SER SOL, SER FAROL, SER LUZ

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

JUSCEMAR - 9V01 - 22 E 23 SEMANAS

 Brincar com os sentidos das palavras, somar a elas divertidos desenhos. Usar palavra e gravuras para denunciar as mazelas sociais e trazer luz sobre as condições de vida que muitos de nós vivemos. É o artista que assume seu papel social. Muitos de nós envolvidos no processo, ficamos cegos. Não conseguimos enxergar com criticidade as condições de injustiça e, por isso não nos unimos para lutarmos por dias melhores. Esta situação nos faz lembrar o livro da autora Ruth Rocha  "O que os olhos não veem" pois "ela inventou um rei com uma doença grave (que todo mundo conhece bem!): ele não via quem fosse pequeno e tivesse voz fraca; só enxergava os grandalhões com vozeirão. Por causa disso, acabou não tendo olhos para o povo, que é sempre pequeno e sem voz. E, como o que os olhos não veem o coração não sente, as pessoas viviam mal e o reizinho cego não estava nem aí." A própria autora nos dá a solução... Por isto, ler e ver aquilo que os artistas têm a nos dizer é muito importante para a nossa formação cidadã. Disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, História e Geografia. Objetivos: Estabelecer a diferença entre cartum e charge. Empregar as noções das quatro operações para a solução de problemas. Empregar expressões em inglês. Elaborar textos a partir do caça-palavras. Compreender o que foi e como se deu a Segunda Guerra Mundial. Os nossos agradecimentos aos professores Mariana, Rúbia, Flávia, Geraldo e Jeande. Que os nossos alunos não percam o foco. Bons estudos, nobre aluno!


ATIVIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Assista a vídeoaula:

https://www.youtube.com/watch?v=u06qruRboGk

 

Diferença entre Cartum e Charge

 Embora se utilizem da imagem aliada à escrita como recurso gráfico, cartum e charge são diferentes e aplicados, também, de maneira diferenciada. Enquanto o CARTUM é associado a fatos e textos atemporais, a charge demonstra um fato da atualidade.O cartum não retrata uma pessoa de maneira isolada, mas a coletividade. Já a CHARGE é originária de uma notícia e revela ao leitor a posição editorial do veículo se utilizando de alertas à polícia e sociedade.

Características do Cartum

·         Gênero textual constituído de linguagem não-verbal;

·         Sátira;

·         Humor;

·         Ironia;

·         Cômico;

·         Flexibilidade;

·         Associação da linguagem verbal ao desenho expressivo;

·         Imagens atemporais;

·         Entrelaça palavras, imagens e sentido.

Exemplo:

                                  

Características da Charge

• Representa a atualidade: para entendimento da piada contida no desenho, é necessário um contexto histórico. Ou seja, sem saber qual âmbito uma história está sendo contada, a piada é perdida;

• Linguagem verbal e não verbal: o desenho pode ser verbalizado ou não, através das legendas ou balões de textos. 

• Fator social ou político: tem como tema especialmente questões políticas e sociais, sejam elas nacionais ou internacionais. E está em volta da satirizarão de um fato político e/ou social de relevância. 

• Posicionamento editorial: normalmente pode retratar o ponto de vista do veículo comunicacional no qual a charge está sendo veiculada;

• Circulação: é considerado um gênero jornalístico, então é bastante usado pelo meio. Ou seja, sua circulação será em jornais e revistas;

• Efemeridade: retrata acontecimentos contemporâneos. A charge é tida como efêmera, pois está sempre se atualizando;

• Exagero: aponta o exagero para provocar a vertente humorística; o riso. No exagero, o chargista enfatiza pontos tidos como principais. O profissional faz distorções da realidade, mas não tira a veracidade;

• Caráter: humorístico, cômico, irônico e satírico.

• Ruptura discursiva: o final inesperado trata-se de uma quebra do discurso construído na charge;

• Intertemporalidade: a charge nunca irá explicar a sua própria piada.

 Exemplo:



ATIVIDADES:

1-    Identifique o gênero textual se refere a imagem abaixo:


a)    CARTUM

b)    CHARGE

c)    HISTÓRIA EM QUADRINHOS

 

2-    Identifique o gênero textual se refere a imagem abaixo:

         

a)    CARTUM

b)    CHARGE

c)    HISTÓRIA EM QUADRINHOS. 

3-    Complete a frase:_____________ demonstra um fato da atualidade.

a)    CARTUM                       b) CHARGE

c) HISTÓRIA EM QUADRINHOS.

4-    Complete a frase:_____________ é associado a fatos e textos atemporais(que não é afetado pelo tempo).

a)      CARTUM                b) CHARGE                   c) HISTÓRIA EM QUADRINHOS

5-    Linguagem verbal: também chamada de linguagem verbalizada, é expressa por meio de palavras escritas ou faladas. Linguagem não verbal: utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas.  Assinale a alternativa que corresponde ao Gênero que apresenta estas linguagens:

A)   CARTUM                                                     B)  CHARGE

6-    Utiliza a Linguagem não verbal e associa a  linguagem verbal ao desenho expressivo. Assinale a alternativa que corresponde a este Gênero:

A)   CARTUM                                                      B) CHARGE 

7-    LEIA O QUADRO ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:

 


       Pedro estuda, _____ não tira as melhores notas.

       Vendeu_____ carros neste mês que no anterior.

       Bonitinho,____ ordinário.

       A população pede___ para a saúde.

       Ela não é tão bonita, ____conquita pela simpatia.

       Ela foi quem ____tentou, mas não conseguiu vencer a prova.

       Dizem as ____linguas que será nosso prefeito.

       Munícipios exigem____escolas.

       Amor é igual fumaça: sufoca,___ passa.

       Este Governo está cada dia____corrupto.

Assinale a alternativa que corresponde a sequencia correta do complete acima:

a) mas, mais,mas,mais,mas,mais,más,mais,mas e mais.

b) mais, mais,mas,mais,mas,mais,más,mais,mas e mais.

c) mas, mais,mas,mais,mas,mais,más,mais,mas e mas.

d) mas, mas,mas,mais,mas,mais,más,mais,mas e mais.

Atividades de Matemática

Atividades de inglês


Atividades de História

 

1-   PRODUÇÃO DE TEXTO COM HISTÓRIA, ENCONTRE AS PALAVRAS NO CAÇA PALAVRA E LOGO APÓS ESCREVA UM PEQUENO TEXTO SOBRE HISTÓRIA UTILIZANDO TODAS ELAS.

A

N

T

I

G

U

I

D

A

D

E

E

S

S

O

C

I

E

D

A

D

E

G

E

I

I

O

A

A

H

L

B

I

Y

O

L

H

G

E

I

T

P

M

R

N

E

N

H

I

A

A

N

I

A

R

A

D

S

A

L

H

D

A

D

E

S

E

S

L

Y

P

M

A

H

G

Í

B

S

S

I

O

I

L

A

P

L

U

G

I

A

C

L

A

A

E

A

O

A

E

E

D

D

M

O

E

D

R

E

V

E

A

N

L

O

D

T

L

Y

L

D

O

R

T

A

E

E

S

E

L

A

O

H

S

H

I

S

T

Ó

R

I

A

C

A

E

 

(NÃO ESQUEÇA DO TÍTULO DO TEXTO)

  • ANTIGUIDADE – BRASIL - ESCOLA - HISTÓRIA INDÍGENAS PASSADO - POVOS - SOCIEDADE

2-    VOCÊ É O HISTORIADOR, FAÇA UMA ENTREVISTA COM ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA  E ANOTE AS RESPOSTAS.  SIGA O ROTEIRO A SEGUIR:

 1-    NOME DO ENTREVISTADO?

2-    IDADE?

3-    LUGAR ONDE NASCEU?

4-    NOME DOS PAIS?

5-    ANO EM QUE NASCEU?

6-    COMO FOI SUA INFÂNCIA?

7-    QUAIS MUDANÇAS ELE,( ELA)  PERCEBE DA ÉPOCA DE CRIANÇA DELE PARA HOJE?

8-    QUAL BRINCADEIRA ELE ( ELA) MAIS GOSTAVA?

9-    QUAL CONSELHO ELE, ( ELA) DARIA PARA AS CRIANÇAS E JOVENS DE HOJE EM DIA?

 Atividades de Geografia


Primeira Guerra Mundial

    A Grande Guerra, como era denominada antes de acontecer a Segunda Guerra Mundial, foi um conflito em  escala global. Começou na Europa e envolveu os território coloniais.

    Dois blocos enfrentaram-se: a Tríplice Aliança, formada pela Alemanha, Áustria e Itália, e a Tríplice. Entente formada pela França, Inglaterra e Rússia.

A contenda envolveu 17 países dos cinco continentes como: Alemanha, Brasil, Áustria-Hungria, Estados Unidos, França, Império Britânico, Império Turco-Otomano, Itália, Japão, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Reino da Romênia, Reino da Sérvia, Rússia, Austrália e China.

A guerra deixou 10 milhões de soldados mortos e outros 21 milhões ficaram feridos. Também 13 milhões de civis perderam a vida.

 Causas da Primeira Guerra Mundial

Vários fatores desencadearam a Primeira Guerra Mundial.

Desde o final do século XIX o mundo vivia em tensão. O extraordinário crescimento industrial possibilitou a Corrida Armamentista, ou seja: a produção de armas numa quantidade jamais imaginada.

O expansionismo do Império Alemão e sua transformação na maior potência industrial da Europa fizeram brotar uma enorme desconfiança entre a Alemanha e França, Inglaterra e Rússia.

 Antecedentes

Acrescentamos as antigas rivalidades entre França e Alemanha, Rússia e Alemanha, e Reino Unido e Alemanha. Também os desentendimentos quanto às questões de limite nas colônias gerados pela Conferência de Berlim (1880).

O antigermanismo francês se desenvolveu como consequência da Guerra Franco-Prussiana. A derrotada França foi obrigada a entregar aos alemães as regiões de Alsácia e Lorena, esta rica em minério de ferro.

A rivalidade russo-germânica foi causada pela pretensão alemã de construir uma estrada de ferro ligando Berlim a Bagdá. Além de passar por regiões ricas em petróleo onde os russos pretendiam aumentar sua influência.

 Fases da Primeira Guerra Mundial

No começo do conflito, as forças se equilibravam, em número de soldados, diferentes eram os equipamentos e os recursos.

A Tríplice Entente não tinha canhão de longo alcance, mas dominava os mares, graças ao poderio inglês.

Os tanques de guerra, os encouraçados, os submarinos, os obuses de grosso calibre e a aviação, entre outras inovações tecnológicas da época, constituíram artefatos bélicos de grande poder de destruição. Com artilharia pesada e 78 divisões, os alemães passaram pela Bélgica, violando a neutralidade deste país.

Venceram os franceses na fronteira e rumaram para Paris. O governo francês transferiu-se para Bordeaux e na Batalha de Marne, conteve os alemães, que recuaram. Depois, franceses e alemães firmaram posições cavando trincheira ao longo de toda a frente ocidental. Protegidos por arame farpado, os exércitos se enterravam em trincheira, onde a lama, o frio, os ratos e o tifo mataram tanto quanto as metralhadoras e canhões. Este momento é chamado de Guerra de Trincheiras.

        Em 1917, os Estados Unidos, que se mantivera fora da guerra, apesar de emprestar capitais e vender armas aos países da Entente, principalmente à Inglaterra, entra no conflito.

           Declarou guerra à Alemanha, por temer seu poderio imperialista e industrial. Nesse mesmo ano a Rússia, saiu do conflito, por conta da Revolução de 1917, que derrubou o czar e implantou o regime socialista.

 Consequências

Embora a Alemanha continuasse sofrendo sucessivas derrotas, seus aliados tivessem se rendido, o governo alemão continuava na guerra. Esfomeado e cansado, o povo alemão se revoltou e os soldados e operários forçaram o kaiser (imperador) a abdicar.

Formou-se um governo provisório e foi proclamada a República de Weimar. No dia 11 de novembro de 1918, o novo governo assinou a rendição alemã. A Primeira Guerra chegava ao fim, mas a paz geral só foi firmada em 1919, com a assinatura do Tratado de Versalhes. As reações aos efeitos do tratado estão entre as principais consequências da Primeira Guerra Mundial.

Sendo assim, em 1939, pouco mais de 20 anos depois, provocaram a Segunda Guerra Mundial.

A Grande Guerra deixou profundas consequências para todo o mundo. Podemos destacar:

 redesenhou o mapa político da Europa e do Oriente Médio;

 marcou a queda do capitalismo liberal;

 motivou a criação da Liga das Nações;

 permitiu a ascensão econômica e política dos Estados Unidos.

 Brasil na Primeira Guerra Mundial

Em abril de 1917, os alemães afundaram no canal da Mancha o navio mercante brasileiro Paraná. Em represália, o Brasil rompe relações com os agressores.

Em outubro, outro navio brasileiro, o Macau, é atacado. No final de 1917, desembarca na Europa uma equipe  médica e soldados para auxiliar a Entente.

 Atividades

 1) Tendo como base as imagens abaixo, crie seu próprio desenho retratando a Primeira Guerra Mundial.


O dia chega ao fim todo colorido
Em nuvens macias o Sol foi se deitar
A noite se anuncia leve e acolhedora
Para aqueles, que tranquilos, vão descansar. 

Prof.ª MSc Maria Nazaré Ribon Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário