Houve um tempo em que podíamos ouvir os sons da natureza. Eram muitos passarinhos, mamíferos, répteis e anfíbios enfeitando quilômetros e quilômetros de chão. Era possível vislumbrar várias cores, sentir o aroma de diferentes flores, ouvir a sintonia dos muitos animais que povoavam as florestas. Houve um tempo em que as estrelas luziam livres da poluição. Houve um tempo que planejar e sonhar pareciam ser mais fáceis. Hoje a natureza grita por socorro. É o fogo, é o motosserra, é a falta de bom senso e, é a ganância regente transformando tudo em lucro e em morte. Planejar e sonhar já não parecem tão fáceis. Entretanto, mesmo com toda esta situação, a Educação não pode perder o foco e trabalhar em equipe para cumprir a sua função. Educação é direito de todos. O autor Tiago de Mello, no Artigo 4 do Estatuto do Homem (Ato Institucional Permanente) "Fica decretado que a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra e que as janelas devem permanecer o dia inteiro abertas para o verde onde cresce a esperança;" Portanto, todos nós temos o direito de viver e por em prática o verbo esperançar. Disciplinas: Língua Portuguesa, Geografia, Matemática, Inglês e História. Objetivos: Ler e interpretar textos narrativos. Conhecer os povos nativos brasileiros. Empregar os princípios da multiplicação e divisão na solução de problemas. Identificar as cores em língua inglesa. Elaborar texto fundamentando-se no histórico da escola. Professores: Adébio, Jeande, André, Flávia e Geraldo. A parceria entre os professores da sala comum garante que os nossos alunos especiais recebam suas tarefas. Que não percamos o foco! Bons estudos, nobres alunos.
Atividades de Língua Portuguesa
A cobiça
Era uma vez um cão viajante, que gostava da paz e, sempre que podia, fugia do rebuliço. Caminhava sozinho e adorava a natureza.
Tinha começado uma longa viagem há apenas três dias.
Vinha caminhando na chuva horas a fio, quando chegou a uma pousada. Estava cansado e com fome e, além disso, molhado da cabeça até a ponta da cauda. Muito satisfeito por ter encontrado abrigo, deitou-se no chão, ao pé da lareira, e adormeceu ali mesmo.
De repente, entraram na pousada alguns malfeitores, que se puseram a cantar e a fazer muito barulho. Acordaram todos os hóspedes, mas nem se importaram com isso: continuaram a farra. O cão, que também havia sido acordado, teve uma ideia brilhante, e rapidamente colocou-a em prática.
— Que azar o meu! Perder oito moedas de ouro pelo caminho é muita falta de sorte! Lastimou-se ele, em voz alta. Então os ladrões saíram sorrateiramente do local e se foram pela estrada.
Tinham acreditado na história e agora estavam dispostos a encontrar as moedas de ouro perdidas. Passaram a noite toda a procura delas, como era de se esperar. Novamente a pousada ficou em silêncio. E o cão voltou a dormir com toda a tranquilidade. Foi uma ideia válida para livrar-se de tão incômodos vizinhos. Disponível em: https://metaforas.com.br
Questões Questão 1 – Quem conta a história? ( ) um narrador. ( ) o cão viajante. ( ) um dos malfeitores.
Questão 2 – O cão viajante sentiu-se muito satisfeito quando encontrou um abrigo, uma vez que:
( ) gostava de ambientes tranquilos. ( ) estava cansado, com fome e todo molhado. ( ) se aconchegou ao pé da lareira e dormiu ali mesmo.
Questão 3 – Releia este fragmento: ―De repente, entraram na pousada alguns malfeitores, que se puseram a cantar e a fazer muito barulho.‖Esse fragmento consiste: ( ) no início da história. ( ) no clímax da história. ( ) no desfecho da história.
Questão 4 – Na passagem ―[…] teve uma ideia brilhante, e rapidamente colocou-a em prática.‖, o termo destacado:
( ) retoma ―uma ideia brilhante‖. ( ) anuncia ―uma ideia brilhante‖.
( ) complementa ―uma ideia brilhante‖.
Questão 5 – O travessão foi usado para:
( ) marcar uma pausa na fala do cão viajante. ( ) assinalar o começo da fala do cão viajante.
( ) sugerir o prolongamento da fala do cão viajante.
Questão 6 – Segundo o texto, ―os ladrões saíram sorrateiramente do local‖. Isso quer dizer que:
( ) os ladrões saíram calmamente do local. ( ) os ladrões saíram apressadamente do local.
( ) os ladrões saíram disfarçadamente do local.
Questão 7 – Na oração ―Novamente a pousada ficou em silêncio.‖, o vocábulo sublinhado exprime em relação ao fato uma circunstância de:
( ) lugar. ( ) modo. ( ) tempo.
Questão 8 – De acordo com o narrador, a ideia do cão viajante foi ―válida para livrar-se de tão incômodos vizinhos‖. Dessa maneira, podemos caracterizar esse cão como:
( ) astuto. ( ) covarde. ( ) preguiçoso.
Questão 9 – Quais os personagens existentes no texto? Qual deles chamou sua atenção?
Por quê? ________________________________________________________________
Questão 10 – Reflita sobre o texto e diga o que você compreendeu após a leitura:
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Atividades de Geografia
Os povos nativos do Brasil
Os povos nativos do Brasil Antes da chegada dos portugueses ao Brasil já existiam vários grupos indígenas habitando o nosso território. Diante dessa variedade, os índios brasileiros foram classificados segundo as línguas distintas, que são: Tupi, macro-jê, aruak e karib. Observe abaixo as características das línguas e dos grupos indígenas que as falam.
Tupi
Os grupos indígenas de língua tupi eram as tribos tamoio, guarani, tupiniquim, tabajara etc. Todas essas tribos se encontravam na parte litorânea brasileira. Estes foram os primeiros índios a terem contato com os portugueses que aqui chegaram. Essas tribos eram especialistas em caça, ótimos pescadores e desenvolveram bem a coleta de frutos.
Macro-jê
Raramente eram encontrados no litoral. Com exceção de algumas tribos na Serra do Mar, eles eram encontrados principalmente no planalto central. Nesse contexto, destacavam-se as tribos ou grupos: timbira, aimoré, goitacaz, carijó, carajá, bororó e botocudo. Esses grupos indígenas viviam nas proximidades das nascentes de córregos e rios, viviam basicamente da coleta de frutos e raízes e da caça. Esses grupos só vieram a ter contato com os brancos no século XVII, quando os colonizadores adentraram no interior do país.
Karib
Grupos indígenas que habitavam a região que hoje compreende os estados do Amapá e Roraima, chamada também de Baixo Amazonas. As principais tribos são os atroari e vaimiri - esses eram muito agressivos e antropofágicos, isso significa que quando os índios derrotavam seus inimigos, eles os comiam acreditando que com isso poderiam absorver as qualidades daqueles que foram derrotados. O contato dessas tribos com os brancos ocorreu no século XVII, com as missões religiosas e a dispersão do exército pelo território.
Aruak
Suas principais tribos eram aruã, pareci, cunibó, guaná e terena. Etavam situados em algumas regiões da Amazônia e na ilha de Marajó. A principal atividade era o artesanato cerâmico.
Atividades
Atividades de Inglês
Vamos aprender os
nomes das cores:
Atividades:
1)Pinte
o boneco com as cores correspondentes aos números:
2) Pinte os desenhos abaixo e escreva o nome das cores que você usar:
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Atividades de História
1-
No
dia 28 de fevereiro de 2020 a nossa escola, a
EEEFM Padre Manoel da Nóbrega, completou 50 anos de fundação, nesse
período inúmeras pessoas puderam estudar em nossa escola e assim adquirir
conhecimento e mudar suas vidas.
Sua tarefa nessa atividade é falar um pouco sobre a nossa
escola, dizendo quais são as coisas legais que você mais gosta na escola, qual
a importância de ir todos os dias estudar,
o que você já aprendeu na escola e acha importante, diga como é seu
comportamento nas sala de aula e a
relação com seus colegas, como está sendo esses meses sem ir ao colégio.
Depois
faça, no verso da folha, um desenho da nossa escola e pinte de maneira
criativa. Boa atividade!!!
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