bioma que possui a maior diversidade de espécies. Sua fauna é representada por onças, antas, macacos, várias aves, répteis, entre outros.

Campos: Os campos são encontrados em regiões tropicais e em regiões temperadas. São caracterizados por grandes formações abertas com predominância de gramíneas e arbustos de pequeno porte.

Desertos: Estão localizados nas latitudes 30° Sul e 30° Norte. São regiões hiperáridas, áridas e semiáridas, e apresentam índices pluviométricos baixíssimos. A paisagem vegetal está ausente na maior parte desse bioma, exceto nas áreas de oásis.

Atividades

1) Com base no texto sobre Os Grandes Biomas da Superfície da Terra e a imagem abaixo, produza um

desenho colorido sobre Os Biomas da Terra.


Sorrir para a existência e a vida
Com suas notas alegres e coloridas
Com a leveza do riso solto da criança
Com as notas da inocência e da esperança.
Prof.ª MSc Maria Nazaré Ribon Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário