SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

JUSCEMAR - 9VOI - 26 E 27 SEMANAS

 A vida é feita de questionamentos. São as perguntas que impulsionam as descobertas científicas. Desde que nos conhecemos com seres racionais nos perguntamos de onde viemos e para onde vamos? Estas perguntas perpassaram todos os tempos, todos os fatos, todas as descobertas, derrotas enfim, acompanharam o Homem, desde sempre. Hoje, em virtude destas questões, continuamos da explorar o espaço, tantos planetas e estrelas já estão na lista das descobertas. Das profundezas dos oceanos, as imensas cadeias de montanhas,  enfim, todos os lugares possíveis e os quase impossíveis, vamos acrescentando mais curiosidades a esta lista. Controlamos uma evolução tecnológica nunca antes imaginada. Robôs fazem papel muitos trabalhos humanos. Mas as perguntas ainda continuam sem respostas... Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, Inglês. Objetivos: Empregar os "porquês" "mais, mas". Estabelecer as diferentes entre cartum e charge.  Compreender a linguagem dos gráficos. Conhecer os grandes biomas da superfície da terra. Interpretar textos em Língua Inglesa. Professores: Mariana, Rúbia, Jeande e Flávia. Que nossas descobertas nos leve às muitas vitórias. Que nossas lutas nunca sejam em vão. Que nunca deixemos morrer a curiosidade, pois é ela quem move o mundo. Bons estudos, nobre aluno!   

                Atividades de Língua Portuguesa

Link da Música:  https://www.youtube.com/watch?v=09_s_Kh8sls


Leia o texto abaixo e responda a questão 1:

 

 Leia as frases abaixo, complete CORRETAMENTE e assinale a sequência correta:

·         Gostaria de saber __________ você se atrasou.

·         Você se atrasou. _________?

·         Peguei o trem _________ achei que chegaria mais rápido.

·         Você se atrasou e eu quero saber o _________.

 1-    Assinale a sequência correta:

a)    por que, por quê, porque e porquê.

b)    porquê, por que, por quê e porque.

c)    porque, porquê, por que e por quê.

d)    porque, porquê, por que e por quê.


Leia a letra da música e responda as questões de 2 a 8:

MÚSICA: TÁ ESCRITO – GRUPO REVELAÇÃO

É dia de sol, mas o tempo pode fechar

A chuva só vem quando tem que molhar

Na vida é preciso aprender

Se colhe o bem que plantar

É Deus quem aponta a estrela que tem que brilhar

 

Erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé

Manda essa tristeza embora

Basta acreditar que um novo dia vai raiar

Sua hora vai chegar!

 

Erga essa cabeça, mete o pé e vai na fé

Manda essa tristeza embora

Basta acreditar que um novo dia vai raiar

Sua hora vai chegar!

 

 

Quem cultiva a semente do amor

Segue em frente e não se apavora

Se na vida encontrar dissabor

Vai saber esperar a sua hora

 

Quem cultiva a semente do amor

Segue em frente e não se apavora

Se na vida encontrar dissabor

Vai saber esperar a sua hora

 

Às vezes a felicidade demora a chegar

Aí é que a gente não pode deixar de sonhar

Guerreiro não foge da luta, não pode correr

Ninguém vai poder atrasar quem nasceu pra vencer

 

 2 – O que significa a palavra dissabor:

a)    Desprazer           b)Prazer    c) Sabor        d) Amor

 3- Complete a frase: Quem _________ a semente do amor. Segue em frente e não se apavora.

a) Encontra   b) Cultiva        c) Apavora       d) Espera

 4- Conforme interpretação da Música, não podemos deixar:

a) De Amar          b) De Brincar          c) De Sonhar         d) De Correr

 Leia o quadro abaixo e responda a questão 5:

 

5- De acordo com o trecho da música “É dia de sol, mas o tempo pode fechar” o MAS, significa:

a)  a) Intensidade    b)   Contrário   c)   Oposto de boa ou bom    d)   Igualdade

 6 -  Explique o sentido dos versos a seguir:

“A chuva só vem quando tem que molhar

Na vida é preciso aprender

Se colhe o bem que plantar

É Deus quem aponta a estrela que tem que brilhar...”

___________________________________________________________________________________

7 – Você acredita que se lutarmos de forma honesta, seguindo princípios positivos como cita na música “se colhe o bem que plantar”, a vitória um dia chega? Comente.

__________________________________________________________________________________

 8– Às vezes por motivos diversos ficamos tristes ou desanimados. Você acha que ouvir a canção o estado de espírito melhora? Por quê?

__________________________________________________________________________________

 Leia o texto:

DIFERENÇA ENTRE CARTUM E CHARGE:

Embora se utilizem da imagem aliada à escrita como recurso gráfico, cartum e charge são diferentes e aplicados, também, de maneira diferenciada. Enquanto o cartum é associado a fatos e textos atemporais (em que não há tempo), a CHARGE demonstra um fato da atualidade. O cartum não retrata uma pessoa de maneira isolada, mas a coletividade.

 

Exemplo de Cartum:

 

Exemplo de Charge:

 

9- Elabore uma CHARGE ou CARTUM com o tema: “Retorno às Aulas:”

 

 Atividades de Matemática

Atividades de Geografia

 Link das video aula: https://www.youtube.com/watch?v=67xtbb70Woc

Os Grandes Biomas da Superfície da Terra

Os biomas (bio = vida; oma = proliferação) são espaços geográficos que apresentam um somatório de

ecossistemas vizinhos e semelhantes. O ambiente terrestre é divido em grandes comunidades, apresentando características distintas entre si, e essa classificação dos biomas é baseada em ligações dos aspectos biológicos e físicos (clima, relevo, vegetação) de uma determinada formação. No entanto, os sistemas ambientais utilizam-se da classificação de vegetação para melhor evidenciar as diversas paisagens naturais (biomas).

Os biomas podem ser divididos em aquáticos e terrestres:

Biomas aquáticos: oceanos e rios.

Oceanos: Representam 70% da superfície terrestre, sendo, portanto, o maior ecossistema do planeta.

Rios: São ecossistemas de fundamental importância para a manutenção da vida terrestre.

Biomas terrestres: tundra, floresta boreal, floresta temperada, floresta tropical, campos e desertos.

Tundra: Bioma típico do hemisfério norte, entre as latitudes 60° e 80° Norte. A vegetação é composta por capim e junco. A fauna é representada por renas, roedores, raposas, lebres, insetos, aves, etc.

Floresta Boreal: Também conhecida como taiga, a floresta boreal é o bioma típico de regiões de clima frio, estando localizada no hemisfério norte, ao sul da tundra. As plantas são coníferas e os principais animais são lobos, ursos, cercos e alces.

Floresta Temperada: Localizada em regiões de clima temperado, a floresta temperada apresenta as quatro estações do ano bem definidas. Esse bioma está presente na Europa e na América do Norte. Sua vegetação é formada por bordos, carvalhos, faias, entre outros. A fauna é representada por esquilos, javalis, leões, etc.

Floresta Tropical: Compreende as regiões próximas à linha do Equador. Esse bioma apresenta temperatura e médias pluviométricas elevadas. É o bioma que possui a maior diversidade de espécies. Sua fauna é representada por onças, antas, macacos, várias aves, répteis, entre outros.

Campos: Os campos são encontrados em regiões tropicais e em regiões temperadas. São caracterizados por grandes formações abertas com predominância de gramíneas e arbustos de pequeno porte.

Desertos: Estão localizados nas latitudes 30° Sul e 30° Norte. São regiões hiperáridas, áridas e semiáridas, e apresentam índices pluviométricos baixíssimos. A paisagem vegetal está ausente na maior parte desse bioma, exceto nas áreas de oásis.

Atividades

1) Com base no texto sobre Os Grandes Biomas da Superfície da Terra e a imagem abaixo, produza um

desenho colorido sobre Os Biomas da Terra.


Atividades de Língua Inglesa

Assista o vídeo e em seguida responda às atividades.

https://www.youtube.com/watch?v=uw-lldW1csc&feature=emb_logo 

What is happening now? Temperatures have risen during the last 30years, and 2001 to 2010 was the warmest decade ever record. As the Earth warms up, heat wave sare becoming more common in some places,including the United States. Heat waves happenwhen a region experiences very high tempera turesfor several days and nights.From: www.epa.gov (fragment)
1) Por que as ondas de calor ocorrem em algumas regiões? *
0 pontos
2) A expressão: “... as ondas de calor estão se tornando mais comuns...”, no texto é: *
0 pontos

A vida escreve versos multicores
Com a delicadeza dos sonhos
Trocando rimas de leves amores
Com os olhos vivos, risonhos. 

Prof.ª  MSc Maria Nazaré Ribon Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário