SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

domingo, 30 de agosto de 2020

ALDAIR E MARIA EDUARDA - 19 SEMANA - 2ª EM

 Vivemos cercados de informações vinculadas pelos meios de comunicação, jornal, revistas, sites, megafones nas ruas. Cada mensagem tem sua finalidade como informar, convencer, enredar, sensibilizar... Tudo depende da intenção do autor e do receptor final. Em virtude da pandemia, toda equipe escolar está mobilizada para que os conteúdos cheguem até os alunos. Recursos como o Google Sala de Aula, Google Formes, WhatsApp, tarefas impressas são os veículos de comunicação usados para que os alunos não fiquem sem receber suas atividades. Conteúdos: Atividades avaliativas. Disciplinas: Língua Portuguesa, Sociologia, Matemática, Inglês, Geografia, Filosofia. Objetivos: Avaliar o desenvolvimento cognitivo das diferentes disciplinas. Os alunos Adair e Maria Eduarda usam sempre os meios de comunicação online, por meio dos quais respondem os exercícios e devolvem para seus professores. Com isto aprendem se se tornar independentes e a entender a importância dos recursos tecnológicos para a formação social e pessoal deles. Parabéns, queridos alunos, pelo compromisso e interesse com que resolvem as atividades propostas.   

Atividades de Português

1- Os textos jornalísticos são os textos veiculados pelos jornais, revistas, rádio e televisão, os quais possuem o intuito de comunicar e informar sobre algo. Assinale a alternativa que NÃO se refere a textos jornalísticos.

3 pontos

A) Entrevista.

B) Bula de Remédio.

C) Notícia.

D) Reportagem.

2- O Romantismo no Brasil teve início com a publicação do livro Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães em 1836. Nesse mesmo período, foi lançada a revista Niterói que também difundia ideias românticas. Seguindo o movimento surgido na Europa no final do século XVIII, o Romantismo no Brasil também teve como característica a visão de mundo centrada no indivíduo. O movimento romântico explorou o _____________, a subjetividade, a emoção e a valorização do “eu”. Assinale a alternativa que COMPLETA a frase: 

3 pontos


A) Independência.

B) Autoconfiança.

C) Lirismo.

D) Educação.

3- De acordo com conjunto de regras estabelecidas pela GRAMÁTICA NORMATIVA que ensina a grafia correta das palavras, o uso de sinais gráficos que destacam vogais tônicas, abertas ou fechadas, processos fonológicos como a crase, os sinais de pontuação esclarecedores de funções sintáticas da língua e motivados por tais funções etc. Assinale a opção CORRETA da escrita das palavras:

a) Homem/Menino - Obrigado e Mulher/Menina - Obrigada.

B) Problema - Com certeza - Faço - Mendigo - Mortadela.

C) A gente - Visita - Vizinha - sobrancelha - Chuchu.

D) Todas as questões anteriores.

4- Leia a tirinha abaixo e responda:

3 pontos

Na passagem “Antes que você pergunte, eu não fugi do presídio!”, o verbo(pergunte) destacado exprime:

A) uma ordem.

B) uma hipótese.

C) uma certeza.

5- O SUJEITO é um dos elementos mais importantes da oração, já que é responsável por realizar ou sofrer uma ação verbal, designando o ser a respeito do qual se declara alguma coisa, classificados em seis: Sujeito simples, Sujeito composto, Sujeito oculto ou sujeito desinencial, Sujeito determinado, Sujeito indeterminado ou Sujeito inexistente (oração sem sujeito). Na frase: As crianças estão brincando na pracinha. Qual alternativa é o sujeito:

3 pontos

A) As crianças.

B) Brincando.

C) Pracinha

D)Estão

6 - O PREDICADO é um dos termos essenciais da oração, juntamente com o sujeito. Define-se o predicado como tudo aquilo que se diz ou o que se declara sobre o sujeito, ou tudo aquilo que se informa sobre o sujeito, que é o termo com o qual verbo concorda. Na frase: O menino chegou cansado da escola. Indique na alternativa qual é o predicado.

3 pontos

A) Menino

B) chegou cansado

C) escola.

D) Nenhuma das Alternativas.

7- A ORTOÉPIA é a área da gramática que se ocupa da definição de normas sobre a pronúncia de palavras de uma língua. A PROSÓDIA se dedica ao estudo da emissão dos sons da fala, incluindo o acento a entonação. Assinale a alternativa que NÃO se refere a Ortoépia ou Prosódia:

3 pontos

A) Estupro – e não estrupo

B) Mendigo – e não mendingo

C) Mortadela – e não mortandela

D) Problema - e não poblema

E) Nenhuma das alternativas anteriores

8- Pronomes são palavras que acompanham os substantivos, podendo substituí-los (direta ou indiretamente), retomá-los ou se referir a eles. "Ele disse que era para eu comprar aquele livro." Assinale a alternativa que se refere aos pronomes contidos na frase:

a) Pronome Pessoal e Demonstrativo.

B) Pronome Possessivo e Tratamento.

C) Pronome Indefinido e Relativo.

D) Pronome Interrogativos.

Atividades de Sociologia

Assista ao vídeo e responda a questão abaixo:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=3&v=COkTb-RQ5oA&feature=emb_logo

Observe a charge a seguir:
1-Assinale qual dos fenômenos abaixo não representa uma consequência das atuais condições da Divisão Internacional do Trabalho: 
10 pontos

Atividades de Matemática

Atividades de Inglês

LEO´S FAMILY

My name is Leonard. I’m thirteen years old. I’m from New York City.This is a photo of my family. This is my father. His name is John. My mother’s name is Elizabeth. This is my sister. Her name is Katherine. Her nickname is Kitty. The young boy is my brother. His name is Tobby. We lives in that beautiful house with Fido,our best friend.

 – Now, with the text about Leo write True or False. (Escreva verdadeiro ou falso)

 a.) Tobby is Leo’s father.(     )      

 b) This is Tobby’s house.(      )

 c) Elizabeth is Kitty’s mother.(     )

 d)  Kitty is Leo’s mother.(    )

 e)  Kitty is Katherine’s nickname.(     )

 g )Smile is a dog.(    )

 h) Leo isn’t American.(      )

Vocabulary:

Thirteen – treze

City – cidade

Father – pai

Mother – mãe

His – dele

Her – dela

Nickname – apelido

Young - jovem

Live – mora

Brother – irmão

House – casa

This – esse/ essa

My – meu / minha

Boy - garoto

THAT –Aquele(a)

Atividades de Geografia

Regiões mundiais: geopolíticas, econômicas

Para facilitar a compreensão e o controle sobre espaço, muitas vezes é necessário regionalizá-lo, ou seja, dividi-lo em partes menores que permitam uma análise e uma gestão adequada do espaço. Um exemplo disso é a divisão do Brasil em diversas regiões, pois por possuir dimensões continentais e diferentes características naturais, sociais e econômicas em seu território, a adoção de políticas públicas gerais, que atenda a todas as regiões, é dificultada; sendo necessário, em muitos casos, adotar medidas específicas para cada região. Uma política de controle da seca, por exemplo, pode ser adequada para o nordeste, mas dificilmente será necessária na região norte. Assim, a regionalização só é possível quando observadas diferentes características em um mesmo espaço, que permitam a sua divisão e classificação em diferentes regiões. Ao conjunto de características adotadas para se definir regiões mundiais damos o nome de Critérios.

No decorrer da história da humanidade o espaço mundial foi dividido em diversos tipos de regionalização, que seguiram diferentes critérios e foram estabelecidos ora de forma teórica para classificar o espaço mundial, de acordo com suas características, ora através de conflitos e tensões mundiais, que definiram territórios, demarcaram fronteiras e regionalizaram o espaço mundial. Dentre os tipos de regionalização mais utilizadas pela Geografia temos:

  • A divisão regional por Continentes: divide o planeta em seis grandes porções continentais: África, América, Antártica, Ásia, Europa e Oceania. Nessa perspectiva, o principal critério para dividir o mundo são grandes porções de terra, cercadas por água, conhecidas como Continentes.
  • A regionalização em blocos continentais ou Regiões eurocêntricas do mundo: Que regionaliza o mundo a partir de uma visão europeia, ou seja, da forma com que intelectuais europeus enxergavam o mundo. Essa regionalização divide o mundo em três principais regiões: Velho mundo (refere-se ao mundo conhecido pelos europeus desde a antiguidade); Novo mundo (refere-se ao continente Americano “descoberto” pelos europeus no século XVI) e Novíssimo mundo (refere-se à Oceania, última área a ser colonizada pelos europeus).
  • As grandes regiões naturais: O planeta Terra possui diferentes características naturais que permitem uma regionalização de acordo com critérios ambientais. Assim, uma das regionalizações mais utilizadas na Geografia é a divisão do planeta a partir de suas zonas climáticas: Zonas PolaresZonas Temperadas e Zonas TropicaisRegiões Desérticas e Altas Montanhas.

As grandes regiões culturais: Outra regionalização bastante utilizada a partir do século XX é a divisão do mundo a partir das grandes civilizações: Ocidental, Islâmica, Hindu ou Indiana, Chinesa e Negro-Africanas. Apesar de essa classificação ser usual, é importante ressaltar que nenhuma dessas civilizações são homogêneas, elas possuem subtipos, conflitos ou rivalidades internas.

As Regiões socioeconômicas do mundo: Essa classificação foi bastante utilizada durante o período conhecido como Guerra Fria, pois levava em consideração a situação econômica, política e social dos países diante da divisão bipolar do mundo, dividindo o mundo em três regiões: Países de primeiro mundo – Países capitalistas desenvolvidos, formados, principalmente, pelos Estados Unidos e países da Europa ocidental; Países de segundo mundo - Formado por países socialistas que tinham como principal representante a União Soviética; Países de terceiro Mundo – Países subdesenvolvidos, como por exemplo os países da África, da América latina etc. Com a crise no mundo socialista essa forma de regionalização entrou em desuso, sendo substituída pela regionalização do país em países do Norte e Países do Sul.

A regionalização norte-sul: Esse tipo de classificação também leva em consideração a situação econômica, política e social dos países. Mas como o mundo socialista entrou em colapso após o fim da União soviética em 1991, essa classificação divide o mundo, a partir do seu grau de desenvolvimento, em: Países do norte - os países altamente desenvolvidos e Industrializados, como por exemplo Estados Unidos, Alemanha, França etc; e Países do sul – abrangendo os países subdesenvolvidos, como República Democrática do Congo, Libéria, Níger e países que se encontram em desenvolvimento, como o México e o Brasil.

Além desses tipos de regionalização, existem ainda uma série de outras classificações do espaço mundial, pois, por ser uma porção espacial grande, possui diversas características, permitindo assim diferentes classificações.

 Atividade Avaliativa

 1) Explique como é dividido as regiões mundiais

 2) Quais os tipos de regionalização mais utilizadas pela Geografia?

  OBS: O texto acima é de apoio não precisa copiar.

Atividades de Sociologia

CYBERBULLYING

Cyberbullying é a violência praticada contra alguém, através da internet ou de outras tecnologias relacionadas ao mundo virtual. Sendo a ação com o objetivo de agredir, perseguir, ridicularizar e/ou assediar. O pesquisador canadense, Bill Belsey, foi a primeira pessoa a citar e definir a palavra “Cyberbullying”, no mundo. Segundo Belsey, envolve utilizar informação e comunicação junto da tecnologia para hostilizar um grupo ou indivíduo, de forma deliberada e repetida. Ou seja, a diferença entre o cyber e o bullying, é que neste caso, o agressor usa o meio eletrônico.

Cyber = diminutivo de “cybernetic” (algo ou local que possui tecnologia avançada).

Bullying = origem da palavra inglesa “bully” (o que significa valentão, briguento).

        ATIVIDADE DE FILOSOFIA

 Questão 01) O Cyberbullying é um tipo de bullying feito através de:

a) documentos escritos manualmente

b) redes sociais, internet ou celular

c) rádio

d) ondas sonoras 

A vida e suas delicadezas
Preciosas, suaves de encantamentos 
Que dançam ao sabor dos ventos
Feito as leves bailarinas.

Prof.ª MSc Maria Nazaré Ribon Silva

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