A vida é feita de questionamentos. São as perguntas que impulsionam as descobertas científicas. Desde que nos conhecemos com seres racionais nos perguntamos de onde viemos e para onde vamos? Estas perguntas perpassaram todos os tempos, todos os fatos, todas as descobertas, derrotas enfim, acompanharam o Homem, desde sempre. Hoje, em virtude destas questões, continuamos da explorar o espaço, tantos planetas e estrelas já estão na lista das descobertas. Das profundezas dos oceanos, as imensas cadeias de montanhas, enfim, todos os lugares possíveis e os quase impossíveis, vamos acrescentando mais curiosidades a esta lista. Controlamos uma evolução tecnológica nunca antes imaginada. Robôs fazem papel muitos trabalhos humanos. Mas as perguntas ainda continuam sem respostas... Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Inglês. Objetivos: Empregar os "porquês" "mais, mas". Estabelecer as diferentes entre cartum e charge. Compreender a linguagem dos gráficos. Conhecer os grandes biomas da superfície da terra. Interpretar textos em Língua Inglesa. Professores: Mariana, Rúbia, Jeande e Flávia. Que nossas descobertas nos leve às muitas vitórias. Que nossas lutas nunca sejam em vão. Que nunca deixemos morrer a curiosidade, pois é ela quem move o mundo. Bons estudos, nobre aluno!
Atividades de Língua Portuguesa
Link da Música: https://www.youtube.com/watch?v=09_s_Kh8sls |
Leia o texto abaixo e responda a questão 1:
·
Gostaria
de saber __________ você se atrasou.
·
Você se
atrasou. _________?
·
Peguei o
trem _________ achei que chegaria mais rápido.
·
Você se
atrasou e eu quero saber o _________.
a)
por que,
por quê, porque e porquê.
b)
porquê,
por que, por quê e porque.
c)
porque,
porquê, por que e por quê.
d)
porque,
porquê, por que e por quê.
Leia a letra da música e responda as questões de 2 a 8:
MÚSICA: TÁ ESCRITO – GRUPO REVELAÇÃO
É dia de sol, mas o tempo pode
fechar A chuva só vem quando tem que
molhar Na vida é preciso aprender Se colhe o bem que plantar É Deus quem aponta a estrela
que tem que brilhar Erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé Manda essa tristeza embora Basta acreditar que um novo dia
vai raiar Sua hora vai chegar! Erga essa cabeça, mete o pé e
vai na fé Manda essa tristeza embora Basta acreditar que um novo dia
vai raiar Sua hora vai chegar! |
Quem cultiva a semente do amor
Segue em frente e não se apavora
Se na vida encontrar dissabor
Vai saber esperar a sua hora
Quem cultiva a semente do amor
Segue em frente e não se apavora
Se na vida encontrar dissabor
Vai saber esperar a sua hora
Às vezes a felicidade demora a
chegar
Aí é que a gente não pode deixar
de sonhar
Guerreiro não foge da luta, não
pode correr
Ninguém vai poder atrasar quem
nasceu pra vencer
a) Desprazer b)Prazer c) Sabor
d) Amor
a) Encontra b) Cultiva c) Apavora d) Espera
a) De Amar b) De Brincar c) De Sonhar d) De Correr
5- De acordo com o trecho da
música “É dia de sol, mas o tempo pode fechar” o MAS, significa:
a) a) Intensidade b) Contrário c) Oposto de boa ou bom d) Igualdade
“A chuva só vem quando tem que molhar
Na vida é preciso aprender
Se colhe o bem que plantar
É Deus quem aponta a estrela que tem que brilhar...”
___________________________________________________________________________________
7 – Você acredita que se lutarmos de forma honesta, seguindo princípios positivos como cita na música “se colhe o bem que plantar”, a vitória um dia chega? Comente.
__________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________
DIFERENÇA
ENTRE CARTUM E CHARGE:
Embora se utilizem da imagem aliada à
escrita como recurso gráfico, cartum e charge são diferentes e
aplicados, também, de maneira diferenciada. Enquanto o cartum é
associado a fatos e textos atemporais (em que não há tempo), a CHARGE demonstra
um fato da atualidade. O cartum não retrata
uma pessoa de maneira isolada, mas a coletividade.
Exemplo de Cartum:
Exemplo de Charge:
9- Elabore uma CHARGE ou CARTUM com o tema: “Retorno
às Aulas:”
Atividades de Geografia
Link das video aula: https://www.youtube.com/watch?v=67xtbb70Woc
Os Grandes Biomas da Superfície da Terra
Os biomas (bio = vida; oma = proliferação) são espaços geográficos que apresentam um somatório de
ecossistemas vizinhos e semelhantes. O ambiente terrestre é divido em grandes comunidades, apresentando características distintas entre si, e essa classificação dos biomas é baseada em ligações dos aspectos biológicos e físicos (clima, relevo, vegetação) de uma determinada formação. No entanto, os sistemas ambientais utilizam-se da classificação de vegetação para melhor evidenciar as diversas paisagens naturais (biomas).
Os biomas podem ser divididos em aquáticos e terrestres:
Biomas aquáticos: oceanos e rios.
Oceanos: Representam 70% da superfície terrestre, sendo, portanto, o maior ecossistema do planeta.
Rios: São ecossistemas de fundamental importância para a manutenção da vida terrestre.
Biomas terrestres: tundra, floresta boreal, floresta temperada, floresta tropical, campos e desertos.
Tundra: Bioma típico do hemisfério norte, entre as latitudes 60° e 80° Norte. A vegetação é composta por capim e junco. A fauna é representada por renas, roedores, raposas, lebres, insetos, aves, etc.
Floresta Boreal: Também conhecida como taiga, a floresta boreal é o bioma típico de regiões de clima frio, estando localizada no hemisfério norte, ao sul da tundra. As plantas são coníferas e os principais animais são lobos, ursos, cercos e alces.
Floresta Temperada: Localizada em regiões de clima temperado, a floresta temperada apresenta as quatro estações do ano bem definidas. Esse bioma está presente na Europa e na América do Norte. Sua vegetação é formada por bordos, carvalhos, faias, entre outros. A fauna é representada por esquilos, javalis, leões, etc.
Floresta Tropical: Compreende as regiões próximas à linha do Equador. Esse bioma apresenta temperatura e médias pluviométricas elevadas. É o bioma que possui a maior diversidade de espécies. Sua fauna é representada por onças, antas, macacos, várias aves, répteis, entre outros.
Campos: Os campos são encontrados em regiões tropicais e em regiões temperadas. São caracterizados por grandes formações abertas com predominância de gramíneas e arbustos de pequeno porte.
Desertos: Estão localizados nas latitudes 30° Sul e 30° Norte. São regiões hiperáridas, áridas e semiáridas, e apresentam índices pluviométricos baixíssimos. A paisagem vegetal está ausente na maior parte desse bioma, exceto nas áreas de oásis.
Atividades
1) Com base no texto sobre Os Grandes Biomas da Superfície da Terra e a imagem abaixo, produza um
desenho colorido sobre Os Biomas da Terra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário