SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

ALDAIR E EDUARDA - 2ª EM - 20ª E 21ª SEMANAS

 Emitir opiniões sobre determinados assuntos, seja oralmente ou por escrito é muito importante na vida de qualquer pessoa. Defender ideias, fundamentá-las com argumentos adequados permite que o texto produzido seja capaz de transmitir a posição do autor em relação a um determinado tema. Além de muita leitura, o autor precisa produzir seu texto com lógica e coerência. Além de fornecer conhecimentos para a produção de textos, a leitura ajuda na compreensão das diferentes disciplinas, das diferentes áreas do conhecimento. Além de contribuir para fornecer informações para as produções dos textos, a leitura contribui para a formação de cidadãos críticos. O autor Silva, E. T da (1998) já dizia que "A leitura é um importante instrumento para a libertação do povo brasileiro e para a reconstrução da nossa sociedade. (...) a leitura se constitui numa forma de encontro entre o homem e a realidade sócio-cultural."  A parceria com os professores da sala comum garante que os nossos alunos recebam suas atividades em todas as semanas. Disciplinas: Língua Portuguesa, História, Inglês, Matemática, Sociologia, Filosofia, Geografia. Objetivas: Compreender a estrutura do texto dissertativo - argumentativo. Produzir textos baseados em fatos reais. Conhecer as expressões em Língua Inglesa. Empregar os princípios das quatro operações para a solução de problemas. Compreender as causas das desigualdades sociais. Compreender os perigos do cyberbullying. Estabelecer as diferenças entre as regiões geopolíticas, econômicas. Professores: Mariana, Geraldo, Flávia, André, Fabrícia, Maria Aparecida Campos e Jeande. Que cada semana seja mais um passo na conquista da autonomia dos nossos alunos! Que não percamos o foco! Bons estudos, nobres alunos!

Atividades de Língua Portuguesa

Olá queridos estudantes! Seguindo o cronograma de Atividades Pedagógicas Não Presenciais. Produza um texto de acordo com as características do Gênero textual: DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO.

ASSISTA A VÍDEOAULA SOBRE O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=17&v=PC9WR50nGtk&feature=emb_logo 

O Texto Dissertativo-Argumentativo é um tipo textual que consiste na defesa de uma ideia por meio de argumentos e explicações. Este tipo de texto tem como objetivo central a formação de opinião do leitor. Assim, ele é caracterizado por tentar convencer ou persuadir o interlocutor da mensagem, sendo nesse sentido argumentativo. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) esse é o tipo de texto solicitado aos alunos, cujo tema ronda questões de ordem social, científica, cultural ou política.

INSTRUÇÕES SIMPLIFICADAS PARA PRODUÇÃO DO TEXTO:                            

           

    EXEMPLO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO:

1- Sobre as características do texto dissertativo, podemos afirmar que: *
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2- Texto próprio para quem quer expor opiniões ou persuadir de alguma coisa, no qual se emprega o abstrato (conceitos, ideias, concepções). Tipo de texto que tem por objetivo influenciar o leitor/interlocutor com posicionamentos elencados através de uma cuidadosa ordenação lógica. Estamos falando da:

a) descrição.        b) narração.      c) exposição.      d) injunção.    e) dissertação.
mariana.dsilva@educador.edu.es.gov.br, nazareribonsilva@hotmail.com

Atividades de História

 1-    No dia 28 de fevereiro de 2020 a nossa escola, a  EEEFM Padre Manoel da Nóbrega, completou 50 anos de fundação, nesse período inúmeras pessoas puderam estudar em nossa escola e assim adquirir conhecimento e mudar suas vidas.             

Sua tarefa nessa atividade é falar um pouco sobre a nossa escola, dizendo quais são as coisas legais que você mais gosta na escola, qual a importância de ir todos os dias estudar,  o que você já aprendeu na escola e acha importante, diga como é seu comportamento nas sala  de aula e a relação com seus colegas, como está sendo esses meses sem ir ao colégio.

Atividades de Inglês

Atividades de Matemática

Atividades de Sociologia

Assista ao vídeo e responda as questões abaixo:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=6&v=MTnVak1cSQE&feature=emb_logo 

Observe a charge a seguir:


1- De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social explica-se: *
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2-A estrutura social é um tema presente nos estudos sociológicos. Com base na charge, é CORRETO afirmar que
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Atividades de Filosofia

Assista o vídeo para resolver as atividades.



CYBERBULLYING


Cyberbullying é a violência praticada contra alguém, através da internet ou de outras tecnologias relacionadas ao mundo virtual. Sendo a ação com o objetivo de agredir, perseguir, ridicularizar e/ou assediar. O pesquisador canadense, Bill Belsey, foi a primeira pessoa a citar e definir a palavra “Cyberbullying”, no mundo. Segundo Belsey, envolve utilizar informação e comunicação junto da tecnologia para hostilizar um grupo ou indivíduo, de forma deliberada e repetida. Ou seja, a diferença entre o cyber e o bullying, é que neste caso, o agressor usa o meio eletrônico.

Cyber = diminutivo de “cybernetic” (algo ou local que possui tecnologia avançada).

Bullying = origem da palavra inglesa “bully” (o que significa valentão, briguento).

 

Questão 01) O Cyberbullying é um tipo de bullying feito através de:

a) documentos escritos manualmente      

b) redes sociais, internet ou celular

c) rádio  

d) ondas sonoras


 Atividades de Geografia


Regiões mundiais: geopolíticas, econômicas

Para facilitar a compreensão e o controle sobre espaço, muitas vezes é necessário regionalizá-lo, ou seja, dividi-lo em partes menores que permitam uma análise e uma gestão adequada do espaço. Um exemplo disso é a divisão do Brasil em diversas regiões, pois por possuir dimensões continentais e diferentes características naturais, sociais e econômicas em seu território, a adoção de políticas públicas gerais, que atenda a todas as regiões, é dificultada; sendo necessário, em muitos casos, adotar medidas específicas para cada região. Uma política de controle da seca, por exemplo, pode ser adequada para o nordeste, mas dificilmente será necessária na região norte. Assim, a regionalização só é possível quando observadas diferentes características em um mesmo espaço, que permitam a sua divisão e classificação em diferentes regiões. Ao conjunto de características adotadas para se definir regiões mundiais damos o nome de Critérios.

No decorrer da história da humanidade o espaço mundial foi dividido em diversos tipos de regionalização, que seguiram diferentes critérios e foram estabelecidos ora de forma teórica para classificar o espaço mundial, de acordo com suas características, ora através de conflitos e tensões mundiais, que definiram territórios, demarcaram fronteiras e regionalizaram o espaço mundial. Dentre os tipos de regionalização mais utilizadas pela Geografia temos:

 A divisão regional por Continentes: divide o planeta em seis grandes porções continentais: África,

 As grandes regiões naturais: O planeta Terra possui diferentes características naturais que permitem América, Antártica, Ásia, Europa e Oceania. Nessa perspectiva, o principal critério para dividir o mundo são grandes porções de terra, cercadas por água, conhecidas como Continentes.
 A regionalização em blocos continentais ou Regiões eurocêntricas do mundo: Que regionaliza o mundo a partir de uma visão europeia, ou seja, da forma com que intelectuais europeus enxergavam o mundo.

Essa regionalização divide o mundo em três principais regiões: Velho mundo (refere-se ao mundo conhecido pelos europeus desde a antiguidade); Novo mundo (refere-se ao continente Americano “descoberto” pelos europeus no século XVI) e Novíssimo mundo (refere-se à Oceania, última área a ser colonizada pelos europeus). Uma regionalização de acordo com critérios ambientais. Assim, uma das regionalizações mais utilizada na Geografia é a divisão do planeta a partir de suas zonas climáticas: Zonas Polares, Zonas
Temperadas e Zonas Tropicais, Regiões Desérticas e Altas Montanhas.

As grandes regiões culturais: Outra regionalização bastante utilizada a partir do século XX é a divisão do mundo a partir das grandes civilizações: Ocidental, Islâmica, Hindu ou Indiana, Chinesa e Negro-Africanas. Apesar de essa classificação ser usual, é importante ressaltar que nenhuma dessas civilizações são homogêneas, elas possuem subtipos, conflitos ou rivalidades internas.


As Regiões socioeconômicas do mundo: Essa classificação foi bastante utilizada durante o período conhecido como Guerra Fria, pois levava em consideração a situação econômica, política e social dos países diante da divisão bipolar do mundo, dividindo o mundo em três regiões: Países de primeiro mundo – Países capitalistas desenvolvidos, formados, principalmente, pelos Estados Unidos e países da Europa ocidental; Países de segundo mundo - Formado por países socialistas que tinham como principal representante a União Soviética;


Países de terceiro Mundo – Países subdesenvolvidos, como por exemplo os países da África, da América latina etc. Com a crise no mundo socialista essa forma de regionalização entrou em desuso, sendo substituída pela regionalização do país em países do Norte e Países do Sul.


A regionalização norte-sul: Esse tipo de classificação também leva em consideração a situação econômica,política e social dos países. Mas como o mundo socialista entrou em colapso após o fim da União soviética em 1991, essa classificação divide o mundo, a partir do seu grau de desenvolvimento, em: Países do norte - os países altamente desenvolvidos e Industrializados, como por exemplo Estados Unidos, Alemanha, França etc; e Países do sul – abrangendo os países subdesenvolvidos, como República Democrática do Congo, Libéria, Níger e países que se encontram em desenvolvimento, como o México e o Brasil.
Além desses tipos de regionalização, existem ainda uma série de outras classificações do espaço mundial, pois, por ser uma porção espacial grande, possui diversas características, permitindo assim diferentes classificações.

Atividade Avaliativa

1) Explique como é dividido as regiões mundiais 2) Quais os tipos de regionalização mais utilizadas pela Geografia? OBS: O texto acima é de apoio não precisa copiar

A beleza da natureza
Está na capacidade de adaptação
Aos desertos e aos pântanos
Aos mares e à terra, ao chão.
Prof.ª MSC Maria Nazaré Ribon Silva



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