SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

LUIZ OTÁVIO -7º Ano -19 SEMANA

 A vida é uma cantiga que todos os dias nos oferece estrofes para serem cantadas. Não temos como saber o rumo que ela vai tomar, pois conhecemos as passagens que vivemos, o que estamos vivendo, mas o futuro é uma eterna incógnita. As grandezas das conquistas nos dão a certeza de que a luta valeu a pena e, as derrotas a certeza de que precisamos sempre nos fortalecer e nos preparar para os imprevistos. Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática e Inglês. Objetivos: Identificar os substantivos em diferentes situações. Aplicar os princípios das quatro operações para resolver os problemas propostos. Relacionar os nomes em Inglês aos objetos correspondentes. Compreender as correntes migratórias e suas motivações. A parceria com os professores Luana, Wanderley, Flávia e Jeande é fundamental para a garantia da oferta das atividades adaptadas. O nosso muito obrigado por estarem contribuindo com a formação de nossos alunos especiais. Parabéns ao querido aluno, Luiz Otávio, pelo compromisso com que vem resolvendo às atividades propostas. Os nossos agradecimentos à sua mãe, Marlene, por não medir esforços para que seu filho não perca o foco nos estudos. 


  Atividades de Língua  Portuguesa

1.    Circule somente os substantivos comuns (nomes de coisas)

Copo            mesa       felicidade         mão        Carla          Renner

lápis          Brasil         carro             Melina          estante       americanas

Marcos       pia         Rio Grande do Sul          Pelotas          camisa

2.    Complete as frases com substantivos próprios:

A.   Eu me chamo _____________________________________________

B.   Moro na cidade de ________________________________________

C.   Estudo na escola __________________________________________

D.   ______________________ é o país onde nasci.

E.   _______________________ é o nome do meu melhor amigo

3.    Escreva cada nome em seu devido lugar na cruzadinha:


4) Encontre os nomes dos desenhos:

Atividades de Matemática

1.    Indique a temperatura marcada em cada termômetro.




a)    Qual está indicando a temperatura mais alta?

 b)    Qual está indicando a temperatura mais baixa?

2) Qual será o saldo da situação a seguir? 

         3)Qual deve ser o sinal para representar a temperatura na situação da fala dos personagens?

_______________________________________________________________________

4) O dinheiro na fala dos personagens é suficiente para comprar o sorvete? Qual será o saldo?

____________________________________________________________________________

          Atividades de Inglês



Atividades de Geografia

As correntes migratórias e suas motivações

  Impulsionados por motivos diversos, como a fome, a conquista territorial, a fuga a perseguições políticas e religiosas, as crises econômicas, entre outros, os movimentos migratórios têm se realizado ao longo da história de forma contínua.

   Cada época marca seu motivo. A verdade é que os movimentos de população permitiram o povoamento do mundo e significaram a expansão de etnias, línguas, religiões e conhecimento, num emaranhado processo que dá ao mundo atual os traços de grande diversidade e riqueza cultural que observamos.

 As chamadas Grandes Navegações ou “grandes invasões”, por exemplo, foram responsáveis pela colonização do continente americano a partir do século XVI; e significaram a difusão da cultura dos europeus, a qual entrou em choque com as culturas das comunidades indígenas que já habitavam o território.

  Esse deslocamento populacional foi estimulado pelo expansionismo territorial das potências europeias da época, que buscavam fontes de matérias-primas e novos mercados para seus produtos, portanto, tinha motivação geopolítica e econômica. Essa migração aumentou maciçamente no século XIX e começo do XX.

 Paralelamente, perseguições políticas e religiosas, guerras e crises econômicas foram responsáveis por grandes deslocamentos humanos da Europa e Ásia para as Américas. Outras partes do mundo sofreram estimulação migratória mais localizada, como é o caso da Austrália e Nova Zelândia, onde a perspectiva de melhoria de condições de vida, com a possibilidade de mobilidade social (ascensão econômica), incentivou especialmente parte da população da Grã-Bretanha a emigrar.

Causas das migrações atuais

 Os movimentos migratórios atuais relacionam-se, principalmente, a duas causas:

• A busca por melhores condições de vida – caracteriza os deslocamentos populacionais provocados pela miséria que se concentra em algumas partes do mundo. Portanto, têm caráter econômico, constituindo fluxos ou correntes migratórias de países pobres para países ricos. Exemplos: pós-década de 60 (século XX), da Europa Mediterrânea para a Europa Ocidental; na atualidade, do norte da África para países europeus, de regiões da América Latina para os EUA e Canadá, do extremo oriente para as Américas. Essas migrações são vistas como o efeito colateral mais perverso da globalização.          

• A fuga de regiões em conflito – trata-se de migrações provocadas por guerras locais, portanto, têm motivação político-bélica, constituindo um verdadeiro êxodo para os países que recebem os refugiados. Esses deslocamentos ocorrem por uma questão de sobrevivência às perseguições motivadas por conflitos étnicos e às atrocidades cometidas contra as populações civis. Os exemplos mais recentes foram os que ocorreram na Bósnia-Herzegovina e Kosovo. • Mas é no continente africano que se desencadeia a maior quantidade de movimentos migratórios: são legiões de refugiados vagando pelo espaço local, à procura de abrigo, fugindo de guerras tribais, instabilidades políticas, questões raciais e religiosas e golpes militares.

Atividade




Em notas de doce alegria
A  flor de Íris se manifesta
Com notas de harmonia
Faz do jardim uma festa. 

Prof.ª MSc Maria Nazaré Ribon Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário