Brincar com os sentidos das palavras, somar a elas divertidos desenhos. Usar palavra e gravuras para denunciar as mazelas sociais e trazer luz sobre as condições de vida que muitos de nós vivemos. É o artista que assume seu papel social. Muitos de nós envolvidos no processo, ficamos cegos. Não conseguimos enxergar com criticidade as condições de injustiça e, por isso não nos unimos para lutarmos por dias melhores. Esta situação nos faz lembrar o livro da autora Ruth Rocha "O que os olhos não veem" pois "ela inventou um rei com uma doença grave (que todo mundo conhece bem!): ele não via quem fosse pequeno e tivesse voz fraca; só enxergava os grandalhões com vozeirão. Por causa disso, acabou não tendo olhos para o povo, que é sempre pequeno e sem voz. E, como o que os olhos não veem o coração não sente, as pessoas viviam mal e o reizinho cego não estava nem aí." A própria autora nos dá a solução... Por isto, ler e ver aquilo que os artistas têm a nos dizer é muito importante para a nossa formação cidadã. Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, História e Geografia. Objetivos: Estabelecer a diferença entre cartum e charge. Empregar as noções das quatro operações para a solução de problemas. Empregar expressões em inglês. Elaborar textos a partir do caça-palavras. Compreender o que foi e como se deu a Segunda Guerra Mundial. Os nossos agradecimentos aos professores Mariana, Rúbia, Flávia, Geraldo e Jeande. Que os nossos alunos não percam o foco. Bons estudos, nobre aluno!
ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Assista a vídeoaula:
https://www.youtube.com/watch?v=u06qruRboGk
Diferença
entre Cartum e Charge
Embora se utilizem da imagem aliada à escrita como recurso gráfico, cartum e charge são diferentes e aplicados, também, de maneira diferenciada. Enquanto o CARTUM é associado a fatos e textos atemporais, a charge demonstra um fato da atualidade.O cartum não retrata uma pessoa de maneira isolada, mas a coletividade. Já a CHARGE é originária de uma notícia e revela ao leitor a posição editorial do veículo se utilizando de alertas à polícia e sociedade.
Características do Cartum
·
Gênero textual constituído
de linguagem não-verbal;
·
Sátira;
·
Humor;
·
Ironia;
·
Cômico;
·
Flexibilidade;
·
Associação da linguagem
verbal ao desenho expressivo;
·
Imagens atemporais;
·
Entrelaça palavras, imagens
e sentido.
Exemplo:
Características da Charge
• Representa a atualidade: para entendimento da piada contida no desenho, é necessário um contexto histórico. Ou seja, sem saber qual âmbito uma história está sendo contada, a piada é perdida;
• Linguagem verbal e não verbal: o
desenho pode ser verbalizado ou não, através das legendas ou balões de
textos.
• Fator social ou político: tem como
tema especialmente questões políticas e sociais, sejam elas nacionais ou
internacionais. E está em volta da satirizarão de um fato político e/ou social
de relevância.
• Posicionamento editorial: normalmente
pode retratar o ponto de vista do veículo comunicacional no qual a charge está
sendo veiculada;
• Circulação: é considerado um gênero
jornalístico, então é bastante usado pelo meio. Ou seja, sua circulação será em
jornais e revistas;
• Efemeridade: retrata acontecimentos
contemporâneos. A charge é tida como efêmera, pois está sempre se atualizando;
• Exagero: aponta o exagero para
provocar a vertente humorística; o riso. No exagero, o chargista enfatiza pontos
tidos como principais. O profissional faz distorções da realidade, mas não tira
a veracidade;
• Caráter: humorístico, cômico, irônico
e satírico.
• Ruptura discursiva: o final
inesperado trata-se de uma quebra do discurso construído na charge;
• Intertemporalidade: a charge nunca irá explicar a sua própria piada.
Exemplo:
ATIVIDADES:
1- Identifique o gênero textual se refere a imagem
abaixo:
a) CARTUM
b)
CHARGE
c)
HISTÓRIA
EM QUADRINHOS
2- Identifique o gênero textual se refere a imagem
abaixo:
a)
CARTUM
b)
CHARGE
c) HISTÓRIA EM QUADRINHOS.
3- Complete a frase:_____________
demonstra um fato da atualidade.
a)
CARTUM
b) CHARGE
c) HISTÓRIA EM QUADRINHOS.
4- Complete a frase:_____________
é associado a fatos e textos atemporais(que não é
afetado pelo tempo).
a)
CARTUM
b) CHARGE c) HISTÓRIA EM QUADRINHOS
5- Linguagem verbal: também
chamada de linguagem verbalizada, é expressa por meio de palavras escritas ou
faladas. Linguagem não verbal: utiliza signos visuais, como, por exemplo,
os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas. Assinale a alternativa que corresponde ao Gênero
que apresenta estas linguagens:
A) CARTUM B) CHARGE
6- Utiliza a Linguagem não verbal e associa a linguagem verbal ao desenho expressivo.
Assinale a alternativa que corresponde a este Gênero:
A) CARTUM B) CHARGE
7- LEIA O
QUADRO ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:
•
Pedro
estuda, _____ não tira as melhores notas.
•
Vendeu_____
carros neste mês que no anterior.
•
Bonitinho,____
ordinário.
•
A
população pede___ para a saúde.
•
Ela não é
tão bonita, ____conquita pela simpatia.
•
Ela foi
quem ____tentou, mas não conseguiu vencer a prova.
•
Dizem as
____linguas que será nosso prefeito.
•
Munícipios
exigem____escolas.
•
Amor é
igual fumaça: sufoca,___ passa.
•
Este
Governo está cada dia____corrupto.
Assinale a alternativa que corresponde a
sequencia correta do complete acima:
a) mas, mais,mas,mais,mas,mais,más,mais,mas e mais.
b) mais, mais,mas,mais,mas,mais,más,mais,mas e mais.
c) mas, mais,mas,mais,mas,mais,más,mais,mas e mas.
d) mas, mas,mas,mais,mas,mais,más,mais,mas e mais.
Atividades de
Matemática
Atividades de inglês
Atividades de História
1-
PRODUÇÃO DE TEXTO COM HISTÓRIA, ENCONTRE AS
PALAVRAS NO CAÇA PALAVRA E LOGO APÓS ESCREVA UM PEQUENO TEXTO SOBRE HISTÓRIA
UTILIZANDO TODAS ELAS.
A |
N |
T |
I |
G |
U |
I |
D |
A |
D |
E |
E |
S |
S |
O |
C |
I |
E |
D |
A |
D |
E |
G |
E |
I |
I |
O |
A |
A |
H |
L |
B |
I |
Y |
O |
L |
H |
G |
E |
I |
T |
P |
M |
R |
N |
E |
N |
H |
I |
A |
A |
N |
I |
A |
R |
A |
D |
S |
A |
L |
H |
D |
A |
D |
E |
S |
E |
S |
L |
Y |
P |
M |
A |
H |
G |
Í |
B |
S |
S |
I |
O |
I |
L |
A |
P |
L |
U |
G |
I |
A |
C |
L |
A |
A |
E |
A |
O |
A |
E |
E |
D |
D |
M |
O |
E |
D |
R |
E |
V |
E |
A |
N |
L |
O |
D |
T |
L |
Y |
L |
D |
O |
R |
T |
A |
E |
E |
S |
E |
L |
A |
O |
H |
S |
H |
I |
S |
T |
Ó |
R |
I |
A |
C |
A |
E |
(NÃO ESQUEÇA DO TÍTULO DO TEXTO)
- ANTIGUIDADE
– BRASIL - ESCOLA - HISTÓRIA INDÍGENAS PASSADO - POVOS - SOCIEDADE
2- VOCÊ É O HISTORIADOR, FAÇA UMA ENTREVISTA COM ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA E ANOTE AS RESPOSTAS. SIGA O ROTEIRO A SEGUIR:
1- NOME DO ENTREVISTADO?
2- IDADE?
3- LUGAR ONDE NASCEU?
4- NOME DOS PAIS?
5- ANO EM QUE NASCEU?
6- COMO FOI SUA INFÂNCIA?
7- QUAIS MUDANÇAS ELE,( ELA) PERCEBE DA ÉPOCA DE CRIANÇA DELE PARA HOJE?
8- QUAL BRINCADEIRA ELE ( ELA) MAIS GOSTAVA?
9- QUAL CONSELHO ELE, ( ELA) DARIA PARA AS
CRIANÇAS E JOVENS DE HOJE EM DIA?
Atividades de Geografia
Primeira Guerra Mundial
A Grande Guerra, como era denominada antes de acontecer a Segunda Guerra Mundial, foi um conflito em escala global. Começou na Europa e envolveu os território coloniais.
Dois blocos enfrentaram-se: a Tríplice Aliança, formada pela Alemanha,
Áustria e Itália, e a Tríplice. Entente formada pela França, Inglaterra e
Rússia.
A contenda envolveu 17 países dos cinco continentes
como: Alemanha, Brasil, Áustria-Hungria, Estados Unidos, França, Império
Britânico, Império Turco-Otomano, Itália, Japão, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal,
Reino da Romênia, Reino da Sérvia, Rússia, Austrália e China.
A guerra deixou 10 milhões de soldados mortos e outros
21 milhões ficaram feridos. Também 13 milhões de civis perderam a vida.
Causas da Primeira Guerra Mundial
Vários fatores desencadearam a Primeira Guerra
Mundial.
Desde o final do século XIX o mundo vivia em tensão. O
extraordinário crescimento industrial possibilitou a Corrida Armamentista, ou
seja: a produção de armas numa quantidade jamais imaginada.
O expansionismo do Império Alemão e sua transformação
na maior potência industrial da Europa fizeram brotar uma enorme desconfiança
entre a Alemanha e França, Inglaterra e Rússia.
Antecedentes
Acrescentamos as antigas rivalidades entre França e
Alemanha, Rússia e Alemanha, e Reino Unido e Alemanha. Também os
desentendimentos quanto às questões de limite nas colônias gerados pela
Conferência de Berlim (1880).
O antigermanismo francês se desenvolveu como
consequência da Guerra Franco-Prussiana. A derrotada França foi obrigada a
entregar aos alemães as regiões de Alsácia e Lorena, esta rica em minério de
ferro.
A rivalidade russo-germânica foi causada pela
pretensão alemã de construir uma estrada de ferro ligando Berlim a Bagdá. Além
de passar por regiões ricas em petróleo onde os russos pretendiam aumentar sua influência.
Fases da Primeira Guerra Mundial
No começo do conflito, as forças se equilibravam, em
número de soldados, diferentes eram os equipamentos e os recursos.
A Tríplice Entente não tinha canhão de longo alcance, mas dominava os
mares, graças ao poderio inglês.
Os tanques de guerra, os encouraçados, os submarinos,
os obuses de grosso calibre e a aviação, entre outras inovações tecnológicas da
época, constituíram artefatos bélicos de grande poder de destruição. Com artilharia
pesada e 78 divisões, os alemães passaram pela Bélgica, violando a neutralidade
deste país.
Venceram os franceses na fronteira e rumaram para
Paris. O governo francês transferiu-se para Bordeaux e na Batalha de Marne,
conteve os alemães, que recuaram. Depois, franceses e alemães firmaram posições
cavando trincheira ao longo de toda a frente ocidental. Protegidos por arame
farpado, os exércitos se enterravam em trincheira, onde a lama, o frio, os
ratos e o tifo mataram tanto quanto as metralhadoras e canhões. Este momento é
chamado de Guerra de Trincheiras.
Em 1917, os Estados Unidos, que se mantivera fora da guerra, apesar de emprestar capitais e vender armas aos países da Entente, principalmente à Inglaterra, entra no conflito.
Declarou guerra à Alemanha, por temer seu poderio imperialista e industrial. Nesse mesmo ano a Rússia, saiu do conflito, por conta da Revolução de 1917, que derrubou o czar e implantou o regime socialista.
Consequências
Embora a Alemanha continuasse sofrendo sucessivas
derrotas, seus aliados tivessem se rendido, o governo alemão continuava na
guerra. Esfomeado e cansado, o povo alemão se revoltou e os soldados e
operários forçaram o kaiser (imperador) a abdicar.
Formou-se um governo provisório e foi proclamada a
República de Weimar. No dia 11 de novembro de 1918, o novo governo assinou a
rendição alemã. A Primeira Guerra chegava ao fim, mas a paz geral só foi
firmada em 1919, com a assinatura do Tratado de Versalhes. As reações aos
efeitos do tratado estão entre as principais consequências da Primeira Guerra
Mundial.
Sendo assim, em 1939, pouco mais de 20 anos depois,
provocaram a Segunda Guerra Mundial.
A Grande Guerra deixou profundas consequências para
todo o mundo. Podemos destacar:
redesenhou o mapa político da
Europa e do Oriente Médio;
marcou a queda do capitalismo
liberal;
motivou a criação da Liga das
Nações;
permitiu a ascensão econômica e
política dos Estados Unidos.
Brasil na Primeira Guerra Mundial
Em abril de 1917, os alemães afundaram no canal da Mancha o navio
mercante brasileiro Paraná. Em represália, o Brasil rompe relações com os
agressores.
Em outubro, outro navio brasileiro, o Macau, é atacado. No final de
1917, desembarca na Europa uma equipe médica
e soldados para auxiliar a Entente.
Atividades
1) Tendo como base as imagens abaixo, crie seu próprio desenho retratando a Primeira Guerra Mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário