SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

terça-feira, 15 de setembro de 2020

LUIZ OTÁVIO - 7ºM01 - 20 e 21 SEMANAS

A grandeza da existência mora em cada Ser Humano que luta para sobreviver diante da diversidade.  Somos negros, índios, brancos, amarelos, somos pequenos, grandes, gordos, magros, espertos, devagar, pensativos, apressados enfim, somos todos Homens. Carregamos em nós a divindade do existir como únicos. Carregamos em nós a divindade de não sermos iguais. Carregamos em nós a dimensão razão e emoção. Carregamos em nós todos os sentimentos. Podemos ser luz ou treva, caminho ou descaminho, amor ou ódio, a solidariedade ou egoísmo, a empatia ou o individualismo enfim, podemos escolher como podemos ser e, sobretudo agir. Para o autor Reeve (2006) citado por Cezar. A.T. e Jucá-Vasconcelos H.P. (2016) complementa que além da cognição, sintomas físicos motivação, expressão motora e experiência subjetiva ou sentimento, apontados por Scherer (2005) "Que as emoções são multidimensionais e envolvem fenômenos subjetivos, biológicos, sociais e geralmente há um propósito." Assim sendo, todo ser humano se envolve de corpo e alma quando o assunto é emoção. Disciplinas: Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática e Inglês. Objetivos: Identificar as palavras classificadas como substantivos. Elaborar textos utilizando fatos históricos. Identificar os povos nativos do Brasil.   Compreender o emprego dos princípios das quatro operações na solução de problemas. Conhecer as cores em língua inglesa. Professores: Luana, Geraldo, Jeande, Wanderley e Flávia. A parceria com os professores da sala comum permite que os nossos alunos especiais continuem recebendo suas tarefas. O nosso muito obrigado a cada um deles. Que não percamos o foco. Bons estudos, nobre alunos. 


ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA

1.      Ligue o desenho ao nome (SUBSTANTIVO) depois escreva frases com nomes abaixo:

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2) PINTE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO QUE VOCÊ JÁ UTILIZOU: 



3) PINTE A PRIMEIRA LETRA DO DESENHO E COMPLETE:



Atividades de História

 

1-    No dia 28 de fevereiro de 2020 a nossa escola, a  EEEFM Padre Manoel da Nóbrega, completou 50 anos de fundação, nesse período inúmeras pessoas puderam estudar em nossa escola e assim adquirir conhecimento e mudar suas vidas.

               

Sua tarefa nessa atividade é falar um pouco sobre a nossa escola, dizendo quais são as coisas legais que você mais gosta na escola, qual a importância de ir todos os dias estudar,  o que você já aprendeu na escola e acha importante, diga como é seu comportamento nas sala  de aula e a relação com seus colegas, como está sendo esses meses sem ir ao colégio.

 

Depois faça, no verso da folha, um desenho da nossa escola e pinte de maneira criativa. Boa atividade!!!

Atividades de Geografia

Os povos nativos do Brasil

Os povos nativos do Brasil Antes da chegada dos portugueses ao Brasil já existiam vários grupos indígenas habitando o nosso território. Diante dessa variedade, os índios brasileiros foram classificados segundo as línguas distintas, que são: Tupi, macro-jê, aruak e karib. Observe abaixo as características das línguas e dos grupos indígenas que as falam.

Tupi

Os grupos indígenas de língua tupi eram as tribos tamoio, guarani, tupiniquim, tabajara etc. Todas essas tribos se encontravam na parte litorânea brasileira. Estes foram os primeiros índios a terem contato com os portugueses que aqui chegaram. Essas tribos eram especialistas em caça, ótimos pescadores e desenvolveram bem a coleta de frutos.

Macro-jê

Raramente eram encontrados no litoral. Com exceção de algumas tribos na Serra do Mar, eles eram encontrados principalmente no planalto central. Nesse contexto, destacavam-se as tribos ou grupos: timbira, aimoré, goitacaz, carijó, carajá, bororó e botocudo. Esses grupos indígenas viviam nas proximidades das nascentes de córregos e rios, viviam basicamente da coleta de frutos e raízes e da caça. Esses grupos só vieram a ter contato com os brancos no século XVII, quando os colonizadores adentraram no interior do país.

Karib

Grupos indígenas que habitavam a região que hoje compreende os estados do Amapá e Roraima, chamada também de Baixo Amazonas. As principais tribos são os atroari e vaimiri - esses eram muito agressivos e antropofágicos, isso significa que quando os índios derrotavam seus inimigos, eles os comiam acreditando que com isso poderiam absorver as qualidades daqueles que foram derrotados. O contato dessas tribos com os brancos ocorreu no século XVII, com as missões religiosas e a dispersão do exército pelo território.

Aruak

Suas principais tribos eram aruã, pareci, cunibó, guaná e terena. Etavam situados em algumas regiões da Amazônia e na ilha de Marajó. A principal atividade era o artesanato cerâmico.




Atividades de Matemática

 

1)    Pense em número que somado com 10 é igual a 15. Qual é esse numero?

___________________________________________________________

 

 

 

2)    Pense em número menos com 5 é igual a 2. Qual é esse número?

______________________________________________________

3)    Pense em número que multiplicado por 2 é igual a 4. Qual é esse número?

_________________________________________________________________

4)    Complete usando o valor desconhecido.

a)        + 8 = 10                          b)       + 2= 10              c)       + 12 = 15

 

 

 

d)       - 4 = 3                               e)       - 6 = 10               f)       - 5 = 3

 

 

 

g)      .2 = 6                              h)      .2 = 4                   i )      .2 = 8                       

 

 

 

5)    Em cada caso substituir o valor de x  por um número adequado.

a)    x + 10 = 15                           b) x – 2 = 20                        c)  2.x = 10

 

 

 

 

 

d) x – 4 = 45                                   e) 52 – x = 50                      f) 34 + x = 67

 

 



Atividades de Matemática

 

1)    Pense em número que somado com 10 é igual a 15. Qual é esse numero?

___________________________________________________________

  

2)    Pense em número menos com 5 é igual a 2. Qual é esse número?

______________________________________________________

3)    Pense em número que multiplicado por 2 é igual a 4. Qual é esse número?

_________________________________________________________________

4)    Complete usando o valor desconhecido.

a)        + 8 = 10                          b)       + 2= 10              c)       + 12 = 15

  

d)       - 4 = 3                               e)       - 6 = 10               f)       - 5 = 3

 

 

g)      .2 = 6                              h)      .2 = 4                   i )      .2 = 8                       

 

 

 

5)    Em cada caso substituir o valor de x  por um número adequado.

a)    x + 10 = 15                           b) x – 2 = 20                        c)  2.x = 10

  

d) x – 4 = 45                                   e) 52 – x = 50                      f) 34 + x = 67

 

 Atividades de Inglês

1)   Vamos conhecer as cores:



2) Pinte os desenhos abaixo e escreva o nome das cores que você usar:

  The Bird is___________________________________________

                    The rose is_________________________________________

                    The dog is _______________________________________

Colorir o mundo com alegria
Fazer sonhar os sonhadores
Enfeitar a existência com harmonia
Da viva vida em muitas cores.
Prof.ª MSc Maria Nazaré Ribon Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário