Somos sempre convidados a avaliar tudo o que fazemos. Avaliamos desde a roupa que iremos vestir até a comida, o perfume, as pessoas, a natureza que nos cerca, enfim, tudo. Na escola não é diferente, avaliamos os planos de aula que estamos preparando, o interesse dos alunos em participar o não da execução das tarefas sugeridas. Sempre temos que avaliar se os alunos aprenderam ou não os conteúdos que foram trabalhados durante um determinado tempo. Assim, com este objetivo, a professora Luana, do 7º e 9º anos, aplicou uma pequena avaliação para poder acompanhar o desenvolvimento escolar de seus alunos. Conteúdo: Interpretação de textos. Objetivo: Avaliar o desempenho escolar dos alunos. Que não percamos o foco. Bons estudos, nobres alunos!
📚Atividade Avaliativa de Língua Portuguesa - Análise
e Interpretação textual📃
Prof.ª Luana
POEMA: NO MEIO
DO CAMINHO- CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
No Meio do Caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra
Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fatigadas
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra.
No Meio do Caminho
No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra
Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fatigadas
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra.
1.
Essa pedra no meio do caminho só não pode ser:
A – desânimo
B – entusiasmo
C – tristeza
E – problemas
2.
O “caminho”, nesse poema de Drummond, é uma metáfora
A – da encruzilhada
B – da estrada
C – do campo
D – da vida
3.
A repetição de palavras, nesse poema,
A – demonstra falta de conhecimento linguístico
B – mostra despreparo
C – cria a força poética da poesia.
D – deixa o poema menos interessante.
04.
Todas as afirmativas abaixo estão de acordo com esse poema de Drummond, EXCETO:
A – O poema se constitui de versos livres.
B – O poema é moderno.
C – Esse poema é um soneto.
D –
Ignorou-se o uso de rima nesse poema.
Os caminhos são longos,
incertos
As incertezas estão em cada
curva
Os desafios podem estar encobertos
Pela escuridão da dura ignorância
A busca pela luz gera desafios
O encontra da luz, gera alegria.
Que sejamos luzes!
Prof.ª MSc Mestre Maria Nazaré Ribon Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário